PaulaCoelho
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IRÃO 2018
Parte 1 – Do Deserto ao Golfo Pérsico
Parte 1 – Do Deserto ao Golfo Pérsico
Salam!
O Irão foi o destino escolhido para as minhas férias grandes de 2018… ou 1397 do calendário islâmico! A viagem realizou-se em Outubro, durou 21 dias/19 no Irão, fui com uma amiga, fiz eu o planeamento e viajamos de forma independente. O país tem muita beleza natural e histórica para explorar, as pessoas são muito, muito simpáticas e prestáveis, a comida é óptima, a temperatura esteve agradável embora um pouco quente nas ilhas, é muito fácil movimentarmos-nos por lá e sentimos sempre muita segurança de dia ou noite.
Decidi dividir o report começando por esta área que não faz parte da rota turística mais comum mas que foi sem dúvida um dos pontos altos desta viagem. Para não sobrecarregar com informação logística fiz também um tópico com algumas dicas gerais sobre o planeamento de uma viagem ao Irão por conta própria: Irão: Algumas Informações Úteis
Trajecto ProgramadoDia 1» Voo Lisboa-Teerão com chegada às 20h30
Dia 2» Teerão e comboio nocturno para Kerman
Dia 3-5» Três dias na área de Kerman e bus nocturno para Bandar Abbas
Dia 6-8» Três dias nas ilhas e bus nocturno para Shiraz
Dia 9-11» Três dias em Shiraz com ida a Persépolis e bus nocturno para Isfahan
Dia 12-13» Dois dias em Isfahan
Dia 14-15» Táxi até Kashan e dia 15 táxi até Qazvin
Dia 16-18» Tour até ao Mar Cáspio e regresso a Teerão
Dia 19-20» Teerão
Dia 21» Voo nocturno Teerão- Lisboa às 2h30
Custos por pessoa
* Voo internacional: 327€ voo Lufthansa com escala em Frankfurt
* Alojamento: 125€ para 10 noites com PA em quarto twin com WC (+ 5N incluídas nos tours e 5N em transportes)
* Principais transportes: viagem de comboio comprada cá 21€ com taxa da agência (lá seria 12-15€), 3 bus VIP nocturno 1440000IR/15€, táxi Isfahan-Kashan com paragens 10€, táxi Kashan-Qazvin 15€
* Seguro: 32€ Intermundial Multiassistência Plus para 21 dias
* Visto: 50€
* Parque: 50€ optamos por deixar no P5 do Aeroporto de Lisboa
* Tours combinados desde Portugal: 350€ para 9 dias com a maioria das refeições, transportes e estadias
* Outros: por volta de 140€ nos restantes dias em actividades, comida, metro/táxi local e lembranças
* Tudo somado o custo total final rondou os 1200€ por pessoa
Dia 1 e 2 – Viagem até Kerman
* Aterramos em Teerão às 20h30, passamos rapidamente pelo controlo de passaportes e trocamos dinheiro na loja de câmbio do 1º andar. Depois seguimos no táxi reservado até ao hostel numa viagem de cerca de 40 minutos. No dia seguinte passeamos por Teerão até à hora do comboio nocturno para Kerman, onde cada cabine mista tem seis camas e porta pelo que dá para dormir descansadamente até amanhecer e começarmos a admirar a paisagem.
* A província de Kerman situa-se no sudeste do país, é a segunda maior do Irão e foi incluída no nosso roteiro após termos visto algumas fotos dos Kalouts no deserto Lut em Shahad… as suas formações rochosas conquistaram o nosso olhar! Este deserto é conhecido pelo local onde se registou a temperatura mais alta da Terra, cerca de 70ºC, na área de Gandom Beryan. Em Outubro estava calor mas tolerável. Outras atracções da província: as citadelas de Bam e Rayen, os jardins persas de Mahan e Fathabad, os Canyons Rageh e Keshit, a cascata de Khoshkar, trekking nas montanhas e estadias com nómadas, a aldeia troglodita de Meymand e perto a gruta Ayub em Shahr e-Babak, aldeias de Keshit, Shafig Abad, o parque Nebka e mais. Esta província é conhecida como uma porta de entrada de contrabando de drogas e bens, pelo que existem várias paragens para fiscalização dos veículos.
* É possível chegar a Rayen e Mahan em bus/Savarin mas para os locais mais isolados e distantes temos de contratar táxi ou tour, além de que é proibido adentrar muito pelo deserto sem guia devido ao risco de nos perdermos ou irmos contra alguma das minas colocadas para deter os contrabandistas. Procurei guias no Facebook e encontrei o Sajjad Askarpour, provavelmente um dos melhores guias que já conheci: tel + 98 91374 55672 See you in Kerman. Contactei-o no Messenger e Whatsapp e combinamos 2 dias de tour a Rayen, Mahan e Kalouts. Na escala em Frankfurt acrescentámos a ida a Keshit e em Teerão fizemos nova alteração para juntar um casal alemão que o tinha contactado nesse dia. No final pagamos 135€ cada para 3 dias com estadia, comida e transporte (à parte pagaríamos as entradas na citadela e no jardim, cerca de 4€… a maioria das entradas custa 30.000IR para iranianos e 150-200.000IR para estrangeiros).
Dia 3 – Rayen e Kerman
* Chegamos à estação de comboios de Kerman cerca das 9h e tínhamos o Sajjad à espera para iniciar o tour no seu carro iraniano marca IKCO (a estação fica a 8km do centro e o táxi até lá custa cerca de 80.000IR). Pelo caminho fomos conversando para nos conhecermos um pouco mais e aos respectivos países e revimos o novo trajecto. O Sajjad está no 4º ano de Medicina e é guia em part-time e o longo destes três dias conclui que é uma verdadeira enciclopédia pois sabe imenso sobre todo o país, poesia, música… além disso é muito simpático, descontraído e divertido. A primeira paragem foi para um muito bem-vindo café com biscoito e um “xarope” que não recordo o nome.
* A segunda paragem foi em Arg-e Rayen a 100 km de Kerman, onde visitamos a Citadela de Rayen, que esteve em uso até há cerca de 150 anos e cujo castelo é um dos maiores edifícios construídos em adobe. Por trás da citadela fica a Montanha Hezar.
* Após a visita fomos almoçar à cidade e o Sajjad perguntou se queríamos ir a Bam ou regressar a Kerman. Bam é uma citadela semelhante a Rayen mas maior e mais antiga e que ficou parcialmente destruída no terramoto de 2003. Fica a 2 h de distância, o que não nos deixaria tempo para passear por Kerman pelo que decidimos regressar e aproveitar a tarde pela cidade. Pelo caminho temos longas estradas e várias esculturas.
* Paramos em casa da irmã do Sajjad para descansar um pouco e largar a mochila pois seria aí que passaríamos a noite. A irmã é Engenheira Civil e está de mudanças para outra casa, pelo que não pernoitaria lá. Os rocócós da mobília deve ser moda por lá pois nas lojas é quase tudo no mesmo género!
* A ideia era ir até ao centro e passear por nossa conta mas o Sajjad colocou a irmã ao serviço, chamou um carro no Snap e lá fomos as três.
Os principais pontos turísticos de Kerman concentram-se na zona do Bazaar: Vakil Caravaserai, Vakil Teahouse, Bathhouse, Ganjali e Jame Mosque, algumas praças, Túmulos Moshtaghieh e Jabaliya, Museus da Defesa e Zoroastra, Templo do Fogo (quando chegamos já estava fechado) e na periferia temos a Torre do Silêncio, o Jardim Fathabad e uma cascata artificial. Muitas pessoas meteram conversa connosco na rua e nas lojas, especialmente crianças a querer praticar o inglês e quando sabem de onde somos salta logo à conversa o Queiroz ou o Ronaldo… mesmo assim na Bathhouse ainda nos confundiram com iranianas na hora de comprar a entrada! Na Casa de Chá provamos a bolacha típica e o faloodeh… umas bolinhas brancas com algum sabor a baunilha e limão a boiar numa água branca com gelo. Muito bom
* Antes de regressar a casa fomos jantar à Keykhosro House, um local muito agradável e com boa comida (refeição por nossa conta, cerca de 400.000IR = 3€).
Outros restaurantes sugeridos em blogs: Hamam-e Vakil no Bazaar, Max Pizza, Sofrakhane.
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