Novidades

[Report] Indonésia - Novembro de 2015

yara

Membro Conhecido
Depois de Singapura, apanhei o avião para Bali - Denpasar.
Aqui vem o report da Indonésia.
Tem muitas partes de praia, que sei que não é o objectivo de muitos que visitam a Indonésia mas no meu plano de viagem fazer praia também era um dos objectivos... :rolleyes:

Chegada a Bali e a notícia que já não teríamos de pagar vistos, as regras mudaram em Outubro de 2015 e já não se pagam vistos…
Resultado: poupança de 70 dólares.
Fomos buscar as malas e seguimos para o câmbio para trocar o mínimo possível para dar para chegar ao hotel em Kuta Beach.
Fomos para a fila dos táxis oficiais e os preços são tabelados, dão-nos um ticket com o número do táxi e seguimos caminho.

Ficamos no Citadines Kuta Beach em Kuta Beach.
Hotel bem localizado, com quarto bom, limpo e espaçoso.

Trocámos de roupa e seguimos para a praia, que é só atravessar a rua e é mesmo em frente ao hotel.
Li em muitos sites que Kuta é muita confusão, muito turístico, eu pessoalmente não achei.
Não sei se fui em época baixa mas achei a praia boa e a zona interessante para se passar 2/3 dias, embora eu só tenha passado 1 noite para ficar com a minha ideia de Kuta e fiquei.

Fomos almoçar ali perto e aproveitámos o resto de dia de praia.

À noite saímos para jantar e dar uma volta por Kuta à noite, com todo o movimento de restaurantes, bares, cafés, lojas, etc.

No dia seguinte, tomamos o pequeno-almoço no hotel e o pequeno-almoço é muito bom, é pequeno-almoço buffet e vale a pena.

Fizemos praia de manhã, e depois ficamos a espera do guia na piscina do hotel que é no topo e que tem vistas para a praia de Kuta.


Depois do almoço, antes das 14h o Gede Bob da Bali Made Tours veio buscar-nos para conhecermos alguns locais perto.
Fomos à Praia de Seminyak, a Nusa Dua, a Padang-Padang e ao Templo Uluwatu ao fim da tarde para ver lá o sunset.
Praia de Seminyak

Praia de Nusa Dua: nesta zona, que é mais isolada há muitos resorts de luxo.

Praia de Padang-Padang

O Uluwatu é um dos templos mais antigos de Bali, fica no topo de um penhasco e segundo a religião deles tem a função de proteger Bali contra os maus espíritos. Assistimos ao sunset aqui e a uma dança tradicional que é feita no Uluwatu.
Entrada no Uluwatu: 20.000 IDR (cerca de 1,40€)

Neste templo há muitos macacos “ladrões” que roubam bolsas, óculos de sol, chapéus, tudo e depois não devolvem, é preciso ter cuidado. Assisti à situação de um deles roubar uns óculos a uma senhora e quando os entregou já estavam com os aros destruídos.

Do Uluwatu seguimos para Ubud.
Ainda é mais de 1h30 de caminho, porque as estradas são más e há transito por todo o lado e já chegamos ao hotel passava das 21h30.
Ficamos instalados num hotel na Jalan Bisma, uma rua central em Ubud, para podermos ir para todo o lado a pé.
Era um hotel simples mas agradável, escolhi o quarto superior e ficámos bem instalados.
Fomos jantar, comer um gelado e recolhemos já perto das 0h.

Dia seguinte logo pela manhã fomos à Monkey Forest a pé.
Ficando em Ubud, a Monkey Forest é uma das atracções principais.
Preço de entrada na Monkey Forest: 30.000 IDR (cerca de 2€)
 
Última edição:

yara

Membro Conhecido
Passamos lá a manhã e quando saímos demos uma volta pela Monkey Forest Road para ir averiguando preços de transfer para as Gili Islands.
Fomos almoçar ao tão recomendado Fair Warung Bale, que é um restaurante onde cada refeição equivale a 2 consultas gratuitas para a população local.
Comemos muito bem e os sumos então são deliciosos.

Depois do almoço fomos ao Ubud Palace e ao Ubud Market.
O Ubud Palace é vedado em algumas zonas mas vale a pena ir visitar as zonas possíveis de visitar.


O Ubud Market é bom para visitar e se se pretender comprar alguma coisa, sempre tudo negociável mas se mostramos interesse numa coisa, estamos lixados, porque perguntam logo quanto queremos dar por aquilo, etc. etc.
Compramos as tradicionais frutas nas bancas de rua e achamos deliciosas.

Ao fim do dia fizemos uma massagem balinesa (1h por 70.000 IDR, cerca de 4,80€).
Uma observação: para quem já foi à Tailândia, na Indonésia as coisas (comida, bebida, massagens), não são tao baratas como na Tailândia. O custo de vida é barato na mesma mas não tão barato como na Tailândia, não fazemos refeições por 2€, por exemplo.
Voltamos ao hotel e saímos para jantar.


No dia seguinte tínhamos marcado com o Gede Bob da Bali Made Tours fazermos uma série de visitas que planeei e fui trocando ideias com a Bali Made Tours.
As 8h30 ele já estava à porta do hotel à nossa espera e fomos as Terraços de Arroz Tegalalang.

Seguiu-se a visita a um dos sítios do Luwak Coffee. Podemos ver o animal que é utilizado para fazer a selecção dos grãos de café e depois esse café é expelido nas suas fezes.

Tivemos oportunidade de provar vários tipos de café, a prova era gratuita, o único café que se pagava era o Luwak Coffee, que custou 50.000 IDR (cerca de 3,40€, mais caro que um no Starbucks mas vale a pena experimentar para se saber como é).

Os terraços de arroz à volta desta zona também são muito bonitos.


Seguimos para o Templo Taman Ayun.
Entrada no Taman Ayun: 15.000 IDR (cerca de 1€)
O templo Taman Ayun significa “belo jardim”. Foi construído pela família real Mengwi e o mais notável são os jardins que o rodeiam, as suas torres Meru e os 29 santuários que o complementam.

O Tanah Lot foi o seguinte.
Entrada no Tanah Lot: 30.000 IDR (cerca de 2€)
O Tanah Lot é um dos mais famosos templos de Bali e significa "Terra no meio do mar" e está localizado ao largo da costa no alto de uma rocha.

Ao lado do Tanah Lot está outro templo Hindu, o Pura Batu Balong Temple.

Estávamos perto da hora do almoço e decidimos que iriamos almoçar na paragem seguinte, nos Terraços de Arroz de Jatiluwih.
Entrada nos Terraços de Jatiluwih: 20.000 IDR (cerca de 1,40€)
Almoçamos no Warung Makan Ada di Jatiluwih e almoçamos Babi Guling. É um prato de porco com pedaços crocantes, torresmos, arroz e um molho verde.

Depois do almoço ficamos pelos Terraços cerca de 1 hora, a ouvir as explicações das regas, do funcionamento dos terraços.

O templo seguinte seria o Ulun Danu Beratan.

Entrada no Ulun Danu Beratan: 30.000 IDR (cerca de 2€)
O Ulun Danu Beratan é outro dos templos mais famosos de Bali. O templo encontra-se nas margens do Danau Bratan (Lake Bratan) nas montanhas, perto de Bedugul. Foi construído em 1926 e é dedicado a Dewi Danu Batari Ulun, deusa dos lagos e rios. Este templo aparece nas notas de 50.000 rúpias da Indonésia e foi um dos que mais gostei.
Na altura que foi o templo não estava rodeado de água, contrariando as imagens que aparecem em todo o lado mas eu gostei na mesma.
Toda a zona envolvente do templo é muito bonita e o monte que se vê ao fundo é uma imagem que fica no imaginário de qualquer pessoa.

O último sitio do dia eram as Cascatas de Sekumpul.
Estão localizadas a norte de Bali.
Entrada nas Cascatas de Sekumpul: 15.000 IDR (cerca de 1€)
Estacionámos e descemos muitas escadas (muitas mesmo) mas depois de lá estar em baixo compensa tudo.
As cascatas são lindíssimas e vale a pena.
O pior veio depois, subir aquelas escadas todas…


Essa era a última visita do dia e depois dali seguiríamos para Ubud.

Quando chegamos despedimo-nos do Gede Bob, que foi um guia excelente, como já foi referido por outras pessoas daqui do portal e fomos jantar novamente ao Fare Warung Bale
 

yara

Membro Conhecido
No último dia em Ubud, serviu para explorarmos algumas coisas como a Bridge que tanto falavam, voltarmos ao Mercado de Ubud e irmos ver o templo atrás do Lotus Café.

O transfer para as Gili estava tratado, tivemos de ir confimar o horário e seria no dia seguinte pelas 7h30 da manhã.
No dia seguinte, tomámos o pequeno almoço e esperamos o transfer para as Gili.
Seguimos numa van para o Harbour e dali de speed boat para as Gili.
A primeira paragem é Gili Air, e so depois Gili Trawangan.

Em Gili Trawangan não há veículos motorizados, por isso quando chegamos, ainda eram 11h30, tivemos de pagar uma carroça para nos levar ao hotel. Os preços são tabelados.

Ficamos no Pearl of Trawangan.
Tivemos direito a Welcome Drinks, e fizemos as formalidades de chegada. Fiquei agradavelmente surpreendida porque as 11h45 já tinham o nosso quarto pronto.
O quarto era fantástico, com casa-de-banho exterior que eu pessoalmente adoro.

Aproveitamos logo para ir trocar de roupa e para conhecer melhor as proximidades do hotel. Almoçamos e de sobremesa um “Gili Crepe” delicioso.

De tarde aproveitamos para descansar no Pearl of Trawangan Lounge, onde o hotel disponibiliza espreguiçadeiras e toalhas para os hóspedes.

No fim do dia um mergulho na piscina do hotel.


Nessa noite compramos um passeio que se chama “Glass Bottom Boat” que é um barco que tem um vidro no fundo para se ver os peixes e vida marinha.
O passeio inclui material de snorkeling e faz uma paragem para fazer snorkelling, outra para nadar com as tartarugas, outra para almoçar em Gili Air e regresso depois a Gili Trawangan.
Pagámos 100.000 IDR/pessoa pelo passeio (cerca de 6,90€).
O passeio começa as 9h30 e termina às 15h30. Tive pena de não ver as tartarugas mas houve pessoas no meu barco que viram de perto.


Quando regressámos, aproveitamos mais um bocadinho da praia e depois fomos arranjar-nos para jantar.
À noite é feito um mercado de rua – Gili Trawangan Night Market onde são grelhados todos os tipos de peixe, fazem frutos do mar, wraps, e vários pratos com arroz e vendem espetadinhas de frango, porco, carne de vaca. Tem também barracas com sumos naturais, panquecas de Nutella e banana e uma barraca de doces e sobremesas.


No dia seguinte logo pela manhã, tomámos o pequeno-almoço praticamente de pés na areia.

Depois saímos e alugámos uma bicicleta para conhecermos a ilha.
100.000 IDR 2 bicicletas por 24 horas (cerca de 7€ pelas 2 bicicletas).
Fomos andando e parando em vários locais para tirar fotos.
Fomos à outra parte da ilha que tem dois hotéis que são considerados melhores mas também mais longe do centro e vimos que estavam vários hotéis em construção que tem prevista abertura em Março de 2016 (já está próximo).
Paramos no “The Exile” tão conhecido para tomarmos qualquer coisa e tirarmos as fotos da praxe na rede e no baloiço à beira-mar e combinamos que o sunset ao fim da tarde seria ali.


Voltamos ao hotel para por a máquina a carregar e fomos almoçar um Kebab.
Andamos toda a tarde e ao fim do dia esperamos o Sunset no “The Exile”.
Aqui concentravam-se cerca de 250/300 pessoas à espera do Sunset num dos locais mais bonitos de Gili T.


Regressámos ao hotel onde estacionamos as bicicletas e fomos tomar banho para ir jantar.
Nessa noite era a “Full Moon Party” e nós resolvemos ir.
Uma festa na praia, com muita gente, música animada e muita bebida à mistura.
Ficámos lá até as 2h da manhã mas do hotel consegui ouvir música até às 5h da manhã.


No último dia em Gili T., e como so tínhamos de entregar as bicicletas as 11h da manhã, fomos dar mais uma volta pela ilha e tirar mais umas fotos.
Aproveitamos para comprar o transfer para Senggigi (75.000 IDR/pessoa – cerca de 5,20€/pessoa).
Depois, devolvemos a bicicleta e fomos para a praia mais próxima de onde desembarcam os barcos, a parte da praia que mais gostei das Gili T.
Aproveitamos o resto do dia para fazer praia e aproveitar o mar das Gili.


No dia seguinte pela manhã apanhamos a carroça novamente para o Harbour (porto) e esperamos o barco para Lombok.
O barco demora cerca de 30 minutos e quando se chega a Lombok tem de se sair com a água pelos joelhos.
Rapidamente vimos um senhor com o papel a dizer “Transfer para Senggigi” e dirigimo-nos a ele. Ele pos as nossas malas numa carroça e disse que nos iria levar até ao Bus que nos levaria a Senggigi.
Achei aquilo esquisito. Não era suposto ser logo o bus a ir buscar-nos para irmos para Senggigi? Pelos vistos é um esquema habitual lá, é o senhor da carroça que nos leva até ao bus porque o bus não pode entrar no Harbour (porto) e depois claro, cobra-se disso...

Um aparte… Esta ida para Lombok foi apenas estratégica por dois motivos.
1º - depois de estar nas Gili demorava-se mais tempo (2h de spreed boat + 1h30 de van se conseguíssemos logo transfer directo) para ir para Bali para apanhar um voo de saída da Indonésia e tínhamos de coordenar bem os horários para ter a certeza que estávamos no aeroporto a tempo ou se calhar ainda ter de ficar uma noite em Kuta em Legian para irmos para o aeroporto mais descansados, enquanto que se viéssemos das Gili para Lombok eram apenas 30 minutos de barco.
2º - quando investiguei preços, ficava mais barato um voo de Lombok (Mataram Airport) do que de Bali (Denpasar Airport), diferenciando cerca de 19€/pessoa (38€ no total), que num país com um custo de vida baixo faz diferença.

Então resolvemos sair da Indonésia por Lombok e ficar em Senggigi 2 noites(na prática equivalente a 1 dia e meio) apenas para gastarmos menos tempo em deslocações e menos dinheiro, ficar mais perto do aeroporto e aproveitar para conhecer um bocadinho da zona.


Escolhemos ficar em Senggigi no Puri Mas Boutique Resort & Spa. Chegamos ao hotel às 11h30 e o quarto já estava pronto.
As bebidas de boas-vindas foram servidas na mesa à entrada do bungalow e eram saborosas e originais.

O quarto era pequeno mas acolhedor e a casa-de-banho exterior. Tinham posto a cama com pétalas de rosa para nos receber. O frigorífico estava cá fora, perto da mesa de exterior do bungalow e um garrafão de água para termos água à disposição.
Achei estranho não ter televisão e depois disseram-nos que tínhamos de pedir na recepção mas pedimos e nesse dia depois de virmos da praia já estava lá. Acho que é mesmo politica do hotel não colocar televisão nos quartos mas se pedirmos rapidamente trazem para o quarto.


Já passava das 12h30 quando fomos para a praia e resolvemos pedir alguma coisa para comer no hotel (pedimos Nasi Goreng, que era já uma coisa que conhecíamos e gostávamos). O pessoal do hotel é super simpático, sempre a tentar agradar, dão várias informações de tudo.
Em Lombok a população é maioritariamente muçulmana, são diferentes da população de Bali, mais tímidos mas simpáticos na mesma.
Passamos o resto do dia a fazer praia.
O hotel tem espreguiçadeiras não na praia mas em frente à piscina mas quando resolvemos ir ao mar, é so descer umas escadas e estamos na praia.

À noite, tomamos banho mais cedo e apanhamos um táxi para o centro de Senggigi, o táxi foi super barato, andamos prai 5 minutos de carro e pagamos 20.000 IDR (cerca de 1,40€).
No centro de Senggigi andamos a ver sítios e fizemos uma massagem aos pés que soube muito bem e depois fomos jantar frutos do mar.
Depois do jantar fomos até ao Happy Caffé, um bar com musica ao vivo e por ali ficamos a tomar qualquer coisa e a ouvir musica até tarde, quando apanhamos um táxi de regresso ao hotel.

Na primeira manhã em Lombok, tomamos o pequeno-almoço praticamente em cima da praia, um pequeno-almoço delicioso, é à la-carte mas podemos pedir o que quisermos e quantas vezes quisermos e fomos novamente para a praia, dar uma volta pela praia e ver as tendas de venda da praia.
Era já quase hora do almoço e o tempo fechou e foi a única tarde que vi “cortada” das férias, pois choveu toda a tarde e quando deixou de chover eram já 17h e o sol estava a ir embora.
Ao fim da tarde, fomos novamente para o centro de Senggigi onde jantamos e fomos ao mesmo bar.

No último dia na Indonésia, acordamos as 7h para tomar o pequeno-almoço e esperar o transfer para o aeroporto que era as 8h30 porque o avião era as 12h30 e tínhamos de la estar as 10h30.
E assim acabou a estadia pela Indonésia.
Próxima paragem seria na Malásia.
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @yara! :)
Que maravilha de report!!!!!
É um autentico diário de viagem, com belíssimas fotos e descrição.
Muito obrigada por mais esta partilha, o portal está mais rico. ;)
Como vês, não só é fácil fazer reports, como cada um de nós tem a sua perspectiva dos mesmos locais. E o teu report está certamente diferente dos demais, ainda que os locais sejam os mesmos. Vale sempre a pena partilhar as nossas experiências. ;) :cool:
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pelo report.
Faço minhas as palavras da Cristina.
Este report vai ser muito útil para quando me decidir pela Indonésia e pelas Gili.
Boas viagens... Claro que acompanhadas com belos report's como este ;)
 
Olá Yara,não sei o que aconteceu mas copiei o teu report todo!:):):)
O queria saber era onde compraste o transporte para as Gili e o preço que pagaste?

Obrigado e desculpa mais uma vez
 

yara

Membro Conhecido
Olá Yara,não sei o que aconteceu mas copiei o teu report todo!:):):)
O queria saber era onde compraste o transporte para as Gili e o preço que pagaste?

Obrigado e desculpa mais uma vez
Comprei em frente ao Fair Warung Balé e depois de negociado 250.000 IDR/pessoa só ida.
Se for ida e volta fica mais barato.
Na rua da Monkey Forest também há várias barracas a vender.
Tem atenção se é o spreed boat ou o ferry porque o ferry demora 3h/3h30 e o speed boat demora 1h30/1h45 no máximo.
 
Comprei em frente ao Fair Warung Balé e depois de negociado 250.000 IDR/pessoa só ida.
Se for ida e volta fica mais barato.
Na rua da Monkey Forest também há várias barracas a vender.
Tem atenção se é o spreed boat ou o ferry porque o ferry demora 3h/3h30 e o speed boat demora 1h30/1h45 no máximo.
Ok obrigado,
eu vou em Maio e estava tentado a comprar o seed boat online,mas sendo assim se calhar vou só comprar em Ubud porque vou ficar 3 noites antes de ir para as Gili.

O que achaste do hotel nas Gili? também reservei o mesmo :)
 

yara

Membro Conhecido
Obrigado por mais um fantástico Report (vais-lhe tomar o gosto :D)
Parabéns ;)
o_O Isso acho que não. Até porque não tenho muito mais recentemente para reportar...
Agora, só para o ano... que é já daqui a 2 dias... :p
Já fui para outros lados e não me senti capaz de fazer report, como todos sabem.
Ano passado quando foi do Dubai + Tailândia não fiz, achei que tinha feito muita praia e não seria de muita utilidade.


Ok obrigado,
eu vou em Maio e estava tentado a comprar o seed boat online,mas sendo assim se calhar vou só comprar em Ubud porque vou ficar 3 noites antes de ir para as Gili.

O que achaste do hotel nas Gili? também reservei o mesmo :)
O hotel é óptimo.
Os quartos são óptimos e o serviço é muito bom, são super simpáticos e atenciosos.
O lounge da praia é óptimo mas o mar em si tem muitos corais e nesse aspecto ali a praia não é boa.
O pequeno-almoço é à-la-carte e inclui sempre 1 sumo + 1 taça com frutas e granola + café ou chá + o que pedires.
Dependendo do que pedires podes ficar melhor ou pior, é tudo tipo gourmet, sabes?

Do Harbour até ao Pearl of Trawangan a carroça são 50.000 IDR, valor tabelado fixo.
 

yara

Membro Conhecido
Hum obrigado parece-me bem ;)

Já agora sentiste segura no tranfer para as Gili?
Desculpa tanta pergunta...
Sim, senti-me segura no transfer para as Gili.
No dia do transfer estava à porta do hotel em Ubud e a van logo chegou.
Depois no Harbour, mandam sair, vamos trocar o recibo que trazemos por autocolantes e quando é a hora do barco eles chamam.
 

FilipaR

Membro Novo
Olá.
Eu e o meu marido andamos a planear uma viagem idêntica à descrita pelo report. E por isso agradeço o report que veio numa óptima altura...
Queria só colocar duas questões. A tour que contrataram em bali ficou-vos com que preço?
E a tour nas Gili já tinha o almoço incluído?
Obrigada.
 

yara

Membro Conhecido
Olá.
Eu e o meu marido andamos a planear uma viagem idêntica à descrita pelo report. E por isso agradeço o report que veio numa óptima altura...
Queria só colocar duas questões. A tour que contrataram em bali ficou-vos com que preço?
E a tour nas Gili já tinha o almoço incluído?
Obrigada.
Qual das tours falas em Bali? A das praias em que fomos a Seminyak, Nusa Dua, Padang-Padang e Uluwatu ou a tour dos templos e arrozais?
É que tiveram preços diferentes...

A tour das Gili, do "Glass Bottom BoaT" foi tão barata (100.000 IDR/pessoa, cerca de 6.90€/pessoa) que não tinha almoço mas o almoço ficou muito barato, gastamos cerca de 7€ os dois.

Qual é a altura que pensas ir?

Espero ter ajudado.
 

FilipaR

Membro Novo
O das praias, SFF. E eles depois levaram-vos a ubud ou foram de táxi?
Dsc as perguntas.
Nós vamos na primeira quinzena de Junho. Ainda é cedo, mas já andamos a estudar as coisas. E essa excursão nas Gili é realmente barata.
Estamos de olho também no Pearl nas Gili T e no Puri Mas e o teu report ainda venho reforçar mais a ideia, eheh.
 

yara

Membro Conhecido
O das praias, SFF. E eles depois levaram-vos a ubud ou foram de táxi?
Dsc as perguntas.
Nós vamos na primeira quinzena de Junho. Ainda é cedo, mas já andamos a estudar as coisas. E essa excursão nas Gili é realmente barata.
Estamos de olho também no Pearl nas Gili T e no Puri Mas e o teu report ainda venho reforçar mais a ideia, eheh.
O das praias ficou em 550.000 IDR (cerca de 36€).
Era so para ser 500.000 IDR o tour que deviam ser 5h mas como demorou 7h (das 14h as 21h) resolvi dar mais 50.000 IDR (cerca de 3,50€) para compensar um bocadinho...
Combinei com o motorista levar-me a Ubud e fazer o transfer para Ubud no fim do dia de passeio.

A excursão das Gili é realmente barata e vale a pena.

O Pearl nas Gili é optimo como hotel, é pena é o mar à frente do hotel...
O Puri Mas Boutique Resort, se fores ficar em Senggigi é bom mas tens de ver porque há vários tipos de quarto...

Depois sais da Indonésia por Lombok (Mataram Airport)?
 

FilipaR

Membro Novo
Obrigada pelas dicas.
Sim, vamos sair por Lombok. Como os voos directos para bali rondam os 900 EUR (com escalas pouco longas) optamos por fazer Lx - Kuala Lumpur e dps bali e na vinda, Lombok - Kuala Lumpur - Lx.
 
Sim, senti-me segura no transfer para as Gili.
No dia do transfer estava à porta do hotel em Ubud e a van logo chegou.
Depois no Harbour, mandam sair, vamos trocar o recibo que trazemos por autocolantes e quando é a hora do barco eles chamam.
@yara já vi em vários sítios que poucos são os hotéis na Gili T que tem agua doce nas torneiras...o Pearl of Trawangan tem??
 

yara

Membro Conhecido
@yara já vi em vários sítios que poucos são os hotéis na Gili T que tem agua doce nas torneiras...o Pearl of Trawangan tem??
O Pearl of Trawangan tem.
Além de gostar do hotel e ter boas reviews, foi também uma das razões que o escolhi...

Sei que, além do Pearl of Trawangan, pelo menos estes 3 têm:
- Vila Ombak
- Ombak Sunset
- Aston Sunset Beach Resort Gili Trawangan
 

Violet

Membro Ativo
Excelente report!!! Vou ter de persuadir alguém lá em casa para se desligar do TI, pois este ano ele prefere voltar ao TI... :-(
 
Top