Novidades

[Report] Ilhas Cíes - Galiza

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
a4.bp.blogspot.com__1q_bTkbkpdM_VRH8Ki07a0I_AAAAAAAABW0_c3z8gN0s7vk_s1600_IMG_6700.jpg



A uns escassos 150km do Porto, cerca de 1h30 de viagem de carro, podemos alcançar a ilhas Cíes na Galiza, consideradas em 2007 pelo jornal britânico "The Guardian" como as detentoras das praias mais bonitas do mundo.





Após várias idas repetidamente adiadas, em 2014 lá conseguimos manter os planos até final e fomos de carro até Vigo para passar um fim de semana nas mesmas. Saímos do Porto numa sexta-feira à tarde e jantamos e dormimos em Vigo, com saída de manhã cedo para as ilhas. A viagem de ferry, a partir de Vigo, dura cerca de 45 minutos. É ainda possível partir de Cangas e de Baiona.






a3.bp.blogspot.com__l_b9DL37o24_VRH9AQjkHnI_AAAAAAAABYM_Ujey9z46RZE_s1600_IMG_6694.jpg


Ilhas Cíes vistas do ferry





Parque Natural desde 1980 e parte do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas - que incluí as Cies, Ons, Salvaterra e Cortegada - desde 2002, são sem dúvida um exemplo de conservação ambiental. A única opção de alojamento na ilha é o parque de campismo, que tem 2 pequenos restaurantes, um mini-mini-mercado e um café que também serve refeições ligeiras ao almoço, junto ao cais. Fora isto, a ilha tem um punhado de habitações (uma ou 2 que são passíveis de serem alugadas para férias) e belíssimas praias de água azul-ciano, bem cristalina:


a2.bp.blogspot.com__sAiUrHVmW_I_VRH8JeXzhMI_AAAAAAAABWo_NBB6gqsmViU_s1600_DSC04768.jpg


a3.bp.blogspot.com__LOkImsbEeZc_VRH8Jdo8piI_AAAAAAAABWk_GvnRy8TXgaY_s1600_DSC04770.jpg


a4.bp.blogspot.com__n012sCoDR_g_VRH8Jbe3AYI_AAAAAAAABWs_jfdVY1qrHAU_s1600_DSC04765.jpg




As ilhas Norte (Monteagudo) e "do Medio" ou "de Abaixo" (Montefaro) encontram-se unidas pela principal (e melhor) praia das ilhas, formando uma pequena lagoa artificial de água salgada entre elas.


a2.bp.blogspot.com__OplUBcge0hk_VRH_Lqf5RFI_AAAAAAAABYk_sJzena0c79b6c3d50995980aaa2d9ad888a3f0.png



A ilha Sul (San Martiño) está efectivamente separada destas duas e penso que só é acessível através de embarcações privadas.


a2.bp.blogspot.com__2koeW7w_xPY_VRH9T6P2siI_AAAAAAAABYY_Q0V9YvXpuZM_s1600_IMG_6734.jpg


Ilha Sul, vista de um trilho pedestre da Ilha do Medio


As melhores praias encontram-se na costa leste e sul da ilha, onde há de facto areia fina branca e por se encontrar mais protegida do Oceano. Nesta zona da ilha, encontram a praia de Nosa Señora, mais rochosa do que as praias das Rodas e a dos Bólos mas mais recatada e onde a água é mais cristalina:


a3.bp.blogspot.com__UBsi_2E8aUk_VRH8Mo33_SI_AAAAAAAABXI_0cjWx98lFag_s1600_IMG_6728.jpg


Praia de Nosa Señora, maré alta


a1.bp.blogspot.com__88DknHeGYPo_VRH8L9OFkEI_AAAAAAAABXE_1yGrxpO8yg8_s1600_IMG_6725.jpg


Vista da praia


Há vários trilhos trilhos pedestres por toda a ilha. Num fim se semana não ambicionamos explorar tudo, até porque queríamos acima de tudo relaxar na praia. Assim, focamos a nossa curta caminhada no extremo sul da ilha do Medio, onde há 2 faróis (um num ponto mais elevado, outro mais próximo do mar) e onde as gaivotas vivem em liberdade total e se reproduzem:


a1.bp.blogspot.com__lsf6xt9uqeE_VRH9Tlq1bhI_AAAAAAAABYU_ObVs8MiqHDs_s1600_IMG_6729.jpg


Trilho "principal" e parte da ilha Sul


a2.bp.blogspot.com__Ey1q7B6KPZk_VRH8OSh__dI_AAAAAAAABXY_1YvD3OEvQ9E_s1600_IMG_6733.jpg


Os 2 faróis da ponta sul da ilha do Medio


a2.bp.blogspot.com__vV4YxFxjtjE_VRH8Pj9VOOI_AAAAAAAABXk_jhbzSgHb1G8_s1600_IMG_6736.jpg


Mãe e filha contemplando o mar


a1.bp.blogspot.com___OK4R6sfANo_VRH8QQvRX4I_AAAAAAAABXo_Ep_JDQ99Zxo_s1600_IMG_6737.jpg


Monte del Faro


a3.bp.blogspot.com__CK2_M87ntK8_VRH8QcQCOjI_AAAAAAAABXs_w14vPjzpEO8_s1600_IMG_6746.jpg


Vista para o Atlântico


a4.bp.blogspot.com__ZV9EHnuP_vI_VRH8Rfg0smI_AAAAAAAABX4_TlI4LeTvjVw_s1600_IMG_6748.jpg


Vista para o abismo


a1.bp.blogspot.com__7sPgR1FhLzc_VRH8SMjO6sI_AAAAAAAABYE_4ZJYA0UdV9s_s1600_IMG_6752.jpg


Ninho com 2 ovos de gaivotas


a4.bp.blogspot.com__xl5_1Syb6es_VRH8NqERX_I_AAAAAAAABXU_C0dFr4qbEAA_s1600_IMG_6732.jpg


Pequena gaivota


Em suma, foi um fim de semana muito bem passado e que nos deixou com imensa vontade de regressar, não só às Cies mas também às restantes ilhas do parque (as Ons e Salvaterra também têm parque de campismo). Se tiverem oportunidade de lá ir, não hesitem pois embora não sejam, na nossa opinião, as mais bonitas do mundo, foram até hoje das praias mais bonitas e certamente as melhor conservadas que encontramos na Europa.​
PS: levem guarda-sol pois o único abrigo que irão encontrar são os restaurantes/cafés
awww.cannabiscafe.net_foros_images_smilies_borrachos.gif
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Lindo!!!! :)
Ando para lá ir há já algum tempo e as tuas fotos deixaram-me ainda com mais vontade de conhecer :p
Obrigada pela partilha, há sitios muito interessantes e bem perto! ;)
 

Flecha

Membro Conhecido
a agua deve ser quentinha .....
a mim não me apanhavas lá dentro....LOL...gabo-te a coragem mesmo no verão...mas de facto é imensamente cristalina. adorei.

um fim semana lá deve ser altamente
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Obrigado a todos pelo feedback. De facto por vezes temos sítios fantásticos mesmo à nossa beira e que vamos adiando por serem tão próximos.

A temperatura da água não sendo a do Algarve, também não é a da restante costa portuguesa. Diria que é ligeiramente mais amena do que das rias galegas. E como não levamos guarda sol até sabia bem ir à água (uns minutos) de forma a "refrescar" as peles!
Nós fomos em Junho se não estou erro, em finais de Agosto e em Setembro a água deve ser mais quentinha:)
 

Artur Pinto

Membro Novo
Ola fui presisamente em setembro do ano passado ate la e subscrevo tudo o que diseste realmente tem umas vistas fantasticas ,e a cor da agua e realmente fantastica ate faz lembrar caribe :):) mas ja a temperatura ai ai aii
Mas iss sou eu que sou muito friolento mas sem duvida muito fixe, estive 2 dias em vigo , fiquei no hotel SARCOTEL BAHIA VIGO mesmo em frente ao cais onde se embarca para as ilhas.......
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigada pela partilha. Tenho o privilégio de as ter conhecido em 2011 e que sempre me deixaram imensas saudades.
Nesse ano e nos anos anteriores fomos muitas vezes até Vigo, o que em 2011 decidimos conhece-las e ficamos fãs, mas não da água achei exageradamente gelada e com muito sal (até me picava) e um calor abrasador mas adoramos as paisagens e espero um dia voltar.
Fizemos também a caminhada até ao top e não há forma de explicar tal beleza :) :)

*só tenho pena de na altura não ter uma maquina melhor :( desculpa para voltar brevemente.
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Hello Tomorrow disse:
Graças ao vosso report fiquei convencido e finalmente vou conhecer as ilhas Cies

Quarta feira (dia 10) deste mês lá estaremos :D :D

Achas que vale a pena levar o material de snorkeling?

Obrigado
Pelo sim pelo não é melhor levar. :D :p
 

ssmt

Membro Ativo
Boa noite,

Este ano gostaria de visitar estas ilhas, mas como não sou fã de campismo selvagem, acho que apenas farei a visita num dia.
Dado o tempo reduzido, o que é prescindível visitar de forma a ter também momentos de relax?
Já lá fui em adolescente, mas o acesso foi feito por veleiro privado e apenas visitei uma praia (que me recorde).
O meu namorado não conhece e os meus amigos também não. E temos a hipótese de dormir em Moaña e seguir cedo para Vigo.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
ssmt

Muito fácil, chegar lá e estacionar nesta fabulosa praia:

Praia de Nossa Senhora


Deixo aqui um video meu: (Ver em 1080p)

https://www.youtube.com/watch?v=O2vkjahYkws
 
Última edição por um moderador:

ssmt

Membro Ativo
Que maravilha. Obrigada pelo vídeo.
No ano passado acabei por não ir, não tive oportunidade. Mas estou a planear fazê-lo este ano....sem falta.
Essas águas são óptimas....que cor!
Lembro-me que quando fui, dei um mergulho e ao abrir os olhos deu-me um friozinho na barriga porque me fez confusão ver o fundo do mar a uma distância um pouco grande. De facto a água era muito clarinha e nós não nos podíamos chegar muito a terra porque o veleiro tinha patilhão maior que os iates que lá estavam. Mas mesmo assim via-se o fundo.
Como lá fui de barco e já foi em 98 nem me apercebi que tinha praias mais extensas e tão bonitas.
 
Última edição:
Top