Cristina Sousa
Membro Conhecido
Kalimera!
Ao planear a minha viagem pela Turquia, e mais propriamente, os dias que iria ficar em Kuşadası, constatei que a ilha grega de Samos, em pleno Mar Egeu, ficava relativamente perto.Após algum estudo, contactei algumas agências locais no sentido de saber preços para fazer excursão de 1 dia, através de ferry. Havia duas opções de destino - Vathy e Pythagoreio. Basicamente pesquisei os locais/cidades onde os barcos aportavam e escolhi a que me pareceu mais "pitoresca" e fotogénica! A escolha recaiu em Pythagoreio, a cidade de Pitágoras... e adequei o dia que mais que convinha, já que ambas as agências me informaram que só navegavam para este porto três vezes por semana. Tendo em conta que a ilha é grande, e que o tempo de permanência não é muito, achei preferível ficar pela cidade e conhecer os seus recantos, a tentar ir conhecer outros locais da ilha e perder tempo nas deslocações.
De notar que esta viagem só foi possível porque o visto para a Turquia (e-visa) permite múltiplas entradas!
Escolhi uma das agências (o preço era igual em todas), pedindo uma pré-reserva e já em Kuşadası confirmei a reserva através do messenger (todas as agências na Turquia funcionam muito bem com as novas tecnologias)!
Como o hotel ficava a cerca de 12 kms da cidade e respectivo porto, e a saída tinha de ser cedo, não quis arriscar já que não sabia se havia transportes e respectivos horários. E não fiz má escolha.
À hora combinada, 7h da manhã, e munida de passaporte e e-visa, veio uma carrinha ao hotel buscar-me e levar-me até às instalações da agência, que fica mesmo em frente à entrada do porto.
Mostrei a troca de mensagens no telemóvel, emitiram os bilhetes e a taxa portuária e encaminharam-me para o local onde seria feito o embarque.
O embarque só abre às 8h, mas era domingo e os turcos estavam preguiçosos (pudera, com aquele calor eu também não gostaria de estar a trabalhar..), e só iniciaram as formalidades pelas 8,30h.
Foi necessário passar pelo controlo de passaportes, carimbo de saída, passar pelo Rx, tudo como se de um aeroporto de tratasse.
Pelas 9,05h o ferry fez-se ao mar, tendo aportado em Samos já passava das 10,30h.
Desembarque e .... toca a passar pelo controlo de passaportes na Grécia (bem despachados para os cidadãos da UE, olham na diagonal o passaporte e ...siga!) Claro que tinha de pedir um carimbo grego, e lá vim eu toda satisfeita com um "souvenir" no meu documento de estimação!
A partir daqui seria desfrutar da cidade até às 17h, altura em começava o embarque para o regresso.
A cidade possui um pequeno porto onde se encontram atracados alguns iates e barcos de pesca e de recreio, e cuja marginal é repleta de restaurantes e cafés.
Possui uma rua principal, onde as lojas de recuerdos abundam, assim como agências de rent-a-car, cafés e gelatarias.
Última edição: