Novidades

[Report] Ilha da Boavista (Cabo Verde) - Hotel Iberostar Boa Vista dezembro 2010

SEDA

Membro Conhecido
Dados da Viagem

Destino: Boavista – Cabo Verde
Datas: 4 (5) a 11 de dezembro 2010
Hotel: Iberostar Club Boa Vista http://www.iberostar.com/pt/hoteis/isla-de-boavista/iberostar-club-boa-vista
Regime: TI
Agência
: Almeida Viagens (agora Click Viaja)
Operador: Sol&ferias
Companhia Aérea: Sata
Preço: €1.500 (€750/pessoa)
Visto: €25 (mas já não me recordo ao certo do valor)

Excursões
Ilha Sul (1/2 dia) – €66 (para 2 pessoas) - Passeio de meio-dia ao Rabil (Olaria), Povoação Velha, Deserto de Viana, Praia de Santa Mónica
Sal Rei (1/2 dia) – €60 (para 2 pessoas) – Passeio de meio-dia que inclui visita ao Cabo de Santa Maria (barco afundado desde os anos 60) e Sal Rei (onde fizemos compras no mercado)
Praia do Ervatão (dia inteiro) – Creio que foram também €66 (para 2 pessoas), mas não me lembro ao certo do valor, nem do nome. Sei que foi de dia inteiro

Outros Gastos
Cofre: 1.300 ECV (Escudos Cabo Verdianos)
Outros gastos: €38 (4.000 ECV - DVD com fotografias tiradas, a nós, pelo hotel)


A escolha por Cabo Verde foi por procurarmos um destino de calor, para descansar e onde também conseguíssemos conhecer um pouco de cultura diferente da nossa. A opção pela Ilha da Boavista foi por considerarmos que teríamos mais para conhecer que a Ilha do Sal.

Esta viagem não começou da melhor maneira pois foi na altura da greve dos controladores aéreos espanhóis e como para irmos para Cabo Verde temos de sobrevoar as Ilhas Canárias, tal não era possível. Ainda tentaram pedir autorização para sobrevoar o continente Africano e contornar as Ilhas, mas a mesma nunca chegou (ou se chegou foi negativa). Deveríamos ter partido de viagem a um sábado, dia 4 de dezembro, e só levantámos voo no dia seguinte, domingo dia 5. Quando realmente foi efetuada, a viagem decorreu sem problemas, num avião da SATA e quando demos conta já estávamos a aterrar e a sentir o bafo quente de Cabo Verde. A saída do aeroporto demorou um pouco, mas nada de especial, por causa de carimbar passaportes e tratar do visto, mas o levantamento das malas foi rápido e depois de tudo despachado tínhamos à espera a carrinha para nos levar ao hotel, trajeto que demorou cerca de 10 minutos, no máximo.

O Hotel – Iberostar Club Boa Vista 4*

Já passaram mais de 5 anos e há muita coisa que já não me recordo a 100%, mas vamos lá ver o que ainda anda aqui na memória.

A nossa escolha relativamente a este hotel foi, não só pelo preço (era mais barato que o Riu Karamboa – creio que perto de €100 a menos), mas também pela piscina com vista para a praia e porque nos pareceu acolhedor nas fotos que víamos. Não nos arrependemos da escolha e gostámos imenso de todo o complexo, tal como dos funcionários e da comida.

O nosso quarto foi o 3112 decorado em tons de bordeaux. Ficava num primeiro andar e relativamente perto da piscina e do buffet. O quarto tinha uma boa dimensão, tal como a casa de banho e a zona de duche. Todos os dias colocavam uma garrafa de água (de 1,5 litros) no frigorífico mas se necessitássemos podíamos pedir mais na receção. Era limpo diariamente e, tal como noutros hotéis, todos os dias deixavam flores ou pequenos bonecos feitos com as toalhas ou mesmo com os nossos pijamas. O quarto tinha ainda uma varanda com vista para o jardim. Da parte da frente, junto à porta de entrada do quarto, também existia uma espécie de varanda (“corredor” de acesso aos quartos) de onde conseguíamos ver o mar – pouco mas via-se.

Quarto 3112

Quarto 3112

Casa de Banho Quarto 3112

Varanda Quarto 3112

Vista da Varanda do Quarto

Vista da Varanda do Quarto

Quando fazemos o check-in, o hotel entrega um cartão que pode ser trocado de imediato por toalhas para usar na praia e na piscina (e também nos passeios fora do hotel – nós, pelo menos, levámos as nossas). Sempre que quisemos trocar a toalha por uma lavada, dirigíamo-nos à receção.

Os jardins estavam sempre limpos e arranjados e ao final do dia havia sempre alguém a colocar as espreguiçadeiras no sítio. O hotel não estava cheio, talvez com meia ocupação, por isso nunca tivemos dificuldade em arranjar espreguiçadeiras livres junto à piscina.

Existiam 3 piscinas: uma para crianças, a principal e outra que tinha vista para o mar. Todas elas ficavam encostadas umas às outras, no centro do hotel. A água, em qualquer uma delas, não era muito quente.

Piscina Grande

Piscina em frente ao mar ao Pôr do Sol

Piscina em frente ao mar ao Pôr do Sol

Piscinas à noite

Ao final do dia, quando o sol se começava a pôr, era normal que a piscina tivesse a sua ocupação máxima, porque praticamente todos os hóspedes (e também alguns empregados) paravam o que estivessem a fazer para ver o espetáculo magnifico que era aquele Pôr-do-sol…. Simplesmente MAGNÍFICO!

A equipa de animação do hotel era muito boa e esforçada. Tanto da parte da manhã, como da parte da tarde, os jogos eram abertos com uma música e respetiva coreografia, que muitas vezes era feita dentro de água. Havia diversos tipos de jogos, os animadores andavam pelas espreguiçadeiras a chamar as pessoas para participarem e estas envolviam-se bastante na grande maioria das atividades. Existiam setas, ping-pong, tiro com arco na praia, ginástica aquática, dança, etc.. Para as crianças também existiam atividades e os animadores poderiam ocupar-se delas durante todo o dia, deixando os pais mais à vontade para aproveitar o hotel. Os espetáculos noturnos eram também muito bons e no final terminávamos todos a dançar no palco juntamente com a equipa de animação.

Os funcionários do hotel eram na sua grande maioria muito simpáticos e disponíveis. A meio da tarde andavam pela piscina a distribuir bebidas e gelados. Davam-se tão bem com os hóspedes que, quando nos encontravam fora do hotel, faziam uma grande festa. Uma das empregadas que costumávamos encontrar no restaurante buffet no dia 10 (véspera de nos virmos embora) foi ter connosco para se despedir, pois no dia seguinte ia estar de folga e sabia que nós vínhamos embora nesse dia. Equipa mesmo 5 estrelas.

Relativamente à alimentação existiam 3 restaurantes: o buffet, onde eram feitas todas as refeições; o temático, que esteve sempre fechado toda a semana (creio que na altura até se pagava) e o restaurante/bar junto à piscina, onde existiam sempre snacks (as pizzas eram muito boas). Na altura o bar da praia não servia refeições ou, se o fazia, não demos conta. Nós fizemos todas as refeições no restaurante buffet. A comida era variada, todos os dias existiam temas diferentes, com comida diferente (chegamos a apanhar o dia do sushi). O que notamos mais falta foi na variedade de frutas e sumos naturais. Confesso que esperava que existisse mais variedade neste aspeto. Pelo facto do hotel não estar cheio, nunca tivemos de esperar para nos sentarmos e comer, fosse em que refeição fosse tínhamos sempre lugar disponível e à nossa escolha. Ouvimos de um casal que fez uma das excursões connosco e estava no Riu Karamboa que, assim que os restaurantes abriam, formavam-se filas para comerem e tinham sempre de esperar para arranjar lugar.
 

SEDA

Membro Conhecido
(Continuação)

Os passeios

Na altura desta viagem não conhecia o Portal das Viagens e por esse motivo não tinha conhecimento da existência do Sr. Emitério, pelo que fizemos as excursões pelo operador. Antes de partirmos de viagem, fiz imensas pesquisas na internet sobre o que visitar nesta ilha (não me recordo se em alguma dessas pesquisas me apareceu o Portal), na agência de viagens ofereceram-nos um guia turístico de Cabo Verde (eu tinha comentado com eles que não conseguia encontrar um guia que pudesse levar comigo e consultar na hora. Eles arranjaram um e ofereceram) e levei um documento, feito em word, com todas as excursões que seriam possíveis fazer. No dia da reunião com o operador levei o meu documento, já com as excursões que pretendia escolhidas, e comparei com o que documento entregue pelo operador. O meu estava muito mais completo, tanto que no final da reunião o representante do operador pediu-me o meu documento para tirar fotocópia e eu acabei por lho dar J

As excursões que escolhemos fazer foram Ilha Sul e Sal Rei. Na altura em que fomos as excursões às praias onde desovam as tartarugas já não são efetuadas pois já não é altura de desova, mas eu insisti tanto com o representante que no dia seguinte ele deixou recado na receção do hotel a dizer que tinha conseguido arranjar pessoas para fazer essa excursão e lá fomos nós até à Praia de Ervatão. Tirando esta última, as outras duas excursões foram de apenas meio-dia e de manhã.

No passeio Ilha Sul começámos com a Rabil e à olaria, passámos pelo Deserto de Viana, Povoação Velha e terminámos na Praia de Santa Mónica, praia que tem uma grande extensão de areia e que tem este nome por a compararem à praia de Santa Mónica na Califórnia.

O passeio por Sal Rei começou pela praia do Cabo de Santa Maria, onde se encontra o navio encalhado. A imagem do navio encalhado, já completamente ferrugento e a desfazer-se, é imponente. Na areia da praia ainda conseguimos encontrar partes das alfaias agrícolas que eram transportadas pelo mesmo no momento em que encalhou. Seguimos para Sal Rei onde passeámos pela cidade e fizemos compras no mercado (onde conseguimos negociar 3 quadros por um excelente preço e ainda trouxemos de oferta um colar e uma pulseira).

O passeio à Praia do Ervatão (não me lembro do nome exato da excursão e não o apontei em lado nenhum, tal como não apontei o seu valor) começou pela visita a esta praia onde pudemos passear e tomar banho. Seguimos para almoçar numa cidadezinha (creio eu que João Galego) num restaurante que mais parecia uma casa particular. Almoçámos comida típica cabo-verdiana, Cachupa, e como sobremesa comemos um pudim de leite fantástico. Era tão bom que pedimos a receita. Depois do almoço regressámos ao hotel.

No hotel existe um fotógrafo (em 2009 era o Barry), que vai tirando fotos aos hóspedes diariamente, as quais podem ser compradas no final da semana (ou semanas). Assim que nos apercebemos disso falámos com ele (super simpático) e informámos logo que estávamos interessados em ficar com as fotos que ele fosse tirando. Nunca mais andámos com a máquina no hotel, trouxemos cerca de 1000 fotos nossas, da ilha e de todo o arquipélago de Cabo Verde, gravou-nos também música, e, principalmente temos fotografias que nunca teríamos de outra forma.

No regresso fomos dos primeiros a chegar ao aeroporto para check-in e o mesmo decorreu sem problemas. A zona de espera na zona das partidas é um pouco pequena e com poucas sombras. Também não tem muitas lojas (pelo menos que eu me lembre).

Podemos dizer que gostámos imenso da Ilha da Boavista, ficámos maravilhados com o hotel e com a simpatia das pessoas e pretendemos voltar um dia. Apanhámos sempre bom tempo, um pouco de vento é certo, mas nada que impedisse de apanhar sol e dar uns mergulhos na piscina, ou de nos obrigar a ter de vestir um casaco (aliás levámos casacos e nunca foram usados). Só não aproveitámos a praia tanto como gostaríamos mas isso também não foi impedimento para que as nossas férias fossem excelentes.

Aeroporto Ilha da Boavista

Vista de Cima do Hotel Iberostar Club Boa Vista

Hotel Iberostar Club Boa Vista

Hotel Iberostar Club Boa Vista

Hotel Iberostar Club Boa Vista

Hotel Iberostar Club Boa Vista

Praia de Chaves - Em frente ao hotel

Praia de Chaves - Em frente ao hotel
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @SEDA :)
Obrigada por me fazer recordar Cabo Verde e a Boavista!
Eu fiquei no Karamboa porque já não havia vaga este hotel, que era a minha primeira escolha.
Pelo que vejo, é uma boa escolha!
As fotos do pôr-do-sol estão espectaculares! E a última foto é aquela que, salvo erro, nenhum report aqui tem, que é a perspectiva do Iberostar desde a praia, com a tal subida/descida do hotel até à praia!
Obrigada pela partilha. ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado por mais uma ótima partilha! É bom recordar Cabo Verde, apesar de só ter ido ao SAL. Grandes fotos!

Boas Viagens :)
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá @SEDA :)
Obrigada por me fazer recordar Cabo Verde e a Boavista!
Eu fiquei no Karamboa porque já não havia vaga este hotel, que era a minha primeira escolha.
Pelo que vejo, é uma boa escolha!
As fotos do pôr-do-sol estão espectaculares! E a última foto é aquela que, salvo erro, nenhum report aqui tem, que é a perspectiva do Iberostar desde a praia, com a tal subida/descida do hotel até à praia!
Obrigada pela partilha. ;)
Na altura em que fomos o Karamboa estava cheio...e o Touareg estava em construção...
Obrigada Cristina :)
 

Bee

Membro Conhecido
Estive neste hotel em Agosto 2015 e não é segredo para ninguém que voltava já hoje. Gostei muito de tudo!
Aquela praia deixa saudades.
Obrigado pela partilha!
 

Lipe

Membro Conhecido
É sempre bom reviver a ilha da Boavista.. estive ao lado, no Karamboa mas fiz alguns passeios até junto ao Iberostar!
Foi uma boa experiência, mas não troco pelo Caribe... ainda que tenha de levar com um voo com o dobro da duração!
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @SEDA
Este report tinha-me escapado, obrigada pela partilha.
Belas fotos, realmente tem um lindo pôr do sol.
Boas viagens
 
Olá. Não fez muita praia por causa do tempo ou o motivo foi outro? Gostava de lá ir em Dezembro mas tenho receio pelo tempo porque, embora não fosse prioridade, gostava de fazer um ou dois dias de praia! Obrigada!
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá. Não fez muita praia por causa do tempo ou o motivo foi outro? Gostava de lá ir em Dezembro mas tenho receio pelo tempo porque, embora não fosse prioridade, gostava de fazer um ou dois dias de praia! Obrigada!
Boa tarde @Cátia Vicente :)
Nós não fizemos muita praia porque o mar não estava bom para banhos, esteve bastante agitado toda a semana. A bandeira esteve amarela e vermelha :(. Por isso optamos por ficar mais pela piscina.

Qualquer outra questão, disponha :)
 
Top