Novidades

[Report] Havana & Cayo Largo - Histórias e peripécias!

KateOliveira

Membro Novo
Olá Viajantes! :D

Este é o meu primeiro report após desafio do paulonev e do Òscar Reis.

Espero poder contribuir com o meu testemunho para que outros que se seguem, possam retirar alguma informação necessária.

Eu e o meu namorado partimos para Cuba em fim de Junho de 2011 com expectativas elevadíssimas!
Era uma viagem muito desejada á bastante tempo!

Partimos de Lisboa com a Air Europa com destino a Havana.
Estivemos em Havana 3 dias. Foi uma experiência incrível.

Ficamos hospedados no Hotel Nacional de Cuba. Fizemos questão de lá ficar por todo o carácter histórico, e onde ficaram alojados em tempos grandes personalidades como Frank Sinatra, Marlon Brando, Ernest Hemingway, entre outros.
Tem uma vista privilegiada para o “malécon”, marginal junto ao mar, onde todas as noites se concentram centenas de Cubanos para conviver entre amigos, cantar, dançar ou simplesmente namorar.

Confesso que a noite de Havana me assustou um pouco nas primeiras horas, visto ser uma cidade escura, repleta de prédios abandonados e em ruínas, mas logo perdi o medo! E posso afirmar que foi a cidade onde até hoje me senti mais segura!
Como em qualquer outro lugar, vi de tudo… Desde prostituição ao tráfico de droga…
A prostituição está mais visível nos bares e hotéis. Em plena rua nada vi! Assim como o tráfico. Mas nunca, em momento algum, fomos abordados com propostas. Os Cubanos sabem que se fizerem alguma coisa a um turista, não têm escape da cadeia.

Logo na primeira noite conhecemos um cubano na rua, que nos indicou um restaurante perto do hotel. Um restaurante super simples, familiar, baratíssimo e com comida muito caseira. Adoramos!

Marcamos encontro com ele no dia seguinte para nos ajudar a conhecer melhor a cidade e a cultura. No dia seguinte lá estava ele, á hora combinada.
Nunca quis dinheiro para andar connosco a conhecer a cidade, só aceitava tudo o que lhe oferecíamos. Desde as margueritas no Floridita aos Mojitos na Bodeguita del Médio.
Obviamente, ele recebia uma comissão em todos os sítios onde consumíamos ou comprávamos alguma coisa. Mas isso não nos incomodava, porque também só entravamos onde queríamos.
Conseguimos andar de táxi ao mesmo preço que os próprios cubanos. Passávamos imenso tempo a discutir preços, mas conseguíamos sempre o que queríamos.
Tentamos abordar algumas vezes a questão política com ele, mas sempre sem sucesso. Ele dizia sempre que não podia falar na rua!

Uma tarde em que choveu torrencialmente, ele convidou-nos a visitar a sua casa. Fiquei com um pouco de receio, mas lá fomos nós.
Bem, foi o ponto alto da nossa estadia em Havana!! ;)
Quando entramos, o irmão de Ramon estava a preparar lagosta para o jantar (ele era cozinheiro), deu-nos a provar… Estava óptima!!
Ofereceram-nos Rum e sentamo-nos a conversar durante horas a fio sobre a vida em Cuba e a vida em Portugal, sobre política e sobre dança… Conversamos sobre tudo, como se já nos conhecêssemos á anos…
Quando a chuva parou, despedimo-nos nos nossos amigos cubanos e voltamos ao hotel para descansar antes do jantar. Voltamos com a alma cheia e o coração apertadinho por não podermos voltar a repetir o encontro no dia seguinte. :(


No dia seguinte rumamos a Cayo Largo.

O transfer para o aeroporto veio buscar-nos ainda de madrugada.
Quando chegamos ao “Aeroporto” ninguém saiu da camioneta. O motorista abriu a porta e disse “Então niguem quer sair?? Já chegamos!!”
Quando saímos da camioneta, percebemos que o “Aeroporto” era uma espécie de pré-fabricado, e que o check-in era dentro de um contentor! LOL… Surreal! :blink:
O pior foi quando eu vi o avião… Tipo Antonov(?) da 2ª Guerra Mundial!.. Achei até bastante piada ao vê-lo na pista, e ao facto de termos que entrar pela cauda, etc..
Mas quando entramos, comecei a “panicar” :eek: quando vi que os cintos de segurança eram “inexistentes”, que os assentos estavam partidos, e que os coletes salva vidas eram mesmo da 2ª Guerra, e que a hospedeira servia rebuçados melados aos passageiros… NOSSAAAAA!!!
Foram 30 minutos de viagem em pânico, que se agravou quando apanhamos um poço de ar! O meu estômago subiu até á garganta e eu pensei que fosse morrer!…. lol

Chegada a Cayo Largo…

Ficamos no Sol Cayo Largo. Um bom resort, mas comparado aos resorts da RD e do México fica muito áquem!
Quanto é alimentação havia bastante quantidade de comida, mas menos variedade que noutros sítios, o que é compreensível.
A animação também era fraca.

Em compensação, Cayo Largo tem as praias mais bonitas que eu ví até hoje. Praia Sirena e principlamente a Praia Paraíso (quase deserta, e faz jus ao nome).
Alugámos uma scooter todos os dias que lá estivemos, porque não queriamos estar dependentes do horário do comboínho turístico.
Visitamos ainda um centro de criação de tartarugas. :)

O aspecto negativo de Cayo Largo para mim, foi a praga de caranguejos! Eles passeavam por todo o lado... Desde os restaurantes, aos bares, passando pelas piscinas, estradas... Se vacilasse muito, um dia acordava com um a dormir ao meu lado! :agitado:
É que a maior parte deles, são gigantes!!
Mas apesar desta companhia indesejada, valeu todos os € que demos!

Aconselho toda a gente a visitar Cuba. é no mínimo apaixonante!
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Kate

Tal como tu, aconselho toda a gente a visitar Cuba.
Sem dúvida que é um país fantástico.

Cumprimentos
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá Kate,

Gostei de ler o teu relatório e de saber que foi uma boa experiência. Eu espero lá voltar...
Vê o meu relatório na minha assinatura ;)

Quanto ao que o cubano disse de não poder falar na rua, eu falei com vários, ao pé de muita gente e sobre politica... ;)

Cumprimentos.
 

KateOliveira

Membro Novo
gilmalveira disse:
Olá também vamos ficar no hotel Sol Cayo Largo, algum conselho? Dicas....Obrigado
Olá! Quanto ao resort deves ter em conta uma coisa que acho importante... O resort não tem praia! Pelo menos quando lá estive não tinha! Não sei se entretanto fizeram alguma artificial.... Ou vais para as piscinas, ou então tens um comboio turístico gratuito que faz o transporte para as praias! Podes sempre alugar uma scooter (fica barato) no hotel e ires e voltares quantas vezes quiseres!
De repente não me ocorre assim mais nada de negativo. Qualquer duvida é só perguntares! :)
 

gilmalveira

Membro
Não tem praia??pensei que tinha uma , pequena mas tinha, o hotelparece fixe....que devo saber para tornar a estadia fixe ....'?
 

toly

Membro Ativo
O hotel tem praia, mas nada comparável com a praia sirena e a praia paraíso.
É razoável/boa, mas depois de ires às outras, nunca mais lá voltas.
 

gilmalveira

Membro
por aquilo que tenho lido, este hotel (Sol Cayo Largo) embora seja 4 estrelas é o melhorzito da Cayo Largo, alguém me informa disso??Obrigado
 

toly

Membro Ativo
É o melhor que lá há.
Apesar disso, não esperes grandes luxos nem animações.
Serve perfeitamente como hotel de praia.
Foi também o único onde me deixaram ir para a piscina(de água salgada) à noite.
 

gilmalveira

Membro
Ok, mas já escreveram por aqui que no hotel não podemos trocar as toalhas de praia todos os dias? tem mais que uma piscina?, mais alguma dica que deva saber? Obrigado Toly
 

Luixito

Membro Conhecido
Não sei se será o melhor.

Não o conheço, mas já estive no Sol Pelicano ( que está actualmente no nº 1 de Cayo Largo, do Tripadvisor) e gostei muito dele.
 

toly

Membro Ativo
Estive lá em 2009 e nunca tive problemas com as toalhas.
Algumas eram bem velhotas, mas para o efeito serviam bem.
No edifício onde se trocam as toalhas, também podes levantar chapéus de praia e material de snorkeling grátis(pelo menos era, na altura em que lá estive)
O que eu fazia, era alugar um jipinho(se forem 2, pode ser uma scooter), encomendava uma caixa de almoço(fraquita) no dia anterior, levava um chapéu de sol e barbatanas e ia para a playa sirena onde arranjava 200 metros de areal só para mim, longe da paragem do comboio.
Se me desse uma fome violenta,superior à refeição fornecida, metia-me no jipinho e vinha almoçar ao hotel, regressando de seguida.
Também fui almoçar uma vez à marina, no restaurante que lá há num forte antigo, mas não é grande coisa.
É demorado, caro, com pouca variedade e originalidade.
As piscinas são duas e de água salgada.
São bastante aceitáveis e relativamente grandes, mas é um crime perder tempo nas piscinas com aquelas praias disponíveis.
Eu só lá fui de noite e era excelente estar de môlho com aquela temperatura.

À medida que me fôr lembrando de outros pormenores que possam ajudar, vou dizendo.
 

gilmalveira

Membro
Obrigado Toly, eu agradeço toda a informação....nós vamos ficar 4 noites em Havana e uma semana no Cayo Largo
 

_Piku_

Membro Ativo
A oferta que tenho também é para esse hotel, ui há assim tantos caranguejos?? Medo! :ph34r:
Quanto te ficou o aluguer de scooter? É seguro andar sozinho pelo cayo?

Obrigada :D

Fotooooooooooos
 
Top