Novidades

[Report] Grand Oasis Riviera Maya 8 a 15 Maio

ccolaco

Membro Novo
Grand Oasis Riviera Maya 8 a 15 Maio

Olá a todos!

Estou de volta do México, e quero antes de mais agradecer a todos as dicas que foram sendo colocadas neste fórum, e que foram muito úteis.
Não só as dicas mas o facto de ter encontrado a partir daqui um grupo de 10 portugueses que iam para a Riviera Maya na mesma altura, e termos combinado algumas excursões juntos.

Mas vamos por partes:

Destino – Adorei o México! É um destino que oferece muito mais do que boas praias, porque a nível cultural é muito interessante.
As pessoas são todas muito simpáticas e acolhedoras.

Clima – Nos dias que lá estivemos, as temperaturas andaram a rondar os 30-32 graus. Nos primeiros dias o céu estava limpo, sem nuvens, e praticamente sem vento. A meio, começou logo desde manhã a haver mais vento, e a surgirem algumas nuvens. No entanto, acabou por ser uma vantagem o tempo estar mais encoberto para as excursões a Cobá e Chichen.

Hotel – O Grand Oásis Riviera Maya não pode ser comparado com os outros resorts ali perto, porque a nível de dimensão e infra-estruturas é muito mais pequeno. Mas tem grandes vantagens nisso: ambiente quase familiar; Curta distância dos quartos em relação à praia e restaurantes; nunca há confusão nem filas em lado nenhum; a praia e piscina pareciam por vezes serem só para nós.

E aquela praia… Divinal! Praia de areia branca, água cristalina, sem rochas. Apenas tem alguns corais e muitos muitos peixinhos. Bom sítio para fazer snorkeling. É realmente a grande mais valia deste hotel em relação a outros!

Se procuram um hotel com muita animação e para passarem lá muito tempo, então este não é o mais indicado.
Agora se querem um hotel com boa praia, sem confusão, e um bom ponto de partida para excursões pela sua localização, então definitivamente recomendo J

O hotel tem sobretudo italianos, espanhóis e alguns (poucos) portugueses.

A animação durante o dia não é muito visível (hidroginastica, volley e tiro ao alvo), mas também mesmo que houvesse mais não sei se teria muita gente a participar, porque hotel parece sempre estar vazio. À noite tem algumas animações interessantes como a noite Mexicana e a Noite do Fogo!

Existem 4 restaurantes temáticos - italiano, mexicano, brasileiro e asiático-, mais o buffet, e uma esplanada com snacks fora das horas de funcionamento dos restaurantes. A comida era boa, embora não variasse muito de dia para dia.

Os quartos não eram muito luxuosos, mas estavam limpos e as camas eram bastante confortáveis.

Excursões - Como disse anteriormente, encontrámos um grupo de 10 pessoas aqui do fórum para fazer algumas excursões. Pedimos vários orçamentos, e o mais barato foi o aluguer de uma Van com motorista (chamado Jesus)pela Playa.info.
Fizemos com este grupo Akumal + yal-ku (colectivo e táxi) e Cobá (van da playa.info), e fomos ainda ao Xcaret a noite (táxi), nadar com golfinhos (transporte proprio) e a Chichen (pela Yucatreks).

Mas vamos a contas:

Golfinhos – Fizemos o programa Swim Adventure pela dolphin Discovery.
Tem duração de uma hora e inclui beijinhos ao golfinho (ele beija-vos na bochecha e depois dão beijinho na boca), abraço (fica ao vosso colo), belly ride (agarrar barbatanas dele e nadar), boogie-board push (em cima de uma prancha, eles empurram pelos pés), e tempo livre.
Escolhemos este por ter valor mais baixo do que Xel-Há e Xcaret, e transporte incluído.
Pagámos no total 99 dolares por pessoa.

Dica: se forem no inicio da semana, e no horário das 9h, podem ter a sorte de estarem sozinhos com 2 golfinhos a hora inteira. Nos horários seguintes, já são grupos de 12-14 pessoas.
Se forem em casal, também podem marcar um para as 9h e outro para as 11h (como nós fizemos), e podem estar de fora a tirar fotos J

Akumal + Yal-Ku – Fomos para Akumal de colectivo com um casal aqui do Fórum que estava no Bahia Príncipe (colectivo do próprio hotel). 30 pesos cada

Lá encontrámo-nos com mais 4 pessoas aqui do fórum, e fomos fazer snorkeling para vermos as tartarugas.
Como fomos num dia ventoso, a visibilidade não era a melhor, mas ainda vimos tartarugas e raias pertinho de nós.
Preço – 240 pesos por pessoa

De seguida, fomos a pé até á fantástica lagoa Yal-Ku. A distância ainda é grande (embora nos tenham dito 2 km, sempre que encontrávamos alguém no caminho diziam-nos que eram ainda mais 2 km.), mas vale a pena.
Fizemos ai snorkeling e vimos muitos peixinhos diferentes. Acabamos por almoçar também na lagoa.
Preço – 110 pesos por pessoa
Almoço (hambúrguer mais refrigerante) – 80 pesos por pessoa

Xcaret – Fomos para o Xcaret de táxi com o tal casal que estava no Bahia Príncipe (hotéis são ao lado um do outro), e entrámos as 16h (horário noturno).
Ainda tivemos tempo para ver o Aquário (vale a pena), as tartarugas, os tubarões, subir à torre cénica, ver o cemitério maia, e um espectáculo equestre.
Depois, claro, fomos ver o fantástico espectáculo nocturno. Só pelo espectáculo vale a pena o bilhete. São duas horas de história e cultura condensadas num espectáculo com muita cor, luz, e personagens.
Preço táxi ida e volta (indo aos dois hotéis, e ficando a nossa espera) – 600 pesos para os 4
Preço entrada nocturna – 627 pesos.

Quem pagar com Visa no Xcaret pode entrar novamente no parque sem pagar, durante os próximos 6 dias!

Cobá + Tulum + Muyil – Para este dia, tínhamos alugado a carrinha da Playa.Info, com um valor de 260 dólares para 10 pessoas (preço por casal cerca de 40 euros).
Foi feita a recolha num total de 5 hoteis (e ainda bastante afastados uns dos outros), e seguimos para Cobá.
Lá, pagámos a entrada (51 pesos por pessoa), e pedimos um guia (ficou para os 10 por 750 pesos). Vale a pena fazer a visita com guia, porque ficamos a saber muito mais.
A meio do caminho, alugámos as bicicletas-taxi por 95 pesos por casal. E acreditem que é um valor muito bem dado, porque distâncias ainda são grandes.
Quando saímos de Cobá, fomos almoçar a um restaurante indicado pelo motorista. Buffet custava 100 pesos por pessoa, e bebidas foram 45 pesos cada.

Seguimos depois para Tulum, onde pagámos 51 pesos cada um pela entrada, mais 20 pesos (ida e volta) pelo trem que nos leva até à entrada.
Aqui não pedimos serviço de guia, mas também não nos pareceu necessário.

Seguimos depois para Muyil, que, embora sejam ruínas que apareçam nos guias, parece que foram abandonadas pelo tempo. Não estava ninguém na entrada, mas depois lá apareceu um a dizer que eram 30 pesos por pessoa, e que tínhamos de pagar mas não davam ticket. Conclusão: Não pagámos!
Tirámos umas fotos nas ruínas, e depois fomos espreitar a lagoa Muyil, de onde podíamos apanhar umas lanchas para ver a reserva de Sian ka’an. O passeio demorava cerca de 2 horas, e estava muito vento, acabamos por não ir, e regressar aos hotéis.
 

ccolaco

Membro Novo
Parte 2

(parte II)

Chichen – Itza – Aqui já tínhamos marcado a viagem há algum tempo pela Yucatreks, e por isso, quando encontrámos o tal grupo para as excursões, já não conseguimos mudar, e acabámos por pagar um pouco mais. Alias, nesta excursão optámos até por pagar mais do que a da Travelplan porque, sendo para nós a mais importante, queríamos que fosse uma excursão mais pequena e acompanhada.
Escolhemos a Yucatreks e ficamos muito agradados com o serviço. Carrinha confortável, apenas 14 pessoas, guia muito conhecedor da história Maya e de Chichen, tínhamos bebidas (cerveja, agua, refrescos) a toda a hora, snacks, sandes antes de chegarmos a Chichen, almoço com bebidas incluídas, ida a Valladolid comer no mercado, e ida a um cenote espectacular e com pouca gente, oX- Keken.
Foi um dia em grande, e ficámos a saber muito da cultura maya e até algumas curiosidades engraçadas (como pastilha elástica ter nascido no México).
Pagamos no total 102 dolares por pessoa (mas valeu cada dólar).


Taxas saída – Não se deixem enganar e paguem em pesos.
Nós pagamos 750 pesos por pessoa. Em euros estava em 50 euros. E em dólares 60.
Se fizerem as contas sai mais barato em pesos.

Compras – Deixem as compras para chichen. Conseguem encontrar boas pechinchas. Se gostarem de saber mais sobre o Mundo Maia têm livros muito interessantes na livraria à saída de Chichen.

Atm’s – Se quiserem levantar pesos, podem fazê-lo logo no aeroporto, assim que saiem. Há também atm com pesos junto a bilheteira do trem de Tulum.
Atenção que nos hotéis a maioria só dá dólares.


A seguir veem as fotos
 

lcardoso

Membro Conhecido
Ola Ccolaço ,

Parabens pelo post e obrigado por todas as informaçoes, tou com as espectativas em alta.

Estiveste no Grand Oasis de Riviera Maya certo? e em dada altura dizes que foste para a praia de Akumal , existe outro Hotel grand oasis Akumal?

Nao resisto a mais tres perguntinhas , o quarto tinha frigobar abastecido? o hotel tem desportos nauticos gratuitos?

Achas perigoso alugar carro? ( vou com minha mulher e minha filha de 5 anos)

bons passeios
 

ccolaco

Membro Novo
Luis,

Só há um hotel naquela zona, que se chama Grand Oasis Riviera Maya. Todos os outros do mesmo grupo ficam em Cancun.

A zona do hotel é Akumal, mas existe uma praia mesmo com esse nome, que fica a uns 10 minutos de colectivo.

O quarto tinha frigobar com aguas, pepsis (normal e light), cerveja e sumo laranja. eles iam repondo quando viam que iamos retirando.

O hotel tem como desportos nauticos incluidos as canoas, sendo que tambem emprestam equipamento de snorkeling.

Quanto ao carro nao me pareceu inseguro, e vi muitos carros alugados a circular. Só é preciso ter atenção ao limite de velocidade, porque a policia está em muitos sitios ao longo das estradas. atenção também ás lombas, que são bem altas e podem danificar um carro se for muito depressa.


lcardoso disse:
Ola Ccolaço ,

Parabens pelo post e obrigado por todas as informaçoes, tou com as espectativas em alta.

Estiveste no Grand Oasis de Riviera Maya certo? e em dada altura dizes que foste para a praia de Akumal , existe outro Hotel grand oasis Akumal?

Nao resisto a mais tres perguntinhas , o quarto tinha frigobar abastecido? o hotel tem desportos nauticos gratuitos?

Achas perigoso alugar carro? ( vou com minha mulher e minha filha de 5 anos)

bons passeios
 

lcardoso

Membro Conhecido
mais uma vez obrigado ccolaco, so me resta esperar pela semana mais rapida do ano A SEMANA DE FERIAS!
 

Monica Cabral

Membro Novo
Ccolaço, felicito-te pelo excelente report, muito detalhado e com fotos muito fixes! Estive na Riviera Maya em Março deste ano e, como tu, adorei a experiência. Fui a praticamente todos os sítios que foste, à excepção do cenote que visitaste (fui ao Ik-Kil e Gran Cenote) e de Yal-ku (por falta de tempo; há tanto para ver lá!). Foi bom recordar! Obrigada!
Só uma questão: pagaste 240 pesos para fazer snorkeling na praia de Akumal? Eu fui lá, no colectivo, mais o meu marido, e não pagámos nada. Também levámos o nosso equipamento de snorkeling... Não sei como foi no teu caso.
 

ccolaco

Membro Novo
Olá Monica,

Nós pagámos porque fomos numa lancha com um guia para uma zona mais afastada da praia onde supostamente existem mais tartarugas!
Mas claro que como a praia é pública também pode ser feito por conta própria, e sem pagar nada :blush:



Monica Cabral disse:
Ccolaço, felicito-te pelo excelente report, muito detalhado e com fotos muito fixes! Estive na Riviera Maya em Março deste ano e, como tu, adorei a experiência. Fui a praticamente todos os sítios que foste, à excepção do cenote que visitaste (fui ao Ik-Kil e Gran Cenote) e de Yal-ku (por falta de tempo; há tanto para ver lá!). Foi bom recordar! Obrigada!
Só uma questão: pagaste 240 pesos para fazer snorkeling na praia de Akumal? Eu fui lá, no colectivo, mais o meu marido, e não pagámos nada. Também levámos o nosso equipamento de snorkeling... Não sei como foi no teu caso.
 

Monica Cabral

Membro Novo
Ah, ok, foram de barco para mais longe. Está explicado!
Por acaso, até vimos muitas tartarugas mesmo na praia, no lado direito. Mas mais para fora o recife deve ter mais variedade de peixes, suponho eu.
 
Olá ccolaco e Mónica Cabral!

Estão excelentes os vossos reports, obrigada.

Agora uma questão aos dois, visto que estiveram em Akumal a ver as tartarugas e os peixinhos e foram de colectivo e eu também estou a pensar ir a Akumal de colectivo, como apanharam o colectivo para cá? Onde passa e de que horas em que horas? Para ir para lá é na estrada federal de 10 em 10 min. certo?

Obrigada
 

ccolaco

Membro Novo
Os colectivos estão sempre a passar (oficialmente diz-se que é de 15 em 15 minutos, mas eu vi com muito menor frequência).

Quer numa ou noutra direcção, o colectivo apanha-se na estrada federal. os motoristas estão sempre atentos às entradas dos hoteis e aos sitios ditos mais "turisticos" e se virem pessoas paradas próximo da estrada param ou buzinam para ver se querem entrar.

Claudia Colaço
 
Obrigada Claudia Colaço!

Nós apanhamos os colectivos na estrada federal e eles deixam-nos mesmo perto da praia de Akumal onde se vai ver as tartarugas ou temos que ir algum bocado a pé?

Obrigada,

Vanda André
 

JM1983

Membro Novo
ccolaco disse:
Do colectivo para a praia andas ainda um pouco a pé, mas faz-se bem :blush:

Bem ja vi que não gostaste mesmo do Grupo, nem uma foto dos malucos todos?lololol

Vá fica la com inveja que eu so volto no domingo...lolol
o tempo tem estado enublado e ao fim do dia chuvinha...mas o calor e sempre bom...
 

ccolaco

Membro Novo
Nada disso :blush:
Só não quis estar a "expor" ninguem, não fosse alguem nao querer aparecer!

Divirtam-se muito e aproveitem por nós :)
 
Top