Novidades

[Report] Fortaleza

Tmargarida

Membro
Fortaleza

Olá,

Decidi deixar aqui o meu pequeno contributo para os reports de viagens, que desde já digo que acho muito úteis.


Novembro de 2008

Com um grupo de amigos fui até Fortaleza em voo da TAP, que decorreu sem qualquer incidente.
Ficamos instalados durante as férias num sitio, numa vila chamada Cascavel que fica a 70 km de Fortaleza.

Cascavel é uma vila típica, com o seu mercado à 3º feira muito animado e cheio de gente que circula entre as filas de bancas apertadas, aqui vende-se de tudo, desde a carne, à fruta aos legumes passando pelas roupas. É uma experiência bastante animada.

Perto de cascavel temos a vila de Caponga com a sua praia onde ao anoitecer se juntam as famílias dos pescadores para os receber, depois de mais um dia de pescaria no mar numas jangadas que não oferecem as mínimas condições de segurança. Ali ajudam a tirar os barcos da água, com um sistema de rolos feitos com troncos de arvore que vão colocando um a frente do outro e empurrando a jangada em cima até chegarem perto do calçadão. Depois tiram as redes que vêm esmeradamente enroladas e começam então a tirar o peixe e ali mesmo a fazer negócio. Aqui bebem-se umas caipirinhas óptimas, com bastante cachaça ;) e comem-se umas bolinhas de queijo muito boas. Tem também uma espécie de mercado de peixe, onde se pode comprar peixe fresco ou congelado e lagosta muito boa, deliciem-se com ela, pois eu já tenho saudades.

A seguir a Caponga temos a praia de Águas Belas, uma praia praticamente deserta durante a semana, apenas nos cruzamos com um ou outro turista ou um pescador. Logo ali ao lado temos a foz do rio Mal Cozinhado. Nesta praia temos a sensação que o tempo parou e que afinal o paraíso se calhar existe .

Num passeio de buggy, que recomendo, tivemos oportunidade de conhecer as praias da Barra Nova, Barra Velha, Morro Branco (onde temos o Monumento Natural das Falésias com as suas areia coloridas), Praia do Diogo, das Fontes e a lagoa do Uruaú com o tradicional skibunga, experimentem é óptimo. São praias muitos bonitas e praticamente desertas.

Conhecemos também as vilas de Beberibe, Fortim e Aracati, são vilas tipicas onde podemos encontrar algumas lojas com recordações e artesanato local.

Em Canoa Quebrada, sem dúvida a praia mais turística da zona, encontramos muito mais gente, excursões com turistas, vendedores de telas na praia e diversos restaurantes com peixe muito saboroso.

Com excepção de Canoa Quebrada, os outros locais são bastante típicos, felizmente estão ainda intactos das mãos dos operadores turísticos o que nos permite por exemplo ir á pesca do camarão e o do Siri (uma espécie de caranguejo) o que foi uma experiência que não vou esquecer.
São zonas rurais, onde as casas são apenas de 4 paredes e um telhado, feitas com tijolos que algum dia já fizeram parte de uma outra qualquer construção, o que dá um aspecto as casas de construção de legos com peças de várias cores, onde ao fim de semana num qualquer sitio das redondezas há forro com o seu bingo em que o prémio pode ser um carneiro vivo e que as costelas parecem teclas de um piano de tão magro que está.

As pessoas são simpáticas, pode não haver muito dinheiro mas vivem um dia de cada vez e aproveitam a vida...


Fevereiro de 2010

De regresso a Fortaleza, uma cidade que sinceramente não gostei muito, tem muito trânsito, muita gente, muitas motas, muita confusão e se for preciso para juntar a todo isto ainda nos podemos cruzar com uma carroça em algumas ruas da cidade...

Praia de Iracema, é um local bastante bonito, mas para tomar banho não muito aconselhável, pela sua água pouco límpida. Aqui almoçamos no restaurante Ti Nair, não aconselho, não é caro mas também não satisfaz :)...

Mercado Central de fortaleza, onde se pode comprar de tudo, onde há gente e mais gente e um calor de morrer, mas vale a pena pela imensidade de variedade de produtos que se podem encontrar.

Praia do Futuro, o local feito para os turistas, muita animação sem dúvida, caipirinhas ao dobro das da Praia de Caponga e muita gente. Fiquei um pouco desiludida, pois por incrível que pareça, na mesma rua temos de um lado bares, praia, animação, festa toda a noite e do outro lado, terrenos desertos e algumas barracas, é um grande contraste....
No cimo da Av. Santos Dumont, que dá acesso à praia do Futuro, almoçamos num restaurante Fagulho, um ambiente diferente, com muitos empregados cheios de atenções e onde se come um rodízio de carnes muito muito bom, mas atenção não é propriamente barato, mas vale a pena :D.

Jericoacoara, em tempos uma aldeia de pescadores, um lugar encantado que parece saído de um livro de contos de fadas, onde não há asfalto, apenas areia por todas as ruas, onde apenas circulam veículos devidamente autorizados, onde as ruas à noite caiem num ambiente encantado apenas iluminadas pelas luzes dos restaurantes e pelas enumeras velas que por ali estão espalhadas e ouve-se a musica que quase todos os restaurantes têm ao vivo. Come-se muito bem, principalmente para quem gosta, de pizas e massas pois abundam os restaurantes italianos.
Ver o pôr do sol no cimo da duna do pôr do sol, o grupo de capoeira a actuar e simplesmente esquecer que existem horários, trabalho, trânsito, problemas....

Aconselho a fazerem os passeios de buggy para conhecerem as lagoas e as dunas, vale a pena, ir até à pedra furada, ir ver os cavalos marinhos, fazer skibunga e aproveitar cada minuto deste paraíso.

Se o paraíso existe, poderia ser ali mesmo. Sem dúvida um local a regressar.

Bom o report já vai longo, mas enumeras histórias e imagens ficam por contar, vale a pena pela experiência e pela vontade de voltar.

Saudades :D
 
Adorei o seu relato Margarida. Fiquei com muita vontade de ir no Ceará, eu já tinha ouvido falar que Fortaleza não é uma cidade muito legal mas depois do que você escreveu acho que vou deixar o meu medo de lado e ver se consigo ir um dia lá :D

Que coisa, moro no Brasil e nunca fui pro Nordeste..hehehe
 
Top