Novidades

[Report] FLecha e a MoonLight no Sal

Flecha

Membro Conhecido
A decisão de 2015... Cabo Verde

Depois de algumas indecisões, decidi levar a minha metade para o Atlântico, mais precisamente para a minha 2ª visita a Cabo Verde, à Ilha do Sal. Levava as expectativas altas, porque à 6 anos a Boa Vista marcou-me de uma forma profunda. Não há povo igual.
Ora então, optou-se pelo voo de 4h do Porto, que inicialmente, era para ser feito pela TACV e bendita mudança que tive para a Priviledge Style Espanhola. Avião Libio, charter estónia (small planet Airlines), operador espanhol tripulação portuguesa...que salganhada ahahah
O hotel escolhido foi o Salinas Sea Resort 5* em regime TI, que conta apenas com 2 anos.

O Hotel:
Pequeno é a palavra chave. A Clamtour (representante local da Soltropico), começou a distribuição pelos Riu's. Aquela fachada mete respeito para quem não conhece (já tinha estado no Karamboa), e quando se chega ao Salinas, parece um hotel de rua. Fachada limpa e recente, tudo de novo...mas não tem aquele "uauuuuu" de que se tem do Riu.
Lobby impecável, pequeno qb, organizado, recepção toda preparada para nós, comida para quem queria jantar fora de horas. Entrei no hotel eram 22h locais (-2h que em Portugal).
Quarto 1089. Virado para a estrada. Obrigado. E porquê? na minha opinião entre estar virado para a área de restauração e levar com cheiro a comida todo dia... não obrigado. Na 1ª noite não dormi nada, porque há uma discoteca nas imediações que não tem tecto e o som a bombar foi ate às 8h da manhã. Mas durante a semana, foi tudo tranquilo. Ouvia de vez em quando um autocarro a passar. Se puderem escolher, fiquem no 2º andar virado para as traseiras.
Diria que um hotel muito virado para os portugueses ao contrario de outros..que são para alemães e ingleses

Piscinas:
duas! uma para crianças ou para adultos minúsculas. Não usei, depois de ver a água tão baça que estava que nem à noite lhe via o fundo. Há animação todos os dias na piscina.
Existe zona de jogos no hotel, também para entretenimento das crianças.

Quartos:
O melhor do hotel! Fabuloso. Tv cheia de canais tugas. Sporttv é a aposta do hotel.
Cama king size. Hiper confortável. Cofre. WC super equipado. Primeiro hotel que vejo com carros de linhas e agulhas.
Champoo. Amaciador. Secador. Tocas. Sacos Plásticos. Chuveiro 5*O único senão... a bacia do 1089 estava meio entupida...demorava a escoar a água. nem disse nada.... ela tem tempo para ir...lol....
Mini bar apenas com 3litros de água diários repostos todos dias.
Check out às 11h da manha com voo às 23h fizeram-me pagar 40€ para late check out até às 18h seriam 75€ se fosse até às 21h.

Refeições:
Muito virada para os tugas. mais um ponto a favor.
de boa qualidade, mas pouca variedade.
Pequeno almoço. nada de mais assinalar: pão de vários tipos, crepes, leite (dos açores!!), leite de soja, queijo, fiambre e os típicos quentes para os estrangeiros.
almoço e jantar: Sempre a mesma coisa: pizza...porco...frango...pizza...porco...frango....carne de vaca nem uma vez! Carnes grelhadas...bifes de frango...bifes porco......bifes de frango...bifes porco...bifes de frango...bifes porco..
doces: intragáveis. não como a nossa doçaria...se calhar eu é que ando mal habituado. Aproveitou-se apenas e só o bolo de chocolate e a mousse de chocolate que apesar de ser instantânea (que odeio) comia-se muito bem!
Fruta: ponto negativo: melancia, maça, pera, laranja, abacate....melancia, maça, pera, laranja, abacate.....melancia, maça, pera, laranja, abacate.
O mais grave do hotel e que merece a meu ver todas e quaisquer reclamações no livro, é o não uso de uma porta automática para a área das refeições. São às dezenas os pardais que entram logo de manha, para picar tudo o que existe à vista, embora mal tapado por panos: pão..queijo..salada de fruta..croissants... em todo lado! são às dezenas. Infelizmente não consegui tirar foto, mas é uma vergonha isto. E repete-se ao almoço!
E eles nem se importam. Já não falo nos dejetos que poderão haver na sala e nas mesas. Sais da mesa, para ir buscar qualquer coisa e tens logo um pardal no teu prato. UMA VERGONHA!
Comecei a ir comer logo às 7h da manha, à abertura do mesmo. Ao almoço... 12h30m estava a começar a comer.
Apenas e só ao jantar não há pardais. aí vale a pena vir para a esplanada comer.
O restaurante da piscina: aproveitem ao máximo! peixe grelhado no carvão todos os dias e frango de churrasco para alternar: comi garopas da madeira e sargos fantásticos! Mas pelas imensas moscas que existiam...assim que recebia o prato levava para o outro para comer com os acompanhamentos de lá. Pelo menos os pardais não me chateiam a comer como as moscas.

Temáticos:
o da praia: comida igual ao do restaurante. Valeu apenas e só a mista de carnes grelhadas. doces iguais. Fraco, muito fraco.
o do hotel: Menú de degustações com coisas que não lembra ao diabo. valeu apenas o tartado de atum. De resto..muito muito fraco!
 
Última edição por um moderador:

Flecha

Membro Conhecido
A praia:
Diria que foi o melhor da estadia. O tempo ajudou bastante, já era esperado, pois todas as previsões falavam em 32º toda a semana. Ainda deu chuviscos durante 30seg, mas que em nada me fizeram abalar da praia. um dos pontos positivos é a quantidade de tombonas que existem disponíveis. nunca as vi totalmente preenchidas, ao contrario de outros hotéis em que já estive.
Mas a prática de as marcar logo de manhã, mantem-se. Eram 7h30m (hora local) já eu estava deitado a saborear a praia.
Entre o hotel e a praia está localizado o bar de apoio à praia com bebidas e alguns snacks. Existe agora, chuveiros neste local para tirar o sal e Wc.
A areia é fina, a agua deveria ser calma, mas apanhamos alguma ondulação c/ bandeira amarela e a puxar bastante. anormal para esta altura, disseram-me. Agua bastante aceitável na sua temperatura, permitiram banhos longos.
O senão da praia, e diria que da ilha.... a quantidade de cães abandonados que anda na praia, à procura de comida. curiosamente andavam todos gordinhos. :)

Santa Maria:
Diria que o bom do hotel, é a sua localização, mais privilegiada em relação à posição dos Melias e do Riu. Santa Maria está a 5m a pé e tem de tudo. Comércio, bares, restaurantes, discotecas, a farmácia mesmo ao pé do hotel, supermercado (pequeno mas existe). Tudo o que precisas para evitar uma noite de solidão e de seca :)
Apenas não fui ao mercado das frutas e legumes por ser longe. andar de táxi é barato, mas não quis andar com escudos perdidos na carteira. quem os tiver, pode-os deixar numa caixa no aeroporto, pois fazem lá mais falta do que nos dá prazer em trazer e meter na coleção das moedas.

Passeios do operador disponíveis: (não me lembro de preços. não fiz nenhuma)
- visita à ilha meio dia ou dia inteiro, onde se inclui ida às salinas e ao olho azul
- desova das tartarugas
- Moto 4
- Viagem no neptunos para ver o fundo do mar
à saída do hotel, para a praia existem vendedores mais baratos. Usem-nos sem problemas.

O Povo:

No stress. tudo pacifico. chatos os vendedores, mas alguns guinienses e senegalenses à procura de uma vida melhor fazem o que podem e não podem para vender. Se disserem que não, não chateiam mais.
Não há como o povo cabo verdiano. O que mais gostei foi de relembrar o sabor da cachupa. ui ca bom.... :)

Nota final sobre a Clamtour:
uma deceção. Foram-nos buscar ao hotel em cima da hora. Aconteceu que a malta da Solférias que saiu 1h antes de nos, chegou ao aeroporto primeiro e quase toda a gente do meu autocarro foi separada no avião. Consegui sempre lugares nas filas de emergência...para lá na fila 13, para ca ficamos um no 12c, outro no 12d (separado por corredor), outro no 13d.
Inadmissível.
Outra nota, é meterem numa folha o horário do transfer numa capa, na estante mal assinalada num corredor. Pouca gente sabia desse facto... alguns nem sabiam da existência da capa...talvez também porque faltaram ao encontro do dia seguinte e não falaram mais durante a semana com o representante.

Outras notas finais:
1. falei com muita gente no final. a má disposição, enjoos diários, alguns problemas intestinais foram gerais. Eu não tive problemas de maior. Mas houve gente a chá e a maça cozida.
Evitem legumes. são lavados em água filtrada e não engarrafada. A comida não é má... mas enjoa passado uns dias. A comida é boa... mas se puderem comer um pouco menos, façam-no. passam melhor. conselho de amigo.
2. toda a gente aceita euros. quase toda gente dá troco em euros. até vendedores de rua.
3. Abusem do peixe fresco que vem todos os dias do pontão directo para o hotel. Não comam a lagosta grelhada (única coisa fora do tudo incluído), porque é congelada e não fresca como eu pensava.
4. Alguns cabo verdianos atiram-se às moças estrangeiras de uma forma alarmante. não gostei nada de ver algumas situações na praia... mas talvez seja porque o Sal esteja mais massificado.
5. Passeios na praia, recomenda-se.
 
Última edição:

Flecha

Membro Conhecido
peço desculpa por este report meio despido... mas há gente, de facto, com bastante jeito para os fazer.
Eu não sou um deles.
Mas vamos a algumas fotos. O gajo da máquina é um tosco e a máquina é dos chineses....

O destino:
DSCN0417_zpsfq1lreca.jpg


Fotos do hotel:

DSCN0530_zpsfghhih1j.jpg


DSCN0367_zpsnesmccqd.jpg


DSCN0532_zpsffixms3y.jpg


DSCN0531_zpsnbhjz6wb.jpg


DSCN0369_zpsy8weba4z.jpg



O anfiteatro improvisado (este hotel não era para ter animação)
DSCN0511_zpsi9jnggwt.jpg


Piscinas:
DSCN0537_zpsqxppc2bm.jpg


DSCN0536_zpshnki82gg.jpg


DSCN0535_zpshfquhitw.jpg


DSCN0544_zps1vihbqnh.jpg


restaurante temático e os Pratos:
DSCN0505_zpsodzxobyp.jpg


DSCN0511_zpsi9jnggwt.jpg


DSCN0513_zpsngaxw6sn.jpg


DSCN0515_zpswcyrfwaz.jpg


DSCN0514_zpsry1viftz.jpg


DSCN0516_zpsganm63wx.jpg


DSCN0519_zpsih4jimhu.jpg


DSCN0522_zpsrafuljbf.jpg


A minha vendedora preferida de artesanato mesmo ao pé do hotel:
DSCN0523_zpsf1qp7ypr.jpg


Praia:
DSCN0492_zpsehnukpzp.jpg


DSCN0482_zpsdpzf4lsj.jpg


DSCN0463_zps1qveousk.jpg


DSCN0468_zpsvttfpqzb.jpg


DSCN0464_zpskbzk0azp.jpg

DSCN0426_zpsquip9wvz.jpg

"nozes"... na despedida
DSCN0474_zpsfcfydyge.jpg
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá Flecha!
Obrigada pela partilha. :)
Isso dos pardais andaram a passear pela sala das refeições do hotel é de ficar aborrecido. :( Que estranho que não façam nada sobre o assunto. Os clientes devem queixar-se ...
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Flecha :)
Obrigada pelo report.
De facto, este hotel ainda tem algumas limitações. É pena porque o vizinho "Belorizonte" tinha um bom serviço (ainda hoje me recordo dos pãezinhos de côco ao pequeno almoço :D , do bacalhau, das sobremesas deliciosas - ai o pudim!!!!), muito boa animação.
Foi pena que não tivesses gostado, talvez levasses as expectativas demasiado altas. Apesar de tudo é África! E as limitações da ilha, principalmente ao nível da variedade das frutas e legumes, são muito grandes, pois é tudo importado, ou de outras ilhas, ou das canárias. :(
Aparentemente, o Salinas tem a favor as instalações! Como diria o outro, não se pode ter tudo......
A praia é realmente o ponto forte. Essa vai-te deixar saudades com toda a certeza. :)
Obrigada pela partilha, certamente que futuros turistas vão ficar prevenidos e avisados do que poderão lá encontrar. ;)
 

Solitária

Membro Ativo
Eu já estive no sal à 7 anos, na altura fiquei no Riu e a praia não tem nada a ver com a de Santa Maria. Pelas horas de voo esse hotel estava contemplado para a próxima viagem a 4, mas já vi que pela alimentação e com o pequenino que vamos ter de mudar de planos.
Talvez tente a Boavista ...
 

roller

Membro Conhecido
Excelente report... ;)

Com toda essa descrição e partindo do principio que não pagaste menos de 800€ por pessoa por essa viagem...Mais um ponto a não por os pés em CV com essa relação qualidade/preço!

Obrigado! ;)
 

Flecha

Membro Conhecido
Eu já estive no sal à 7 anos, na altura fiquei no Riu e a praia não tem nada a ver com a de Santa Maria. Pelas horas de voo esse hotel estava contemplado para a próxima viagem a 4, mas já vi que pela alimentação e com o pequenino que vamos ter de mudar de planos.
Talvez tente a Boavista ...
muitos portugueses com crianças. Imensos mesmo. não deixes que isso seja um contra. Hoje pode estar assim...para o mês que vem pode já estar tudo resolvido. Há que andar atento.
Comida também existe para as crianças. há sempre pratos de peixe, seja confecionado na panela ou na chapa.
Pequeno almoço idem. Iogurtes também há.
Não haja duvidas que houve alguns contras... mas no geral a estadia ate foi agradável. a praia, valeu a pena.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Parabéns pelo report:)
Eu este ano pensei neste destino e mesmo este hotel, tendo uma criança a pagar só taxas nas Caraíbas, nem pensei 2 vezes e repeti as Caraíbas.
Mas fica um destino que até gostava de conhecer, espero que melhor em termos de hotel, pois parece-me que tem uma boa praia e com poucas horas de avião o que ajuda:)
Tem fotos giras.....
Obrigada pela partilha ;)
 

Lipe

Membro Conhecido
Bem, se eu tivesse a ponderar ir para o SAL ou até mesmo para esse hotel... depois deste teu report certamente não iria, pois os pontos negativos foram bastante fortes (no meu ver).
Tendo em conta que tive na Boavista em Junho passado, revejo alguns dos pontos negativos e positivos e concluo que tive melhor sorte.
Obrigado pelo report.. e vê se melhoras os dotes fotográficos! eh he eh
 

Dfer

Membro Ativo
A minha experiência na Ilha do Sal foi muito boa, no Belorizonte. É um hotel mais modesto, mas super tranquilo. Depois de ver este report, se voltasse iria repetir o Belorizonte. Pensava que este hotel seria bastante melhor do que mostra ser por este report. Relativamente à Sportv, essa não é aposta do hotel, pois dá em sinal aberto. No "shoping" situado do deserto, também há Sportv.

Praia de Santa Maria...que saudades!
 

Flecha

Membro Conhecido
A minha experiência na Ilha do Sal foi muito boa, no Belorizonte. É um hotel mais modesto, mas super tranquilo. Depois de ver este report, se voltasse iria repetir o Belorizonte. Pensava que este hotel seria bastante melhor do que mostra ser por este report. Relativamente à Sportv, essa não é aposta do hotel, pois dá em sinal aberto. No "shoping" situado do deserto, também há Sportv.

Praia de Santa Maria...que saudades!
desconhecia. obrigado pela info.
 

Dfer

Membro Ativo
desconhecia. obrigado pela info.
Menos 1 ponto positivo :)
Mas quem tem aquela praia à frente...qualquer hotel é óptimo e nem se perde tempo com TV!
Existem locais que valem pela sua envolvência (paisagem, pessoas, cultura) e este é um deles.
 

Flecha

Membro Conhecido
encontrei um bom vídeo no youtube que apresenta de alguma forma, mais completa este hotel.
a quem interessar:
 
Top