Novidades

[Report] Egipto 2018

tig21

Membro Ativo
Olá a todos, aqui vamos com mais um report deste fantástico país que ultimamente tem vindo a recuperar alguns turistas depois da primavera árabe.

A famosa pergunta: O Egipto é seguro?
Somos um casal jovem, não sentimos qualquer medo! No entanto como em qualquer lado há que ter alguns cuidados, até porque existe sempre gente que se tenta aproveitar dos turistas como em qualquer país.
Eu organizei tudo por minha conta e risco, andamos no meio dos locais em autocarros pelo deserto durante horas, as pessoas olham-nos com alguma curiosidade é verdade mas não nos fazem sentir inseguros.
Mas vamos lá ao que interessa :)

Voos:
- Porto - Milão Bergamo Ryanair 25€ cada
- Milão Malpensa - Cairo Air Italy 83€ cada
- Cairo - Aswan Egyptair 40€ cada
- Hurghada - Berlin 50€ cada
- Berlin - Porto 60€ cada

Alojamentos:
- Cairo: Hotel Celeopatra 1 noite 53€
- Aswan: Hotel Hapi 1 noite 38€
- Luxor: Hotel Iberotel 2 noite 90€
- Hurghada: Hotel Marriott 1 noite 69€

Saímos de Milão perto da meia-noite e chegamos ao Cairo perto das 04:30h de madrugada, não tínhamos visto. Chegámos e temos 3 cabines de cambio que é o sitio onde temos de adquirir o visto que é um autocolante que custa 25usd não tínhamos dólares pagamos em euros o senhor fez a conversão e deu-nos o troco na moeda local, aproveitamos também para trocar algum dinheiro.
Fomos para a fila que aquela hora era pequena, carimbo no passaporte e lá estávamos nós, algumas pessoas a oferecer táxi, decidimos tentar a sorte no Uber, mas acabamos por usar a aplicação Careem usada no médio oriente e África. Fomos para o hotel deixar as malas e pagamos cerca de 3€ até lá.
Deixámos as malas e fomos no Careem outra vez com direcção a Giza e às pirâmides 77 egp cerca de 3,80€
Era cedo mas já havia turistas a entrar no complexo. Wow, as pirâmides são enormes! já tinha ideia de que seriam grandes mas são mesmo enormes.
Pagamos 120egp para entrar e 300egp para entrar na grande pirâmide.

Não se pode tirar fotos dentro da pirâmide a não ser que: 1. se pague a quem por lá andar 2. sejamos discretos :)
A subida e consequente descida é feita por um corredor apertado e baixo, chegando à camara temos nada, ou quase nada. Achei um bocado caro o bilhete para a experiência, no entanto posso dizer que estive dentro da grande pirâmide, fica a critério.
Antes de entrar na pirâmide tentaram nos pedir os bilhetes, não o façam a não ser na porta da entrada. É impossível por ali andar sem ser abordado dezenas de vezes, tentam vender tudo e mais alguma coisa, eu queria apenas caminhar por ali, apreciar, viver ali aquele bocado mas não foi fácil, vários vieram a acompanhar-nos estrada fora por ali a tentar vender o camelo ou cavalo. Um bocado chato mas tudo bem.
Descemos até à esfinge a pé.
Andar de camelo não era propriamente um desejo mas lá negociamos 2 por cerca de 200egp para ir à zona de que chamam de panorama onde se pode ver as pirâmides já mais afastados.
Vale pela vista.
Voltamos ao centro da cidade que já fervilhava, o hotel ficava mesmo na praça tahrir
Tivemos de descansar :) só saímos à noite para um banquete de comida egípcia: falafel, foul, sopa de lentilha, shawarma etc
E demos um volta pela cairo tower e zonas envolventes
No dia seguinte fomos ao museu egípcio 120egp + 150 egp para a sala das múmias, museu bastante grande com muitos turistas, deixo as fotos.
Voamos ao final do dia para Aswan na Egyptair, voos tranquilo de cerca de uma hora.
Fomos para o hotel para descobrir que o senhor simplesmente não marcou o nosso tour para Abu Simbel nessa madrugada, bonito! Lá nos deu alternativa que dizia ele era um autocarro com AC às 07:00h na estação, OK. De manha la fomos chegamos à estação compramos os bilhetes 60egp cada, o autocarro era local, nada a ver com turismo. 4 horas pelo deserto até Abu Simbel lá chegamos o condutor já feito com um taxista remeteu-nos a ele, tudo bem também não tínhamos grande tempo até o autocarro voltar para aswan e o condutor todo contente lá nos diz não se preocupem que não vou sem vocês. Fomos logo para a entrada compramos bilhete e demos a volta até aos templos, e de repente de conta que éramos nós e apenas mais 3 pessoas por ali, que privilegio ter aquilo por nossa conta.
Votamos de autocarro para Aswan, pegamos nas malas e rumo à estação de comboios. Entramos e o pessoal do raioX diz logo para irmos para a esquerda, as cabines eram para os comboio cama, não o que queríamos visto que íamos apenas até Luxor. Encontramos ali 3 estudantes de erasmus na turquia duas delas da galiza e a outra descendente de árabes que falava vem o árabe e que nos fez o favor de comprar 2 bilhetes para Luxor, problema resolvido. Fomos para o comboio e um artista cá fora pediu-nos os bilhetes, ignorei a ver se vinha a trás, pois se fosse revisor vinha, claro que não veio.
Rumo a Luxor.
 
Última edição:

tig21

Membro Ativo
Chegamos a Luxor perto das 20:30h e fomos para o hotel a pé, era só descer a avenida.
Estávamos cansados nem saímos.
No dia seguinte perguntamos por tours na recepção e ninguém queria ter nada a ver com isso, no entanto uma senhora lá nos deu um numero de telemóvel de uma companhia pagamos 200egp para ir à outra margem ver o vale dos reis, templo de Hatshepsut e colossos de memnon.
Começamos por vale dos reis, compramos o genérico de 3 túmulos e o de tut ank amon, que me desiludiu um bocado por ser pequeno.
Adorei o vale dos reis os túmulos e as inscrições são fascinantes mesmo.
Não se pode tirar fotos a não ser que...

Dali fomos para o templo de Hatshepsut, à entrada tem dois restos de árvores que teoricamente foram trazidas pela rainha para ali ser plantadas.

Colossos de Memnon

Voltamos ao outro lado do Nilo e decidimos que o final do dia seria perfeito para visitar o templo de luxor, e foi mesmo a altura certa.

Não fomos a karnak, não sei se fizemos bem ou mal mas nesta altura já era um bocado mais do mesmo, ainda que tenho a certeza que fosse igualmente fascinante.
Jantamos no QuickPizza já falado no report do @rmonteiro uma pizza que por ali se fazem, local arrumado e moderno.

No dia seguinte de manha fomos de faluca até banana island, pagamos 200egp vimos 2 crocodilos enjaulados, comemos bananas, nada de especial.
 
Última edição:

tig21

Membro Ativo
De tarde tínhamos autocarro para hurghada comprado online por 110egp cada, viagem de 4 horas. Ficam algumas fotos tiradas no trajeto.

Hurghada fica na costa do Mar Vermelho e é destino de praia, deu para relaxar um pouco até receber um email da Easyjet que nos levaria até Berlim a dizer que o voo tinha sido cancelado e já não haveria mais essa rota. Wow! Ficamos mais uma noite num hotel pago pela easyjet que no dia seguinte nos levaria num avião "especial" para Milão e dai saímos voltávamos a entrar no mesmo para ir até Berlim. Um filme grande, perdemos o voo para o Porto de Berlim claro, vejamos que vão pagar a compensação que disseram termos direito de 400€

Aproveito para agradecer ao @rmonteiro pelas dicas para organizar a minha viagem.
Espero que gostem destas aventuras faraónicas.
Boas viagens!
 

rum

Membro Conhecido
Obrigado pelo report, bem de detalhado e com números que dão para perceber o quanto pode custar uma viagem destas.
 

yara

Membro Conhecido
Parabéns pelo report, @tig21 :)
Que bom recordar o Egipto.
A minha viagem foi um bocadinho diferente porque comprei pacote já que queria fazer o cruzeiro no Nilo mas uma viagem ao Egipto é de facto uma viagem memorável! :rolleyes:
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Bom dia.
Antes de mais, fico contente por conseguir ajudar no planeamento da viagem. A recompensa além de saber que tudo correu bem, é sem duvida este report que permite recordar a fantástica viagem que tive.
Obrigado pela partilha. Gostei imenso. ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
O Egipto é uma das viagens que está no meu imaginário desde sempre, um dia espero ir.
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha :)
Apesar de tudo o que se diz sobre o Egipto, é uma daquelas viagens que quero fazer desde que me lembro! Um dia será ;)

Boas viagens :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Gostei muito de rever o Egipto, é uma viagem única, obrigado por partilhar connosco esta viagem fantástica!
Desconhecia que a Easy jet voava para lá, tenho de pesquisar isso :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @tig21
Parabéns pelo report, é uma das viagens de sonho da minha cara metade que espero realizar:)
Obrigada pela partilha
Boas viagens;)
 

tig21

Membro Ativo
Olá,

Gostei muito de rever o Egipto, é uma viagem única, obrigado por partilhar connosco esta viagem fantástica!
Desconhecia que a Easy jet voava para lá, tenho de pesquisar isso :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Obrigado pelos comentários de todos ;)

@ploferreira sim a easyjet voa para lá, voava para Berlin desde Hurghada mas como relatei não voa mais, mas voa para Milão e tenho ideia que também voa em Sharm el Sheikh

boas viagens
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @tig21, belo report! O Egipto é um destino fascinante, que ainda não conheço, mas faz seguramente parte da minha lista (extensa…:eek:;))!
Parabéns e obrigada por partilhar connosco, estamos sempre em viagem por aqui!:D ;)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não tenho nenhum plano nem especial vontade para ir ao Egipto mas gostei especialmente do report por terem feito por conta própria aquilo que geralmente as pessoas fazem através de pacote de agência, assim é muito mais divertido mesmo que nem tudo corra conforme planeado.
 

roller

Membro Conhecido
Bom ver mais um report por conta própria de um destino clássico de pacote turístico... parabéns!
 

tig21

Membro Ativo
Olá @tig21, belo report! O Egipto é um destino fascinante, que ainda não conheço, mas faz seguramente parte da minha lista (extensa…:eek:;))!
Parabéns e obrigada por partilhar connosco, estamos sempre em viagem por aqui!:D ;)
Obrigado pelo comentário, vale a pena ir Egipto e agora que tem menos turistas é ainda melhor.

Não tenho nenhum plano nem especial vontade para ir ao Egipto mas gostei especialmente do report por terem feito por conta própria aquilo que geralmente as pessoas fazem através de pacote de agência, assim é muito mais divertido mesmo que nem tudo corra conforme planeado.
Nunca utilizei serviços de agência, percebo quem o faz e por vezes até compensa financeiramente no entanto eu não gosto de roteiros pre-feitos prefiro ser eu quem decide o que ver e quando.

Saudades do Egipto :) Ficou-me a faltar Aswan, acho que tenho que voltar ;)
Parabéns pelo report!
Estive pouco tempo em Aswan mas valeu para ir visitar Abu Simbel, no entanto gostei bastante da cidade, bastante diferente do norte.

Bom ver mais um report por conta própria de um destino clássico de pacote turístico... parabéns!
É verdade :) é pena que as pessoas tenham receio de ir em geral e mais ainda por conta própria, volta a repetir que não tive qualquer problema nem receio de nada nem ninguém, claro que nos olham com aquele ar de vocês não são daqui mas em geral são cordiais no trato. E as pessoas que vão por agência acabam por deixar o dinheiro centralizado nas agências que lá têm os seus roteiros e retiram esses turistas das ruas onde as pessoas que ganham dinheiro com o turismo deixam de o ganhar e isso nota-se bastante por lá neste momento, cada vez que nos viam nas ruas parecia que era-mos a salvação deles, chegando a ser um bocado chatos, mas claro que apenas querem ganhar algum dinheiro a proporcionar os seus serviços. Faltam claramente turistas nas ruas, senti especialmente isso em Luxor.
 

Bee

Membro Conhecido
Mais um destemido! Sim senhor!
Gostei muito do que vi, mas creio que não conseguiria marcar por mim.... ainda bem que não somos todos iguais!
Obrigada por este relato
 
Top