Novidades

[Report] Cruzeiro no Douro

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Olá viajantes, vou partilhar o passeio que fiz recentemente, pelo rio Douro desde Peso da Régua.
Reservei antecipadamente no site www.cruzeiros-douro.pt, por 107€ por pessoa. Viagem no Barcadouro desde Peso da Régua até ao Pinhão com almoço a bordo, regresso de comboio histórico na linha do Tua.

Voltemos ao princípio, foi fácil estacionar no local e de borla, apesar de toda a região ter parquímetros. O calor obrigou à compra de um chapeu, e lá não faltam vendedores ambulates, suprindo as necessidades turísticas.
Já no barco, o almoço começa a ser servido, entradas, vinho branco, depois vinho tinto, da região, claro, por sinal nada mauzinho. Enquanto o prato principal não era servido, dava para apanhar um pouco de ar no convés, pois o ar condicionado pecava por antigo e desatualizado. Apesar disso, o calor também era imenso e felizmente que as águas foram à descrição. A comida era simples mas saborosa, tal como a sobremesa. O café já foi tomado no exterior, equanto assistimos à subida de nível de 35 metros na barragem de Carrapatelo.

As paisagens até Pinhão, são magníficas, transmitindo uma paz inesplicável.

Chegada ao Pinhão, desloquei-me até à estação da CP, cerca de 5 minutos a caminhar. Fui informado pelo funcionário do apeadeiro, que era necessário imprimir os bilhetes e usar máscara dentro do comboio. Ora fui apanhado completamente desprevenido, em modo turistico pós covid. Fui de imediato comprar máscara a uma frente de lojas de souvenirs convenientemente posicionadas a um passo do apeadeiro. Preço 2€ cada. Relativamente à impressão dos bilhetes, o funcionário da bilheteira imprime, se pedirem com jeitinho.
Mais um tempo de espera, cerca de 90 minutos, entre a chegada a Pinhão e o embarque no comboio com destino Tua.
Qual não é o meu espanto, que nem revisor, nem máscaras, dei-me conta que era o único mascarado a bordo, senti-me defraudado. Mas enfim, posso dizer que senti a criança dentro de mim novamente, o pouca terra, o apitó comboio, estar dentro de uma locomotiva do tempo dos meus avós, com aquele cenário idílico só me apetecia festejar o momento com alegria.
E assim foi até ao Tua.
Lá fizemos uma paragem para a locomotiva dar a volta e seguir no sentido inverso até à Régua. Ainda deu para fazer uma rápida visita ao museu da linha do Tua, com as suas curiosidades e peculiaridades.
O regresso foi feito entre carruagens, cabelos ao vento, a disfrutar, sempre com os apitos, enquanto todos, mas todos, quer no Rio a fazer desportos radicais, quer nos barcos ou nas margens do rio a apanhar sol, acenavam com a nossa passagem, com a passagem do comboio do Tua.

20220717_131440.jpg
IMG-20220717-WA0018.jpg
IMG-20220719-WA0060.jpg
20220717_133158.jpg
20220717_180903.jpg
20220717_182535.jpg
 
Última edição por um moderador:

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
ploferreira, esta estava a marinar há alguns anos, tantas vezes que pernoitei naquele vale, adiando constantemente esta aventura. É divertido.
Bons passeios.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Um dia muito bem passado no Douro 😀
Fiz esse Comboio Histórico em 2015 e adorei o passeio... o próximo há-de ser o do Vouga mas este ano não consegui horário compatível.
 

AndreFP

Membro Novo
Obrigado pelo Report.
Excelentes fotos ;)

Também estou a programar uma ida ao Douro em Outubro e estava a pensar fazer este subida da Régua até ao Pinhão Cruzeiro no Douro Régua-Pinhão / Subida ( é o mais barato 😂), o problema que se põe aqui é que nao trazem de volta para a Régua.. haverá alguma maneira de voltar sem ter de usar taxis ou uber..?
 

Nuno Rodrigues

Membro Ativo
Obrigado pelo Report.
Excelentes fotos ;)

Também estou a programar uma ida ao Douro em Outubro e estava a pensar fazer este subida da Régua até ao Pinhão Cruzeiro no Douro Régua-Pinhão / Subida ( é o mais barato 😂), o problema que se põe aqui é que nao trazem de volta para a Régua.. haverá alguma maneira de voltar sem ter de usar taxis ou uber..?
Olá AndreFP, para além do comboio, não sei, só se for a pé. Mas ainda é longe.
 
Top