Croácia, Montenegro & Bósnia Herzegovina
Estou de volta com mais um report das nossas últimas férias, desta vez a escolha recaiu sobre três países, Croácia, Montenegro e Bósnia Herzegovina.
Se noutras ocasiões a escolha do destino foi fácil e natural, desta vez Croácia não foi a primeira escolha, não estava na minha "lista" e durante a decisão passaram várias opções, eu mais virado para destinos mais vocacionados para a visita e conhecimento doutras culturas, ela a puxar mais para destinos com praia e descanso. No meio desta mediação lá surgiu a Croácia, mais concretamente Dubrovnik que à primeira vista não me convenceu completamente, no entanto bastou ler algumas informações sobre cidades próximas em Montenegro e na Bósnia Herzegovina como Budva, Kotor e Mostar para me conquistar, afinal chegamos a consenso
Se noutras ocasiões a escolha do destino foi fácil e natural, desta vez Croácia não foi a primeira escolha, não estava na minha "lista" e durante a decisão passaram várias opções, eu mais virado para destinos mais vocacionados para a visita e conhecimento doutras culturas, ela a puxar mais para destinos com praia e descanso. No meio desta mediação lá surgiu a Croácia, mais concretamente Dubrovnik que à primeira vista não me convenceu completamente, no entanto bastou ler algumas informações sobre cidades próximas em Montenegro e na Bósnia Herzegovina como Budva, Kotor e Mostar para me conquistar, afinal chegamos a consenso
Logística e Preparação da ViagemVoos | Por uma questão de custos os voos foram marcados com escala em Barcelona, acabou por ser também uma excelente oportunidade para conhecer a cidade pois apesar de já ter passado pelo aeroporto de Barcelona várias vezes, nunca houve oportunidade para conhecer a cidade. Ela já conhecia a cidade, assim tive guia para dois dias de visita, um antes da ida para Dubrovnik e outro no regresso.
Os Voos Porto-Barcelona e Barcelona-Dubrovnik foram marcados pela Ryanair. Para os voos Barcelona-Dubrovnik e Dubrovnik-Barcelona a escolha recaiu na Norwegian, viajamos pela primeira vez nesta companhia e devo dizer que fiquei impressionado, pontual, tripulação simpática, aviões novos e wireless a bordo durante todo o voo com uma velocidade muito boa, a experiência de voo não podia ter sido melhor. O único inconveniente deste voo é que sai muito cedo de Barcelona (pelas 6:50), pelo que é impossível fazer escala no mesmo dia a partir de Portugal.
Hoteis | Para a estadia em Barcelona, optamos pelo Best western hotel alfa aeropuerto, muito próximo do aeroporto e com transfer gratuito, foi a escolha lógica para um deslocação fácil até ao aeroporto. Mesmo em frente ao Hotel existe uma paragem de autocarro que nos deixa no centro de Barcelona em cerca de meia hora.
Em Dubrovnik escolhemos o Hotel Adriatic, devido a localização e proximidade à praia. Devo dizer que o Hotel nos desiludiu um pouco, apesar de estar muito bem localizado e de terem a informação de que teria sido renovado no ano passado, os quartos (pelo menos no que ficamos) acusam alguma idade. Na generalidade os empregados da recepção eram pouco simpáticos e roçavam alguma falta de profissionalismo (ou então nós é que estamos mal habituados).
Este Hotel não inclui algumas comodidades como toalhas para a praia e espreguiçadeira, que temos de pagar por dia de utilização.
Em termos de alimentação marcamos o regime de meia pensão e neste campo nada a assinalar, o pequeno almoço é o normal apesar de a variedade não ser muita e no jantar havia sempre 5-6 opções diferentes entre pratos de carne, peixe, vegetariano, entradas e sobremesas.
Transferes | Em Barcelona os Transferes estavam incluídos na reserva do hotel, para Dubrovnik contratamos o serviço de tranfer foram pontuais e profissionais, apesar de termos marcado transfer partilhado formos os únicos a seguir na carrinha nas duas viagens.
Visitas | Para as visitas a Montenegro e Bósnia Herzegovina ponderamos alugar carro ou marcar por um operador, depois de comparar preços acabamos por marcar pelo operador já que as visitas incluíam todos os locais que tínhamos planeado e com a vantagem de incluir algumas visitas com guia local. Assim marcamos um dia para Montenegro com visita a Budva e Kotor e outro para a Bósnia Hertziana para visitar Mostar e Počitelj. As visitas tiveram a duração de 12 horas das 7:00 às 19:00.
Todas as marcações que referi previamente foram marcadas em agência, na Best Travel de Ermesinde, como sempre profissionais e sempre prontos a aconselhar em caso de dúvida, tem sido desde há uns anos a minha escolha sempre que não faço a marcação por conta própria.
Dinheiro | Uma vez que visitamos 3 países diferentes a preocupação pela escola da melhor forma de pagamento era acrescida, no entanto acabou por ser bastante simples.
Na Croácia a moeda é o Kuna, sendo que 1 Kuna corresponde a cerca de 0,13 Euros. Apesar de ter levado Euros para trocar localmente não foi suficiente para toda a estadia, pelo que houve necessidade de efectuar levantamento adicionais e pagamento com cartão. Desta forma aproveitei para comparar as diversas formas de pagamento e estranhamente cheguei a conclusão que a melhor seria efectuar levantamento com conversão.
No levantamento com conversão, apenas disponível em algumas caixas de multibanco, o valor é convertido pelo próprio ATM pelo que o meu banco não cobrou taxas de conversão e processamento internacional, revelou-se a forma mais vantajosa a par com o pagamento em cartão. No levantamento sem conversão acrescem despesas de conversão e processamento internacional pelo que o valor é ligeiramente mais alto.
O cambio local foi a forma que menos compensou, contrariamente ao que normalmente acontece, no entanto nos sítios para trocar dinheiro ou praticavam uma taxa mais baixa do que a normal ou então cobravam taxas de 3% para a conversão.
Embora a diferença seja pequena, se comparamos por exemplo um gasto total de 3055 Kunas, no levantamento com conversão pagaria 414€ face a 427€ na câmbio de moeda na Croácia, uma poupança de 13€.
Na Bósnia Herzegovina a Moeda Oficial é o Marco Bósnio Convertível no entanto aceitam correntemente Kunas e Euros pelo que optamos por fazer os pagamentos em Euros.
Croácia - Dubrovnik, a praia
Chegamos ao aeroporto de Dubrovnik cedo, o voo estava previsto para as 8:20 mas acabamos por chegar 20 minutos mais cedo, o aeroporto é pequeno pelo que rapidamente chegamos saída e ainda tivemos de esperar um pouco pelo Transfer que chegou à hora marcada. A viagem até ao hotel demorou cerca de 25 minutos, passamos pela Cidade velha de Dubrovnik e continuamos até à baía de Lapad onde se localizava o nosso Hotel.
A localização é realmente o ponto forte deste hotel, a cerca de 4 km do centro de Dubrovnik tem a praia mesmo em frente, neste mapa podem ver a localização da cidade velha (a vermelho) e do Hotel (a azul)
A praia, bem a praia precisava de areia fininha na minha opinião pois é constituída por rochas grossas, as espreguiçadeiras custavam 35 Kunas por dia (cerca de 5€) mas valiam bem o dinheiro pois imagino que as rochas não devam ser nada confortáveis
A agua, bom a agua é indescritível, aul e do mais transparente que vi até hoje, o único problema é mesmo as rochas pelo que é aconselhado levar sapatos de agua para não magoar os pés. A temperatura apesar de estarmos em Setembro era bastante agradável pelo que depreendo que em Julho-Agosto seja ainda melhor.
Croácia - Dubrovnik, Cidade velha
A cidade Velha de Dubrovnik, conhecida como a pérola do Adriático é visita obrigatória. Deste 1979 que está classificada como Património Mundial pela UNESCO.
As muralhas que protegem a cidade são imponentes e estão muito bem conservadas, a sua arquitectura medieval e adriático ali ao lado levam-nos a recuar no tempo e a imaginar como seria a vida há séculos atrás quando a cidade prosperava no comercio marítimo rivalizando com cidades poderosas como Veneza.
Para chegar aqui é muito fácil basta apanhar uma das várias linhas de autocarro que terminam todas na entrada de Pile, no nosso caso o autocarro era o número 4 que demorava cerca de 20 minutos desde o nosso Hotel ate à entrada da cidade. Embora se vendam bilhetes a bordo do autocarro, é melhor comprar os bilhetes antecipadamente, na paragem de Pile ou em qualquer quiosque ficando cada viagem por 1€, a bordo do autocarro custam cerca de 1,40€.
Os autocarros têm frequências de meia em meia hora e funcionam até às 00:30.
Após a entrada na cidade Muralhada entramos na avenida principal, de um lado e de outro ruas mais estreitas onde existem várias lojas, bares e restaurantes. De dia ou de noite existe muito movimento e animação nas ruas.
Última edição por um moderador: