PaulaCoelho
Membro Conhecido
Esta parte do report da minha viagem à China centra-se nos dias 8 a 10 desta aventura.
Foram passados entre Zhangjiajie e Wulingyuan e vem dar continuidade à parte de Longmen & Xian [Report] China 2017 - Longmen & Xian.
* Aterramos no Aeroporto Internacional Zhangjiajie Hehua (o código é DYG - Dayong) perto das 22h. Existe um shuttle gratuito consoante o horário dos voos e que vai do aeroporto até ao Civil Aviation Hotel que fica na cidade mas distante da estação de autocarros e comboio. Também existe o autocarro nº4 que dá uma volta circular aeroporto-cidade, custa 1-2¥ e funciona das 6h30-21h30. Como aterramos após esse horário combinamos transfer com o dono do hotel por 25¥ por pessoa.
* Segundo li, o táxi custa cerca de 15-25¥ e é fácil conseguir um pois quando saímos do aeroporto estão dezenas de taxistas a gritar pelos clientes. Íamos apanhando um por engano pois o nosso senhorio atrasou-se e quando disse o nome ao taxista que nos abordou ele confirmou, muito provavelmente sem perceber o que eu lhe disse!
* Ficamos 4 noites no Zhangjiajie Yijiaqin Hotel situado no bairro residencial Guanliping bem no centro da cidade, o que permite ir a pé até à estação de comboios, autocarros e teleférico para a Montanha Tianmen. Li em vários blogs e comprovei que o dono Rocky fala inglês, é bastante prestável, dá-nos mapas e ajuda os clientes a montar os roteiros consoante os dias disponíveis, trata das reservas dos bilhetes e leva-nos à estação de comboios gratuitamente. O hotel em si fica numa transversal de uma avenida principal, numa rua de terra batida numa zona de hotéis e comércio, é simples e limpo (o chuveiro não tem protecção… mais um chão molhado) e tem restaurante próprio e bom no edifício em frente. No caminho para o hotel passamos por vários edifícios iluminados e por uma enorme arena onde efectuam um espectáculo diário.
* Optamos por ficar as 4 noites em Zhangjiajie pois chegaríamos à noite e tínhamos comboio ao 4º dia de manhã cedo. A alternativa é ficar mais perto do Parque Natural, em Wulingyuan mas só existe autocarro para lá até às 17h30 e o táxi custa cerca de 150Y. Também é possível ficar dentro do Parque Natural mas os acessos são fechados ao final do dia.
* A cidade de Zhangjiajie aparenta estar a ter um crescimento rápido e não muito organizado, com algumas obras e edifícios em grande escala… à moda da china.
O turismo aumentou bastante após a estreia do filme Avatar com as suas Montanhas Hallelujah inspiradas no Heavenly Pillar do Parque Natural mas ainda não estão muito preparados para o turismo ocidental e isso observa-se bem na sinalização pois a maioria das placas está em chinês.
* Por aqui come-se bem e barato, seja no restaurante ou na rua e encontrei um cafézinho muito bom...
o expresso é daqueles de 330ml mas pedindo com mimíca eles fazem um curto e bem saboroso
* Podemos dividir o que visitar em três zonas principais: Parque Natural Zhangjiajie-Wulingyuan, Montanha Tianmen e Grand Canyon. Visitar cada parque tem um custo superior a 200¥ e o bilhete dos dois últimos só serve para um dia pois são de pequena dimensão quando comparados com o Parque Zhangjiajie cujo bilhete é válido por três dias. Tendo em conta o custo podíamos apenas explorar bem o parque mas também queríamos visitar os outros pelo que a solução foi “largar os cordões à bolsa”.
Foram passados entre Zhangjiajie e Wulingyuan e vem dar continuidade à parte de Longmen & Xian [Report] China 2017 - Longmen & Xian.
* Aterramos no Aeroporto Internacional Zhangjiajie Hehua (o código é DYG - Dayong) perto das 22h. Existe um shuttle gratuito consoante o horário dos voos e que vai do aeroporto até ao Civil Aviation Hotel que fica na cidade mas distante da estação de autocarros e comboio. Também existe o autocarro nº4 que dá uma volta circular aeroporto-cidade, custa 1-2¥ e funciona das 6h30-21h30. Como aterramos após esse horário combinamos transfer com o dono do hotel por 25¥ por pessoa.
* Segundo li, o táxi custa cerca de 15-25¥ e é fácil conseguir um pois quando saímos do aeroporto estão dezenas de taxistas a gritar pelos clientes. Íamos apanhando um por engano pois o nosso senhorio atrasou-se e quando disse o nome ao taxista que nos abordou ele confirmou, muito provavelmente sem perceber o que eu lhe disse!
* Ficamos 4 noites no Zhangjiajie Yijiaqin Hotel situado no bairro residencial Guanliping bem no centro da cidade, o que permite ir a pé até à estação de comboios, autocarros e teleférico para a Montanha Tianmen. Li em vários blogs e comprovei que o dono Rocky fala inglês, é bastante prestável, dá-nos mapas e ajuda os clientes a montar os roteiros consoante os dias disponíveis, trata das reservas dos bilhetes e leva-nos à estação de comboios gratuitamente. O hotel em si fica numa transversal de uma avenida principal, numa rua de terra batida numa zona de hotéis e comércio, é simples e limpo (o chuveiro não tem protecção… mais um chão molhado) e tem restaurante próprio e bom no edifício em frente. No caminho para o hotel passamos por vários edifícios iluminados e por uma enorme arena onde efectuam um espectáculo diário.
* Optamos por ficar as 4 noites em Zhangjiajie pois chegaríamos à noite e tínhamos comboio ao 4º dia de manhã cedo. A alternativa é ficar mais perto do Parque Natural, em Wulingyuan mas só existe autocarro para lá até às 17h30 e o táxi custa cerca de 150Y. Também é possível ficar dentro do Parque Natural mas os acessos são fechados ao final do dia.
* A cidade de Zhangjiajie aparenta estar a ter um crescimento rápido e não muito organizado, com algumas obras e edifícios em grande escala… à moda da china.
O turismo aumentou bastante após a estreia do filme Avatar com as suas Montanhas Hallelujah inspiradas no Heavenly Pillar do Parque Natural mas ainda não estão muito preparados para o turismo ocidental e isso observa-se bem na sinalização pois a maioria das placas está em chinês.
* Por aqui come-se bem e barato, seja no restaurante ou na rua e encontrei um cafézinho muito bom...
o expresso é daqueles de 330ml mas pedindo com mimíca eles fazem um curto e bem saboroso
* Podemos dividir o que visitar em três zonas principais: Parque Natural Zhangjiajie-Wulingyuan, Montanha Tianmen e Grand Canyon. Visitar cada parque tem um custo superior a 200¥ e o bilhete dos dois últimos só serve para um dia pois são de pequena dimensão quando comparados com o Parque Zhangjiajie cujo bilhete é válido por três dias. Tendo em conta o custo podíamos apenas explorar bem o parque mas também queríamos visitar os outros pelo que a solução foi “largar os cordões à bolsa”.
Dia 8 - Wulingyuan Scenic and Historic Interest Area
* Reconhecido como o primeiro parque florestal da China, cobre uma área de 369 quilómetros quadrados com mais de 300 locais cénicos entre montanhas, vales, florestas, grutas, lagos, quedas de água, Rio Maoyan e muito mais divididos por 4 áreas: Zhangjiajie National Forest Park, Tianzin Mountain Natural Reserve, Suoxi Valley Natural Reserve, Yangjiajie Scenic Area.
* Os pontos mais famosos dessas áreas são: Heavenly Pillar, Yuanjiajie, Golden Whip Stream, Ten-mile Natural Gallery, Shuiraosimen, Mandarin Duck Waterfall, Baofeng Lake, Yellow Dragon Cave, Xiangzhi Stream, Qingfeng Gorge, Hundred Monkey Valley, Four Gates Surronded by Water, Baizhang Gorge, First Bridge of the World, Writing Brush Peaks …
Como chegar ao Parque Natural
* Existe autocarro de Zhangjiajie até Wulingyuan a cada 15 minutos entre as 6h30-17h30 sendo o último regresso por volta das 18h30-19h. A viagem de 40km dura menos de 1h. Tinha lido que a viagem seria 12¥, no autocarro está escrito 19¥ mas toda a gente pagou 20¥. Também existe autocarro directo para Suoxi Valley (6h-17h30 a cada 15 minutos, demora 1h).
* Os autocarros são muito velhos, poucos cintos prendem e aparentemente vão partindo à medida que enchem.
* Por volta das 7h o nosso senhorio Rocky foi connosco e duas jovens tailandesas a pé até à estação e indicou-nos o minibus a apanhar. A sinalização está toda em chinês, os autocarros não têm números e para não variar éramos as únicas ocidentais. O bilhete é cobrado a meio da viagem: antes de passarmos a portagem o autocarro pára, entra uma senhora que está à beira da estrada debaixo de um chapéu, cobra o dinheiro aos passageiros, aponta tudo numa agenda que está no tablier e volta a sair!!
* Da estação de Wulingyuan temos de caminhar cerca de 1,5km até à entrada do parque. Só encontrei uma tabuleta com indicações a meio caminho, mas saíndo da estação viramos à direita na direcção do rio e depois novamente à direita até ao fim da rua.
Bilhete e trajecto
* O parque está aberto das 7h30-18h, o bilhete custa 245¥ e é pessoal e intransmissível pois nele fica inserida a nossa impressão digital e número de passaporte. É válido para 3 dias (4 dias no Inverno) e dá direito às entradas nas 4 áreas e aos autocarros dentro do parque para nos deslocarmos pelas diversas áreas… se conseguirmos perceber bem para onde vamos pois nem todos os locais têm placas em inglês.
* Tudo o resto é pago à parte: teleférico para Tianzi 72¥, para Yangjiajie 76¥, para Yellow Stone Village 67/134¥ (um ou dois sentidos), Elevador Bailong 72¥ (construído encostado à montanha), comboio na Ten-mile Gallery 38/52¥ um ou dois sentidos, passeio de barco no Lago Baofeng 96¥, Yellow Dragon Cave 100¥.
* Entregamos o passaporte ao Rocky no dia anterior para ele poder comprar os bilhetes e no próprio dia ele entregou-nos um papel para irmos à bilheteira trocar pelo bilhete. Além disso estudou connosco o mapa do parque e assinalou o trajecto que nos aconselharia a fazer: autocarro até ao teleférico» teleférico para Tianzi Mountain» percorrer os vários pontos de interesse na área» autocarro até à paragem Tianqiao» Heaven Pillar e Ponte» apanhar autocarro para descer o Elevador Bailong ou descer a pé até ao Golden Whip Stream.
* Perto da entrada do parque existe uma pequena feira onde podemos abastecer-nos para o dia e no parque existem vários locais com comida boa e barata e até um MacDonalds.
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