Novidades

[Report] Cayo Coco - Cayo Guillermo - Morón

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Olá novamente!!

Sei que tenho andado ausente do forum, mas como a vida não é feita apenas de viagens, tive que abrandar um pouco o ritmo das viagens, para poder avançar/começar com novos projectos de vida. :)

Esta viagem decorreu a 18 de Julho de 2016, e como está quase a fazer 1 ano que tive a oportunidade (e a sorte) de poder conhecer este pequeno paraíso Cubano, bateram forte as saudades!!! Hoje foi dia de voltar a rever as magnificas fotos/vídeos que foram congeladas durante toda a viagem. E nada como poder partilhar a minha viagem, para poder voltar a reviver aqueles bons e magníficos momentos que por terras Cubanas passei.

Sempre pensei que quando chegasse a minha vez de viajar para Cuba seria num típico pacote Havana + Varadero, mas estava redondamente enganado. Sei que é uma falha tremenda ir a Cuba e não visitar Havana, mas espero um dia poder lá voltar para redimir esta "falha".

Estava eu bem instalado no meu sofá, quando recebo um email de uma Newsletter da Sonhando que dizia: Oportunidade Única - Tryp Cayo Coco! E eu: Cayo quê???? O que é isso??
Sou sincero, nunca tinha ouvido falar em tal destino (leia-se paraíso). Fui rapidamente a Cayo Coco (obrigado Google), e fiquei rendido. Peguei no telemóvel, telefonei para a agência Abreu e pedi para me reservar/bloquear de imediato dois lugares, pois não queria sequer perder esta oportunidade. Passados 30 minutos estava na agência a formalizar a reserva, basicamente estava a ficar mais leve na conta bancária.

Nunca reservei uma viagem assim tão rápido, algum dia tinha que ser. Felizmente correu tudo muito bem!!

Posso já referir que adoramos a viagem. Nada correu mal, o hotel chegou perfeitamente para o que necessitamos, ainda deu para engordar uns quilos. O destino em si é simplesmente fabuloso. Vejo muita gente por aqui a falar mal de Cuba. Tenho uma opinião completamente oposta. Não vou entrar em discussão, é apenas a minha opinião, de uma viagem a um País que passa por muito, que sofre bastante, que não tem os mesmos direitos e oportunidades que os outros tem, que tem um grande défice de tudo e mais alguma coisa, enfim... É Cuba!!!

Verdade seja dita, de todas as viagens que já fiz, nunca regressei a casa descontente/desiludido. Também nunca exijo demais a quem tem de menos. Talvez seja por isso...

Preços para 2 pessoas:

Destino: Cayo Coco - Cuba
Datas: 18 a 26 de Julho 2016
Hotel: Tryp Cayo Coco
Regime: TI
Agência
: Abreu
Operador Turístico: Sonhando
Companhia Aérea: EuroAtlantic Airways
Preço: 2050 Euros (997 euros + 28 euros de tarjeta turística)
Visto: Já incluído no preço da viagem
Voos Porto/Lisboa/Porto: 40 euros
Hotel em Lisboa: PH Downtown Suites - 60 euros
Passeio a Morón: 75 euros (táxi + fábrica de açúcar + almoço + recordações)

Fomos no dia 17 de Julho para Lisboa. Voamos com a Raynair, sempre pontual e a cumprir o que promete. Preferimos ir 1 dia antes da viagem, assim ainda deu para passear um pouco por Lisboa. O hotel escolhido tem uma excelente localização, junto do Hotel Pestana CR7 Lisboa por exemplo. Para dormir meia dúzia de horas e tomar o pequeno almoço serviu perfeitamente.

No dia 18 lá fomos nos no Boeing 767-300 da EuroAtlantic (CS-TLO). Voos pontuais e sem turbulência. O avião em questão é muito antigo, sem entretenimento individual. A tripulação era simpática, e a comida para ser de avião era boa. Fomos e viemos em segurança, foi o mais importante. No regresso saímos com uma meia hora de atraso mas chegamos a Lisboa na hora prevista.

Chegados a Cayo Coco, fomos directos ao nosso autocarro e lá fomos nos a caminho do hotel. Podemos logo aí ver que é uma ilha super sossegada. Vive para o turismo, e pouco mais.

O hotel Tryp Cayo Coco é o mais fraquinho da cadeia Melia. Se é o mais fraquinho, e estando em Cuba, mais fraquinho se torna. Problemas com isso? Nenhuns. Mal chegamos ao hotel fomos recebidos com danças Cubanas e uma bebida de boas vindas. Enquanto esperava a minha vez para fazer o check in, reparei que outros Portugueses estavam a pedir para ficar num quarto virado/junto para o mar. Foi lhes cobrado um valor extra para ficar nesses tais quartos. Chegou a minha vez, e sem pedir nada, fiquei num quarto mesmo em cima da praia, com uma vista brutal. Sorte a minha. Só para terem noção, podia estar a tomar banho e abrir a janela, tinha uma vista fenomenal. Começava logo bem a nossa estadia. Fomos sempre muito bem tratados em todo o complexo. De referir também, que fomos várias vezes jantar ao restaurante La Loma Azul (Restaurante gourmet com menu internacional). Supostamente temos direito a ir 1 vez, nós fomos várias. Também queríamos comer lagosta, mas isso tinha um custo adicional. Fomos convidados pelo Chef a irmos lá comer sem pagar mais por isso. São estes pequenos grandes gestos que para mim fazem toda a diferença. Fomos também a outros restaurantes, como por exemplo o Italiano La Trattoria, e ao Cubano, chamado Casita Cubana. Todos eles 5 estrelas. Adoramos.

Bebidas eram as normais dos hóteis TI, usam as bebidas deles. Para apanhar a moca servem perfeitamente. o_O

Os quartos era muito agradáveis, bem grandes, com umas vistas desafogadas na imensidão do mar. Ficámos num bloco que já tinha sido renovado, por isso estavam assim bem aceitáveis. Para tomar banho e dormir chega e sobra.

A praia, o ponto forte deste hotel sem duvida. A praia era de sonho. Nunca tive numa praia onde tivesse que andar à procura da água. Quando a maré está vaza, temos que andar um bom bocado para conseguir ter água pelos joelhos. Acho que tínhamos mais água nas piscinas do que no mar!!! E a temperatura?? Parecia a de minha casa, quando tomo banho no inverno, quentinha quentinha... Só pela praia já vale uma estadia neste hotel. Voltava a ficar mais 1 semaninha no Tryp, sem qualquer problema. Ou mais 2 semaninhas se pudesse ser. Deixo um conselho: quando a maré estiver a subir, a praia mesmo em frente ao hotel fica quase sem areia, aconselho a irem para a praia à vossa esquerda (para quem está no hotel Tryp virado para o mar) que é a praia junto do hotel Colonial Cayo Coco. Essa praia tem um areal mais extenso, mais largo. Assim podem tomar banho à vontade. Posso também referir que a praia para o vosso lado direito (para quem está no hotel Tryp virado para o mar) e vai em direcção ao hotel Iberostar Mojito tem alguma pedra/coral, o que para dar cabo dos pés é excelente. Digo mais, a praia do Iberostar Mojito não me encheu as medidas, tem muitas pedras e pouca areia. A praia que fica entre o Iberostar Mojito e o Sol Cayo Coco é de fácil acesso ao povo Cubano, e ao fim de semana fica repleta de famílias Cubanas. Se quiserem passem por lá, depois tirem as vossas conclusões de como vive aquele povo. Eu fui e tirei as minhas. Quem fica hospedado no Tryp pode ir passar o dia ao hotel Sol Cayo Guillermo sem qualquer custo. Assim pode experimentar outro hotel do grupo Melia, e desfrutar da magnifica praia de Cayo Guillermo, que é ainda melhor. Fica a dica.

Excursões/Passeios:

Fizemos apenas 2. Num dos dias fomos num táxi antigo visitar Morón. O preço foi previamente combinado. Ao visitar Morón já podemos ter uma pequena noção de como é a vida daquele povo. Quando nós dizemos que estamos mal, é preciso ver primeiro como estão os outros. Formos também visitar uma fábrica de açúcar. Bastante interessante, não é do melhor que já vi, mas vale bem a pena. Almoçamos lá num restaurante (Don Papa) no centro de Morón. Lá nesse restaurante existiam 2 listas (menus). 1 menu para os locais, e 1 menu para turista, com diferentes preços claro. Mesmo assim não pagamos muito. A comida era excelente.

A outra foi apanhar o autocarro turístico que passa no hotel e nos leva a Playa Pilar em Cayo Guillermo. Este autocarro passa por todos os hotéis de Cayo Coco e Cayo Guillermo. Custa 5 CUC por pessoa, é comprado no autocarro e é para ida e volta. Mais informação AQUI.

Os restantes dias foram passados no hotel, entre praia e piscina, atestar o depósito de combustível, e comer como se o mundo fosse acabar amanha. Mesmo à Tuga. Uma coisa que eu não vi neste hotel, foi o pessoal a ir marcar as cadeiras na praia. Existiam sempre cadeiras disponíveis. Uma raridade nestes destinos de autocarro.

Como costumamos dizer, não é um Adeus a Cuba, é um até já... Porque vamos voltar!!!

Alguma duvida, podem perguntar, estamos aqui para ajudar.

Espero que este pequeno resumo da minha viagem seja útil para futuros viajantes Cubanos. E não esquecer: Cuba é Cuba, autentica Cuba!!!

Boas Viagens para todos!!!

#HASTA SIEMPRE CUBA

 
Última edição por um moderador:

susy4

Membro Conhecido
Aiii que começo a dizer mal da minha vida :p
Está visto que tenho de voltar a Cuba... e ir conhecer os maravilhosos Cayos.
Report muitoooo fixe.
Amei as fotos (em Cuba as cores, o calor e o sol ajudam, né ).
Grata por mostrar que Cuba é Cuba, e que foi isso que também senti quando lá estive.... e concordo plenamente com a sua frase -"Verdade seja dita, de todas as viagens que já fiz, nunca regressei a casa descontente/desiludido. Também nunca exijo demais a quem tem de menos. Talvez seja por isso..."
 
Top