Novidades

[Report] Cabo Verde - Boa Vista - Riu Karamboa 05/06 a 12/06 2016

Rui Bandeira

Membro Ativo
Caros viajantes, após o meu primeiro report acerca da minha estadia no México, decidi partilhar convosco as minhas férias de 2016 em Cabo Verde.
Tentarei relembrar-me de todos os pormenores úteis para poder ajudar todos aqueles que queiram escolher este destino.
Estávamos no início de 2016 e a minha esposa e eu decidimos que iríamos visitar a ilha da Boa Vista.

DSCF9020.JPG

Após as pesquisas habituais no tripadvisor e neste mesmo fórum, ficamos convictos que para o destino escolhido o melhor hotel seria o Riu Karamboa, por várias razões como a muito curta distância ao aeroporto, e pelos comentários de que o mar seria menos agitado do que em outras zonas da ilha.
Após todos os preparativos habituais no dia 05/06 lá fomos para o aeroporto do Porto para apanharmos o voo operado pela Everjets, e aqui faço o primeiro alerta, esta empresa por sua vez contratou os serviços à companhia aérea Air Horizont, que para mim, até ao dia de hoje foi a pior experiência que tive em termos de aeronáutica. E porquê? O avião no seu interior é bastante antiquado e com estado de conservação duvidoso. Mas para piorar já o meu receio no dia anterior ao regresso os passageiros que iriam de voltar para Lisboa foram impedidos de viajar por problemas técnicos do avião. E este caso apenas foi o início de vários casos que foram acontecendo ao longo do Verão. Air Horizont, nome a reter pela negativa. Felizmente na nossa viagem de regresso o voo foi operado pela SATA.
Do voo a salientar a sua média duração de cerca 4 horas e em que nos foi servida uma refeição ligeira. Em termos de animação a bordo não existiu.
Chegados ao aeroporto da Boa Vista apercebemo-nos logo que estamos num país humilde. Saímos do avião e tivemos de percorrer a pista a pé até à zona dos vistos. A primeira impressão que tive foi que era um aeroporto muito pequeno.

DSCF8481.JPG


À nossa espera estava a representante da operadora que nos encaminhou rapidamente para o autocarro que nos levaria ao hotel.
A viagem desde este ponto até ao Riu Karamboa faz-se em cerca de 5 minutos. No autocarro é-nos fornecido um formulário do hotel para agilizarmos o processo de check-in.
Chegados ao hotel encontramos uma fila enorme para fazermos o check-in, penso que demorámos cerca de 30 minutos a ser atendidos. Durante esta espera foi-nos oferecido um cocktail de boas vindas. Alerto que a taxa de estadia de 2€/pessoa por dia terá de ser paga neste momento.

DSCF8915.JPG
DSCF8912.JPG
DSCF8524.JPG
DSCF8656.JPG
20160612_165158__ (37).jpg


Findo este processo fomos para o quarto. Era bastante simples, com TV das antigas com má qualidade de imagem, zona do lavatório com ligação directa para o quarto, chuveiro e sanitário. O guarda roupas não possui portas, apenas umas fitas com bolinhas de madeira. O cofre é gratuito. O WC tem secador de cabelo porém o mesmo é de muito fraca potência. Os produtos de higiene eram repostos, mas a qualidade dos mesmos era mediana. As tomadas são iguais às de Portugal não havendo necessidades de levar adaptador. Para quem já esteve no Riu Yucatan no México posso dizer que o quarto do Karamboa é exactamente igual.
Em termos de alimentação o hotel dispõe do buffet principal e de 3 restaurantes temáticos, sendo eles, o cabo verdiano, africano e o asiático. Todos eles necessitam de reserva prévia a ser efectuada na recepção do hotel.
O buffet principal tem grande variedade de comidas com boa qualidade. Apenas achei que a carne de vaca era de qualidade inferior, muito dura. As bebidas são self-service e de qualidade duvidosa. O refrigerante de laranja tinha um sabor muito estranho. Como ponto negativo a não existência de sumos naturais. Ao pequeno-almoço grande variedade de cereais, iogurtes, fruta, omeletes, bacon, tortilhas, etc.

20160606_145824.jpg
20160607_213008.jpg
20160607_230646.jpg
20160612_165158__ (295).jpg
20160612_165158__ (326).jpg
DSC04561.JPG
DSC04563.JPG


Relativamente aos temáticos irei ordená-los por ordem de preferência/qualidade:
1 - Cabo Verdiano - Único restaurante a la carte, com especialidades locais com boa qualidade. Situa-se ao lado do buffet principal;
2 - Africano - buffet com muita variedade de comidas africanas e com boa qualidade. Situa-se no restaurante junto à piscina;
3 - Asiático - sushi muito fraco, mesmo, sem sabor, molho de soja duvidoso, não recomendaria este restaurante. Situa-se ao lado do buffet principal.
Para o almoço poderemos optar por efectuar esta refeição no buffet principal ou no restaurante junto da piscina. Este último durante a tarde possui variados alimentos para os snacks.
O Riu Karamboa fica situado na praia de Chaves. Na nossa proximidade não existe mais nenhum hotel, o que é maravilhoso em termos de sossego. A areia é fina mas um pouco escura. A praia tem várias espreguiçadeiras e guarda-sóis. Durante o dia faz muito vento, mas acaba por ser favorável pois o calor sem ele seria demolidor. O mar costuma estar um pouco agitado, requerendo alguns cuidados.

DSCF8600.JPG
DSCF8601.JPG


Existe uma piscina de grandes dimensões e com bares de apoio com os habituais cocktails de boa qualidade. De referir que ao longo do dia existem várias actividades e animações para os hóspedes.
Em termos de excursões para conhecer um bocado da ilha e a da sua cultura optamos por efectuar duas de meio dia, sendo uma delas ao norte da ilha e a outra ao sul. A oferta não é muito variada, pois a ilha também é muito pequena. Alerto que as viagens são feitas em carrinhas pick-up, sendo que existem 4 lugares no interior da mesma, e os restantes ocupantes terão de ir na caixa traseira (6 pessoas).
Na visita a norte começamos por ir à chamada escola de olaria, que na verdade não passa de uma pequena fábrica, de seguida fomos ao deserto de Viana.

Deserto de Viana
20160608_121028.jpg


Escola de Olaria
DSCF8941.JPG


Uma paisagem muito bonita, simples. Podemos aproveitar para descermos as dunas, é muito divertido. Em seguida fomos visitar o barco encalhado no cabo de Santa Maria.

20160608_131101.jpg


Nesta zona a praia encontra-se um pouco suja. O que nos deixa admirados é a quantidade de pedrinhas empilhadas que lá existem deixadas pelos vários turistas.

20160608_131238.jpg
 
Última edição por um moderador:

Rui Bandeira

Membro Ativo
Em seguida fomos visitar a cidade, e pelo caminho passamos por um bairro de lata, e ai sim apercebemo-nos da realidade daquele povo. Casas em bloco por terminar, sem água, sem saneamento. Somos expostos às dificuldades que aquelas pessoas atravessam no seu dia-a-dia.
Por fim visitamos um pequeno mercado, onde podemos fazer as compras habituais. Sem sombra de dúvida o melhor local para regatear e conseguirmos os melhores preços.
Na excursão ao sul começamos por visitar a Povoação Velha, como o próprio nome indica trata-se de uma pequena vila antiga, mas muito colorida e de grande beleza. Ai podemos visitar uma escola e estar em contacto com as crianças locais. Finda esta paragem fomos para a praia deserta de Santa Mónica, sem dúvida a zona mais bonita da Boa Vista. Águas de azul turquesa e mar sereno ao estilo das Caraíbas. Continuando o nosso passeio, fomos visitar uma gruta onde as tartarugas desovam e por fim fizemos o trajecto de volta ao hotel sempre pelas dunas, ao estilo de um rali, muito emocionante.

Fotos da Cidade

20160612_165158__ (224).jpg
20160612_165158__ (225).jpg
20160612_165158__ (229).jpg


Fotos Mercado
20160608_143349.jpg


Praia de Santa Mónica
DSC04419.JPG
DSC04420.JPG


Gruta de desova das tartarugas
DSC04464.JPG


Por fim, e sem sombra de dúvida o mais importante, uma palavra para o povo Cabo Verdiano. Extremamente alegres, divertidos, sempre com um sorriso para nós. Um povo genuíno e simples. O melhor da Boa Vista sem dúvida.
Em jeito de súmula:
- Hotel com quartos bons, boa variedade de alimentação a melhorar a qualidade das bebidas
- Temático Cabo Verdiano e Africano a não perder
- Beleza natural da ilha a explorar
- Povo maravilhoso que nos enche a alma

Boas viagens para todos.
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
@Rui Bandeira muito obrigado por me ajudar a recordar a Boa Vista. Como diria alguém: "já fui tão feliz na Boa vista".
Sei que estou a ser repetitiva mas Cabo Verde tem um lugar especial no meu coração. Estive em 2015 no Iberostar e com exceção do hotel (fiquei no Iberostar) revejo-me em muitos dos locais e das sensações, principalmente a opinião sobre o povo. Sodade daquelas gentes!
Obrigado por partilhares!
 

Lipe

Membro Conhecido
Obrigado também por me fazeres recordar das férias de 2015, as primeiras que o meu filhote fez connosco de avião e tão boas recordações nos traz! Foi precisamente na Boavista e no Karamboa que ficámos!
 

PatMagui

Membro Ativo
Muito obrigada pela partilha... será o meu destino em setembro :)
Deixe-me perguntar-lhe: ponderou fazer excursão com o sr. Emiterio de quem falam Tanto aqui no portal? Em quanto lhe ficaram as excursões que fez?
 

Rui Bandeira

Membro Ativo
Muito obrigada pela partilha... será o meu destino em setembro :)
Deixe-me perguntar-lhe: ponderou fazer excursão com o sr. Emiterio de quem falam Tanto aqui no portal? Em quanto lhe ficaram as excursões que fez?
Fiz as excursões pelo operador morabitur. No site da empresa tem a descrição das excursões e penso que também os preços. As excursões de meio dia eram de cerca de 30 euros.
 

SilverArrow

Membro Ativo
Bom report. Boas explicações das visitas e do hotel.

Mas não posso deixar de comentar esse "sushi"... simplesmente vergonhoso.
Penso que essa foto devia ir directamente para a RIU internacional para mostrar o que um dos seus hotéis serve aos hóspedes como Sushi.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha.
Um destino de calor a poucas horas de Portugal. Mas um destino que ainda não está nos meus futuros planos.
 
Top