Novidades

[Report] Be Live Experience Turquesa 25 de Maio a 4 de Junho 2015

Daniel Gonçalves

Membro Ativo
Pela primeira vez para as Caraíbas, comprei a viagem a uma agência física em Portugal em Fevereiro após uma daquelas promoções irresistíveis, 867€ para 10 noites em Cuba e com saída do Porto era praticamente impossível não aproveitar já que Cuba estava na lista de próximas viagens e ainda por cima com o reatamento de relações com os EUA podia não ter a oportunidade de conhecer Cuba tal como pretendia.
O primeiro passo foi ler o Tripadvisor e perceber até que ponto o hotel poderia influenciar negativamente as minhas férias visto que estava a fazer um downgrade ao tipo de hotel que costumo escolher.
Li um pouco de tudo, comentários muito negativos, comentários neutros e bastante poucos positivos.
Nos últimos 3 anos estive no Barceló Maya Beach, Grand Palladium Punta Cana e Grand Palladium Kantenah portanto estava habituado a hotéis de luxo.
Apesar de tudo decidi marcar e a partir daí preparei-me para o pior tentando manter as expectativas em baixo para a desilusão não ser grande.
Com a viagem marcada entro em contacto com o hotel no final de Fevereiro para solicitar os quartos que pretendia, lá responderam a dizer que iam fazer os possíveis e pediram para contactar mais perto da data da viagem. Em Maio voltei a contactar e os emails vinham todos devolvidos. Achei estranho o facto do Diretor do hotel deixar de comentar no Tripadvisor e temi o pior. Tentei contactar outros departamentos do hotel e todos os emails devolvidos de novo. Tentei falar com a cadeia Be Live no Facebook, Twitter e a única resposta que consegui foi que não tinham conhecimento de nenhum problema com os emails. Desisti, preparei-me para a viagem e levava um pensamento comigo "será que o hotel fechou?".

Posto isto que a aventure comece...

Os voos

Parti dia 25 de Maio às 11h do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Voo operado pela Air Europa num avião Embraer ERJ145 matrícula EC-KSS. Saímos com 15 min de atraso e o voo decorreu normalmente. De salientar apenas que tivemos como companhia VIP o empresário de futebol Jorge Mendes.

Chegamos a Madrid e fomos diretos para a porta de embarque pois só faltavam 2 horas para apanhar o voo para Havana. As malas seguiram diretamente e não precisamos de fazer check-in novamente.
O avião à nossa espera era um Airbus A330-200 matrícula EC-LVL.
O embarque decorreu normalmente e às 15h estavam as portas fechadas para sairmos da gate para a pista.
Passam-se vários minutos e o avião ainda na gate, após 30 minutos o comandante avisa todos os passageiros que o avião estava com uma avaria num dos motores e teria de ser substituido o APU (Auxiliary Power Unit). Avião desligado e imenso calor com algumas pessoas a ficarem indispostas, abriram as portas de trás para entrar ar fresco mas como os curiosos decidiam espreitar pela porta as hospedeiras fecham novamente as portas. Após 1h e 30m problema solucionado e lá seguimos para a pista.
Voo decorre de forma tranquila e sem turbulência. Único senão, fui na ultima fila junto ao WC. Levei o voo todo com as portas do WC a bater e com as descargas da sanita. Foram 9h e 30m assim.
Passamos a imigração sem grandes problemas, implicaram apenas com o facto de um amigo meu levar 3 tablets, mas como íamos 6 pessoas lá deixaram seguir sem fazer muitas perguntas.
O voo de volta foi quase todo com alguma turbulência e com a pior equipa de bordo que já apanhei. Por sorte não levei com um carrinho que estava destravado.

Chegada a Havana com chuva
ai60.tinypic.com_2ngygqg.jpg


Transfer Aeroporto-Hotel

Autocarro à nossa espera num parque em frente ao aeroporto, já era de noite e ainda tínhamos 2 horas e 30 minutos de viagem até ao hotel com a paragem habitual pelo meio. Depois de 9h e 30m de avião custa um bocadinho mas já é da praxe. Entretanto no autocarro iam alguns casais portugueses, um dos quais para o nosso hotel. Aproveitamos para meter conversa e o tempo passou a voar.

Check in no Hotel

Quando chegamos ao hotel não temos aquela sensação de "Uauuuuu", o lobby é pequeno e não tem aquela entrada imponente a que a maioria de nós está habituado nas Caraíbas, mas por ser pequeno tem a sua piada.
Assim que entramos no hotel e nos dirigimos até ao balcão somos presenteados com algumas baratas pelo caminho, inclusive podemos ver algumas mortas no chão. Podem ficar descansados porque foi o único sítio onde vi baratas e só apareciam à noite devido talvez à maior humidade no ar.
Check in feito de forma rápida, quartos atribuídos e vamos lá ver o que nos espera.

Entrada do hotel
ai60.tinypic.com_2yzki02.jpg


ai58.tinypic.com_vd1t9v.jpg


ai62.tinypic.com_25tc5cl.jpg


ai57.tinypic.com_302mgzb.jpg


O quarto

O meu quarto era o numero 567 num edifício localizado na zona central perto de tudo e em frente à piscina, assim que meti o cartão na fechadura electrónica e abri a porta respirei de alivio e o meu primeiro pensamento foi "pelo menos o quarto é bom". Apesar de se notar a idade da mobília o quarto encontrava-se limpo e sem cheiros. O ar condicionado era novo e não fazia muito barulho. Deixava o quarto fresco muito rapidamente.
O colchão não era muito confortável, sentiam-se as molas e acordava quase sempre com dores nas costas. A almofada achei muito baixa.
A casa de banho estava limpa, era espaçosa e relativamente bem conservada.
Num dos quartos que foi atribuído a outro casal que viajou connosco tiveram uma infestação de formigas no colchão que foi prontamente resolvido com a troca de quarto na última noite. O quarto para o qual mudaram era bastante degradado, com cheiro a mofo. Era o número 422 portanto evitem os quartos desde bloco.

ai57.tinypic.com_t98xmx.jpg


ai61.tinypic.com_o56qo7.jpg


ai61.tinypic.com_b6dilh.jpg


ai61.tinypic.com_1znvf51.jpg


ai58.tinypic.com_hspbih.jpg


ai59.tinypic.com_21c9p1u.jpg



O 1º impacto

Saímos do quarto para ir comer qualquer coisa e só estava aberto o snack do bar que fica junto ao teatro de espectáculos. Chegamos lá e o ambiente era horrível, já era 1h da manhã e estava cheio de alemães a fazerem barulho e quase a cair de bêbedos. Pensei logo, pronto vão ser 12 dias assim a levar com isto. Fiquei desanimado e ao mesmo tempo mentalizei-me que tinha comprado um hotel barato, que tinha lido milhões de comentários e mesmo assim arrisquei portanto tinha de assumir a culpa. Comi um hambúrguer e o ambiente entre o grupo alem do cansaço era de desanimo.
Viemos embora e cada casal seguiu para os seus quartos.

O dia seguinte

Acordamos e à hora combinada fomos todos tomar o pequeno almoço. Pelo caminho comentamos "estamos no mesmo hotel???". Podíamos ver famílias, casais, jovens, idosos, já parecia um hotel "normal".
O animo ainda que tímido voltava a aparecer mas ainda faltava ver o buffet e o mais importante, a praia!

Infrastrutura do hotel

O hotel é bastante pequeno, para quem já esteve em mega resorts ao inicio parece estranho estar tudo tão perto.
A impressão que temos ao percorrer o hotel é que está tudo bem cuidado, tanto a nível de jardins como de estruturas.
O hotel possui um bar junto do lobby, outro bar no teatro de espectáculos e outro na praia.
Alem do restaurante buffet onde são feitas todas as refeições, dispõe de um restaurante de snacks durante o dia que se transforma em temático à noite e ainda um outro temático que funciona como Italiano.
Uma das coisas que salta à vista é que há muita identificação do passado do hotel, por exemplo podemos ver algumas coisas a dizer Riu Turquesa, outras dizem Oasis Turquesa, outras dizem Be Live, outras dizem Gran Caribe, pormenores...

Edificios com R/C e 1º andar
ai58.tinypic.com_15zowfn.jpg


Zona de jogos, futebol, voleibol e badmington
ai62.tinypic.com_160pld3.jpg


Zona infantil
ai62.tinypic.com_svrrxg.jpg


Bloco onde fiquei
ai60.tinypic.com_24vutsz.jpg



O restaurante buffet

Espaço muito agradável com possibilidade de usarmos a zona exterior ou interior. Ficamos sempre no interior por causa do calor. O pequeno almoço tinha bastante variedade, destaco a fruta onde quase todos os dias tínhamos manga, ananás papaia, toranja e melancia. A manga acabava num abrir e fechar de olhos e por vezes não repunham ou demoravam imenso tempo a repor. Foi a única coisa onde notei que deviam ter mais atenção no pequeno almoço. Havia uma zona com queijos e fiambres, outra zona com bacon, feijão, banana frita e ovos mexidos, depois havia uma zona com diversos croissants e panquecas, outra com bolos, não faltavam opções. Tínhamos 4 ou 5 tipos de pão à escolha e uma zona com sumos, sumos esses que não eram naturais, pareciam-me sumos concentrados e eram sempre muito doces. Ao lado dos sumos havia leite e iogurtes "caseiros" feitos no próprio hotel em jarras de vidro. Não tinham iogurtes embalados como estamos habituados cá.
Quanto ao almoço e jantar achei que havia bastante oferta e que a comida em geral era boa. De salientar 2 aspetos negativos, a variedade é muito pouco, ou seja, ninguem passa fome, existe muita coisa para comer, mas ao fim de 4 ou 5 dias é sempre a mesma coisa. Para quem esteve 12 dias lá pode tornar-se um pouco repetitivo. O outro aspeto negativo é que tinhamos de andar sempre a escolher os pratos e as tigelas pois por vezes alguns não vinham bem lavados. Sinceramente nada de muito preocupante ao ponto de afectar umas ferias.

Interior típico das Caraíbas
ai58.tinypic.com_2qs9ri9.jpg


Os restaurantes temáticos

Marquei os 3, Cubano, Mexicano e Italiano.
O Mexicano foi o 1º, este temático é no restaurante snack mais perto da praia. Não achei nada de especial nem é propriamente temático. O espaço em si tem um aspeto normal e a comida não me fez recordar o México.
O Cubano não cheguei a ir porque coincidiu no dia que fui a Havana.
O Italiano tem outro toque de classe e esse sim já se parece mais com um temático, música ao vivo com um pianista e a comida apesar de não ser divinal tem outra apresentação e sabor. Este recomendo experimentarem.

Serve snacks de dia e transforma-se em temático de noite
ai57.tinypic.com_opzbwm.jpg


Entrada Mexicana tipo chili com carne
ai62.tinypic.com_2eeiutj.jpg


Outro prato Mexicano
ai62.tinypic.com_2rm4imv.jpg


Entrada do Italiano
ai57.tinypic.com_dtvg5.jpg


Sopa de abóbora com camarão
ai61.tinypic.com_14xktms.jpg


Sopa Minestrone
ai60.tinypic.com_21niaoo.jpg


Lasanha
ai59.tinypic.com_2zyejgi.jpg


Pizza
ai61.tinypic.com_oub41z.jpg


Prato de carne
ai57.tinypic.com_vndmrm.jpg


Profiteroles com gelado
ai61.tinypic.com_jab8di.jpg



Animação e espetáculos

A animação é o normal em resorts pequenos, 2 ou 3 animadores tentam interagir através de jogos, músicas e coreografias principalmente na praia. Na zona da piscina nunca vi animação a não ser em frente no teatro onde fazem alguns jogos como o Bingo.
Os espetáculos surpreenderam-me pela positiva. Face aos poucos recursos que o hotel dispoe, os bailarinos são na sua maioria muito bons e capazes de proporcionarem shows interessantes.
Destaco o show de magia e o show aquático que decorre na piscina.
Um ponto negativo para o arquiteto que se lembrou de colocar um pilar em frente e a meio do palco.
Após terminar o espectáculo o teatro transforma-se em discoteca.

Bar do teatro
ai59.tinypic.com_33oijk0.jpg


O magnifico pilar a meio
ai57.tinypic.com_311mdyq.jpg


Vista para o teatro
ai62.tinypic.com_vmrxfp.jpg


O staff

Nada a apontar, todo o staff e principalmente o pessoal da animação e dos restaurantes são de uma simpatia extrema, sempre muito atenciosos e com um sorriso contagiante.

A praia e piscina

Ponto chave do hotel. Percorri toda a linha de praia e posso dizer que a zona em si é fantástica. Areal grande e limpo, espreguiçadeiras sempre disponíveis e vários seguranças que nos permitiam andar descansados devido ao constante movimento dos vendedores.
A piscina não há muito a dizer, é suficientemente grande e estava limpa.

Caminho de acesso à praia
ai57.tinypic.com_ll9jc.jpg


Bar da praia
ai62.tinypic.com_13z68op.jpg


O paraíso
ai58.tinypic.com_jubadh.jpg


Azul turquesa
ai57.tinypic.com_2f0d3sm.jpg


ai57.tinypic.com_2j3kzn6.jpg


Zona de relax
ai62.tinypic.com_243ey2o.jpg


Piscina
ai57.tinypic.com_10ichhd.jpg



ai58.tinypic.com_mcr8js.jpg



Excursões

Fui um dia a Havana com o Yoander. Uma van foi-nos buscar ao hotel as 8h, paramos em Bacunayagua para beber a famosa piñacolada e seguimos para Havana onde nos esperava o Yoander. Percorremos os principais locais de Havana Velha e a zona mais "recente". O almoço foi no D. Eutimia. Não vou colocar fotos pois o objetivo é dar a conhecer o hotel. Devo dizer que recomendo a toda a gente fazer uma visita com o Yoander pelo conhecimento, humildade e pela ligação que se sente ao fazer a visita com ele. Quem quiser mais informação e detalhes PM.


Resumo final

A questão que se impõe sempre é...
Voltaria a este hotel? Sem dúvida, mas com alguns se...
Se voltasse a apanhar um excelente preço.
Se quisesse principalmente usufruir da praia.
Se os hotéis de nível superior estivessem muito mais caros.

Apesar de tudo o que li de negativo, de todo o receio que levava e das limitações do hotel passei umas férias inesquecíveis onde não senti falta de nada.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Daniel, que belas fotos e descrição! :)
Cuba é, de facto, um destino à parte. Tem uma água límpida e umas praias fabulosas!
É pena que a qualidade hoteleira deixe sempre a desejar.
Obrigada pela partilha e por nos dares a conhecer mais um hotel dessa bela ilha. ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Parabens Daniel pelo report, por toda a descrição. A praia é realmente maravilhosa, Cuba é un dos destinos que esta no inicio da minha lista.

Obrigado pela partilha :)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Daniel,
Muito obrigada pela excelente partilha.
Foi por pouco que não marquei esta promoção mas a qualidade hoteleira fez me hesitar, se soubesse tinha arriscado mas assim fica para uma próxima.
mas deixou-me com mais ansiedade para conhecer esta maravilhosa praia.
Gostei muito de ver a praia.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha!

Acho que uma pessoa 'se esquece de tudo' quando nos deparamos com esse azul turquesa, simplesmente fantástico!

Boas viagens :)
 

Titos

Membro Conhecido
Boas Daniel,
Só estive uma vez em Cuba, e já lá vão uns anos, mas gostei muito, nomeadamente de Havana.
Quanto a Varadero, penso que é unanime, conforme já foi referido atrás, que a qualidade hoteleira é inferior ao que estamos habituados nas Caraíbas.
Para além desta perspetiva inicial, gostei da forma como fizeste a abordagem ao hotel para onde foste. Eu tento fazer o mesmo. Quando as expectativas não são exageradas, normalmente não saem defraudadas e conseguimos rentabilizar muito melhor as férias.

Para mim ficou a dica, se o preço for bom, não há que temer.

Obrigado.
 

Nemesis

Membro Novo
Daniel, excelente!!!!

Como sabe, vou para esse hotel daqui a dois dias, e o receio estava sempre presente! Mas este report é bem claro e ajuda a perceber que a relação qualidade preço é importante. Por isso.... Cuba, aí vou eu!!!!!!! Yeeeee

Obrigada pela partilha!
 

Nando Parente

Membro Conhecido
Obrigado... :D

Na altura ainda estudei o caso, mas como era apertado em férias e o hotel não nos agradou nada, esqueci...
 

João Portela

Membro Novo
Para mim Cuba é sem dúvida nenhuma um destino especial. Já fui ao México, Republica Dominicana, mas Cuba ficou no coração. O povo, a cultura, a praia, a história... parece que andamos para trás umas décadas.
Não existe uma oferta tão vasta como nos outros destinos das caraíbas, mas também existem bons hotéis em Varadero.
Fiquei no Iberostar Laguna Azul que na altura que fui tinha um ano e era muito bom, apenas há um senão em Cuba... o preço. Caso se queira as mesmas mordomias dos outros destinos temos de largar os cordões à bolsa.
Eu não me importava de ir a Cuba e ficar num resort inferior porque o todo supera tudo o resto. Na minha humilde opinião.
 
Top