Novidades

[Report] Barcelona e o delirio de Gaudi

pedro de barros

Membro Ativo
Tal como um postal ilustrado existe o belo na frente que nos atrai e o verso que pode ser o inverso ...
Acabado de chegar de Barcelona 5 noites esta é a minha foto de uma cidade que albergava um dos meus sonhos de jovem...Em 92 fechava os olhos e ouvia Montserrat Caballé e a voz de Fred Mercury (Fred morre em 1991) cantarem juntos a música do álbum Barcelona de 1988, o hino mais lindo da historia dos jogos Olímpicos até hoje.Esta seria a minha homenagem a ambos e queria um dia lá estar fisicamente para secar as lágrimas da minha emotividade, perante tal criatividade Humana, esta era a minha promessa..lá ...seria o nosso encontro final...do meu agradecimento a ambos e Barcelona pela sua dádiva Universal no tempo e nos próximos séculos vindouros...
I
Día 1 - 4 Julho/2015
Voar do Porto para Barça é como um pulo de uma cerca fechada ..perto e um salto bem alto num voo curto para enganarmos o espaço do tempo a 850 kms hora....
Terminal T1 , procurar a saída para o quiosque do tabaco e comprar o T10 ,meio mais económico e pratico para 10 viagens entre metro,bus e trem.
Pode ser utilizado o mesmo bilhete por ambos .Mas para quem vai 5 noites é preferível comprar dois T10,porque depende onde fica o vosso hotel das ramblas e da praça da Catalunha.
Preço 9.95 cada um.
Á distancia de um braço na saída do terminal T1 o Aerobus leva-vos ao centro da Plaza Catalunha por 5.990. € ida
é preferível comprarem logo ida e volta porque só efetuam trocos até aos 20 euros . Sem carro estão na terra de ninguém e apanhar um táxi é um absurdo a 20 /30kms da Cidade.
O hotel escolhido foi o Eurostars mitre 3 estrelas num dos bairros chiques da parte alta da cidade.Bem localizado a nível de metro e o bus V15(200 mtos) que vos coloca diretamente na Barceloneta. Ao chegar olho e reparo numa bandeira catalã desfraldada ao Vento quente que soprava no cimo de um varandim das calles do bairro St.Gervasi onde fiquei hospedado com a seguinte descrição.."Independência es dignidade"..para quem ??? para os ricos do barrio ou para os pobres de 600 euros de ordenado que vivem fora da cidade?? Sim..porque 600 €, não se vive em Barcelona, não se tem carro e se move por transporte publico não se vai aos museus e ás ramblas...esquisito..ao fazer o check in vejo num periodico em letras gordas "Solamente uno em cada 10 cidadanos visita os museus da nossa cidade, o Turismo salva-nos da catástrofe da crise",que surpresas Barcelona me iria reservar nos próximos dias???...
O hotel fica numa calle lateral estreita e onde o silencio impera nas caniculas dum Verão impedioso cujos taipais dos residentes se estendem mitigando o suor e humidade que empapa os n/corpos e o de todos.
Fresco e arejado num beje que salienta a limpeza do Lugar.
Recepção simpática,quarto standard com banheira jacuzzi e tv plasma bem decorado quanto baste limpo e tamanho no limite.Cofre gratuito com caução de 20 euros que vos é entregue na saída.Limpeza a horas, rápida quanto baste ,boa insonorizaçao,tolhas de muda diária,secador,etc etc.
Optei por mudar a reserva no Booking de um twin económico (sem pequeno almoço) de 308 € 5 noites para um standard com duas camas e espaço maior por 449 € s/pequeno almoço e já com a taxa turística e a margem do booking incluída.Optei pela reserva e pagamento somente no local ,uma segurança que recomendo,pois um dia antes da chegada podem anular a reserva se algo vos acontecer sem custos alguns.

O Barrio

Uma surpresa ,ordenado ,cujas callles fermentam de pequenos negócios, perfumarias,pequenas frutarias, pequenas mercearias,uma ostraria ,um mercado St.Gervasi,onde abastece os locais residentes,frutas lindissimas e apetitosas,peixe fresquissimo,um supermercado ,um pequeno jardim onde a frescura da esplanada nos permitia tomar os n/pequenos almoços que ficariam sempre na média dos 8/9 € casal.
Os catalães adoram cães.Todos de raças com pedigree passeiam-se a todo o momento pelo parque ,pelas ruas pelo metro,sim...de uma coordenação jamais vista,observei varias raças entre as calles,metro e bus juntos com a população de coleira e trela sem um latido ,em silencio como se fossem parte da cultura e formação deste povo.
Eles adoram os animais e agora compreendo porque foi a Catalunha a primeira a abolir os toiros de morte por referendo...

Nesta ordem verifico que protegem muito o retalho de proximidade,em todo o lado gerando empregos,e cujo poder de compra preserva esta tradição de um bairro.Aqui não existe a desordem do n/País,onde os alvarás de construção passaram para a mão das cameras municipais e foi o caos destruindo o tecido social de proximidade.Aqui os grandes Hipers estão completamente fora da cidade em descampados e quem quiser que se desloque de carro.
Os shoppings só estão concentrados no centro ,na Plaza Catalunha,Plaza de Espanha e passeio de Gracia.
Esta ordem existe por toda a cidade e é um exemplo da economia de consumo,os grandes não podem destruir os pequenos...


As Ramblas

Barcelona geometricamente é como um rio que nasce nas altas montanhas e desagua num delta com saída para o mar...Este movimento é uma corrente forte de um caudal de gente que desagua no seu delta.Todas as direcções da Cidade convergem no mesmo sentido,porque é o seu delta e estrategicamente a cidade velha e o seu bairro Gótico tinham assim acesso a um porto de mar e receber as especiarias das Indias e as pilhagens de Pizzaro,Cortez,del mar del plata e do imperio Inca..
Por isso as ramblas e plaza Catalunha são um tesouro tão cobiçado.Todas as grandes marcas mundiais de consumo tem o seu espaço prolongado pela avenida de Gracia onde hordas de turistas vindos de todo o Mundo,de Hong Kong,Singapura,Russia,China transportados por cruzeiros de luxo desaguam nas suas praças e compram tudo sem discutir preço_O alto luxo está disponível 24 horas e o consumo em época alta é veloz como a fúria do rio onde nasce ...
Acabei por desaguar na Barceloneta e cansado depositei o meu corpo no fresco do mar no restaurante cervejaria de cadeia franchisada "La Sureña"

Em si esta cadeia é honesta,tem aqueles baldes enormes com muito gelo e muitas minis de vários sabores de cerveja,(a sagres esta a vender uns iguais...) Tem um presunto de reserva bolota 12 meses de cura,uns camarões ración qb e umas canas qb. Não compromete mas não deixa de ser agradável por 22 € duas pessoas.

Día 2. 5 Julho 2015

A praia

Já alguns dias andava preocupado com a onda de calor que aí estava a chegar..
No Windguru marcava 35 graus na linha de água e preocupava-me pois a minha esposa nao aguenta muito o calor e a idade e energia ja nao é a mesma de ha 25 anos atrás..Embora tenhamos ambos nascido em 61 e 62 reconhecemos que as viagens ao longo de 25 anos por varias latitudes do planeta, algumas, já não as faríamos hoje.
Nesses próximos dias as temperaturas,iriam chegar aos 42 graus celsius e durante a noite estavam 31 graus...Seria impossível visitar algo em filas intermináveis neste inferno próximo do de Dante talvez e os noticiários aconselhavam os cidadãos a permanecer em casa..


Barceloneta é uma praia tão e somente urbana com areia introduzida por altura dos Jogos Olímpicos.O aluguer de uma sombra custa 8 euros mas o marroquino guardador de cabras e de sonhos das suas montanhas do Atlas obrigava o Senegalês a fazer o trabalho duro de furar areia de picareta Para colocar os sombreros..."Mira tiens sombreros aqui guardados e tiens una fila de 20 personas esperando..porque no as alquillas???!hummm...-Solamente lo negro cava eu no!! ...tiens de esperar....
Não esperei e procurei a um domingo de Verano um lugar junto á agua onde o ar fosse respirável..
Tomamos um duche de agua doce,bebi una sangria e alugamos duas bicicletas(favor levar cópia de identificação) regateando por duas horas 5€ cada uma e fomos conhecer o resto das praias ao longo da costa em sprints fantásticos cantando a música das n/vidas ,,Barrceeelonnnaa!!!
Não recomendo as caipirinhas e os mojitos dos vendedores de praia de 4€ regateei para 1€ e aquilo é tudo aldrabado ,com bebidas de terceira e rum péssimo, com muita agua e corante verde....
Almoçar somente nas compras de um supermercado que explora, mas ainda assim consegue ser mais barato que os restaurantes de praia...Uma sangria 12.5€....

Día 3 6 julho 2015


O bus turisto e o delirio de Gaudí...

Preço um día 27 € pessoa com desconto de 1€ se for comprado no hotel.

Decidimos visitar a cidade da forma mais rápida e evitar ao máximo e limitar as saídas do Bus porque a frente de calor com 42 graus tinha chegado..Tudo ardia no Sul de Espanha e a compostura da indumentária do Barcelonês típico passou para bermudas e chinelos ,já nada escapava ao inferno e atravessar esta canicula sem hidratação e hidratos pode levar á desorientação , alucinação e problemas renais ....
Senti que algo não estava bem,fiz um esforço tremendo para caminhar até ao estádio Olímpico e lá no alto pude observar as ondas de calor de Barcelona até ao mar que subiam em espirais espalhadas pelo vento do levante.

E ali tinha chegado finalmente...entrei por uma abertura com alguma sombra e sentei-me observando as formigas de asa devorando um escaravelho na erva seca gretada pelo sol inclemente.
Olhei...e o relvado verdejante do estádio era agora una amalgama de terra seca e ervas daninhas e o branco da pedra dava lugar ao amarelo torrado .Umas cigarras cantavam ,aliás essa é a sua função ,emitir aquele ruído e não trabalharem ate morrerem por falta de provisões no Inverno...Cada um de nós tem uma função a cumprir ao longo das n/vidas.
Gaudí,Miró,Fred Mercury,Leonardo,buda ,Cristo e outros tantos criadores e Santos ao longo da nossa milenar existência cumpriram a sua deixando-nos luminosidade nos n/caminhos , sublimação e bondade nos n/corações.
O tempo tinha passado,passei um pouco de agua fresca na nuca e molhei o velho chapéu de palha de tantas aventuras e viagens e estávamos sós..
Agarrei a mão da minha esposa e afinal tinhamos aquí chegado depois de 37 anos juntos,e depositamos o pequeño ramo de flores no campo árido do estádio onde a beleza universal tinha dado as mãos juntas em 92 e cantava a glorificação dos últimos jogos da Paz e do espírito de Pierre de Coubertain..Em 95 começaria a guerra e o genocídio dos Balcãs e em 2001 cairíam as twin towers e o mundo jamais seria igual até aos dias de hoje.
A minha ingenuidade e pureza tinha dado lugar ao terror ,á ansiedade e medo do mundo atual,nada seria igual depois daqueles jogos e daquela canção..
Do cimo de Montjic temos uma vista esplendorosa de Barcelona e o mar que enche de azul a luminosidade da cidade aos nossos pés,despedi-me do meu sonho e abri a carta que tinha enviado para ela em 92 ,23 anos depois,o seu cabelo loiro era ainda tão belo como as searas ondulando e os seus pequenos sulcos na face lisa eram pequenos regatos por onde a agua brotava alimentando os morangais vermelhos da nossa juventude ...passada...

lemos ambos em conjunto essa promessa e o papel ainda se mantinha aberto enquanto as n/lagrimas secavam depois desta caminhada juntos...despedi-me deles,Fred havia desaparecido há muito tempo e a minha heroína Monserrat com os seus 92 anos atuais com certeza estaria descansando no fresco do seu refúgio algures na sua cidade,Barcelona...


O delirio....

E o bus arrancou em ziguezagues na direcção do mar,como se a estrada não tivesse fim entre catos,figueiras e algumas sombras que fugiam do sol que dominava a paisagem.
Como viajante prefiro sentir as emoções .O exterior de uma escultura ou o rosto de uma idosa que escolhe o melhor peixe da sua banca ou o melhor vinho do seu produtor ,são suficientes para compreender os cheiros e a vida de uma cidade ou um pueblo. Não era minha intenção ver picasso,todas as obras de Gaudi ou Miró,mas sim calcorrear as ramblas,a cidade velha quinhentista e descobrir algum segredo guardado numa tasca onde o melhor presunto do mundo( 5J )me fosse apresentado fatiado 30 minutos antes de ser servido e os seus óleos e apuro do bácoro se desfizessem no meu palato...Era assim e sempre foi Espanha para mim,a essência da Andaluzia ,e uma manzanilla fresca/amarga numa calle de Cadiz e um arroz negro de puntillitas de San luca de Barrameda....
O meu delírio começava e a ardência aumentava á medida que descia ao fundo de Gaudi e as alucinações começavam a aumentar á medida que a morfina aumentava no meu corpo para suprir a dor.....
Já não estava com Gaudi ,tremia e estava com convulsões num hospital do mar porque era assim que se chamava...Del Mar...lembro-me que o fundo era azul,e nessa queda para o abismo senti os braços de Gaudi tentando-me salvar e os gritos de Guernica de Picasso eram os gritos de dôr dos humildes e sem-abrigo que se espalhavam pelo lustro e caos do bloco de urgencia do interior da fachada daquele Hospital que emanava brilho e sépticamente se apresentava brilhante aos turistas e barcos Gigantescos que se amuralhavam nas suas vistas para que Barcelona fosse sempre eterna e bela...
A demência durou 19 horas e os espasmos da cólica renal aguda tinham feito com que o calculo renal fosse agora um grão de areia algures depositado na minha bexiga dilatada.Não podia ouvir mais o delírio e a febre do homem que morria lentamente ao meu lado de inchado que estava...Uma cigana de cabelo vermelho arrancou o sangue que vertia para as suas veias e fugiu mais a família toda vermelha pintada na direcção do mar...o sem abrigo Português insultava o pessoal médico e as suas pernas eram grotescamente dois grandes tocos inchados em carne viva..Lá fora a Cidade continuava linda e ébria e todos os seus detritos eram lavados e guardados dentro de edifícios modernos...
Saí no dia seguinte ,febril e com sede.Sentei-me um pouco e esperei pela conta hospitalar...Relembro-me de alguém me ter dito que poderia morrer ali se não pagasse a caução de 400€ para entrar porque não levava um simples cartão de saúde Europeu...ouvi una cabrona discutindo com a minha esposa,berros,fúria,paga!!paga!!!!E paguei 1090 € e no final deram-me toda a papelada e recibos para tentar reaver o dinheiro em Portugal...

Dia 4 A Sagrada Familia

Medicado ,tudo tinha passado como as correntes de primavera, perdido um dia ganhei nessa noite o melhor jantar em Barcelona ,nada é barato nesta Cidade,mas a descoberta deste restaurante de marisco perdido entre a noite das calles afastadas da plaza Cataluña foi a melhor recompensa pelo meu delírio morfinoso....
Levava uma indicação do trip Advisor e não me defraudou.Simplesmente fresco e fabuloso ,numa banca forrada de gelo os crustáceos e bivalves eram vivos e escolhia-se o que se queria e o Chef logo pesava e recolhia em pequenos sacos transparentes a minha lustrosa sapateira e os lagostins para o arroz perfumado de maresia para a minha esposa.Navalhas já não havia,pelo que recomendo fazerem reserva e solicitarem logo uma dose das famosas delicias das águas salobras das melhores rias do mundo.Acompanhei com uma cava e um copo de rosé para a agridoce sapateira e finalizei com um branco ribera del Duero os cinco Camarões roxos da costa Dourada.Este tipo de restaurantes saem fora da rota e da roubalheira do caudal ramblesco.Aconselho sempre a não tentarem descobrir a pé estas referências do Tripadvisor porque nunca são tão perto do metro ou do bus conforme o mapa indica.A melhor solução é sair no metro da plaza Catalunha ou sair na estação mais próxima e apanharem um táxi por 5/6 € e estão lá.
O restaurante vencedor é....MariscCo
C/Corsega 272 Reservas 93 292 2816
O preço foram 25 €pessoa e para a relação /qualidade honestidade quantidade foi o melhor.Recomendo com a ressalva que colocam pouco sal no marisco e pimentos ou especiarias,tudo é fresco e natural e na mesa tem uma míriade de sabores e molhos para misturar.

O vencedor para o melhor presunto 5j e a melhor sangria foi uma descoberta por detrás da catedral de Barcelona no bairro Gótico. Não é fácil descobrir estes lugares porque as ruelas são tantas e existem tantas taperias que nos perdemos na escolha.
Le Bouchon
Carrer dels LLedó,7 tel.933107480 ext.707 [email protected]

As roubalheiras e os piores :

Don Juanito posava mais uma vez de laçarote e sorriso brilhante para as selfies de umas japonesas no seu lugar de sempre do mercado la boqueria no bar Pinotxo.Nos seus quase 80 anos mais a família tinham alcançado a fama mundial e pelo seu estatuto de melhor taperia do mercado e das Ramblas....
Mais uma fila se perfilava diante dos poucos lugares de banca corrida..Não vi alguma tabela ou preçário ,os flutes de cava escorriam e juanito brilhava e todos sorriam.Era beautiful e trendy,vir ao Pinotxo e Don Juan com os seus dentes bem tratados me chamou;
-Pues muy bien qui quereis comer???
- hummm,que recomenda??? Haaa!!Pués uns chipirones??!!!Que tal???Si,si juanito ordenava e era uma festa...um prato de sobremesa com dois chipirones com su tinta e uns graos de soja...Agradável mas nada mais simples..Pues agora unas navajas,que achais!!????Si,si,Don Juan era uma estrela de Hollywood reformada talvez..aquela dentadura e o cabelo branco ralo oleoso repuxado para traz lembrava-me Manolete ,o grande torero ,o eterno...unas 6 navajitas num platito ...Ao meu lado Juanito distribuia mais beijos e selfies,Barcelona no seu melhor ,deliciosa mas cara.
Entretanto havia de dar lugar á horda de Americanos chegados á pouco de um cruzeiro.La cuenta Senor Juan por favor!!!Pues mui bien ,la contita e lo meu sonriso és....52€!!!Da-me a sensação que o bulicio do mercado esmoreceu e outra metade sorriu...Una cava,una caña ,quatro tapas porciones ,dois pans minusculos e uma cola 52 € ... O sorriso ☺ de Manolete continuou e eu devia era estar ébrio de ar e de gás hilariante perante tamanho ladrone....

Roubalheira 2

Cadeia de tapas franchisada Vasca só de nome Txapela.Mini tapas de 5 cm a dividir por 2 ,deu 2,5cm de tapa a cada um e paguei 22 euros por aquela bodega.Sem comentários,a viagem estava a chegar ao fim e no final deram-me um cartão que dizia..."Autenticament Bascos" autenticamente ladrões.


A Sagrada familia estava no fim da minha visita e tinha chegado o momento de me despedir de Barcelona e do seu Criador.Lá fora o calor era imenso e imensos eram os turistas que esperavam a sua vez ,eu agnóstico profundo caminhava na direcção onde Gaudi jazia nas fundações da Catedral quando observo esta declaração escrita num marmore em várias traduções.."La Idea de La Morte No la separa mai ningú de la idea de Déu"

Antoni Gaudi

Vacilei...a minha agnosticidade existia e jamais caíria na tentaçao do ateísmo absoluto...
O delirio tinha acabado e a morfina também...

Até breve

Pedro de Barros
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Pedro :)
Eloquente report.
De facto, Barcelona é uma cidade tão bonita quanto cara. o_O
Tive o prazer de a visitar em Abril passado (mês bem mais "temperado", circula-se melhor) e tudo é caro! Não será fácil viver ali com um rendimento mensal baixo. :(
Lamento o contratempo, não deve ter sido nada agradável, já não bastava as dores do paciente..... e a carteira também se ficou a queixar... :eek:
Certamente que numa próxima viagem, vai correr tudo bem melhor. ;)
Obrigada pela partilha! :p
 

pedro de barros

Membro Ativo
Olá Pedro :)
Eloquente report.
De facto, Barcelona é uma cidade tão bonita quanto cara. o_O
Tive o prazer de a visitar em Abril passado (mês bem mais "temperado", circula-se melhor) e tudo é caro! Não será fácil viver ali com um rendimento mensal baixo. :(
Lamento o contratempo, não deve ter sido nada agradável, já não bastava as dores do paciente..... e a carteira também se ficou a queixar... :eek:
Certamente que numa próxima viagem, vai correr tudo bem melhor. ;)
Obrigada pela partilha! :p
Obrigado deu cá um trabalho e ter tempo para acabar .Eu sei que o pessoal gosta de fotos mas não me sinto bem nessa área...

Até breve!
 

Sunset

Inativo
Olá Pedro :)
Realmente eloquente com diz a Cristina ;)
Tem realmente o dom da palavra :p já o meu são numeros :D
Realmente para ficar completo faltam as fotos e aí sim seria perfeito!
Barcelona já visitei 2 vezes, mas nunca no Verão ;)
Que pena esse problema de saúde, mas Espanha no verão é de fugir! Espanha e não só ;)
Por acaso tive um problema de saúde em Espanha, no meu caso uma infecção urinária e tive que recorrer aos cuidados de saúde Espanhois, num Hospital em Granada.
Esperei muito tempo para ser atendida, devido a um acidente grave que ocorreu na cidade, mas o tratamento foi 5 estrelas!
Não tinha seguro, não tinha cartão de saúde Europeu e além de ser bem atendida, não paguei consulta! Fizeram análises e deram logo os medicamentos necessários para 3 dias de tratamento, completamente gratis!! (antibioticos e outros necessários)
Ainda passaram a receita e escreveram uma carta ao meu médico para que assim que chegasse a Portugal o fosse visitar ;)
Tive sorte? Talvez!!
Bem... quando for a Cuba ... é necessário umas fotos :D Para dar alma ao report !!
Boas viagens!!
 

pedro de barros

Membro Ativo
Obrigado Sunset,
As senhoras estao em vantagem dois posts femininos,boa ja é animo!!!
O dom nao tenho, o melhor premio recebido até agora foi uma narrativa minha lida no progama da antena 1 "Historias de vida" em pleno día de Pascoa ás 13H em ponto.
Inúmeros contos estao dispersos pela net e o livro nao foi editado porque a editora faliu nesse ano....
Eu sei que esta área precisa de fotos mas ja recebi alguns likes e sinceramente a minha onda é a escrita,desculpem....
Teve sorte no seu caso...em Barcelona foram brutos e mal educados e recusaram-me a entrada senao pagasse.
Obrigado pelo seu apoio e prometo que vou usar a foto como muleta de apoio no futuro....

Abraço
Pedro
 
Última edição por um moderador:

Flecha

Membro Conhecido
tens uma veia escritora de facto.... mas umas fotos é que era! mais do mesmo eu sei... mas cada um vê a cidade com olhos diferentes.
 
Última edição por um moderador:
Top