Novidades

[Report] - Barcelona e Madrid

Mel C

Membro Conhecido
Ora vamos lá a fazer o meu primeiro report no forum :D Em Abril/Maio estive pela primeira vez em Barcelona (5 dias) e Madrid (3 dias). Fiz Lisboa - Barcelona pela TAP, Barcelona - Madrid na Iberia e depois Madrid - Lisboa pela TAP novamente, paguei por volta de 60€ e pouco pelos três voos. Como estive 15 dias de férias voltei a Lisboa e depois de uma pausa de 5 horas em casa segui para Londres, mas essa história fica para outra altura :D

Viajei sozinha e como tenho uma amiga que mora com o marido em Barcelona, fiquei em casa deles. Em Madrid fiquei num hostel na zona da Chueca.

Dia 1 - 27 de Abril

Apanhei o voo para Barcelona ao final do dia e aterrei já por volta das 21h. Foi a primeira vez que estive no T1 do aeroporto e muito engraçado, eu adoro aviões e enquanto estava por lá à espera vi um avião da Iberia chamado Guadalupe, mais tarde encontrei o mesmo avião no aeroporto de Barcelona! Não tirei fotos mas a aproximação ao aeroporto El Prat é muita bonita, o avião segue por cima do mar e vê-se o parque de Tibidabo iluminado, mesmo muito bonito.

Como aterrei de noite fomos dar uma espreitadela ao El Nacional (uma espécie de food court mad toda decorada com vitrais e candelabros gigantes e pormenores dourados), e depois a um bar fazer tempo para apanhar o autocarro nocturno para a zona deles e foi isso a primeira noite em Barcelona.

Dia 2 - 28 de Abril

Visita à Sagrada Família que para mim foi o ponto alto de Barcelona, é absolutamente linda, e os jogos de luzes criados pelos vitrais são do mais bonito que já vi na minha vida! Toda a fachada é muito trabalhada e cheia de detalhes (há um presépio numa das fachadas!), lá dentro para além dos vitrais há uns pilares que em cima têm os nomes dos quatro pilares da Catalunha.

20180428_161541 (2).jpg

IMG_0022.JPG

IMG_0024.JPG


Ao lado há um museu do Gaudí que conta toda a história de Gaudí e da construção da basílica (o museu está incluído no bilhete). Nós não visitámos as torres (pagava-se mais para isso).



DSC00963.JPG


DSC00965.JPG

Cá fora estavam uns chineses a fazer uma sessão fotográfica de casamento :D

Depois disso seguimos para o Parc Guell. Não entrámos lá mas andámos no parque que existe à volta e que é gratuito. Subindo até lá acima (ainda é uma grande caminhada!) há uma vista fantástica sobre a cidade.

DSC00985.JPG

DSC00989.JPG

O que toda a gente faz é comprar uma cerveja cá em baixo e sentar-se no topo do parque a beber e a ver as vistas, e foi isso que fizemos também!
33222899_1824496544259902_7817315566527447040_n.jpg

Sou a mão da esquerda :D Sempre que pedimos una caña em qualquer lado servem-nos Moritz que é a cerveja de Barcelona (a fábrica ficava no bairro do Raval), comparando com as nossas a Moritz é água. Se mesmo assim quiserem experimentar tentem a Epidor, é mais forte (e mesmo essa é fraquinha).

Depois disto fomos ao Parc de Triomf e ao parquezinho lá por trás.
DSC00993.JPG


Virando à direito fomos ter ao Bairro Gótico, uma das minhas zonas favoritas na cidade.
DSC01003.JPG

Se não estou em erro esta era a Basílica de Santa Maria del Pi.
DSC01005.JPG

Ruas do Bairro Gótico.
DSC01015.JPG

Umas colunas romanas dentro do Bairro Gótico.
DSC01017.JPG

DSC01018.JPG


Esta praça era um local onde foram fuziladas várias pessoas durante o tempo do Franco, as marcas nas paredes são marcas de balas.
DSC01022.JPG

Catedral de Barcelona.
Depois do passeio pelo Bairro Gótico fomos ao Raval onde há um hotel com rooftop onde dá para ver as vistas (não tenho fotos), jantámos num indiano por ali, fomos até um barzinho e depois casa.

Dia 3 - 29 de Abril
Dormimos um bocado até mais tarde e depois seguimos até à zona do Museu Nacional de Arte Catalã. Estava um dia farrusquito e ainda apanhámos chuva.

DSC01024.JPG

DSC01025.JPG

DSC01028.JPG

Em frente ao museu. Não dá para perceber mas sobe-se imenso até lá acima!
DSC01030.JPG

A vista do museu. Lá ao fundo a montanha de Tibidabo com a igreja.

Queríamos visitar o Museu mas estava fechado, de modo que descemos até ao edifício da Caixa Económica onde costuma haver exposições. As entradas são baratas (3€ se não estou em erro) e gratuitas para quem tem conta no banco. Os meus amigos tinham 3 cartões do banco por isso entrámos os três de graça :p Havia umas 4 ou 5 exposições diferentes, a que gostámos mais era uma sobre filmes da Disney, com os desenhos originais de alguns filmes como a Pequena Sereia ou o Frozen. Depois disso fomos para casa.

Dia 4 - 30 de Abril

Este foi o dia de andar de sozinha. A minha amiga trabalhava na zona junta ao Arc de Triomf, deixou-me aí e depois segui pela marginal até à zona das Ramblas.
DSC01034.JPG

A estátua de Colombo :) Chegando à estátua é virar para cima e estamos na Rambla, uma avenida gigante e cheia de gente que liga a zona do porto à Praça da Catalunha.
 

Mel C

Membro Conhecido
Fotos da Rambla:

DSC01035.JPG

DSC01036.JPG

DSC01037.JPG

DSC01041.JPG

A casa Batló ali escondida.
DSC01039.JPG

A arquitectura do Gaudí é otda muito arredondada e inspirada nas formas da natureza. Eu tenho que admitir que não é bem o meu estilo de arquitectura. Não cho muita piada e não visitei nenhuma das casas.

Passei um dia inteiro a subir e a descer a Rambla, a Praça da Catalunha e o Passeig de Gracia sem saber muito bem o que fazer. Confesso que Barcelona não é bem o meu estilo de cidade. Mesmo em termos de museus, não tem muita coisa que eu ache interessante, por isso não me apetecia ver nada.
DSC01058.JPG

DSC01064.JPG

Novamente no bairro gótico.
DSC01066.JPG

DSC01068.JPG

O Palácio Nacional da Música Catalã.

Ao final deste dia sentei-me no parque por trás do Arc de Triomf a ler enquanto esperava que a minha amiga saísse do trabalho. Nisto aparece um senhor de idade a meter-se comigo por eu estar a ler e a dizer-se muito espantado porque hoje em dia os jovens não lêm só brincam com o telemóvel. Mas em vez de me deixar continuar a ler, sentou-se ao meu lado e desatou num monólogo que nunca mais acabava! O homem falava e falava e como falava em catalão eu não percebia nada do que ele dizia. Só percebi que era viúvo, que morava em L'Hospitalet, que tinha um quintal com churrasco e que gostava muito de andar por ali a conversar com as pessoas principalmente com raparigas jovens! :eek: Juro que o senhor esteve uma boa meia hora a falar sem para enquanto eu me limitava a abanar a cabeça...às tantas fartei-me e dei a desculpa que ia ter com a minha amiga e fui esperá-la para a porta do metro!

Como era feriado no dia seguinte nessa noite eu e os meus amigos mais uns amigos deles fomos a uma festa no Razzmataz, a maior discoteca de Barcelona - tem três pisos e é norme! Havia uma festa anos 80 onde a música era péssima (música pop espanhola dos anos 80) e uma festa queer com música mais comercial.

Dia 5 - 1 de Maio

Como nós tínhamos deitado tarde, acordámos tarde e eu e a minha amiga saímos para passear. Andámos pela zona do Poble Sec onde há vários restaurantezinhos com pintxos, as tapas deles :D Basicamente andámos por ali a entrar e a sair dos restaurantes a comer e a beber. Depois de estarmos empanturrados apanhámos o autocarro até ao bunkers del Carmel, uns bunkers construídos para albergar a população durante a guerra civil espanhola. Aqui tivemos as mais maravilhosas vistas da cidade. Infelizmente fiquei sem bateria aqui e só tenho uma foto (péssima) tirada com o telemóvel mas foi das vistas mais bonitas que já vi na minha vida!
BCN.jpg

Conseguem ver a Sagrada Família?

Mais uma vez o que o pessoal faz é comprar cerveja e ir para ali beber, nós desta vez saltámos essa parte :D Depois foi ir pra casa e deitar cedo que tinha o avião para Madrid de madrugada.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Por acaso tive essa noção de Barcelona. É uma cidade bonita sim (o tempo ameno ajuda a isso) mas existem cidades muuuuuuuito mais interessantes e com menos gente .
Foi ao mercado das Ramblas?
É um jogo de cores fantastico lá dentro, seja pelas frutas, gomas, carne, peixe ou mesmo verduras.
Mas as pessoas espanholas não me inspiram grande confiança por isso não consigo gostar muito de Espanha.
Quando estive em Madrid senti um aconchego diferente quando dizia que era Português, talvez pelo Ronaldo estar no Real na altura.
Mas no final de contas, não serão destinos que voltarei tão cedo para turismo.
 

Mel C

Membro Conhecido
Dia 6 - 2 de Maio

Madrid!:D

Muitoo mais o meu estilo de cidade! Edifícios gigantescos de arquitectura clássica e neoclássica, palácios, museus de arte antiga, é tudo o que eu preciso para ser feliz!

Depois de aterrar fui ao hostel deixar as tralhas e segui para a rua. Não consegui perceber se era algum feriado em Madrid mas as ruas estavam fazias e havia por ali uma espécie de cortejo com várias ruas cortadas.
DSC01073.JPG

DSC01074.JPG

DSC01088.JPG

E ser recebida por um cortejo em Madrid? :D
DSC01090.JPG

DSC01091.JPG

O banco de Espanha.

A minha primeira paragem foi a Real Academia de Belas Artes de San Fernando. Muitas das obras são da autoria de alunos.

DSC01076.JPG

DSC01077.JPG

DSC01081.JPG

Depois de almoçar fui a pé até à zona do palácio Real de Madrid.
DSC01104.JPG

Achei imensa piada às placas com os nomes das ruas :D tenho um conjunto de bases para copos com estas plaquinhas.
DSC01100.JPG

Depois disto fui ao Palácio Real de Madrid. Eu devo ter sido princesa noutra vida porque adoro castelos e palácios :D O Palácio Real de Madrid surpreendeu-me mesmo muito pela positiva! Já estive no palácio de Versailles, e em vários castelos e palácios ingleses (Hampton's Court, Kensington...) e o Palácio Real de Madrid é de todos o meu favorito. Não se podia tirar fotos lá dentro mas o palácio é lindo, havia até uma "sala de porcelana" que é toda em porcelana, do chão até ao tecto passando pelas paredes, tudo decorado com flores e passarinhos em porcelana!:eek::eek:

A entrada no palácio custa 10€, o senhor que me atendeu perguntou-me se eu era estudante, eu disse que não e ele cobrou-me o preço de estudante (5€) :D

DSC01105.JPG

A fachada do palácio, é gigante!
DSC01107.JPG

DSC01109.JPG

DSC01112.JPG

A Catedral de Almudena ao lado do palácio.
DSC01118.JPG

O palácio visto do parque que havia lá ao lado.

Depois de passear um bocado na zona junto ao palácio, andei mais um pouco até ao Templo de Debod. Este é um templo egipício, se a memória não me falha foi retirado do Egipto há umas décadas atrás durante a construção da barragem de Assuão, por estar numa zona em risco de cheia.
DSC01123.JPG

DSC01124.JPG

Depois disto dei por terminado o dia e voltei ao hostel.

Dia 7 - 3 de Maio

Tinha comprado antes os bilhetes para o Museu do Prado, e foi aí que passei a manhã. Pelas ruas fui tirando umas fotos. Em toda a cidade há estas figuras da Infanta Margarida Teresa que aparece no quadro Las Meninas do Velasquez (mais sobre isso mais à frente!), decoradas de maneiras diferentes. São simplesmente adoráveis e dão um toque especial à cidade, é sempre engraçado andarmos pelas ruas e encontrarmos estas figuras!
DSC01127.JPG
DSC01130.JPG

DSC01137.JPG
 

Mel C

Membro Conhecido
Depois do passeio matinal, o museu do Prado. Não se pode tirar fotos lá dentro mas eu só descobri isso depois de ter tirado uma foto :D O museu do Prado é o paraíso para quem gosta de arte clássica. Rubens, Goya, Velasquez, há de tudo. Tem o meu quadro favorito, Las Meninas de Velasquez. Foi a primeira sala onde entrei, o meu coração deu logo um pulo. O quadro é lindo, enorme e domina a sala toda. A infanta Margarida Teresa tem um olhar curioso, quase brincalhão. Mesmo ao lado há um quadro onde aparece a infanta de luto pela morte do pai, é muito giro ver a diferença na expressão! O quadro tem um propósito. Naquela altura a pintura não era considerada uma arte mas sim um ofício, ao mesmo nível que a carpintaria. Velasquez queria muito pertencer a uma das Ordens (não me lembro se a Ordem de Santiago se outra), mas só entravam na Ordem pessoas de profissão nobre. Velasquez (que na altura já era o retratista da família real) aparece no quadro com a família real para assim mostrar o seu estatuto :)
DSC01136.JPG

Também gostei muito de ver o Saturno de Goya (aqui não tirei foto).

Depois disto segui para o Parque do Retiro, é gigante, andei uma boa meia hora perdida lá dentro :eek:
DSC01140.JPG

DSC01141.JPG

Almocei umas tapas e segui para o Museu Cerralbo. O Museu Cerralbo é a casa duma família abastada do século XVII, é muito giro ver como era a casa duma família daquela altura. Infelizmente muitos dos objectos não são os originais, mas sim réplicas. A família tem quase 30 relógios (esses creio que são todos originais), é engraçado porque em todas as salas onde entramos ouvimos os relógios!
DSC01147.JPG
DSC01150.JPG
DSC01154.JPG

DSC01157.JPG
DSC01159.JPG
DSC01161.JPG

Depois disto andei a passear por aí.
DSC01165.JPG

DSC01167.JPG

DSC01169.JPG


Fui dar novamente ao Palácio do Retiro. Desta vez consegui encontrar o Palácio de Cristal.
DSC01174.JPG

DSC01175.JPG

Este era o Palácio de Velasquez.
DSC01176.JPG

Quando lá fui o palácio de Cristal estava em obras. Este palácio era usado como estufa, penso que foi construído para uma feira, não me lembro qual.
DSC01181.JPG

DSC01178.JPG

DSC01179.JPG

DSC01184.JPG

DSC01185.JPG
 

Mel C

Membro Conhecido
DSC01197.JPG

Praça de Neptuno

DSC01200.JPG
DSC01203.JPG

DSC01204.JPG

DSC01206.JPG


Dia 8 - 4 de Maio

Já tinha passeado e visitado tudo o que queria, andei simplesmente a passear pela cidade e a repetir muitos dos sítios que já tinha visitado :) Ao final do dia apanhei o voo para casa, com a TAP que para não destoar muito se atrasou 1 hora culpando os controladores de tráfego aéreo franceses!

E pronto, foi assim a minha passagem por Barcelona e Madrid! Barcelona não faz de todo o meu estilo, serviu para conhecer e tirar a teima. Já Madrid...voltava já amanhã ao palácio Real e ao museu do Prado se pudesse, e juro que não será esta a última vez que vi o quadro "Las Meninas" :rolleyes::rolleyes::rolleyes: E é assim o meu primeiro report, desculpem ter ficado todo partido mas não consegui fazer de outra maneira :( Espero que gostem e qualquer pergunta digam!
 

Mel C

Membro Conhecido
Por acaso tive essa noção de Barcelona. É uma cidade bonita sim (o tempo ameno ajuda a isso) mas existem cidades muuuuuuuito mais interessantes e com menos gente .
Foi ao mercado das Ramblas?
É um jogo de cores fantastico lá dentro, seja pelas frutas, gomas, carne, peixe ou mesmo verduras.
Mas as pessoas espanholas não me inspiram grande confiança por isso não consigo gostar muito de Espanha.
Quando estive em Madrid senti um aconchego diferente quando dizia que era Português, talvez pelo Ronaldo estar no Real na altura.
Mas no final de contas, não serão destinos que voltarei tão cedo para turismo.
Olá Nuno, eu realmente achei Barcelona demasiado "alternativa" para mim, mas são tudo gostos. A minha amiga estudou lá, apaixonou-se pela cidade e não descansou enquanto não conseguiu ir para lá viver. Já eu, o que mais gostei foi de andar por ali a comer e a beber, tirando isso não tinha muito que me interessasse. Sou capaz de voltar por causa da minha amiga, se assim não fosse não voltava.

Já Madrid, ando com a pancada de fazer lá escala um dia que vá para algum sítio, e recriar o momento em que entrei no Museu do Prado e vi Las Meninas pela primeira vez :rolleyes:

Quando fui a Barcelona o mercado de La Boquería estava a abarrotar, tanto que fiquei só à porta, detesto multidões e nem tive vontade de entrar. Da porta era isto o que se via:
DSC01042.JPG
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Eishhh. A única vez que gostei da Boqueria foi na manhã do dia 5 de dezembro 2017, estava carregada de verde por causa das centenas de sportinguistas que encheram a Boqueria logo pela manhã :D:D

Parabéns pelo teu report.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Em Barcelona apenas dei uma breve, muito breve passagem. Barcelona em termos históricos tem mais para oferecer. Poderá ser assim mais "alternativa" mas isso faz parte do seu encanto. Ainda assim terei de ir lá uns 2/3 dias para conhecer.
Madrid é Madrid. Sinceramente acho que tem vindo a perder algum encanto, mas isso claro são opiniões !
Bom report ! ;)
 

Mel C

Membro Conhecido
Em Barcelona apenas dei uma breve, muito breve passagem. Barcelona em termos históricos tem mais para oferecer. Poderá ser assim mais "alternativa" mas isso faz parte do seu encanto. Ainda assim terei de ir lá uns 2/3 dias para conhecer.
Madrid é Madrid. Sinceramente acho que tem vindo a perder algum encanto, mas isso claro são opiniões !
Bom report ! ;)
Obrigada! :) Engraçado, eu tive a sensação que Barcelona tinha muito menos para oferecer em termos de história, ou talvez não fosse simplesmente o tipo de história que me interessasse. É definitivamente o "reino" do Gaudí, e também não deixa de ser interessante encontrar nas ruas e nas pessoas indícios do movimento separatista. Mas foi uma cidade que não me cativou, e lá está, são gostos. A minha amiga apaixonou-se por Barcelona, já eu não consegui sentir nem um bocadinho de amor :D Felizmente o mundo tem muito para oferecer e o que não falta são sítios que nos encantam!
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá @Mel C
Obrigada pelo report
Já estava com vontade de voltar a Madrid... agora acho que vou mesmo:D
Barcelona não gostei muito (a visita tembém foi muito curta), mas penso que é daquelas cidades de que se aprende a gostar....
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá @Mel C
Obrigada pelo report
Já estava com vontade de voltar a Madrid... agora acho que vou mesmo:D
Barcelona não gostei muito (a visita tembém foi muito curta), mas penso que é daquelas cidades de que se aprende a gostar....
Vá lá que não fui só eu a não conseguir gostar de Barcelona :p Já voltar a Madrid acho que vale muito a pena!
 
Top