Novidades

[Report] Bangkok & arredores...

JMacedo

Membro Novo
OLÁ JMACEDO, MAIS UMA VEZ OS MEUS AGRADECIMENTOS, SEM DÚVIDA QUE ÉS UMA GRANDE MAIS VALIA PARA O PESSOAL QUE QUER IR ATÉ À TAILÂNDIA.
DESCONHECIA ESSA FACETA DE COZINHEIRO
ESSA DO PEIXE DE ÁGUA DOCE DESCONHECIA, AINDA BEM QUE FIZESTE O ALERTA, É QUE EU ADORO PEIXE, E O MAIS CERTO ERA PEDIR PEIXE SEM ME PREOCUPAR COM A SUA ORIGEM.
PARABÉNS, TENS UMA PEQUENOTA MUITO GIRA.

Muito obrigado, Dinna. Nas ilhas o pescado é mais fresco e variado, muito boa corvina, cozinha um pouco mais virada para o turista, mas em Bangkok.... arrrggghhh
 

JMacedo

Membro Novo
ola JMacedo parto para a tailandia dia 4 de outubro, 3 noites em bangkok, 5 em krabi e 2 em phi phi.
estou um pouco preocupado com o tempo porque as ultimas noticias que tive davam previsões de cheias para Bangkok.
Fico ai ate dia 16, gostaria de saber se tens alguma informação sobre o tempo para as proximas semanas?
Olá Andrade,

De acordo com as últimas notícias, as inundações chegaram ontem a Bangkok! Alarmados? Não!, Não se preocupem muito, geralmente acontece todos os anos na zona ribeirinha, alguma água cobre uns escassos centímetros numa ou outra rua das zonas mais pobres da cidade onde os turistas quase nunca vão. Em nada vos vai afectar e quase estou certo de que nem se vão aperceber de que houve qualquer inundação (espero não me enganar!. ih ih ih)

Estou de férias desde ontem, ontem mesmo peguei no carro e fiz uns 100kms em redor de Bangkok e nada vi que me impressionasse, apenas num arrozal a água tinha lambido a estrada mas nen deu para lavar os pneus do carro.

Sim, continuará a chover em Outubro, as previsões são de chuva como é hábito até final de Outubro, altura em que termina a monção.

Chove uns minutos, faz sol, por vezes chove e faz sol...

Vou tirar umas fotos da varanda, para vos mostrar o tempo hoje...

Aqui estão elas:
Virando para o hotel em frente, campo de golfe, e circuito de corrida de cavalos... Atenção: a água que se vê no campo de golfe é dos lagos.. não há inundações...


Virado para o Bayoke... alguns turistas podem ser vistos na piscina deste hotel, um dos vários em redor do prédio onde eu vivo. Faz-me muita inveja! quando vim para cá morar não havia estes hotéis em volta e a piscina do nosso prédio apanhava algum sol, agora está completamente à sombra!!


Virado para Lumpini...


Se vai chover hoje, acreditem que vai! Se dura muito tempo! acreditem que não!

As chuvas nas ilhas tornam a água muito menos límpida pelo que tira alguma visibilidade para os amantes do snorkeling...
 

JMacedo

Membro Novo
Ayutthaya está muito ligada aos Portugueses, como não sou historiador vou vender um pouco do meu peixe, pois alguma da história que me foi ensinada em Portugal nos anos 70 era um pouco da história que convinha ao regime de então..

Antigamente o enorme império Khmer era composto por diversos reinos, tal como na Europa estes reinos do sudoeste asiático andavam sempre à batatada! Guerras por conquista territorial, por sucessão ao trono ou até porque alguém sonhara algo durante a noite, o que seria interpretado como revelações de espirítos..

O reino de Sukhotai foi a primeira capital do Sião e uma das mais importantes cidades desde 1238 até 1438, depois guerras com reinos do actual Laos e o domínio do reino de Ayutthaya fizeram com que Sukhotai perdesse a sua importância e a capital foi movida para a cidade de Pitsanulok, mais algumas guerras pelo trono e Ayuthaya foi proclamada capital 1350-1767.

Os Portugueses foram os primeiros europeus a establecer relações com o Reino do Sião (1511), mercadores, mercenários e alguns missionários.

Nesta altura os Tailandeses não possuíam conhecimentos de armas de fogo e andar à "batatada" em cima dos elefantes não estava a dar grandes resultados. Assim sendo os Portugueses introduziram as armas de fogo, tais como canhões, mosquetes e afins, ajudando em muito os Tailandeses durante as batalhas entre reinos.

Ayuttaya teve um desenvolvimento fantástico chegando a ser comparada com Paris durante o séc. XVII de acordo com os primeiros Franceses que aqui chegaram após os Portugueses.

Entretanto os Chineses por estarem muito mais perto geográficamente e não só, começaram a introduzir tecnologiads de armas de fogo em outros reinos e claro está os Burmeses (será assim que se escreve em Português?) literalmente arrasaram e incendiaram Ayuttaya e os Portugueses que lá estavam, muitos já com famílias constituídas aqui lutaram por Ayutthaya.. foi assim que Banguecoque se tornou capital em 1782.

Claro está posso estar a "meter água" mas isto dá-vos uma vaga idéia dos períodos em que tais situações ocorreram. :angel:

Fotos da Vila Portuguesa de Ayuttaya já foram colocadas em outro dos meus posts aqui:

http://www.portaldas...-siao-500-anos/

Apesar da cidade ter sido arrasada ainda se podem vêr bastantes e interessantes vestígios.










Algumas das excursões a Ayuthaya incluem uma visita ao Palácio Bang Pa-In:







Quanto a mim vale a pena tirar um dia para se vêr os espectáculos dos Mercado e Teatro flutuante de Klong Sa Bua, apenas fins-de-semana das 11 da manhã até às 5 da tarde:

vêr mais fotos aqui:

http://www.jmacedophotography.com/albumoutput/Thailand%20-%20Ayutthaya%20-%20Klong%20Sa%20Bua%20Floating%20Market%20and%20Water%20Theatre/index.php




Dar uma volta de elefante pelas ruínas da cidade:



ou visitar o recente Mercado Flutuante de Ayuttaya:


 

JMacedo

Membro Novo
A apenas 82kms de Bangkok,Tha Kha é provávelmente o Mercado Flutuante mais típico de toda a Tailândia e também o mais desconhecido. Bem que espero que assim continue...

Este mercado só funciona de acordo com o calendário lunar, de facto custou-me a acertar com o calendário, fui lá três vezes, mas só à terceira acertei!...

Mais pequeno que o famoso Damnoen Saduak, mas muito mais típico, só lá havia um estrangeiro: EU!





Vêr mais fotos aqui: (liguem o som para melhor ambiente local! eh eh eh)

http://www.jmacedophotography.com/albumoutput/Thailand%20-%20Samut%20Songkhran%20-%20Tha%20Kha%20Floating%20Market/index.php#
 

JMacedo

Membro Novo
Não própriamente arredores de Bangkok (346kms) Sangkhlaburi está a tornar-se cada vez mais um ponto turístico.

Em minha opinião, a província de Kanchanaburi é a província mais bonita da Tailândia e com bastantes pontos de interesse para visitar.

Há cerca de 1 mês atrás decidi ir até lá levando o meu carro, a condução não é "pêra doce" nesta época de monção. Com tanta montanha, chuva e crateras na estrada, curvas e mais curvas, subidas e descidas... nunca tinha visto o meu carrito tão sujo (a foto foi tirada na manhã seguinte uma vez que cheguei ao anoitecer):



No entanto adorei, muito sossêgo, muito verde, a famosa e admirável ponte de madeira de Sangklaburi. Ainda fui até à fronteira com o Burma mas a mesma encontrava-se fechada...















Vêr muito mais fotos aqui:

http://www.jmacedophotography.com/albumoutput/Thailand%20-%20Sangkhlaburi/index.php#
 

JMacedo

Membro Novo
A China Town de Bangkok é considerada a China Town mais chinesa do mundo! Em minha opinião é um local a não perder, absolutamente fascinante, caótico, onde se pode vêr um pouco de tudo. Um verdadeiro paraíso para quem como eu gosta de fotografia de rua.

Tenho de voltar lá para tirar mais fotos pois as que tirei já têm uns anitos..

Ir para lá de carro é sempre complicado pois o estacionamento é escasso. No entanto não terão de andar muito a pé se apanharem o metropolitano para a estação de Hua Lampong e depois andarem um pouquito a pé, já o fiz.. O Skytrain liga com o metropolitano nas estações de Asok e de Sala Daeng.

Aqui vos deixo algumas fotos e muitas mais em: http://www.jmacedophotography.com/albumoutput/Thailand - Bangkok - China Town/index.php







 

monicap

Membro Novo
Adorei as fotografias da ancient city... lindas de morrer... que vontade de ir já a correr pra tailândia...
Muito obrigada pelo report e pelas magnificas fotografias!
Continua a dar-nos dicas sobre esse lindo país... um dia em que ganhe coragem para lá ir, serão de extrema utilidade, sem dúvida!
 

JMacedo

Membro Novo
Adorei as fotografias da ancient city... lindas de morrer... que vontade de ir já a correr pra tailândia...
Muito obrigada pelo report e pelas magnificas fotografias!
Continua a dar-nos dicas sobre esse lindo país... um dia em que ganhe coragem para lá ir, serão de extrema utilidade, sem dúvida!
Olá Mónica,

Eu é que agradeço os comentários pelas fotos e relatório. Aproveito para informar que estou a começar a juntar informação e escrever umas coisitas sobre a Tailândia no meu fotoblog em:

http://www.jmacedophotography.com/viajar-pela-tailandia/

mas ainda vai levar algum tempo a completar.
 

monicap

Membro Novo
Já estive a dar uma olhadela no seu fotoblog... Mas acho que vou perder horas e horas a ver em detalhe todas as fotos... Que fotos belíssimas!!! Muitos parabéns!
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Bem tenho adorado os teus comentários e da fiabilidade dos mesmo!ando seriamente a pensar em ir por esses lados em 2012 ainda não decidi o mês por vários factores!mas estou para ir entre os meses de Março a Maio!será que arrisco muito em ir em inicio\meio de Maio!penso que altura ideal será Março!mas os valores são maiores! mas o tempo melhor! ainda nada definido estou entre a segunda quinzena de Abril e o mês de Maio!parece-me que a época de monsões inicia-se neste mês!mas será que é muito arriscado ir para a zona sul phuket phi phi com o risco enorme de chuva!'?
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Em bangkok que zonas hoteleiras recomendas!? é arriscado andar um casal sozinho pela cidade! restaurantes indicados!|?
 

paks 24

Membro Novo
há alguém q tenha vindo da tailandia nestes ultimos dias? Mais concretamente de Bangkok?
Dá p visitar? Tinha planeado viajar p bangkok no dia 19 de Novembro.
 

JMacedo

Membro Novo
Em bangkok que zonas hoteleiras recomendas!? é arriscado andar um casal sozinho pela cidade! restaurantes indicados!|?
Entre os mêses de Marco e Maio... eu diria Abril! Em Abril celebra-se o Ano novo Tailandês (aqui estamos no ano de 2554). São 3 dias de feriados (de 13 a 15 de Abril) em que toda a gente se diverte, nas ruas e supermercados compram-se enormes "metralhadoras" de água e o pessoal anda pela rua a guerrear, ora vejam estes vídeos:



Em Maio estamos em plena época de monção mas geralmente a chuva não afecta muito, caiem uns dilúvios que duram uns 15 ou 20 minutos e depois passa. Phi Phi e Phuket... não antevejo grandes problemas.

Em Bangkok eu recomendaria as zonas em redor do Grande Palácio, depende daquilo que se quer pagar, esta também é a zona mais barata, onde a maior parte dos turistas fica alojados em "guesthouses" na Khao San Road ou em ruas mais pitorescas e menos confusas perto da Khao San Road. Também há muito bons hotéis junto há margem do rio. Há um pouco de tudo mas poderão fazer a pé o percurso para os templos mais visitados.

Depois, há também a zona da Silom Road e da Sukhumvit, estas zonas servidas pelo Skytrain e perto de todo o comércio, Pratunam perto do Bayoke Sky hotel (o prédio mais alto de Bangkok) também não é mau.
 

Aranha

Membro Ativo
Bom dia,

Não vim de bangkok, mas tenho lá uns conhecidos que andam a dar a volta ao mundo e tiveram que sair já para a austrália devidos às cheias. Mas como eles mesmo dizem existem algumas informações contraditórias...

Seguem informações relatadas por eles (inicio de Novembro)

"à medida que o tempo passa, vamos acompanhando a situação das cheias
na Tailândia. A cada 2 dias, os jornais reportam que "os próximos dias
serão críticos para Bangkok" e por isso vamos estendendo a nossa
estadia em Ko Lanta na espectativa de saber se os diques que protegem
a capital vão aguentar a força das águas. As noticias são por vezes
contraditórias: por um lado desaconselham-se as viagens que não sejam
estritamente necessárias, mas por outro diz-se que as zonas túristicas
permancem secas e operacionais. É tambÉm garantido que o aeroporto de
Suvarnabhumi não será afectado, pois tem um sistema de prevenção
específico para cheias, mas tambÉm já tinham garantido que a cidade
não seria afectada e as previsões falharam...
A população dos arredores de Bangkok começa a ficar impaciente, pois
as barreiras à volta da capital impedem que a água escoe para o rio e
permaneça nas suas terras há quase dois meses. De dia para dia a
tensão social agrava-se, a primeira-ministra É inexperiente e não
parece controlar a situação.
É importante para nós que o aeroporto não inunde, pois É a nossa porta
de saída da ásia. Temos voo marcado para Dezembro, de Bankok para
Sydney, mas o nosso visto de permanencia na Tailândia só É válido atÉ
inicio de Novembro. Assim temos de decidir se antecipamos o voo para
Sydney e saimos já da Tailândia, ou se vale a pena visitar os paises
vizinhos e regressar em Dezembro a Bangkok para voar para a Austrália.

Assim, a nossa decisão foi de tentar antecipar o voo para Sydney, pois
agora o aeroporto ainda está seco e não sabemos como poderá estar em
Dezembro. Já tivemos um vislumbre representativo das várias realidades
da ásia e achamos que uma viagem pelo Cambodja ou Vietname não trará
grandes novidades. AlÉm disso teriamos de voar entre cidades, pois as
cheias tambÉm afectaram estes países e tornaram a viagem por terra uma
incógnita, o que representaria um custo adicional. "

Espero ter ajudado, mas tente saber com mais alguÉm... poderá já estar diferente.

Boas viagens.
 

JMacedo

Membro Novo
Bom dia,

Não vim de bangkok, mas tenho lá uns conhecidos que andam a dar a volta ao mundo e tiveram que sair já para a austrália devidos às cheias. Mas como eles mesmo dizem existem algumas informações contraditórias...

Seguem informações relatadas por eles (inicio de Novembro)

"à medida que o tempo passa, vamos acompanhando a situação das cheias
na Tailândia. A cada 2 dias, os jornais reportam que "os próximos dias
serão críticos para Bangkok" e por isso vamos estendendo a nossa
estadia em Ko Lanta na espectativa de saber se os diques que protegem
a capital vão aguentar a força das águas. As noticias são por vezes
contraditórias: por um lado desaconselham-se as viagens que não sejam
estritamente necessárias, mas por outro diz-se que as zonas túristicas
permancem secas e operacionais. É tambÉm garantido que o aeroporto de
Suvarnabhumi não será afectado, pois tem um sistema de prevenção
específico para cheias, mas tambÉm já tinham garantido que a cidade
não seria afectada e as previsões falharam...
A população dos arredores de Bangkok começa a ficar impaciente, pois
as barreiras à volta da capital impedem que a água escoe para o rio e
permaneça nas suas terras há quase dois meses. De dia para dia a
tensão social agrava-se, a primeira-ministra É inexperiente e não
parece controlar a situação.
É importante para nós que o aeroporto não inunde, pois É a nossa porta
de saída da ásia. Temos voo marcado para Dezembro, de Bankok para
Sydney, mas o nosso visto de permanencia na Tailândia só É válido atÉ
inicio de Novembro. Assim temos de decidir se antecipamos o voo para
Sydney e saimos já da Tailândia, ou se vale a pena visitar os paises
vizinhos e regressar em Dezembro a Bangkok para voar para a Austrália.

Assim, a nossa decisão foi de tentar antecipar o voo para Sydney, pois
agora o aeroporto ainda está seco e não sabemos como poderá estar em
Dezembro. Já tivemos um vislumbre representativo das várias realidades
da ásia e achamos que uma viagem pelo Cambodja ou Vietname não trará
grandes novidades. AlÉm disso teriamos de voar entre cidades, pois as
cheias tambÉm afectaram estes países e tornaram a viagem por terra uma
incógnita, o que representaria um custo adicional. "

Espero ter ajudado, mas tente saber com mais alguÉm... poderá já estar diferente.

Boas viagens.
Informação não actualizada só desajuda... a situação está consideravelmente muito melhor, tirando a mudança de aeroporto para os vôos domÉsticos, não há qualquer problema para o Turismo. Ayutthaya já está a limpar as ruas, em redor de Bangkok as águas estão a baixar imenso, comida e água nos supermercados, desde à uma semana que o Grande Palácio e arredores está sequíssimo. Segunda feira eu próprio e mais 2 membros deste forum fizemos 400kms de carro, passando pelo mercado flutuante, rio Kwai e voltando a Bangkok ao fim do dia.

Mesmo durante a pior crise, exceptuando Ayutthaya, nunca se deparou qualquer problema para os turistas em Bangkok nem as atracções chegaram a fechar.
 

JMacedo

Membro Novo
Em bangkok que zonas hoteleiras recomendas!? é arriscado andar um casal sozinho pela cidade! restaurantes indicados!|?
Ontem, não reparei na parte da segurança. Direi apenas que Bangkok é muito mais seguro do que qualquer cidade da Europa, por incrível que pareça, roubos são mais frequentes entre turistas quando partilham alojamento e transporte. Enquanto há turistas com muito poder financeiro há outros que até pedem alguns trocos a outros turistas junto às embaixadas ou mesmo colocam-se na rua com um cartaz a pedir ajuda para seguirem viagem.

Os únicos roubos de que ouvi falar durante os 6 anos que aqui estou, é de quando o pessoal vai para os bares e depois de álgum alcoól leva uma das empregadas para o quarto do hotel e ela desaparece durante a noite com o telemovel e a carteira...
 

JMacedo

Membro Novo
há alguém q tenha vindo da tailandia nestes ultimos dias? Mais concretamente de Bangkok?
Dá p visitar? Tinha planeado viajar p bangkok no dia 19 de Novembro.
Os problemas das inundações está sómente em redor de Bangkok, mas não afectam o Turismo e a situação está a melhorar de dia para dia. Há que ter em conta que Bangkok é uma grande cidade com muito mais gente do que Portugal inteiro (as últimas estatísticas apontam para 15 milhões de pessoas). Venha despreocupado.
 
Top