Novidades

[Report] Aventura na Ásia: TAILÂNDIA (Chiang Mai, Railay Beach, Bangkok) e CAMBODJA- Julho de 2015

nmbb

Membro Ativo
Diário de bordo Férias 2015 – Cambodja e Tailândia​

NOTA IMPORTANTE: Report demasiado descritivo... Quem não apreciar esse tipo de report é aconselhado a parar por aqui :) É praticamente um diário que fiz ao longo dos dias e agora também não tenho grande tempo para o resumir.. e como pode ajudar efectivamente alguém, decidi coloca-lo tal como está.

NOTA IMPORTANTE 2: Report baseado na minha opinião, experiência e convicções. Respeito todas e quaisquer outras.

NOTA IMPORTANTE 3: Desculpem possíveis erros ortográficos, mas não tive tempo para dar uma volta ao texto.. ou colocava assim ou não colocava de todo.

NOTA IMPORTANTE 4: Foram perto de 10.000, entre fotos e vídeos... Confesso que até me dói a cabeça quando tento escolher as melhores.. por isso admito que não estão aqui as melhores fotos, de algumas situações. Nem de todos momentos que aqui falo, apesar de as ter efectivamente. Um dia escolho melhor e coloco mais :p

A jornada começou cedo..
Tivemos de deixar Portugal as 5:20h (atrasados!!!) e mesmo assim não chegámos a tempo de ir juntos no avião. Mas já lá vamos.
Deixámos o carro no parque do hotel SHS aeroporto de Madrid.
Por 15 dias, 55 euros com vigilância 24h, sem necessitar deixar chave e com transporte ida e volta até ao hotel incluído.
Reservamos no site parkvia.com, que em função dos dias, nos dá os parques mais baratos de acordo também com a distância do aeroporto. Não se efetua qualquer tipo de pagamento, ficando somente a reserva feita. Nem sequer pedem cartão de crédito.
O atendimento é bom e rápido, tendo em conta que havia muita gente.
Apanhámos trânsito até ao terminal 1 e foram sensivelmente 7 minutos até lá, por isso é bastante perto.

Nota: no site deles dá a entender que só há vans (transporte) de x em x tempo.. No nosso caso como o voo era ao 12:25, só dava para apanhar a van das 9:15h ou das 10h.

Com as filas á entrada de Madrid, sempre imprevisíveis, acabámos por chegar já estava a van das 10h a sair... Pensei logo em chamar um táxi uma vez que o próximo que dizia no site era as 11h. Mas rapidamente me apercebi que a responsável não iria descansar até arranjar o transporte mais rápido possível e de imediato ligou aos motoristas para voltarem a buscar-nos. Por isso não liguem tanto aos horários do site.
Eu já fiquei em 2 parques muito próximos do aeroporto e marquei por este site e ambas as experiências correram muito bem.. O outro não me recordo qual era.. Mas isto para vos dizer que confio muito no site e não tive qualquer razão de queixa de nenhum dos dois.

Nota: viemos para Madrid porque a diferença de tempo para Lisboa e Madrid, de onde moramos é de 20 minutos... E em termos de preços tem compensado sempre sair daqui. Para além de que não pago tanto de portagens e acaba por compensar no gasóleo, que está bastante mais barato.

Por falar nisso...
Depois de se entrar em Espanha, vindo de Vilar formoso, e passando por Salamanca a única coisa que se paga é uma portagem perto de Ávila no valor de 10,50 euros.
Bem, lá chegamos ao bendito terminal e alguns monges já aguardavam também o seu voo para a Thai.
Chegámos faltava 1:40 para o voo... E eu bem que estranhei já não haver fila praticamente.. Tudo muito rápido.. As malas mais leves de sempre (não sei bem como).. Tudo a correr optimamente quando o moço nos diz que de Istambul para Bangkok íamos juntos mas que de Madrid para Istambul o avião estava completamente cheio e a maioria das pessoas já tinha passado (estava explicado). Por isso não iríamos sentados lado a lado. :( fiquei aborrecida como é óbvio... Mas eram 'só' 5 horas.. Com o sono que estava acabaria por passar rápido.

Nota mental: já toda agente sabe mas não se perde nada em lembrar... se queremos escolher os lugares e chegar NO MÍNIMO 2 h00 antes do voo.

Demos um giro nas lojas, e lá fomos ver o bicho... A porta abria 40 minutos antes da partida, como de facto.. As 11:45 lá estava uma fila enorme para entrar no avião da turkish Arlines. Em termos de companhia.. Primeira impacto bom.. Pareceu me que a primeira classe tem boas condições porque só ter aquele espaço para as pernas e um ecrã com o dobro do tamanho dos da classe económica (sem falar da comida que eu discretamente consegui visualizar), já vale algum dinheiro.
Para o comum dos mortais, o espaço entre bancos do airbus 330-200 é razoável, ainda que já tenha viajado em económica melhor em relação a isso noutras companhias.


A tripulação muito prestável... Ecrãs para toda a gente com escolha de diversas séries e filmes.
Azar dos azares, o meu não dava. Mas como tinha tanto sono e tanta coisa para ler e ver no tablet, não me chateei muito.
Em relação á comida.. Esta viagem de 5 horas incluiu uma espécie de bolo típico da Turquia de boas vindas logo após a descolagem.


Posteriormente um almoço, que posso já adiantar que estava muito bom, com uma entrada de Salmão fumado, batatas e molho de iogurte com tomate e pepino, o prato que podíamos escolher entre bife de vaca (não sei como mais o quê porque não vi nenhum) ou frango em cama de beringela com arroz de especiarias e molho de tomate (muitoooo bom) e a sobremesa, um cheesecake de ananás igualmente delicioso.
Tudo isto para além das típicas amenidades como sal pimenta, toalhita para as mãos (que juro vos me cheirava ao Hugo Boss do meu marido) e claro as bolachinhas integrais com a manteiga e queijo.
Bebidas iam desde vinho cerveja água sumos chá café ou mesmo whisky Gin ou vodka.
Houve quem pedisse umas mantas que rapidamente foram oferecidas.

Nota positiva : refeição, tripulação, espaço aceitável.
Nota negativa: atraso de 15 minutos, que depois a chegada se traduziu em 10 minutos, Sentimos um pouco de turbulência mas nada de preocupante.

Fiquei sentada num dos piores lugares no centro no meio de três desconhecidos.( minha culpa).

Mas como há boa gente em todo o lado, graças a Deus, perguntei ao senhor que estava ao meu lado se viajava sozinho, ele respondeu que sim.. Pedi lhe então se podia trocar com o meu marido. disse me que não por causa das malas.. Mas a senhora que estava ao lado dele ouviu a conversa e amavelmente se prontificou para trocar... Dizendo ela :' yo se qui es important para vosostros'... por isso fui com o maridão à mesma. Chegados a Istambul a escala é muito simples.. à entrada no aeroporto vindos do autocarro neste caso, há logo um ponto de informação e uma passadeira que indica que é para ali a mudança de avião, sendo só necessário mostrar o novo bilhete para o senhor confirmar se estamos no local certo. Não é preciso dizer que as malas foram diretamente para Bangkok.
Achei o aeroporto muito confuso, com demasiada gente e com pouco apoio logístico... Pelo menos naquela zona. A wi fi, não descobrimos nenhuma do aeroporto.. Mas perguntamos ao empregado do café (só há mais ou menos 2 naquela zona) que nos disse que sim havia wifi mas era do café. Pediu nos o telemóvel e lá nos pôs a passe.Tivemos que ficar por perto (sem bancos) porque se não ia a vida!!
Mas também tivemos lá pouquíssimo tempo... Nem demos conta.. Ficamos um tempo a receber a energia de toda aquela multicularidade e fomos de novo para o avião.



De relembrar que se pedirmos, para quem tiver mais de 6h de escala a turkish airlines oferece a estadia dessa mesma escala num hotel com a refeição em causa incluída. Quem me dera ter acontecido que depois de ver os muitos vídeos de Istambul e Turquia que estavam no repertório do avião fiquei com muita vontade de conhecer.
Este voo foi muito bom... Desde não se sentir praticamente nada.. Parece que passou num instante.. E foram 9h e pouco. tivemos direito, depois do papel do visto para começarmos a preencher para ser mais rápido a chegada, a mais um bolinho típico turco... Veio o saco de amenidades como chinelos, pasta de dentes, bálsamo para os lábios , entre outros, mantinhas fones e almofada.. Tínhamos ao nosso dispor e de forma individual Uma lista interminável dos últimos filmes do cinema, séries, musica típica do local de destino ou para adormecer.. Ver a câmara do avião frontal e de baixo foi muito engraçado.. Porque podemos ver a descolagem a aterragem como se tivéssemos no cockpit ou simplesmente no nosso carro.




De seguida uma refeição igualmente boa.. Com uma entrada, frango grelhado com puré e bolo de chocolate. As bebidas iam desde água, sumos, limonada, vinho a wiskhy, incluído no preço.
O pequeno almoço igualmente bom...

Nota negativa: atrasou 18 minutos. Saímos muito tarde de Istambul, segundo o capitão, por demasiado tráfego aéreo. (E nós a ver a nossa vida a andar para trás porque tínhamos o voo para siem reap no outro aeroporto passadas 3:30h depois de aterrar.)
Nota positiva: Tudo o resto, sinceramente.

Assim que aterrámos em Bangkok, um calor brutal claro, mas sol, sem sinal de chuva.
Lá demos uma corrida até ao controlo dos passaportes que por sinal era muuuuito longe do local de desembarque passando mesmo por dutty free (coisa que habitualmente não acontece). Mas basta seguir as placas.
Umas vezes chegados ao controlo, é tudo muito rápido.. E no meu caso o policia que me atendeu estava mais preocupado em ver o face. Lol
Nisto pensávamos que as malas ainda não estariam lá porque tínhamos vindo mesmo muito rápido... E fomos então ver do câmbio só mesmo para o táxi que nos levaria ao aeroporto Don muang.
Trocamos 30 euros o que deu 1125 Thb. Péssimo câmbio.. Estava inclusive melhor no outro aeroporto (don muang). Em Madrid então é que não compensa mesmo.. Para terem uma ideia na thai 1 euro = 34 Thb mais ou menos no aeroporto, e em Madrid 1 euro = 29 Thb.
Mas nós precisávamos mesmo.
Perguntamos às meninas do câmbio qual a melhor maneira de ir para o outro aeroporto e disseram-nos, claro, o bus grátis entre aeroportos. Mas nós não tínhamos tempo para isso, perguntamos então quanto seria mais ou menos um táxi até lá e elas disseram nos a volta de 500 Thb.
Fomos então esperar pelas nossas malas e qual é o nosso espanto quando reparamos que já andavam lá a andar no tapete rolante. De facto acho que tudo funciona muito bem. Tínhamos saído nem há 20 minutos no máximo do avião e já íamos lá para fora a ver de táxi. Mais que a tempo do próximo avião.

Nota: a minha mala partiu se na viagem.. Estava lá logo uma senhora do aeroporto que reparou no nosso descontentamento logo nos quis ajudar para accionar o seguro.. Suponho que da companhia.. Mas nós não tínhamos tempo.. E eu ia depois tentar accionar no último voo ou o seguro que fizemos de viagem. A verdade é que não era nada que não me permitisse andar com ela.

Nota : os táxis estão no primeiro andar... Nós quando saímos com as malas saímos no 2... Mas está lá a indicação nas escadas rolantes para descer e se não, há um posto de informação logo logo.

Chegados aos táxis públicos, temos que tirar um ticket com o número do táxi que nos vai levar.



Ou seja, não é assim negociável.. Ma tb me parece que estes táxis têm que colocar taxímetro a funcionar sempre, por isso não nos chateámos muito, que já nos tinham dito que não sabendo quanto é mais ou menos a viagem, a melhor forma de não ser enganado é ligando o taxímetro.
Lá fomos.. Estranhando o volante do lado oposto.. E estranhado mesmo muito a quantidade de gente que andava de máscara... Para terem uma ideia, há a venda máscaras de pano com todos os dizeres ou bonecos... É algo que as pessoas realmente usam. Lá fomos também A não conseguir comunicar com o nosso motorista que inglês não era com ele.. Mas esforçava se e disse nos que o tempo estava muito instável e há poucos dias tinha chovido imenso (pânico!). Disse nos igualmente que o rei é alguém muito adorado por eles é que já tem 93 anos e que estão um pouco receosos com a sua morte...
Com o passar do tempo deu muito rapidamente para vermos quão diferente era a Tailândia... Muitas motos e tuc tuc... Muitos táxis de todas as cores brancos , amarelos, verdes, rosas, azuis, laranja... Tudo de companhias diferentes.. Muita publicidade com grandes outdoors e leds, muitos leds. Muitas pessoas baixinhas (São mesmo baixos os tailandeses), mas de facto sempre a sorrir.muitos arranha céus... Passamos sobretudo pela zona mais comercial com grandes torres.
Ao fim de 50 km (sim a cidade tem muito mais de diâmetro) e 50 minutos, lá chegamos ao próximo aeroporto. Quando reservei na net, Não dizia o terminal, então assumi que fosse no um e depois logo se via. (Tem 3, penso eu) Mas afinal o táxi perguntou nos se íamos voar pela airasia. Nós dissemos que sim e não foi necessário dizer mais nada.pelo que percebi, há tipo um terminal só da airasia.


Lá chegados numa porta diz airasia international flights e domestic flights. Pagámos um total de 588 Thb já com 50 Thb de taxa de aeroporto e 75 de portagem. Não sei se nos enganaram mas não andou muito longe do que nos tinha dito a menina do câmbio.
Aqui só um pormenor: na altura de pesarmos as bagagens reparei que a balança já contava com 1 kg mesmo sem nada lá de cima,, atenção a isso...
No meu caso não tinha problema, mas cada kg a mais paga-se a preço de ouro.

Lá entramos e aqui vi logo como a thai é mesmo a terra do sorrisos.. Normalmente os polícias no controlo dos passaportes são muito arrogantes (papel deles, claro).


Mas esta senhora que me atendeu e me pediu para olhar para a câmara.. Disse algo a sorrir que eu não percebi de imediato... Era em tailandês... E rapidamente me perguntou: entendes? Eu respondi negativamente.. E ela disse: Very beautiful :) com um sorriso de orelha a orelha.. Que polícia mais fofa :)

(Continua)
 
Última edição:

nmbb

Membro Ativo
Entrámos e depois de deitarmos fora as águas do outro voo que nos tínhamos esquecido lol lá fomos ver da porta. Como ainda faltava algum tempo fomos cuscar o que havia para comprar.
Ainda comemos um gelado no Mac e compramos umas batatas, como não tínhamos refeições incluídas no voos. Achei tudo estupidamente caro.. A parte electrónica então nem se fala... A go pro por ex., era mais cara que na worten cá... Isto no aeroporto claro..E a comida Tb muito cara...
A porta abriu com 15 minutos de atraso, mas aqui os horários já não nos preocupavam... Este foi dos melhores voos por isto: vimos Bangkok de cima com um sol esplendoroso e ainda não tinha preenchido o visto do Cambodja, ja estavam a dizer para arrumar as mesas e redireccionar os bancos.


Em termos de companhia, a airasia é de facto boa... Bom espaço entre bancos para uma viagem tão pequena, tripulação muito prestável.. Bons aviões... Como disse não havia refeições incluídas para nós mas dava para comprarmos se quiséssemos.
Em termos de voo, demorou nem uma hora, tendo atrasado na saída e chegado a hora prevista. Nota-se muito mais a descolagem e a aterragem como é óbvio, afinal é um avião mais pequeno.. Mas quando se está lá em cima, praticamente não se sente nada.
Como disse à pouco, acho que foi o melhor voo, porque tínhamos acabado de poder tirar o cinto quando já nos estavam a dizer para colocar Novamente.. Ou seja é mesmo muuuuito rápido. Só é mesmo o tempo de preencher os papéis de entrada no Cambodja. Que já agora, são 3.
Um grande que diz mesmo visto e com o qual temos de entregar a foto. Isto logo à entrada,. Tivemos azar porque o polícia que estava, embirrou com o Meu marido e apesar de ser verdade de ele se ter enganado e não ter preenchido tudo obrigou-nos a ir para o final da fila DUAS VEZES. confesso que tivemos uma péssima impressão das pessoas do Cambodja à entrada... Mas enfim, depois de darmos o visto pagamos 65 euros (sim leram bem). Na realidade são 60 dólares por casal.. Mas como não tínhamos cambiado para dólares disseram nos que em euros eram diferente e toca de pagar quase mais 10 dólares :( não sabemos se é ou não... Por isso convém levar logo 60 dólares ou então levantar lá no multibanco que há ao pé do balcão, se compensar. Nós é que já não queríamos ir novamente para o fim da fila.
Entretanto passámos à 2ª situação caricata no Cambodja... Depois de darmos então o visto, temos que entregar o papel mais pequeno a outros polícias..
Sigo para esta fila.. Quando reparo que o polícia faz um sinal com uma nota de 20 dólares na mão, muito rápido e sem dizer uma única palavra (tipo, entenda se quiser) à senhora que está a minha frente.. Ela muito aflita e confusa, não tendo ali dinheiro, recorre ao marido que esta noutra fila para lhe dar o dinheiro... Nisto vem uma jovem que se baixa no balcão para o polícia não a ver e diz algo a senhora.. Ela então não aceita o dinheiro ao marido diz lhe algo e volta se para o polícia e diz: «no sir, no money», atormentada de todo.
E seguiu o seu caminho... Mas sem o passaporte. O polícia tinha-lho retido. Nisto vem a tal moça a pedir o passaporte e o polícia lá lho teve que entregar, sem dizer uma única palavra e fazendo um gesto com a mão, do género, «vai te embora antes que..»
Quando me apercebo de toda esta corrupção, grito literalmente ao meu marido que está na outra fila (é uma das coisas boas de não entenderem a nossa língua, que até de nomes os podemos chamar, salvo seja) para não dar nenhum dinheiro ao gajo.
Chega a minha vez e os nossos olhares , meus e do polícia, já se tinham trocado quando foi toda aquela confusão.. Não tenho dúvida que ele sabia que eu me tinha apercebido de tudo.... Nisto, sigo em frente com muita convicção de que não lhe daria o dinheiro... Ele percebe.. E não me pede rigorosamente nada.. Mais uma vez nem uma palavra murmura... Mas depois de receber o passaporte, questionei-me .... Se ele realmente me pedisse dinheiro, como faria para contrariar ? É que não se pode propriamente ameaçar que chamamos a polícia lol
Entretanto já a aguardar as malas que logo apareceram, o meu marido disse que o polícia dele também lhe tinha pedido dinheiro mas que ele apenas tinha dito que já tinha pago lá atrás. Por isso muito cuidado com isto... Corrupção da grande.. Tenho a certeza que centenas e centenas caiem... Tb me pareceu que estas gajos tinham algum respeito ou medo do policias dos vistos., que estavam em frente.. por isso se vos acontecer algo deste género peçam para falar com o responsável.

Nota: o aeroporto tem wi fi gritais que é muito fácil aceder, não pedindo nada de especial.. Quando estávamos na fila aproveitamos para dizermos ao pessoal que estávamos bem.

Bem, mas estávamos oficialmente no Cambodja.
Depois das malas, só falta dar um papel azul a um gajo que está imediatamente antes da porta de saída onde estão os guias.
Cá fora, o maior bafo de calor de sempre.. Nunca senti aquela sensação térmica.. Estavam seguramente mais de 50 graus, no mínimo. Lol
Cá fora já me aguardava o Mr asean, reservado antecipadamente. (e escolhido pelo tripadvisor - Asean Angkor Guide Provide you all services transport and tour guide in siem reap cambodia)



E digo-vos, melhor contratação de sempre.
Tudo bem que foi caro (achei tudo caro no Camboja. Só aceitam dólares praticamente), mas foi buscar-nos ao aeroporto e já estava com as suas águas frescas e tolhas geladas prontas no carro.... Depois acompanhou nos os 3 dias até nos deixar novamente no aeroporto.. Uma pessoa incrivelmente humilde, prestável, querida, respeitadora.... Adorámos.
Os seus serviços custaram-nos 100 dólares pelos 3 dias o tempo todo.. Ele é motorista (no seu carro pessoal) e guia.. Mas naquela altura não podia entrar nos templos.... Por isso para o dia dos templos pedimos lhe que nos arranjasse um guia... (não se foi estratégia se não, mas pronto). Trouxe o seu irmão e foram mais 30 dólares desde as 4:45 da manhã até as 18:00.
Trouxe nos ao hotel para fazermos check in e refrescar-mo-nos..
Ficámos no hotel friendly angkor boutique....
Não aconselho..
Muito fraco... Não sei como tem mais de 8 no booking.
No meio de barracas, literalmente.. Muito pequeno.. Deram-nos o melhor quarto porque fazíamos anos de casados e mesmo assim o melhor quarto era mau.. Deixava entrar a luz... O ar condicionado não funcionava muito bem... A casa de banho, extremamente pequena, sendo que o chuveiro estava praticamente em cima da sanita, sem qualquer proteção.. Ou seja sempre que tomávamos banho molhávamos a sanitária e tudo a volta..
As janelas tinham muita folga propícia a entrada de bichos.. E tinha montes de papel higiénico nessas mesmas folgas...
Tinha vista para a piscina, mas Tb para uma zona muito pobre.... Ouvia-se tudo ente quartos.. Havia mosquitos dentro do quarto.. E muitos barulhos de outros bichos, que não sabíamos nunca se era fora ou dentro do quarto :( fraco pequeno almoço e não fizeram a limpeza ao quarto nem trocaram toalhas.. Tivemos que as pedir,, o que vale é que eram só 2 noites.
É verdade que os dirigentes são muuuuuito prestáveis.. Não haja dúvida, mas não aconselho... Se fosse agora pagava um pouco mais e ia para um hotel melhor. Apesar de é a 100m dos mercados bares restaurantes ... Ou seja muuuuito bem localizado.
Lá nos refrescamos e passada meia hora o asean estava a nossa espera a porta, como tínhamos combinado.
Íamos ver o pôr do sol a Pre Rup...
Fomos diretos aos templos..parámos para comprar os bilhetes de 20 dólares por pessoa por dia (só compramos para um dia), mas seguindo as indicações que tinha, o bilhete do dia seguinte permite nos entrar depois das 17 para ver o pôr do sol. Se não a opção seguinte era de pagar 40 dólares por 3 dias).
Dentro dos templos há imensas casas de locais e campos de arroz que estão agora em fase de crescimento. Tenho que admitir que tivemos uma sorte dos diabos.. Sempre muito sol, sem nuvens.. O que pode ser um problema caso se queria ver o pôr do sol e nascer do sol (das maiores atrações por lá)... Eles próprios disseram que foram 3 dias óptimos para esta altura.. Porque ou chove a tarde ou de manha há muitas nuvens.. É de facto a low season.. O inverno... Salvo seja.. Não entendo é como é que para eles nestes dias estava frio... Juro vos que nunca tive tanto calor em toda a minha vida e já tive em inúmeros sítios tropicais. Mas acredito que noutras alturas esteja cheio de gente... Desta vez havia gente mas não tivemos, Nunca, que estar em filas para tirar uma foto ou subir num templo.. O que pelos vistos as vezes é necessário, de tanta gente.
E aqui é que a diferença para o nosso país é atroz.... Meu Deus tanta pobreza, tanta desorganização... Mas ainda assim, tanta felicidade, tantas crianças a brincar descalças na rua com o gado, a jogar ao elástico ou simplesmente na terra a fazer castelos, e seguramente Mais felizes que muitas das nossas crianças que têm TUDO!
O trânsito então nem se fala... Eles não andam muito depressa é verdade... Mas não sei como não há mais acidentes.. Chegam a passar 4 e 5 veículos ao mesmo tempo nas duas faixas.. Desde tuc tuc a carros a carruagens e motas.. E se for preciso ainda se juntam umas vacas e umas pessoas na berma..Incrível mesmo.
Nesse dia o nosso guia ainda teve tempo de nos explicar que lá o ordenado mínimo é mais ou menos 100 a 120 dólares e que quem se safava mais uma vez eram aqueles que trabalhavam com o turismo... Ou então claro os empregados estatais.
Que praticamente 70% da população é extremamente pobre, graças à guerra que houve em 1975 onde morreram mais de 3 milhões de pessoas.
A maioria dos jovens não tem possibilidade de ir para a universidade e trabalham sobretudo na agricultura.
Perguntei lhe então que o seu pai ainda se devia lembrar bem da guerra. E ele rapidamente e duma forma sofredora, como que a dizer me que não queria falar sobre isso, disse me... Sim lembra-se mais odeia falar sobre isso, porque foi dramático.
Visitamos então o nosso primeiro templo, que em termos de templo em si, não achei nada de especial, mas vimos o seu lindo por do sol..isso sim, acho que se houver tempo pode ser uma hipótese de visualização. E de preferência fazer como eu.. Tirar umas fotos, por a máquina a filmar o pôr do sol, por os fones, arranjar um local estratégico sem ninguém à frente (não havia assim muuuuita gente, porque é época baixa mas mesmo assim muita gente), escolher uma música que nos diga algo, agarrarmos o braço ao amor da nossa vida e simplesmente sentir aquele momento.... Que milhões de pessoas nunca vão ter a oportunidade de sentir.


18:45 e o sol foi-se.... Está lá um senhor a mandar o pessoal embora.. Suponho que deve ser por precaução..com a chegada da noite… sim, que estes templos não têm proteção nenhuma.
E entretanto Já a lua nos dava as boas vindas na primeira noite em siem reap.
Cá fora, esperava ansiosamente o asean, que nos deu novamente mais água fresca e toalhas geladas..
De seguida aconselhou nos um restaurante buffet onde vimos um show de apsara.


Eu já tinha lido más reviews do tripadvisor sobre esse restaurante.. Mas como ele nos aconselhou tanto lá fomos.
Alta banhada mesmo... Não aconselho de todo.. Podem não acreditar mas não comi nada... Passei fome mesmo.. Tudo frio, ou com péssimo sabor.. O sushi era horrível.. A banana sabia a podre :( muito mau mesmo... E por esta brincadeira pagamos 33 dólares... Isto porque são 12 dólares o buffet sem bebidas... Mais a taxa de 10% de gorjeta.... Um valor surreal para a Ásia.
O show em si, é engraçado... Apenas isso... Não é essencial... Eu não iria de novo, seguramente... Acho que é uma roubada... Aliás ainda nem o show tinha acabado já estávamos a ligar para o asean para nos vir buscar.
(Sim porque ele deu-nos um telefone, muito antigo, mas ainda assim, Para sempre que precisamos lhe ligássemos. Demais mesmo :) )
Era 20:30 e estávamos rebentadinhos... O asean perguntou nos se queríamos ir a mais algum lado.. E havia uma vida brutal nas ruas.. Mas eu não aguentava mais.. Já me tinha quase deixado dormir a ver o show.. Estávamos acordados ha praticamente 34 h porque o dormir no voo nunca é efetivamente dormir para nós...por isso alteramos os planos que eram ir ver a pub street muito próxima ao hotel e fomos dormir... Afinal no dia seguinte íamos levantar nos as 4 da matina...
Já agora, mer** para o jet leg.
Eram 2 da manhã e não conseguia dormir mais... A diferença horária é gigante.. Imaginem quando em Portugal é 00h lá são 6h da manhã.. Quando devíamos estar a começar A dormir la temos que estar a levantar-nos.. Então aproveitei para escrever este report. ;) e entretanto já tocava o telemóvel para nos levantarmos.
Tal como recebi de dica, Pedi previamente ao hotel que nos preparasse o pequeno almoço num saco e termos pronto a essa hora.. Tínhamos que comer por lá e podemos passar em sítios onde não temos grandes hipóteses de comida... para além de que tínhamos o peq almoço incluído e foi uma forma de poupar dinheiro.
Para mim foi mais uma forma de passar fome porque nem vi o que me tinham posto.. E não realidade era uma sandes de omelete que tinha coisas pretas, tipo podre :(
Mas só a minha.. A do meu marido não..
Então dei duas trincas mas acabei por não comer praticamente nada.
Imagino que nesta fase estejam a pensar que sou super esquisita.. O que por acaso não é verdade..mas ficamos com algum receio nestes países e sempre me disseram para seguir o meu instinto nestes países..foi o que fiz... Pois a posteriori comi a minha melhor refeição do Cambodja num boteco qualquer... E soube-me pela vida. Mas já lá chegamos.
Eram exatamente 4:45 quando descemos... Noite cerrada.. O menino do hotel, que dormitava no sofá da entrada, descalço, (pois os seus chinelos tinham ficado como de todos os funcionários, à entrada do mesmo, junto a porta e piscina) e olhos de sono rapidamente foi buscar o nosso saco que incluía águas frescas também.. Eu acho que esta ideia de pedir o pequeno almoço é boa.. Mas se forem, peçam logo aquilo que gostam que tenho a certeza que eles vão tentar arranjar.
O asean ligou a lanterna do telemóvel para não nos magoarmos, entramos no carro onde nos aguardava também o irmão dele , ramon, e lá fomos até aos templos.. E a esta hora, sem se ver um palmo a frente, a cidade já ganhava vida... Já se viam muitas motos, muitos comerciantes, muitos tuc tuc.
O ramon é igualmente uma pessoa muito querida... Não sei se são verdadeiramente irmãos, mas tb gostámos dele como guia... Não tanto quanto do asean, também porque o ramon é mais tímido... Mas teve muita paciência e sabia muito de história.
Ele é guia há 5 anos e é a melhor forma de ganhar dinheiro. Casou há relativamente pouco tempo e agora tem que juntar dinheiro para ter um filho.. Logo nos relembrou que não é fácil ter muitos filhos, porque a educação é muito cara...
Disse-nos também que lá a discrepância de classes é estupidamente grande.. Dando como exemplo que é possível vermos carros de 1 milhão de dólares (sim leram bem, que nós vimos.. um rolls royce, que é dum gajo importante do estado e que por dentro é forrado a ouro e diamantes) nas ruas de siem reap, como temos pessoas que têm um espaço de 2m quadrados para dormir, comer, descansar, brincar, urinar uma família inteira. É brutalmente impressionante, como a corrupção permite coisas destas.
Contou nos tb que o Cambodja, ajudado pelas nações unidas, é actualmente uma democracia.. Havendo votação para nomeação de novo ministro... Mas que continua a haver demasiada corrupção.
 
Última edição:

nmbb

Membro Ativo
Grande parte das pessoas são muito pobres... Mas eles estão com esperança que brevemente as coisas melhorem para o 'reino' cambodja-vietnam-thailand.. Mais turismo, mais desenvolvimento, mais investimento, melhores condições.
Sinceramente o que vi naquele país não me parece que mude nuns bons anos, infelizmente.

Nisto chegámos aos templos que são realmente perto da cidade.. Cerca de 5 /6 km.
Já havia vários carros e turistas lá.
Entrámos então em ANGKOR TOM, que tem um longo passadiço que na realidade é uma ponte sobre o rio...


MUITO MUITO cuidado aqui... Nós ligámos as lanternas mas mesmo assim vê-se muito mal.... Quando estávamos a passar soubemos que um turista tinha caído há pouco tempo, ainda estavam a aguardar a ambulância.. Mas vi logo que estava muito mal... Ainda estava na água inanimado.. Era um turista que sem querer, desequilibrou-se.. Como aquilo não tem água nesta fase e é muito alto, soubemos mais tarde que estava tetraplégico. :(
Deve-se sempre circular pelo meio do passadiço. O Nosso guia tinha-nos prevenido para este facto previamente (é só uma pequena demonstração da importância de um guia no cambodja!)

Bem mas lá fomos.. Rapidamente avistámos angkor wat.. O maior templo religioso do mundo.. E sinceramente depois de ter visto Chichen Itza no México, não sei como os templos do Cambodja não são uma das 7 maravilhas do mundo.... Questionei me inúmeras vezes sobre isso...


Grande dica do guia: o templo tem 2 lagos, um de cada lado onde reflete o nascer do sol... A maioria das pessoas quando chegámos estava de facto lado esquerdo, mas ele levou nos para o lado direito.. E de facto confirmei com as minhas fotos e as melhores fotos na net que o melhor Spot é daquele lado.. Só Não percebi porque é que vão menos pessoas para o outro lado.. Mas fica a dica.

Lá chegámos, não tínhamos levado tripé por opção, por ser demasiado grande e pesado.. Tentei comprar lá um mais pequeno mas é simplesmente impossível... Mas se fosse agora teria levado, com certeza....
Quando chegámos havia no máximo 5 pessoas... E as cores já se começavam a alterar...
Foi tempo de encontrar o melhor sítio.. E começar a tirar fotos.


Como está junto ao lago e por ser o amanhecer, há imensos insetos, de todos os tipos.. Mas pusemos imenso repelente e repetimos a cada hora ou até menos...e não fomos brindados com nenhuma picadela.. mas muito cuidado aqui.. levar mesmo muito repelente.. pela hora e por estar junto a águas paradas.
Foi sem dúvida uma das grandes experiências da minha vida... Aquilo é de facto grandioso, lindo, emocionante... Nesta chorei talvez pela música que ouvia :) sentada naquele chão de terra a absorver tudo aquilo...

Mas acima de tudo senti-me uma pessoa muito afortunada por estar ali a presenciar algo tão maravilhoso... E agradeci muito... A Deus, ao Buda, a quem quer que seja que permitiu eu ir ali. Grande momento.

Por volta das 6 e pouco já o sol ia alto e o ramon dizia-nos que quando quiséssemos, podíamos ir, porque voltaríamos ali mais tarde para as restantes fotos..
E assim foi… até porque entretanto já se tinha juntado uma multidão e já era quase impossível sentir que aquilo era único.. Só nosso.
Neste dia fiz o que eles chamam de mini circuito... Mais o lady temple (templo cor de rosa)... Que é um templo muito bonito mas muito longe dos restantes e que normalmente os guias não querem fazer por causa do preço.. Eu já sabia e acordei desde logo em Portugal...
Vi praticamente todos os templos mais importantes... Desde o angkor até ao bayon ao templo onde foi filmado o tomb raider.









Foi um dia Simplesmente inesquecível... Foi um dia para ver os meninos com o seu fato de colégio andar de bicicleta apressados para a escola, jovens de chapéu triangular a remar no rio, monges a purificar outras pessoas, (o nosso guia faz isto uma vez por mês para ajudar a ter sorte e trabalho), monges a lavar a sua roupa ou mesmo a cavar... Budas de 7 metros, elefantes a passear, macacos a querem tirar-me a câmara (em angkor, vão se chegando chegando e tiram coisas ao pessoal... No meu caso, iam me atacando mesmo... Mandei uma corrida que nem imaginam), flores a fingir 'morrer' automaticamente quando lhe tocávamos, numa forma de defesa, a ver como comuns mortais construíram sem máquinas algo tão grandioso (através de paus, cordas e buracos nas pedras), vi 6 pessoas numa mota, estátuas de dezenas de metros com centenas de anos, alegres e tristes (Templo Bayon), vi a história do Cambodja fantasiada numa parede de pedra, dei um beijo na boca a uma estátua que estava a dezenas de metros do chão (pura ilusão ótica) vi mais dezenas de Budas, vi vacas imensamente diferentes das nossas, vi apsaras, deuses do hindu, homens e crianças comerem de taças do chão nas suas próprias casas, bebés macaco agarrados a barriga da mãe na selva, escadas de dezenas de metros de apenas poucos centímetros de diâmetro, para poucos as conseguirem subir, crianças descalças a sorrir, muitas.... vi mais monges com a sua cabeça rapada e veste laranja, mais templos, mais brilhantes relevos nas paredes, vi elefantes de pedra, meninos de nem 2 anos que mal sabem a sua língua materna mas já sabem dizer "one dolar", meninas de 5 anos a vender como gente grande, vi muita roupa linda (que curiosamente não vi mais.. Nem no old market nem no night market... Por isso, se gostarem mesmo regateiem la junto ao templo e comprem.. Porque por ex. alguns vestidos que eu até gostei bastante não comprei a espera que conseguisse melhor preço mais tarde e nunca mais os vi), comi um ananás em espiral delicioso, duma senhora sentada na terra, fui abençoada por um monge que me disse que a mina vida ia melhorar, vi crianças que mal sabiam andar, a rezar ao Buda com as mãos postas e o Olhos fechados com muita força... Vi sorrisos, muitos sorrisos, vi raízes de dezenas de metros a destruir templos, vi as casas onde moram os monges, dei por mim a ter que ir a um tanque buscar água com um alguidar para deitar na sanita, numa casa de banho para turistas… vi cavalos negros a comer livremente junto a templos imponentes, senti mais calor que nunca na minha na vida, achei que ia desfalecer mas era só sono e cansaço, calor e fome, vi um templo cor de rosa, vi a apsara da Angelina jolei porque é a única que tem os lábios graúdos com ela, vi templos exatamente no estado de há centenas de anos.. Vi adorações ao Buda... Dezenas delas… vi pessoas de todos os tipos descalçarem se e ajoelharem se num tapete para convictamente rezar, vi pessoas locais fazerem vénias a monges, vi como se apanham peixes no meio dos arrozais, vi um hospital flutuante, comi pratos típicos, subi ao topo de angkor wat, vi fotógrafos com objetivas gigantes, Provavelmente para livros ou tv, à espera dos locais pela manhã, com um contraste de poder de compra incrível… vi tuc tuc, dezenas e dezenas deles (não andei aqui!), refresquei me com toalhitas geladas, vi lagartos e um templo dedicado a eles, vi dezenas de pessoas a dormir em árvores na hora de maior calor, vi camisolas a dizer ' not tuc tuc todays and tomorrow', agradeci ao Buda, percebi um pouco a diferença entre budismo e hinduísmo, percebi que as pessoas crêem muito mais no budismo, rezam aos seus antepassados em Espírito, e acreditam que se forem boas para os outros, recebem o mesmo em troca... Que mais importante é estarem juntos e cuidar bem da natureza e do que os rodeia... Vi angkor wat agora sob um sol de quase fim de tarde esplendoroso, andei ao contrário da maioria dos turistas, consegui boas fotos, vi meninas a jogarem macaca, jantei num restaurante onde só podem entrar locais, visitei a casa de um local que não realidade é um quarto, com uma cama sem colchão, sem frigorífico, um cabide com roupa, uma poltrona velha, um lava louça e uma casa de banho, com um conjunto de cobertores no chão para uma menina de 9 meses dormir... Dei muitos beijinhos a essa menina, fiz massagem dos peixinhos por um dólar em plena pub street e não aguentei.. Não tive coragem de comer aranhas com mais de 5 cm, não paguei meio dólar para tirar fotos dos insetos mas consegui tirar uma sem o dono ver, paguei por um jantar delicioso de 3 pessoas, 5 dólares... Bebi muita água... Recebi uma pulseira com o meu nome e a desejar me boa sorte, agradeci com as mãos postas muitas vezes, aprendi que quanto mais alto estão as mãos no agradecimento maior o respeito.. Aprendi que habitualmente os jovens trabalham cedo para poderem ter uma casa de 2m quadrados para poderem casar... Aprendi que as vacas são muito magrinhas porque não há comida para elas e que por isso não têm leite... E exatamente por isso, todo o leite do país é importado, aprendi que rapazes de 20 anos são guias de dia e estudam a noite, vi um país abandonado pelo mundo e que apenas sobrevive (não vive) apenas graças ao turismo e ao arroz, vi alguém dizer me com o maior sorriso do mundo e absolutamente conformado: ‘ganho isto, não dá para viajar como vocês, mas sou muito feliz'... Aprendi que estava num dos países mais ricos da Ásia há centenas de anos cheios de ouro, pedras preciosas, mas que a sede de poder o transformou num dos países mais pobres do mundo... Aprendi que um monge é considerado quase um Buda, e que estes apenas tomam o pequeno almoço e almoço, não podem casar, estudam muito e jamais podem tocar numa mulher.... E muitas outras coisas estupendas que a minha memória já não me permite recordar..

Como podem ver, foi um dia impossível de perder...







Casa dos monges!










Não há explicação para o que se sente neste país.. O contraste entre algo tão grandioso como os templos e a pobreza das favelas é algo revoltantemente inexplicável.
Mas depois do devaneio, vamos às dicas práticas.

Dica 1: ir então para o lado direito do templo.
Dica 2: levar peq. almoço do hotel.
Dica 3: ir muito cedo, antes das 5h.
Dica 4: pedir ao vosso guia para ele vos trocar dinheiro na melhor casa que ele saiba que vai sempre ficar melhor para uma pessoa local (o asean sugeriu-nos.. Confirmámos numa aplicação (XE) de câmbio e de facto era o melhor.. Foi um fofo).
Dica 5: não parar para tomar o pequeno almoço na cidade.. Comer entre templos.. Isto porque de facto a maioria dos turistas que vai pelas agências com excursões já arranjadas vêm o pôr do sol e voltam à cidade... Para tomar o peq almoço nos hotéis, assim ganha se tempo e vê se as coisas com menos turistas.
Dica 6: venham preparados para muito calor.. Eu bebi à volta de 5 litros de água e foi pouco.. E sinceramente como não tinha comido na noite passada, nem depois o pequeno almoço, houve um altura em que me senti mal.. Como tenho propensão para hipotensão, com aquele calor todo, houve um momento em que achei que me ia dar uma coisa... Tenham em mente que é mesmo muito calor, muitos km a andar na hora de maior calor (levem chapéu, repelente, protetor solar e muita água). No nosso caso entre templos tínhamos sempre águas fresquinhas graças ao nosso excelente amigo que fizemos no Cambodja. Depois há outra questão, eles sugeriram nos que não parássemos.. Isto porque há quem faça uma paragem depois de almoço na hora de maior calor.. Esta sugestão é porque assim apanhamos menos gente nos templos para as fotos e menos filas... É um facto.. mas Por outro lado o calor é de morrer... Sinceramente optei pela primeira opção, sem conhecimento de causa... Mas o grau de exaustão era tanto às 16h, com 12 h e muitos km em cima, que abortamos o plano de ir ver o pôr do sol a montanha (com muita pena minha :( ) e fomos para a piscina do hotel e dormir um pouco antes de jantar. Continuo sem saber muito bem o que aconselhar... Acho que cada um tem que fazer o que mais lhe convém... Mas tenham em conta estes dois aspetos.
Dica 7: levem uma camisola.. Ou um casaco ou então um lenço para a entrada nalguns templos.. Mas para o principal templo, não se pode ir nem com lenço.. para alguns templos não se pode ir de saia nem com ombros ou costas à mostra.. Pois que eu esqueci-me e ia com os dois, só as pernas se safavam... Eu bem que notei que os guias olharam aterrorizados para mim quando me viram de manhãzinha.. Mas nem me lembrei. Só quando me pediram para ir buscar um casaco é que me apercebi.. Mas não tinha tempo de trocar, não ia arriscar perder o nascer do sol, por isso peguei numa camisola e fui. Mas é muito chato mesmo porque os seguranças dos templos andam sempre de cima de nós... Tenham em conta isso.
Dica 8: parem entre os templos para ver os locais a iniciar a sua vida do dia a dia.. Sobretudo na entrada principal de bayon.. na entrada sul… Se fosse agora tinha ficado mais tempo, onde estavam os tais fotógrafos com as objetivas grandes.
Dica 9: tentem ver o nascer do sol no angkor e o pôr do sol em pre rup ou nas colinas ou campos de arroz.

Nota: o jantar o dia anterior tinha sido estupidamente caro.. O asean disse nos de manhã que nos ia levar a um sítio que o irmão recomendaria.. Percebi logo que tinha comissão... Como estava com receio que fosse muito caro, pedi-lhe que nos levasse a um sítio barato.. Ele ficou meio confuso.. Mas depois lá me disse que arranjava um desconto para nós... Fomos a um restaurante entre o lady temple e angkor wat à beira da estrada mesmo para turista.. Mas depois disse me que ficávamos num sítio que não é para os turistas e que tínhamos um desconto de 5 dólares nos pratos locais.. Concordamos e foi de facto uma ótima refeição... pratos típicos… Um vinha em casca de coco descascado, e um era de frango, cenoura, leite de coco, caril, fruta... Muito bom.. O outro era peixe com tipo os nossos espinafres e amendoim... Igualmente bom. No total foi caro, mas mesmo assim para ser junto ao templo e pela comida pareceu me justo... 7.50 dólares por pessoa com bebida... eu tinha dito ao asean para eles se juntarem a nós, que nos pagávamos, mas eles disseram nos que não podiam.. Não percebi no início, pensei que tinham que ir algum lado, mas quando saí, percebi que tinham ficado por ali, provavelmente sem comer nada.. Só porque nós tínhamos ficado com a vaga deles no restaurante Isto é, os restaurantes aos guias, fazem mais barato.. e nós para comermos mais barato, eles ficaram sem essa vaga L fiquei muito emocionada com a ação mas fiquei a sentir me muito mal.. Não era isso que eu queria dizer.. Era simples. Neste dia, não queria pagar tanto como outra noite... Mas ele garantiu me que tinham comido e que mais tarde poderíamos jantar juntos... Como aconteceu...Eles realmente mereciam.

Lá fomos para a piscina mini do hotel, mas saborosa àquela hora da tarde.. e depois descansámos um pouco.
Nessa noite juntámo-nos ao asean (o ramon afinal não podia) e fomos jantar a um restaurante de apenas locais, onde ele vai quando a sua esposa vai visitar os pais mais longe. Comida óptima.. Asseio mais ou menos.. E preço estupendo.. Pensei que poderia ir mais vezes mas afinal não atendiam turistas... Mas foi sem dúvida uma experiência ótima. Foi neste que paguei 5 doláres por três refeições… isto é que é preço asiático.
Fomos de seguida ver a pub street, night market, old market e angkor market.
Coisas incríveis acontecem naquelas ruas.. Desde massagens a 1 dólar, atuações de bandas a tocar, com um sotaque maravilhoso, Budas lindos de decoração de 1 metro ou mais (quem me dera!!!), quadros estupendos, entre outros.
Aconselho o angkor market. Porque é mais fácil de regatear.. Dica do guia e confirmou-se.. Demos uma volta e no old market, praticamente não baixavam os preços.. Mas deu para ver os preços e comparar.. No night market já havia preços mais ou menos.. Mas mesmo assim não sei se fui eu que baixei muito, eles não vergaram.... Achei até as compras caras mas acreditem que regatear é um dos meus Hobbies lo@

Comprei então um lenço lindo do templo a 2 dólares (o ramon disse que 2,5 dólares era bom preço...), comprei um Buda para nós dourado médio, e uma boneca apsara que é tradição para a sogra.. tudo isto por 20 dólares.. (Aqui acho que fui enganada)... Mas não consegui mesmo mais barato.. Foi para aí o 10º sítio que fui... Comprei 5 pins por 2 dólares, 2 camisas por 2,5 cada. Num total de 33 euros.
Continuo a achar que fui enganada. Lol
O meu marido bebeu uma cerveja por 1 dólar (caro!!!) e viemos para casa. Ainda passámos por uma farmácia para vermos preços das coisas e repelentes.. Reparámos que pelo menos ali só havia repelentes com o máximo de 20%... pior que os nossos.. para o Cambodja, acho melhor levar mais daqui que temos a 25%. Mas na Tailândia, há até de 90 e tal %.

Era hora de ir descansar... E lá fomos para o nosso hotel, que como disse, fica aí a 100 m... pelo menos foi o que me pareceu.
 
Última edição:

nmbb

Membro Ativo



Tínhamos combinado com o asean ter um último dia diferente.. Longe dos templos e perto das gentes, que essas sim, tornam o Cambodja especial.
Tb queríamos descansar e aproveitar um pouco a piscina. E assim fizemos. Levantamo-nos mais tarde, o que não era difícil porque no dia anterior sido as 4 e pouco lol .. (Mais uma vez, mer** para jet lag.)
Já não demos o tal mergulho, porque estávamos muito cansados e aproveitamos por gozar mais o quarto fresquinho... Arrumamos as malas e por volta das 10:30 ja tínhamos o asean a nossa espera...

E pronto meus amigos, não há explicação para estas três horas da minha vida... O asean levou-nos a uma «village».. Como ele diz, o real Camboja... Com estradas de terra, montes de vacas à borda, casa de 1 m2 sob estacas, muita pobreza... Mas ainda sim, muita felicidade... Se uma pessoa acha que a cidade de siem reap é pobre, suja, desorganizada... Não conhecem o verdadeiro Cambodja.
Não há mesmo palavras Para descrever... Por isso deixo vos com algumas fotos..













Tenho centenas deste dia, mas é difícil escolher.. deixo-vos uma pequena amostra..

Chorei, abracei, fotografei, doei, acenei, pensei, sorri, senti... Senti coisas que nunca tinha sentido...
Foi um dos momentos altos da minha vida.. Quanto mais da minha viagem. Eu sei que parece um cliché e foram só 3 horas mas algo como isto faz nos mesmo repensar na vida, as nossas prioridades, as nossas queixas, (nós contávamos ao asean o que tínhamos em Portugal e ele só repetia: então porque estão descontentes? Do que se queixam? EXATO!), a diferença entre o que queremos, o que temos e o que realmente precisamos... Porque a questão coloca-se: como é que alguém que tem tão pouco consegue ser tão ou mais feliz que os que têm tanto? Simples: dão valor as coisas certas.. As casas pequenas, favelas, de zinco ou madeira, onde na mesma e única divisão dormiam 3 gerações por vezes, mas quase todas tinham um local de adoração... Todas acreditam que o mais importante é cuidar uns dos outros e do que os rodeia.... E claro comer.. Mas para isso têm as vacas, os campos de arroz e a restante agricultura.. É claro os turistas que de vez em quando passam... São muito pobres e em muitos momentos deve ser muito difícil, mas em nenhum momento os vi queixarem-se.. só agradeciam pelo que tinham...

O asean disse me que 1 dólar lá dá para alimentar uma família pequena um dia.. Não com carne nem nada de especial.. mas com arroz, legumes e fruta...
Como vos disse, chorei muito... Não aguentei.. Não me controlei mesmo e chorei.. Ao ponto do guia ficar um pouco incomodado. Porque ele disse que também nasceu e cresceu assim e que foi muito feliz.... Não percebia porque eu chorava... Obviamente que sim, que são muito felizes.. Isso vê-se naquelas caras, sorrisos e brincadeiras... Mas senti me mal por eles.. Por ser tão injusto... Por apetecer-me ter menos e partilhar...
E prometi a mim mesma que vou voltar e até com a ajuda do asean que tem o sonho de abrir uma escola comunitária de inglês só para as crianças terem outras oportunidades no turismo, ajudar uma comunidade, uma família ou nem que mais não seja uma pessoa.
Ele depois acabou por compreender o meu ponto de vista..
Dissemos adeus e era hora de comer alguma coisa e ir para o aeroporto..
Foram três dias cansativos, intensos, muito!!!, mas souberam a pouco. Se pudesse teria ficado mais tempo... Não pelos templos mas pela cultura, pelas pessoas, pelo pais incrível que é. O tempo para os templos é suficiente, acho eu, com eu fiz.. o mini circuito.. mas as pessoas merecem muito mais dias.. Mas quem só tenha este tempo, dá para se ficar com uma ideia do essencial deste país incrível.

Foi até agora, na minha vida toda, o único sítio onde já tinha ido, que jurei que ia voltar... Porque normalmente defendo que não devo repetir os sítios com tanta coisa espectacular para visitar pelo mundo fora... Mas o Cambodja há-de ser a excepção...

O asean deixou-nos no aeroporto, tiramos uma última selfie com ele, que foi a correr almoçar com a sua família.. Ele é de facto espetacular. Tratou-nos como família. Defende com unhas e dentes os seus ‘costumers’ como ele diz.... Respeita muito o seu trabalho.... Sentimo-nos tão seguros com ele... Aconselho vivamente.. E acho que vale todo o dinheiro e todas as coisas que lhe dei.... Não acho que seja muito bom ir sem algum apoio para o cambodja, sobretudo para ver os templos.. Eu via quem ia só de tuc tuc e os deixava, à entrada.. Ficavam um pouco perdidos e zero de história.. Para além de que os guias tiram-nos fotos, sabem já o Spots certos e os horários certos a ir... Eu repetiria tudo..

Em termos de segurança, não senti grande medo, mas há ali momentos, mais à noite, em que sentimos os olhares abusadores.. o que nos dá uma certa insegurança… mas não vimos nem experimentámos nada de mal….

Bem mas voltando à viagem... O aeroporto é mesmo muito pequeno.. O check in abriu exatamente a hora prevista. 2 h antes... E como já disse tem wi fi grátis muito simples de aceder. Sem grande apoio logístico mas ainda assim, suficiente...

Este voo foi um pouco mais atribulado... Teve que dar umas quantas voltas e só depois aterrar.. Não percebi bem porquê.. Mas a verdade é que mesmo assim chegou 5 minutos mais cedo.
Assim que aterrámos em dom muang (a airasia só voa para lá) dirigimo-nos para o controlo de passaporte e passámos por um número interminável de chineses… incrível... São de facto tudo o que os tailandeses e cambodjanos dizem deles (muita rivalidade!)... E desculpem a honestidade.. Porcos, barulhentos e desrespeitadores.. Pelo menos aquele grande grupo e os restantes que encontramos ao longo da viagem.. que foram centenas, já agora...Mas lá conseguimos passar sem problema de maior...e quando demos conta, já as nossas malas andavam a rolar...

Tudo hiper mega rápido..

Na primeira vez que tínhamos estado nesta aeroporto não conseguimos aceder à net.. Dizia nos para registar mas não ia até ao final do processo... Desta vez funcionou super bem.. Mas só 15 minutos.
Só nos pede o nome, passaporte e e-mail..
Mas era hora de procurar uma forma de ir para a estação Humalog para apanhar o comboio até chiang Mai. Logo quando saímos do ‘não ter nada a declarar’, há vários pontos de informação (e carradas de pessoas a vender viagens e táxis.. Maior roubada para turista)! Íamos convictos em apanhar o bus nº 29... Que sabíamos que a última paragem era exatamente nessa estação... Mas qual é o nosso espanto que menina da informação nos diz que o comboio vem da estação e passa exatamente ali junto, ao aeroporto.. Então não era preciso andar mais de transporte.... Grandes notícias..

Para apanhar o comboio é seguir para o 2o piso.. Têm de se subir umas escadas ou elevador, passar uma ponte sobre a estrada e seguir a placa que diz north.
Lá fomos.. O polícia indicou-nos o local para tirar o bilhete, bem sinalizado por sinal, e perg se havia bilhete para chiang Mai.. Pensando eu que às 16:30 ia mais do que a tempo nem que fosse no das 19 e tal... Primeiro disse nos que já não havia nenhum nesse dia :( entretanto lá viu melhor e ainda havia já só na 2 ª classe às 22:50!!!!!!! 6h à espera... Lá teve que ser... Eu de facto já tinha lido que é muito difícil as vezes, comprar bilhete no próprio dia.. por isso o meu conselho é mesmo comprar nos dias antes.. (e mesmo assim fui a conversar com uma chinesa no comboio e ela disse me que comprou no dia antes e já só havia em 2a classe.. Portanto, nas poltronas (no meu caso foi..)... E que comprou logo à vinda para daí a uns dias porque os da primeira classe (em camas) estavam a esgotar Tb já... Sinceramente, eu tinha lido que 1 a classe eram camaratas de duas camas, mais privado portanto, a 2 a classe ainda eram camaratas mas comunitárias vá.. . E a 3 é que é poltronas... Mas no meu caso a 2 a classe foi poltronas. E foram horríveis, digo-vos já. Compensa mesmo as camaratas!)
Pagámos 846 Thb por duas pessoas... Preço tabelado.
Nós não íamos trocar dinheiro neste aeroporto.. Preferíamos na cidade mas como já não íamos para lá e precisávamos do dinheiro, lá o meu marido subiu novamente ao aeroporto para trocar... Euros e dólares que tínhamos trocado no Camboja e não tínhamos usado... Perdemos nos dois câmbios mas é difícil determinar logo quanto se vai gastar.. Mesmo assim, como já disse, o câmbio estava muito melhor neste aeroporto que no aeroporto principal.. A 36 Bath praticamente por cada euro.

Nisto eu aguardava junto as malas e de repente cai uma chuvada brutal.. Pensei, pronto, tivemos uma sorte do caraças no Cambodja mas agora a sorte foi se.. Vai chover nestas férias.. Passados 2 minutos um sol esplendoroso... Quero acreditar que foi Deus que me quis presentear com um refrescamento enquanto eu aguardava pelo Marido.
Novamente, pessoas incrivelmente simpáticas... Até vinham trombudas mas assim que nos viam, abriam logo um grande sorriso e cumprimentavam-nos com as mãos postas. É um povo mesmo muito hospitaleiro e simpático. E claro a despedirem-se dos seus entes querido..

Bem mas tínhamos que decidir o que fazer nessas 6:30h... Tentar ir até ao centro era um risco.. Sair por ali era uma opção. Mas havia a questão das malas.. Não nos apetecia nada ir com aquele peso todo... Então perg à menina dos bilhetes que nos informou que havia um sítio atrás da barraca dos bilhetes que dava para guardar... Lá fomos.. E digo vos foi a primeira vez que senti que algo de mal ia acontecer.... Era um sítio tão tão estranho.. As pessoas pareciam tontinhas, só apontavam para as malas e riam-se.. Cheio de comida e lixo no chão... Fomos de novo confirmar com a menina dos bilhetes e ela levou nos lá.. Era mesmo ali...
Lá as deixamos, embebidos com o espírito de mochileiro que era suposto ter e rezamos para que daqui a 5 horas (combinamos às 22h) ainda lá estivessem.. Pagámos 40 Thb e deram nos um papel que na realidade não dizia praticamente nada se no acontecesse algo, mas enfim.... Ainda fomos até lá fora mas o calor era tremendo e continuávamos muito cansados.. Por isso optamos por aguardar aquelas 4:30h, que era o que faltava nesta fase, deitados num banco de aeroporto à fresca, com net, a admirar a cultura tão curiosa desta gente (as chegadas das pessoas sobretudo.. Vimos uma miúda que chegou e ficou tão tão contente de ver o namorado, que nem cabia nela.. Entretanto chegou ao pé dele e apenas lhe tocou na mão.. Continuava estupidamente eufórica mas jamais lhe tocava mais do que isto.. O asean já nos tinha dito isso no Cambodja.. eles jamais se cumprimentavam com um aperto de mão, muito menos com um beijo em público...) e posteriormente a dormir.

Passou depressa na verdade...
Entretanto já era noite e ainda faltavam uns minutos para as 22h… fomos ver se aquilo ainda existia... E lá estava o senhor e as malas.. Aparentemente intactas…
Que aventura senhores... Que aventura..
Entretanto já a lua nos presenteava com a sua luz... Decorria o corre corre típico de uma estação de comboios... Mas nesta com monges a dormir em bancos...

Até que um polícia muito simpático vai até nós e perg para onde íamos..mau inglês e então mostramos-lhe o bilhete e disse-nos que já demorava pouco… e que quando chegasse nos avisava.. Assim foi...

Nota: eu pus imenso repelente e praticamente não fui picada no Camboja... Curiosamente os nossos guias disseram-nos que a malária em siem reap não era preocupante, era mais na Tailândia.. não sabemos se é verdade.. Foi o que eles disseram.. nós optámos por não fazer o malorone.. Mas isso é mesmo uma decisão pessoal. E depois da viagem e de ter visto o que vi, acho sinceramente que para tão pouco tempo e andando nos sítios turísticos, não será assim tão necessário.. Mas repito, CADA UM DEVE FAZER A SUA AVALIAÇÃO PESSOAL. Em relação à hepatite A, como já faltava pouco, levar a vacina já não ajudava muito... Mas claro que isso era uma preocupação. Então como tinha facilidade, acabei por fazer o despiste, mais o Marido e éramos imunes os dois.. Um ótima notícia..

Para as restantes coisas como febre tifóide e encéfalite japonesa já não são assim taaaaooo recomendadas...

Mas a verdadeira aventura estava prestes a começar... Não sei o que se passou porque eu vi no comboio que haviam 15 lugares em 2ª classe e pedimos esses... Mas a verdade é que os nossos bilhetes reportavam-se a zona das poltronas.. Nem queria acreditar...
Para ajudar era o último lugar e nós entramos pela frente... Praticamente as malas não passavam entre os bancos...quando finalmente lá chegamos, estava um monge no nosso lugar... Lá lhe mostramos o bilhete e ele mostrou-nos o dele.. Era no lugar da frente mas imaginem, estava lá uma mulher e ele jamais poderia ir com uma mulher.... Pelo risco que corriam de ela a dormir lhe tocasse :D Agora é que foi... Tentamos trocar com outras pessoas mas aquilo ia completamente cheio e as pessoas iam juntas.. não queriam trocar, como é óbvio.. Muitos muitos turistas.. Mas também alguns tailandeses.. Lá cedemos.. Jamais nos íamos colocar contra esta fantástica cultura.. Nem dificultar a vida a esta gente maravilhosa..
O meu marido ficou então com o monge e eu com a menina da frente.. Uma miúda de nem 20 anos que viajava da China com os pais e tios... Já tinha estado em Bangkok e deu me umas dicas.. Tiramos umas fotos e deu me o e-mail dela pra lhe enviar depois.. Não tinha facebook.. Diz que na China não se usa muito disso (é quase proibido!)... Até aqui tudo bem...
Começa a ficar eufórica... Eu queria escrever este report e ela só queria falar e tirar fotos comigo.. Para quem não tem facebook, era demasiado apaixonada por selfies (brincadeirinha).. E mandou a nossa foto para a China.. E a irmã disse que eu e o meu marido combinávamos muito bem.. E na realidade não era irmã, era prima... mas era como se fosse irmã…. E a tia não pode vir... E e e e e e e .. Já estão cansados, certo? Imaginem eu.. cansadíssima da viagem a ouvir isto :(


Lá se cansou de ver o meu sorriso já forçado nesta fase e acabou por adormecer.. Eram perto das 3 da manhã e toda a gente dormia.. Ou pelo menos ia com olhos fechados.. menos eu e o ‘monginho’...
Acabei por abandonar o tablet e tentei dormir... Mas foi praticamente impossível. Até tomei um comprimido (coisa rara para o meu hábito) mas os bancos são demasiados desconfortáveis... Onde pomos as mãos? E as pernas? E o calor? E a ventoinha que estava sobre nós que se estragou? E os mosquitos? E o moço que parecia snifar com uma força que me assustava, de 5 em 5 minutos, mesmo a dormir? Que noite meus amigos... Que noite.. Se dormi 2h foi muitooo.. Eram 5 já aguardava o nascer do sol..


E se me perguntarem se fazia isto de novo.. Faria.. Mas nas camas.. Nas poltronas jamais.. Eu quis ir de comboio, para poupar, mas também para ter esta experiência.. mas sinceramente nas poltronas nunca mais… Porque é uma noite de descanso perdida.. E depois foi o dia seguinte que estava exausta...
Mas vale para ver o nascer do sol sobre os arrozais.. Ver os exercícios matinais de um monge... Ver as senhoras com o seu típico chapéu de bico, iniciar a vida pela manhã numa quinta de arroz... Ver todas aquelas montanhas, como se estivesse na Amazônia (claro que nem tanto, mas houve uma altura que só se ouvia aqueles barulhos super agudos de animas de todo o tipo.. sim porque as janelas a cair, vão completamente abertas, noite cerrada, sem uma única luz ligada.. e nós literalmente a sermos comidos apesar de todo o repelente), os templos ao amanhecer...etc


Mas notem: é muito calor... Janelas abertas com várias ventoinhas por cima, mas a torra é a mesma.. A qualquer momento achamos que vamos Ser invadidos por um enxame de morcegos...Tal o barulho que vem lá de fora.. É muito desconfortável. Foi o Local onde havia mais mosquitos em toda a Tailândia e Cambodja (pus tanto repelente mas chegou a um ponto que já tinha vestido calças por cima dos calções que levava, um casaco por cima da camisola e um lenço sobre a cabeça, pescoço e peito... E mesmo assim levei as primeira picadas lá).

Nota: como eu acho que as coisas acontecem por uma razão, se calhar foi melhor só haver lugar no das 22:50, porque se fosse no das 19 chegaria às 8 da manhã... Teria sido só mesmo a noite, desconfortável por sinal.. e não teria visto aquela paisagem tão típica. Chegando às 12 ainda vi imensas coisas na viagem.



Chegámos às 12:10 em ponto..
À saída muitos quiosques com muita comida familiar para nós... Desde pringles a lays... Seguimos e chegámos a uma zona onde podemos logo agarrar o mapa da cidade.. Assim fizemos. Nesta fase já os taxistas nos chamavam da entrada..
O mais barato que tinha lido era 30 thb por pessoa se partilhássemos um táxi com outras pessoas para o night bazar perto do nosso hotel.. Aqui os principais táxis são muito engraçados. São vermelhos com caixa aberta atrás... Bem, lá fui, decidida a conseguir esse preço.. Mas quem estava a sair do comboio eram sobretudo turistas europeus novos de mochila às costas, que ainda nem quarto tinham; por isso, nem sabiam para onde iam... E a maioria acabou por aceitar as guesthouses que aguardavam a sua chegada e que incluíam o transporte.. Dirigi-me então aos taxistas.. E comecei por pedir isso 60 thb pelos dois.. Riram-se e disseram para seguir em frente.. No mínimo eram 100 que nos pediam..
Até que chegamos junto a um senhor.. Pouco simpático por sinal e que parecia aqueles atores dos filmes chineses antigos, com o seu super bigode branco.. que nos disse apontando para a rua : tuc tuc? Nós dissemos que sim, se fosse 60 thb.
Ele resp: não, não.. 100 thb.
E nós, já desesperados, subimos um pouco: 80?
E a resposta mantinha se negativa..
Acabámos por seguir.. Afinal havia uma dezena ou duas de taxistas.. Tínhamos que os esgotar a todos..
Perg a mais um e nada..

Até que o Senhor Confúcio da Tailândia :), veio atrás de nós e lá aceitou os 80. Cerca de 2 euros ... Não era muito longe mas acho que só para duas pessoas conseguimos um preço mais ou menos.


Lá fomos e qual é o nosso espanto quando nos damos conta que aquilo é demasiado pequeno para duas malas tão grandes e nós mesmos... Ele olhou para as duas malas, olhou para nós.. E eu já só me ria.. Até que pega numa e coloca-a no lugar onde deveríamos ir sentados.. E a outra atrás do tuc tuc apenas segura com uma corda, sem apoio por baixo.. Juro que neste momento pensei: lá se foi a mala.
Mas no final lá coubemos todos e as malas e chegámos ao destino sem problemas.. Andar de tuc tuc é de facto uma aventura.. Eu não sei como não há mais acidentes.. Eles põem se em sítios onde parece que não cabem... E atravessam-se a frente dos outros duma forma incrível.. Mas a verdade é que acaba por ser organizada esta desorganização… já que em todo o tempo não vi um único acidente.

Chiang Mai é uma cidade com muita vida.. Grande.. E para quem vinha de um cambodja eu diria que é uma cidade bastante rica..
Merece de facto a visita.. Mas eu penso que o tempo foi o ideal.. Chegar num dia, estar dois dias a sério e depois ir embora logo pela manhã...

E assim foi..
O hotel foi o maninarakorn...bastante bom.. Boa relação qualidade preço... Ótima localização junto ao night bazar... Quartos grandes... Piscina pequena (mas não é um sítio para se fazer piscina, acho eu).. Garrafas de água todos os dias no quarto... Boa limpeza... Ar condicionado... Pequeno almoço mais ou menos. Mas eu aconselharia, sem dúvida, este hotel.. Paguei por 3 noites 80 euros com pequeno almoço e tem uma localização ótima..
Como já referi a noite anterior foi terrível.. O que acabou por estragar o dia.. Fomos dar uma volta ao redor do hotel até a zona do night bazar, compramos algo num supermercado perto do hotel (o bendito 7 eleven) e fomos dormir a sesta... Foi um dia mais ou menos perdido mas para mim é muito importante descansar se não, não consigo aproveitar... Dormimos 4 horas ;) acordámos fresquinhos e era hora de ir para a noite… reservar as excursões..

Eu já tinha planeado quais queria ver mais ou menos. E o preço mais barato que tinha lido era pelos dois dias 1300 bath por pessoa.. Fui decidida a encontrar esse valor...
Há imensas agências de turismo a vender pacotes... Sobretudo na rua do nigh bazar... Começámos a perg e junto ao hotel, pediam me 2200 bate por pessoa (WTF?)... Não se fiquem pelas agências junto aos hotéis. Levam sempre mais... Pelo menos da nossa experiência.
Seguimos e começamos a apercebermo-nos que seria difícil chegar a esse valor.. Tb nos apercebemos que não há aquela febre de vender nem negociar. Eram, inclusive, até um pouco arrogantes e quando lhes dizia que uns amigos meus tinham lá estado no último mês e tinham pago 1300 thb (uma das técnicas que li utilizadas) riam-se literalmente na minha cara e diziam: «oh impossible.. Impossible… You can go!»
Começava a desanimar.. Até porque já eram quase 23 e as agências começavam a fechar... Eu tinha mesmo que fechar nessa noite porque tinha os dias contados..
O melhor preço que tinha até agora eram 1600 e não me agradava.. Finalmente entrámos numa agência, a chiang Mai JS travel, onde já a senhora arrumava as coisas para se ir embora (e consequentemente não gostou muito que tivéssemos entrado) e perg preços... O melhor que me dava eram 1575.. Passei para a segunda técnica.. Dizer que tinha visto a 1400 lá atrás.. Ela disse me literalmente.. Então vá lá atrás... Lol
Passei para a terceira técnica.
Fazer beicinho...e fiz mesmo... Choraminguei.. Pus as mãos.. E implorei-lhe que fizesse esse valor porque a esta hora já estaria tudo fechado.. Ela lá fez uma chamada, olhou para mim, completamente fartinha de me ouvir e disse-me: «pronto está bem».... Como se me estivesse a fazer um favor do tamanho do mundo (???)
Portanto ficou:
2 Dias de Excursões
1º dia

- Quinta de orquídeas e borboletas (eu gostei, porque tirei fotos de borboletas lindas)

- Poo poo paper.. (Demonstram como fazem papel reciclado de coco de elefante.. É só para turista ver mas ok)

- Elefante Tracking (foi uma experiência do caraças... Aquilo é muito alto.. Mais do que de camelo. E depois por caminhos muito inclinados e mete muito respeito (para não dizer medo que ainda bem que ninguém percebia português porque disse umas asneiritas lol)

- Elefante show (onde jogam a bola, andam de bicicleta, atiram setas, etc. Nesta fase tive muita pena dos bichinhos e vim me embora. supostamente também não tínhamos direito a ver este show porque íamos a tribo mulher girafa, mas o guia engraçou connosco e com o Cristiano Ronaldo e deixou nos ir um bocadinho só show, antes dos elefantes começarem a pintar)

- Vila da tribo long neck (do meu grupo só nós fomos.. O restante grupo teve mais de meia hora de descanso.. Enquanto nós íamos à vila.. Que dá para ir a pé.. É muito perto..questionei o guia porque éramos os únicos.. E ele disse que os restantes não tinha comprado esse pacote.. E aqui fiquei contente porque perg a um casal de chinocas (eram todos chineses os do nosso grupo) com quem trocamos e-mails para passarmos fotos, o preço que tinham pago e disseram 950 thb. Ora nós tínhamos pago 800 e com a tribo. Bom negócio ;)

Como fomos a pé ainda me questionei se qualquer um se podia esgueirar e ir até a vila sem pagar... Mas reparei que o nosso guia deu dois cartões roxos tipo passe à entrada da tribo.. Alguma coisa deve querer dizer.. Mas não sei até que ponto qualquer um não pode ir. Ir a vila foi demais... Um dos pontos altos.. Isto to porque eu adoro tribos.. Mas éramos os únicos turistas.. Então estava tudo muito descontraído...na realidade ninguém queria saber assim tanto de nós.. Lá estavam ou a dormir ou ao telemóvel ou a cozer ou a lavar a louça... Depois elas relacionaram-se muito.. As mais velhas tentaram falar comigo em inglês... Muito fixe mesmo :)
Quando se apercebiam da nossa chegada nalgumas barracas algumas lá se arranjavam e pediam as crianças para se exporem, salvo seja..
Há quem não faça esta excursão porque acham que é um zoo humano.. Eu não achei isso..mesmo depois de já ter visto outras tribos no México e Brasil.. . Achei que claro, exacerbam algumas coisas para inglês ver, passo a expressão... E para venderem coisas que me parece a única forma de ganhar dinheiro... Mas acredito que a vida deles seja ali.. Com aqueles costumes.. Que mesmo que não tivessem turistas a vê los, a maioria delas iriam estar com aqueles anéis a volta do pescoço porque é o seu costume e pertence-lhes...Pareceu me. Eu gostei muito. Mas como digo acho que fomos Uns privilegiados porque quase vimos a vila sem grandes enfeites.. Quase na vida normal... As crianças a brincar.. Os homens a cavar.. As mulheres a discutir a vida e as mais novas a ouvir música no telemóvel.. Foi muito giro este contacto..

Nota: se tivesse mais tempo faria uma excursão onde se pode dormir numa tribo.

Curiosidade: são tribos provenientes de Myanmar fugitivas dos conflitos, mas que para o governo tailandês são autênticos aliens (informação por detrás do íman que compramos lá -100 bath).

- Bamboo Rafting (que basicamente e andar sobre uma jangada de bamboo pelo rio - também gostamos)

- E a jangada de bois.. Que graças a Deus, como nos atrasamos de manhã porque Eram Muitos hotéis, longe uns dos outros, não houve tempo de fazer. Não me importei que não tivéssemos feito, porque estava demasiado calor e depois de um dia tão cheio já só queria uma carrinha com ar condicionado.
Saímos por volta das 9 e chegamos por volta das 17 à cidade.
Esta excursão incluía almoço.. (Razoável.. Dava para matar a fome).

A prova que eram só chineses :)




 
Última edição:

nmbb

Membro Ativo















2º dia: tiger kingdom e templo da montanha...

Esta é uma excursão privada onde só vamos os dois.
Basicamente é um táxi que nos leva até ao tiger kingdom (porque a entrada paga-se lá em função do tamanho dos tigres que queremos ver) e depois levam-nos até ao templo lá em cima, chamado o templo da montanha, com vista privilegiada da cidade, chiang Mai. Isto o tempo que nós quisermos..
Os restante templos, que são na cidade os principais, não compensa ir com uma agência.. A própria moça da agência avisou-nos.... Faz-se bem sozinhos com um mapa, na minha opinião…
Esta ida aos tigres foi sem dúvida a extravagância da viagem..
Mas há coisas que têm que acontecer.. :)
Eu queria mesmo muito ter esta experiência e paguei por isso... Há um preço tabelado..e para estarmos com os mais pequenos (não bebezinhos, porque só havia uns com 20 dias e só podemos mesmo vê através de um vidro, incluído um tigre branco minúsculo muito fofo) e com os maiores, pagamos 50 euros pelos dois :( bastante caro para 30 minutos e para a Tailândia... Achei mesmo um bocadinho demais.. Mas queria muito e acho que no final vale a pena sentir toda aquela adrenalina e estar constantemente a perguntar ao guia: é seguro? é seguro? Ou então ficar aterrorizada nas fotos só porque ele mexeu a cauda até as nossas costas.. São bichos maravilhosos..

Nota: há pessoas que não fazem este passeio porque acham que os amimais são dopados.. Na minha opinião, os mais pequenos sim estavam assim mais sonolentos...sobretudo os que podíamos fazer fotos mais extravagantes vá... Agora ao maiores não achei nada dopados.. Aliás, eu tinha acabado de sair e dois tigres brigaram.. Com turistas lá dentro.. Tiveram que os colocar em jaulas logo. (Um tinha a marca das garras do outro e já sangrava (só pensei se apanham um humano, adeus viola)... E uma coisa é verdade, pêlo muito brilhante, super gordos e fortes... E por outro lado também podemos ver as coisas desta maneira (e que o centro está constantemente a lembrar): aqui estão protegidos.. Têm sempre comida. São bem tratados.. Sem qualquer risco de morrer... E assim consegue proteger-se a espécie... Mas claro que é um tema controverso e acho que cada um deve fazer o que é melhor para si e para a sua consciência!

Podem ainda alugar um fotógrafo lá por 299 thb em cada jaula... Se não, os tratadores tb tiram algumas fotos, se lhes pedirmos...




Lá passaram os 15 minutos em cada jaula (tempo máximo por pessoa) e o nosso taxista já aguardava cá fora..
De seguida levou-nos para o templo ainda a uns bons km... Só sei que me custou subir a montanha porque são muitas curvas, pior que a serra de estrela, e tinha comido pouco. Fiquei mesmo mal disposta.. Mas lá chegando, rapidamente passou...
Pagámos 30 thb pelo bilhete de entrada e 20 thb pelo elevador, por pessoa. Mas não achei assim tantas escadas.. Dava para ir bem para cima, acho eu.. Mas eu só experimentei para baixo e para baixo todos os santos ajudam, como diz o ditado..
Ainda tirei umas fotos lá com umas meninas nas escadas que bem habitadas a estas andanças, viravam logo a cara se viam a máquina e não lhe dávamos dinheiro :(
Por tudo isto conseguimos então 1400 bath por pessoa, pelos dois dias.. Com almoço no primeiro dia e tour privada no segundo. Acho que tendo em conta o que vi mesmo assim foi um bom preço.. Mas como disse com tempo consegue-se melhor...
Só ficou por fazer a visita a chiam rai.. Mas era muito caro e um dia inteiro.. Eu não tinha tanto tempo só para uma excursão..
Mas relativamente a este templo… Em si, é bonito... Claro, digno de visita pela diferença e ostentação.. Mas digamos que não é nossa onda. Gostamos mais dos do Cambodja..



É um sítio de muita adoração.. Sem tentar comparar mas já comparando, lembrei me da nossa Fátima.. Porque imensas pessoas andavam a volta de um recinto, parecia a cumprir promessas.. Mas neste caso era com umas flores ou incensos nas mãos e a lerem uma oração que levavam em papel.

Vem mesmo muita gente local lá.. A rezar, ajoelhada, descalça e simplesmente de olhos fechados durante uma eternidade.

Também dizem que é um sítio onde os monges estão muito..

Nota: apesar de ninguém ter vindo diretamente falar comigo, eu levei roupa mais ‘fechada’, numa sacola e só troquei mesmo junto ao templo, na casa de banho porque não aguentava ir de calças ou camisola todo o tempo, com a torra.. Mas foi dos sítios onde mais senti olhares desaprovadores... Sobretudo quando ia no elevador... Toda a gente anda compostinho aqui, mesmo os turistas.

Dica: levem calçado fácil de tirar... E para mim o ideal é levar umas meias e deixem os sapatos junto ao monte dos outros... Passeiem sem sapatos no templo todo. Porque se não, têm que andar sempre a calçar e a descascar e até sabe melhor.

Antes de virmos, ainda reparámos num monge a vender coisas do Buda, ainda deixámos cravados num tijolo,o os nossos desejos e tocamos nos sinos do templo.. E claro vimos o miradouro que vale a visita.. Tivemos sorte que estava um tempo bom e podemos ver a cidade.... Por vezes não dá para ver a cidade com tantas nuvens...


Nisto, eram perto de 14h... Uma manhã preenchida que com tanto calor só pedia uma sesta.. E assim foi...

Nota: eu acho que se consegue mais barato um taxista negociado na rua, para vos levar aos tigres e templo da montanha.... No entanto, também só consegui o preço que consegui no dia anterior, porque fiz os dois passeios.. É uma questão de fazer contas.

Pelas 16h, estávamos prontos para uma nova encruzilhada..

O objetivo era ver alguns tempos e sobretudo ir à parte velha. Dentro das muralhas e ver o sunday market que o nosso taxista nos disse ser por volta das 18h.. quando voltávamos do templo já estavam a montar barraquinhas.

Lá fomos... Templos, sinceramente vimos só mais dois ou três... Pareceram-me todos muito parecidos.. E já não me apetecia ver mais... Ainda entrei num onde os monges faziam as suas rezas e cânticos... E estive ali a absorver aquela boa energia e a ver como é duro ser monge.. Só comigo, estiveram mais de 30 min a cantar o mesmo refrão.. Naquela posição desconfortável com o rabo sobre os pés (já que os pés nunca podem estar voltos diretos para o Buda).. Que de x em x tempo era vê-los a mudar porque já não aguentavam..

Ainda vimos outro templo onde estava uma coisa impressionante.. O mais importante monge daquele templo... Que tinha falecido em 2009, se não me engano.. E fizeram-no à escala em fibra de vidro. Juro-vos que ainda hoje acho que é um homem verdadeiro, mas mumificado ou o raio que parta.. É impossível... O pormenor dos lábios, das rugas, do cabelo, dos olhos.. Incrível. Vale a visita…. Era no final da rua do sunday market.. Não sei o nome, desculpem.


Mais ou menos no meio da rua do sunday market há tb um templo em pedra, quem não tem nada a ver com os outros e que está muito bem cotado no tripadvisor.. Mas na realidade é muito similar aos do cambodja. Em ponto pequeno... Mas compreendo que as pessoas gostem de o ver porque é muito diferente dos outros todos.

Em relação ao sunday market.. Adorei.. Aliás, eu não planeei a minha viagem em função disso, mas fiquei muito contente por ter calhado num domingo...

É muito melhor e maior que o Night bazar.. Tem mais oferta de compras, comida e melhores preços... Comi lá um sushi maravilhoso por 40 Thb (???)...

Tempura de gambas... Asas fritas.. Banana frita.. é só nomear que há lá..

E depois as pessoas.. A multiculturalidade... Adoro fotografar pessoas e foi um dos melhores sítios.. Pena a luz que já não me permitiu tanto como eu queria... Mas vale muito a pena... Recomendadíssimo.

Era tarde já e precisávamos ir descansar.. Fazer a mala porque no dia seguinte o dia começava as 4:15 da manhã...

Tínhamos perguntado ao taxista que nos tinha levado de manhã aos tigres quanto seria um preço justo para nos levarem ao aeroporto do nosso hotel, às 4:45 da manha.

Ele nem queria acreditar que era às 4:45 am.... E então lá nos disse que eram 250 Thb... Só mesmo por ser cedo.. Porque eram só 10 minutos.. Perg logo se queríamos que nos levasse.. Não era esse o objetivo inicial.. Mas já era tão tarde e poderíamos não ter hipótese no dia seguinte, que dissemos que sim.

Nessa tarde ainda perguntámos a um gajo do tuc tuc e a um taxista e a verdade é que ambos nos disseram que a essa hora era muito cedo para os tailandeses e que não faziam a corrida...

No dia seguinte antes da hora, lá estava a mulher do taxista.. Com certeza uma senhora mais madrugadora que ele... :)

Disse-nos que ela tb é taxista.. E que seria ela que nos levaria... Uma Senhora que não parava de falar mas querida... Fartou-se falar mal dos chineses (mais uma vez) e lá nos relembrou que é a estação baixa por lá... Que há poucos turistas... E pouco trabalho.

Bem mas entre ‘os chineses são uns porcos’ e ‘tu és tão bonita’... Pediu nos 300thb , dizendo que era porque era muito cedo.... Pensei em contrapor... mas o marido não me deixou.. Disse que se lhe déssemos uma gorjeta que ia dar isso.. E por aí ficou... Mas com certeza se consegue muuuuuuito mais barato.

Seguimos para o aeroporto. Tudo igual... Na airasia então passam as malas logo a entrada.. Todas.. Independentemente qual o destino... O check in já tinha aberto. Tudo sem problemas.. Mas tudo fechado.. Nenhum lojinha nem para comprar água havia aquela hora ;(

Lá entramos na net do aeroporto.. Muito fácil e rapidamente abria a porta de embarque.. Ainda vimos o amanhecer no aeroporto mas a grande vista foi lá em cima.. Com o sol pouco alto e as Nuvens tipo algodão doce.. Muito lindo.

Nota: este voo era o mais barato, obviamente pela hora.. E sinceramente eu escolhê-lo-ia novamente porque o aeroporto é muito perto do centro e mesmo que tivéssemos chegado mais tarde, como é um voo doméstico, não haveria problemas, e assim ainda aproveitámos um grande bocado do dia noutro destino.

Nota: o melhor câmbio que encontramos foi em chiang Mai.. Igual a taxa da aplicação do telemóvel.. Não perdemos dinheiro nenhum... (não sei se já perceberam mas levamos uma carrada de aplicações no telemóvel que foram de grande ajuda.. sobretudo porque é um país que há net em todo o lado).

Dicas

* Chiang Mai vale a visita.. É muito verdinha nesta altura e muito viva. Só choveu uns 5 minutos no primeiro dia.. E até soube bem, refrescou um pouco.. se voltar a Tailândia acho que volto nesta altura.. Acho que em Junho, Julho só se apanha mesmo umas chuvas da tarde.. E não é tanto (Lololol) calor.. Setembro e outubro disseram nos por lá, que é pior (não sei como é possível)..

* Há muitos mosquitos, sobretudo na selva, e precisamos usar repelente mais forte.. Numa farmácia junto ao nosso hotel encontramos repelente com DEET a 28, 55 e 95% (UAU!) a preços bons.

Não havia em todas..

Mas compramos o do 55% (parece me suficiente) a 195 bath (cerca de 5 euros o pequeno mas que só precisa ser reposto de 7 em 7 horas supostamente).

* muitas lojas de massagens.. Mais caras do que no cambodja.. Mas ainda assim merecem uma entrada. Mas atenção que sobretudo à noite, algumas casas vêm com brinde (ficamos chocados com a prostituição... Imagino em Bangkok).

* a noite é razoável.. Com algumas bandas a atuarem e preços de bebidas razoáveis (ex. mojito 70 bath)

* boa comida de rua tailandesa a 50 bath (1 euros e pouco) o prato.

* ótima fruta e sumos frescos a 30 e 50 bath.. Enchem e são tão fresquinhos... Confiei no meu instinto e fui onde me parecia mais limpo e não tive grandes problemas.

* dezenas de baratas a correr e a voar pelas ruas sobretudo à noite.. Normal para a Tailândia, portanto.

* não comprei praticamente nada, só nas mulheres girafa para ajudar.. Mas achei as coisas um bocadinho caras... Ou então eu queria mesmo pechinchas na Tailândia... Compramos sim uns óculos de sol imitação quase perfeita da ray ban a 3 euros e tal. Mas no night bazar há uma imensidade de oferta... Desde sedas, réplicas de relógios, malas e óculos, vestidos, camisolas, Sabonetes, incenso, budas, etc etc etc.

Não comprei porque li em muitos sítios que o sítio que mais compensava era mesmo Bangkok.. E por isso o deixei para o final. Mas enganei-me.. Chiang mai é mesmo o sítio mais barato, pelo menos do que vimos.

* Exemplos de outros preços: 40 bath um mangnum, 6 bath pastilhas, taxa de levantamento de dinheiro nas atms 180 bath (o meu visa débito deu sem problema), cerveja grande 70 bath, cartão de memória 32 GB por 450 bath numa loja de electrónica no centro comercial no night bazar (que ao 5º dia já tinha quase 40 GB de fotos (3500 fotos, já com alguma seleção) porque estava a tirar com a qualidade máxima.. Escusado será dizer que o marido passou-se... Mas é impossível estar aqui e não tirar fotos a tudo).

Nota: fora de Bangkok e ao contrário de Cambodja, as mãos não servem para cumprimentar.. É quase grosseiro.. De facto vínhamos habituados do cambodja a agradecer com as mãos postas e aqui começamos a reparar que praticamente ninguém o fazia.. Só fazem uma reverência..

É de facto um país muito interessante... Onde pudemos ver as mulheres a catarem os seus próprios piolhos ao espelho com uma pinça ou uma senhora com uma máscara e pepinos na cara a atender nos numa loja.. ;)
Muito bom.

Passadas nem 2 horas, com 10 minutos de adianto estávamos a aterrar em krabi.. Voo que nem dei conta porque passei o tempo a dormir...e sem qualquer percalço.. Voltava a repetir.. Só temos a dizer bem da airasia..
Ainda passamos por chuva lá em cima, mas à chegada estava um sol bonito com algumas nuvens... mas reparámos que as estradas estavam cheias de água e molhadas como se há bocado tivesse parado de chover... Como de facto... Tinha acabado de chover há muito pouco tempo, só para nós é que parou, disse-nos o funcionário do hotel que nos trouxe .. :) Que Lábia… já à espera da gorjeta.
A verdade é que tinha estado a chover há dias :(

Mas bem, aguardavam-nos as malas, que por acaso foram de novo das primeiras (????) , (não encontrei net do aeroporto) e lá fomos procurar a forma mais barata de ir para railay. Parei no posto de informação.. Como sempre, para pedir mapas... E perg logo qual era a forma mais barata... Ao que elas me respondem que era o shutle bus.. Era em frente do posto. Fomos ver e então é assim... De bus até ao píer são 150 Thb por pessoa... Se forem de táxi, desde 1 a 4 pessoas.. Sao 600 Thb.. Se conseguirem 4 pessoas.. Fica exatamente ao mesmo preço e é mais rápido e confortável... Se não claro que compensa o bus.
Nós fomos de bus mesmo.. Não queríamos ainda perder mais tempo a procurar outro casal. E sinceramente não é muito desconfortável.. Tirando o facto de que o condutor aproveitou a nossa ida para por gasolina e dar um beijo a mulher.. Mas enfim..

Fiquei foi chocada com o tempo que demorámos.. No mapa parece mais perto.. Ou me pareceu a mim ou demorámos mais de 1h só a chegar ao local de compra de bilhetes para o barco... E com isto levantava-se a próxima preocupação.. Como é que se demorarmos tanto, conseguimos estar as 6h da manhã no máximo, no aeroporto vindo de railay beach... para BKK? :( Bem mas logo se veria...
Depois de algumas paragens, o bus deixou nos então num ponto, junto ao mar onde compraríamos os bilhetes do speed boot.. Sao mais 150 Thb por cada pessoa e isso inclui ir numa carrinha dali até ao píer mesmo... E depois de barco até a railay east.

Lá engraçaram connosco e aqui os portuguesitos mais uns franceses foram dentro da carrinha com ar condicionado e os restantes foram lá atrás numa caixa aberta, com algum risco até.. Nós não pedimos nada.. Juro.. :)

Mais 10 /15 Minutos a andar de carro e lá chegamos ao píer.. Até aqui ainda com abertas... Já se via ao longe a chicken Island e entrar no barco é sempre uma aventura.. Sobretudo com as malas pesadas.. Mas tudo correu bem.. E passados 15 min lá chegávamos a railay. Aqui há uma coisa que não percebo... Há um píer com inúmeros barcos lá parados... Vi inclusive alguns pararem lá.. Mas tb nós fomos brindados com arregaçar os calções tirar sapatilhas e carregar as malas até a margem... Os senhores do barco ajudaram o marido com as malas, mas mesmo assim não percebo porque não se usa o píer mesmo...
Nós ainda tivemos sorte na hora que chegamos e na maré que estava nem muito alta nem muito baixa (muito lodo)...
Bem mas agora o importante era chegar ao hotel... é tudo muito perto.. Do lado east para o lado west...Lá perguntando e tanto da ir pelo sunrise hotel.. como por uma rua junto a um atm..

Fomos pelo sunrise onde o segurança nos levou até a recepção .. Ainda só eram 11 e tal mas deixaram-nos logo entrar...

Ficámos no sand sea resort… e na Minha opinião é um bom 3 estrelas.. Isto porque tem um razoável pequeno almoço.. Razoável quarto.. Razoável limpeza.... Boa piscinas... Razoável velocidade de internet.....
Excelente localização....
Acho que a relação preço qualidade está boa...

Nota: nós ficamos num bungalow de madeira mesmo em frente à piscina traseira.. Mas há quartos melhores.. De pedra.. Superiores mas a maioria mais longe das piscinas.... Eu era para pedir um upgrade como íamos comemorar o 1º aniversário...mas o marido não quis.. Porque queria dar 2 passos e mandar um mergulho para a piscina... (era praticamente à frente da porta do quarto). Mas a verdade é que tive que reservar a última noite e reservei num quarto superior e compensa muuuuuuuuuuuuuito. Palavra de amiga.


O pequeno almoço funciona com vouchers como em outros hotéis na Tailândia.. E a sala de refeições tem de facto uma vista privilegiada...
Railay west e pragnhah são sem dúvida as melhores praias.. Railay east parece muito rochosa, suja, muita confusão de barcos.... Tonsai Bai é ainda mais sujo, com aspecto de abandonado...
Uma vez não podendo ficar em pragnhah beach... Que o hotel lá custava mais 1500 euros que o nosso.. No mesmo número de noites... Acho que railay west é uma ótima opção.
Mas uma vez chegados ao quarto era hora de começar a desvendar a área e a curtir o sol.. Até que de repente.. Uma chuvada brutal... Uma tempestade que parecia levar tudo... Choveu choveu choveu.. Demos só uma olhada rápida com os guardas chuvas, comemos alguma coisa... E fomos para o quarto.. Tivemos muito azar porque o gajo das viagens disse nos que eram só estes 5 dias desde sábado que estavam piores.. Que sexta ia melhorar (nós íamos embora sábado:( )....Fiquei um bocadinho deprimida confesso... Triste vá.. Ao ponto de, também pelo cansaço, me deitar as 18 e só acordar novamente as 7 h do dia seguinte... Mas tudo bem.. Precisava mesmo de descansar e duma noite bem dormida para ver as coisas de outra maneira.. Nesse segundo dia, no pequeno almoço, jurei a mim mesmo que não me ia entristecer somente por as coisas não estarem a correr como previsto.. Estava num país lindo... Que mesmo a Chover parecia a Amazónia com todo aquele chilrar e tudo muito verdinho. No meio da selva praticamente... Mentalizei-me que não iria haver bronze para mim estas férias... Nem sol como de costume... Mas que haveria descoberta.. Aventura.. E tantas coisas maravilhosas...

Assim foi.. Nesse segundo dia após um pequeno almoço reforçado e já sem chover mas sol nem vê lo... Fomos a descoberta da península.. Dirigimos-nos ao lado direito de railay west e fizemos o trilho pela montanha até tonsai bai.. Não está muito bem sinalizado nem tem cordas como outros trilhos mas dá para perceber.. Ia uma família a nossa frente com uma criança a de alguns 3 anos e um bebê de meses nas costas (wtf?).. Aquilo depois de chover é um pouco perigoso, e íngreme nalgumas partes.. Mas com muito cuidado faz-se bem..

Passa-se numas vistas bonitas e finalmente chega-se a tonsai.. Também bonito mas eu não ficaria aqui pelo que já expus em cima...
Talvez seja da época mas parecia que ninguém cuidava daquilo há anos.. Aliás duma Maneira geral krabi na costa é suja.. graças aos turistas tb claro.
Para cá viemos pelo trilho no meio da floresta.... São uns 30 minutos a andar e tb vale a pena.

Ao deixar a praia e seguindo o dito trilho apanhamos uma placa que dizia algo como: «aviso, está a deixar a zona capitalista. Só para fans. » Pensamos: «mau!.. Que querem dizer com isto?» Mais tarde percebemos... Era uma zona completamente no meio da selva, com casas de árvores, com pouco luxo é um facto, mas muito zen... Passa-se igualmente pela zona de bares de tom sai.. Não fomos lá a noite mas tb devia ser engraçado porque era muito distinto, chamemos-lhe assim, para não lhe chamarmos outra coisa (barcos no meio dos bares, luzes psicadélicas, etc) .... É engraçado de ver..
Aconselho a fazer-se assim como nós fizemos: na ida ir pelo trilho na montanha junto ao mar e na vinda no meio da floresta.

Passa-se pela Diamond cave mas paga se e nós não quisemos entrar... Lá pelo meio ainda tivemos o prazer de ver uma família de macacos, grandes e bebés a fazer a sua vida no meio de lianas, no seu habitat natural, julgo eu.. Mas mais tarde veríamos a descobrir que eles adoram andar pela ilha toda e que estão mais que habituados aos turistas (atenção, que roubam mesmo muitas coisas e nem damos conta!)
Vimos ainda famílias de esquilos fofinhos... Flores que aqui são consideradas raras... Rãs negras de menos de meio centímetros e animais não identificados.. Passámos por casas de locais.. Provavelmente trabalhadores dos hotéis, Praias privadas e desertas... Etc etc
Mas o melhor do dia estaria para vir...

Parámos para beber um sumo de frutas e comer um milho grelhado... Algo que podíamos comer andando.. Neste dia o céu esteve bastante farrusco mas só choveu quando andávamos lá no meio da selva.. Atenção ao repelente!!!

Dirigimo-nos então à Phra Nang Beach, que aliás confesso-vos já, foi a nossa praia de eleição... Muito linda.. Água ótima.. Mar melhor que railay west quando lá estivemos..
No caminho começámos a ver novamente macacos.. Tínhamos pensado lá atrás que era algo raro, mas afinal nem por isso.. Vimo-los todos os dias.. Até junto à nossa piscina e por cima do bungalow.
Mas dica: sobretudo entre as 16h e 18h estão SEMPRE no caminho de Railay East para Phra Nang Beach. Sempre.. Claro que perdemos um bom bocado a olhar para eles que nesta fase só procuram algo para comer... E junto à parte de trás dos hotéis, têm o lixo onde apanham muitos restos.. Mas rapidamente nos apercebemos que não gostam só de restos.. Eu Tinha acabado de avisar uma família que estava ao pé de nós que tínhamos que ter cuidado porque tinha lido algures que eles roubavam... As câmaras e assim.. Pensando eles que era comida.. é verdade que esses mesmo turistas começaram a ter cuidado com os telemóveis e câmaras.. Mas não com o resto..até que de repente, vimos um macaquinho a aproximar se de todo nós... Nós todos maravilhados.. Só oh para cá, oh para lá... Até que num movimento mega rápido, toca de roubar os óculos de ver a um jovem.. Lá foi para o topo da árvore a tentar com toda a força comê-los.. Claro que o senhor não ficou nada agradado e só dizia.. ‘Oh meu Deus que sem óculos não posso trabalhar’.. Foi mau.. Ainda ficamos ali a tentar ver se ele vinha, mas não tínhamos comida nem nada.. E ele já estava lá longe... Acabamos por seguir para a Ilha.. Soubemos mais tarde que alguém chegou com pão e conseguiu os óculos :) ainda bem.. Mas dica: muitoooo cuidado com os macacos.. Não só na ilha deles mas em todo o lado.

Seguimos e já estava lá imenso pessoal a fazer escalada.. De facto para os fans aquilo é impressionante.. Ainda vimos lá uma moça que caiu e se magoou... Muito cuidado porque assistência na ilha é muito pouca ou nenhuma.
Entretanto, já na ilha, descobrimos um rapaz, que fazia malabarismos com os macacos. Um senhor ruivo, branquinho, que não parecia nada tailandês mas, parecia-nos a nós, mais nativo que qualquer um dos que o já tinham rodeado para ver as suas peripécias com macacos.. ele apercebeu-se que falávamos português, e num sotaque muito estranho, perguntou-nos de onde éramos.. e surpresa das surpresas era filho de emigrante português :)

Comentou depois que nasceu na França, viveu nos estados unidos, Londres e já há oito anos que estava na china.. Não percebemos a fazer bem o quê.. Ao que a mulher tb era enfermeira.. Mas agora dava aulas de português e inglês na china ... Que mais tarde conhecemos.. Mas fomos ao que interessava. Como é que ele conseguia estar tão a vontade com os macacos.. Ele disse que só ali estava há uma semana mas que vem para a Tailândia sempre que pode e estava habituado.. Deu-nos então esta dica: «venham por volta das 17h até esta ilha.. (phra nang beach)… Tragam um bocado de pão do pequeno almoço.. Ponham no bolso mais ou menos fechado (porque assim que os macacos percebem de onde vem o pão, vão tentar roubar.. Curiosidade: duma inteligência que eu nunca vi num animal) Ponham o bocado de pão numa mão e chamem os macaquinhos com a outra.. não prefiram os muito pequeninos porque se não os mais velhos tentam atacar.. Mas tb nao os mais velhos que já a sabem toda..» Perg se não era perigoso.. Ele disse mesmo que não.. (ainda que depois ouvimos histórias de que alguns já atacaram gravemente os turistas).. A outra espécie (há duas na ilha), a outra com os olhos à volta brancos que vimos tb na piscina e quarto é que são mais perigosos, ouvimos dizer.. mas esses raramente se chegam muito perto.... Mas bem, ele acabou por me ajudar ainda a ter um pequenino nas costas.. Mas nesse dia não tínhamos levado máquina e com o telefone as fotos desfocaram. Uma porcaria.. Falámos mais um bocado, prometendo-lhe que no dia seguinte, teria coragem e ia tentar fazer isso com os macacos. Ele não estaria por lá porque iria fazer uma excursão. Despedi-mo-nos e fomos para o nosso quarto.. Mesmo sem sol e um bocadinho de chuva tinha sido um dia brutal.. Concebemos railay praticamente de uma ponta à outra.. E mais uma vez eu acho que tudo é o destino ou por Deus, não sei.. porque com sol seria muito muito mais cansativo ... E assim senti-me praticamente num ambiente amazónico... E os outros dias já poderia desfrutar do sol.. Sim porque tivemos sempre sol a partir daqui :) dias de muito Calor.. Só alguma chuva de noite.. Foi perfeito..

Mas já me estou a adiantar.. Ainda vimos um pôr do sol suficiente em railay, e fomos jantar onde formos praticamente todos os dias e aconselho vivamente.. Baseamo-nos no tripadvisor claro e comemos tanto no mangrover como no local thai for.. Ambos depois da walking street virando à esquerda.. São coladinhos um ao outro..
 
Última edição:

nmbb

Membro Ativo
Nota: preferimos este lado para comer.. Mas sabemos que do lado east também se come bem.. Achámos foram os preços um bocadinho mais caros.. sobretudo comparado com o mangrover que recomendo mais que o outro.. A comida é barata, comparada com o resto da ilha.. Parece mais caseira… tem um sumos de fruta, que valha me Deus se não tinha aquilo todos os dias e nunca mais nunca, ficámos doentes nem mal dispostos.. A média da refeição lá ficava-nos por 200 e tal thb.. ás vezes o marido lá bebia um cerveja das grandes que só essa custava 100 thb mas uma cola, por exemplo, era 30 thb.

Era manhã e eu já só queria ver como estava o dia.. Não estava sol mas tb não estava escuro.. Fomos tomar o pequeno almoço.. Que estava incluído e que é razoável.. E fomos fazer algo que sabíamos quer era arriscado mas que queríamos muito fazer.. Subir ao point view e ver a lagoa.. Perigoso depois de chover como tinha chovido de noite mas era aproveitar porque contra as previsões da aplicação e net, toda a gente na ilha nos dizia que o tempo ia melhorar.. Então mais valia lá ir agora e aproveitar o sol quando viesse. Assim foi.. Já sabíamos que tínhamos que ir com a pior roupa que tivéssemos porque provavelmente iria para o lixo.. Com um bom calçado.. De preferência anti derrapante e confortável (vi pessoal descalço.. ???? Um perigo portanto) e algo que protegesse bem a maquina caso quisessem levar, não esquecendo a água...e Lá fomos preparados para o combate..

De facto é muito puxado, sobretudo depois da chuva.. Vi a minha vida andar para trás umas 2 ou 3 vezes lolol.. E pensei em desistir as mesmas vezes lol Aliás, não sei como é que não há muitos acidentes ali.. Mas a verdade é que não há report disso.. Há zonas muito muito íngremes.. Se muito ‘escorradiças’.. Mas pronto, acho que com todo o cuidado do mundo e bem agarrados as cordas que o trilho tem, faz-se. E sinceramente acho que vale a pena..


É um ponto de vista diferente e o próprio trilho, que as vezes mais parece escalada ou rapel, exige de nós uma concentração e superação brutais.. Escusado será dizer que fiquei com uma dor de músculos brutal mas que as minhas perninhas só daqueles voltas ficaram ligeiramente mais fortes (nota: comemos imenso na Tailândia, como é de imaginar, mas ainda emagrecemos. Lolol tal foi andar e não parar...) a lagoa, nós acabamos por não ir.. Ainda fomos até a meio.. (Ao cima da montanha para o lado esquerdo é para o point view e para o direito para a lagoa..) Mas é demasiado difícil (mais difícil do que já tínhamos feito) e achamos por melhor não...

Mas passamos por zonas lindas até esse meio caminho. Árvores com troncos que para abraçar seriam precisas 10 pessoas.. Com muitas lianas.. Muitos pássaros.. E chilrear de outros bichos desconhecidos.. (Acho que o tarzan ia gostar e estar lá).
Para voltar (descer) é que foi o caneco.. E escusado será dizer que ficamos todos sujinhos, transpirados (nunca me lembro de ter pingado literalmente tanto.. Tal era a temperatura e humidade) mas muito felizes por termos conseguido.. Assim que nos vimos em solo firme demos uma corrida para a praia e foi Um mergulho que nos soube pela vida..
Fomos comer mais alguma coisa (de todos os sítios, railay foi onde tudo foi mais caro. Ex magnum gold que comi quando todos os dias em chiang mai 40 bath, krabi 70 bath as vezes 75 e bangkok 40,45 thb.)

E de repete umas abertas maravilhosas.. Claro que fomos logo aproveitar o mar... Que maravilha.. Agua ainda não era transplante nem aquele verde esmeralda como se esperava, mas já se estava muito bem.. à tardinha lá fomos ainda ver novamente os macaquinhos com o pão mas não tive coragem nesse dia de chegar ao pé deles.. Mandava lhes para o chão.. Tirava as fotos que queria e afastava-me porque eles percebiam logo e rondavam me.. E vimos o nosso primeiro por do sol memorável.


Do lado da phra nang beach.. Muito lindo.. fomos dois dias para aqui e dois dias para railay ver o pôr do sol e gostámos dos dois, mas se tivesse que escolher, escolheria o de phra nang, sem dúvida.
O dia seguinte foi de puro lazer… muito sol, muito calor, muitas fotografias claro e a aproveitar ao máximo do hotel e mar.




No final do dia lá fomos ver os macaquinhos novamente e aqui sim já lhe consegui dar pãozinho com eles nas minhas costas.. que fofuras.. não senti mesmo medo nenhum… as mãozinhas deles são dos mais macio que pode haver e depois enroscam-se assim a nós.. duma forma até maternal.. foi demais… imagino que haja algum risco de nos morderem e sei que já o fizeram a algumas pessoas na ilha, mas confesso que não senti receio.. em nenhum momento senti perigo ou que eles me fossem atacar.


Mais um lindo pôr do sol...

E à noite Começámos então a rondar as agências porque toda a gente nos dizia que sexta feira seria um dia ótimo para ir as ilhas phi phi. Não tínhamos tentado ainda, porque até esta altura, nem estavam quase a vender nada, como o tempo estava tão mau :(
Mas em railay, tanto do lado este como oeste, nunca baixaram o preço de tabela: 1400 thb mais 400 de entrada no parque nacional.
Mais tarde soubemos que para o melhor preço, o melhor é apanhar um barco-táxi ate Ao Nang e comprar a viagem lá que se consegue poupar às vezes 500 a 600 thb por pessoa. Mas nós já só tínhamos mais um dia.. e não dava tempo para ir de táxi lá… e sinceramente para o orçamento que esta viagem já estava a ficar, com o risco de apanhar mau tempo.. porque supostamente para aqueles lados estava pior.. achámos muito dispendioso.
Mais quase 100 euros.. era demais para nós nesta fase… e o que eu sempre quis era mesmo dormir na ilha.. por isso decidimos gozar o nosso último dia o máximo em railay e a próxima vez que fossemos a Ásia as nossas férias de praia seriam nas phi phi… estava prometido!!!
Confesso que fiquei com muuuuuuuuuita pena de não ter ido às phi phi.. mas confirmou-se que no dia seguinte estava ótimo em railay e péssimo nas phi phi. Por isso, conselho: se quiserem mesmo ir às phi phi, escolham melhor a altura do ano. (entre novembro e março.. época alta por lá).

Sexta feira ainda mais calor… agua já transparente.. barcos a chegar e a ir… mais turistas claro… (chineses!!!) mas mesmo assim poucos para o que imagino ser na época alta.
E digo-vos, dá para tirar fotos muito lindas :)






Despedimo-nos de railay beach com um pôr do sol de tirar a respiração… e lá fomos dormir que de manhã a jornada começava as 4h da matina :(

Nota: Tivemos metade do tempo nos bungalows mas depois mudamos para os quartos superiores (os de pedra) e senhores, que up grade. Compensa muito o dinheiro da diferença.. vão sem dúvida para os superiores… Preparam-nos uma surpresa linda com flores e toalhas… e o quarto achei digno de um 4 estrelas superior… tudo bem que a maioria ficam um pouco distantes das piscinas.. mas compensa mesmo. A cama king size, a varanda com um sofá, a casa de banho linda, o quarto gigante… tudo com muito bom gosto e limpeza irrepreensível.. vê-se nitidamente que há um tratamento diferente.. até os chinelos e os robes que providenciam num sitio e no outro são de materiais melhores no quarto superior… no outro tantos mosquitos, formigas, etc (típico de um sitio tropical), no quarto superior.. nem vê-los.. tb cheirava a insecticida mas no outro não faziam muito caso disso…


Tínhamos procurado na ilha uma forma mais barata de ir para o aeroporto (preço de tabela 400 thb por pessoa, que inclui barco e táxi até lá), mas disseram-nos que à hora que precisávamos sair, só havia transporte privado dos hotéis.. fomos procurar então ao nosso hotel e pediram-nos 1500 thb.. no acto, ainda mais 200 thb por ser antes das 6 h da manha ;( Sim leram bem.. por causa do horário, ficou muito caro mesmo…. acho que foi o dinheiro que mais me custou a dar…

Depois veio o real primeiro dissabor da viagem.. Tínhamos pago no dia anterior em dinheiro o transporte até ao aeroporto a uma rececionista a quem pedimos um comprovativo, mas ela só nos disse: não se preocupem, vamos reservar para vocês, sem problema. Não precisam de comprovativo.. Confiámos.. mas na manhã seguinte, às tantas da manhã, no escuro e já a queimar o tempo, o gajo não sabia de nada e queria nos fazer pagar outra vez.. foi mesmo muito chato.. porque ele não havia maneira de acreditar e ainda me stressei com ele.. ele já falava com o outro gajo em tailandês.. imagino que a dizer umas asneiradas.. mas as horas passavam e não havia maneira de avançarmos. Depois lá acreditou mas ainda estou a espera de ver se não saio mais nada do cartão de credito.

Segundo dissabor: o meu cartão de crédito não dava.

Nota: eu levei o cartão de credito da minha mãe.. que é visa.. da CGD e com o plafond de 1500 euros.. confesso que não fui perguntar ao banco, porque é básico.. é o mais normal que há.. e a verdade é que só deu uma única vez no aeroporto de don muang depois de experimentar em 5 atm’s :( mesmo com dinheiro na conta corrente… tenho que ir perguntar ao banco o que se passou… mas muito cuidado com isto.. eu levei muito dinheiro levantado… e o meu visa de débito deu.. mas se não desse estava bem arranjada…
Bem mas depois ele foi buscar pelo booking e lá deu..

Terceiro dissabor: no bungalow tinham-nos roubado uma sombrinha da porta… informámos logo. Mas no final la foram 300 thb à vida por uma sombrinha que nunca mais vimos. Cuidado com isto tb.
E nisto o tempo passava… e eu já estava a ver a minha vida a andar para trás.. tínhamos demorado imenso tempo a chegar a railay na vinda.. tudo bem que era um voo doméstico, mas se demorássemos o mesmo talvez já não chegássemos a tempo.
Lá nos liberou e pediu-nos que dissemos aos motoristas para irem depressa.. foi o que fizemos.

Nota: Sem pedirmos nada (esquecemo-nos) as 5h da manha tinham o pequeno almoço em caixas para nós… iogurtes, frutas frescas, bolos e pão, com manteiga e doce.. muito fixe porque assim já não gastámos dinheiro no aeroporto.

Rapidamente chegámos ao tuc tuc que nos levaria a van, muito moderna e com ar condicionado (condições nada a ver com a outra viagem.. mas lá está, bem paga) que depressa demais nos levou ao aeroporto (pensei mesmo que íamos ter um acidente.. o homem ia a uma velocidade brutal.. ainda lhe pedimos para ir mais devagar e ele disse-nos: não se preocupem não há polícia a esta hora. Lol não era bem pela policia :))
Mas a verdade é que chegámos mais que a tempo… demoramos APENAS menos 1 hora quase que na ida.. so 35 minutos desde o hotel até ao terminal :)
La lhe demos uma grojetazita e fomos à nossa vida..
A airasia mais uma vez sem desagradar.. tudo muito rápido e eficiente.. turbulência alguma, mas nada de especial.. sem net no aeroporto, mas mais a dormir do que outra coisa.. e lá fomos para a cidade mais frenética, intensa, louca mas a mais espetacular onde já estive: Bangkok.
Ainda chegámos 10 minutos antes do que o previsto e por incrível que pareça, as nossas malas foram de novo das primeiras.. incrível não é?
Chegados ao aeroporto de don muang queríamos ir diretos para o hotel: baiyoke Sky (o hotel mais alto de Bangkok) na esperança de poder entrar logo para o quarto, ou pelo menos para deixar as malas.. mais uma vez fomos diretos ao balcão das informações a perguntar a forma mais barata e direta de ir..
(tínhamos visto na aplicação do googlemaps (muito boa, já agora) que o mais direto era o bus 95, mas elas disseram que era sem ar condicionado e com muita gente, não aconselhavam mesmo)

Aconselharam-nos então ir de bus até a estacão de mu chit… (30 thb por pessoa), sky train até phaia thay (42 thb por pessoa) e finalmente airport air link (uma estacão 15 thb por pessoa). Aqui dava quase para ir a pé, mas com as malas é demais..
Assim fizemos… ficou-nos a viagem bastante mais barata e não custou assim tanto, mesmo com as malas.. as coisas por lá funcionam mesmo bem… demorámos cerca de 1h, 1h e pouco.. sendo que no final tivemos que andar uns 5 minutos até ao hotel..

E que hotel…. O baiyoke sky ainda é o hotel mais alto da Tailândia..


E se é verdade que é um bocadinho antigo, acho que a relação preço qualidade vale muito a pena. Pagámos cerca de 40 euros por noite por casal… no 40º andar, com uma vista de tirar a respiração… um privilégio… para mim está bem localizado, porque estava perto da parte mais comercial (onde podíamos comprar e comer a qualquer hora e a preços espetaculares), perto do pranhum mercado.. que depois do wekend market chatucah é o melhor para comprar souvenirs… a 100 thb do centro, de tuc tuc.. mesmo a pé, relativamente perto do rio… muito perto do aeroporto… com uma vista do topo privilegiada (grátis para hóspedes.. quem vem de fora paga um bilhete)…. Os quartos bastantes grandes… casas de banho enormes.. boa limpeza…. Piscina razoável.. mas boa quando lá estivemos, porque praticamente era só para nós.. não verificámos nada do que dizem nos comentários: o check in super rápido.. e os elevadores tb.. claro que é chato ter que andar a mudar de elevador duas ou três vezes para chegar ao quarto.. mas é o preço a pagar por estarmos no hotel mais alto da cidade.. e claro que para subir ao topo, esqueçam lá haver um horário melhor.. é de noite é de dia.. esté tudo cheio de chineses (raios parta os chineses, Deus me perdoe)… mas faz-se bem… não é nada assim de transcendente que não se tolere.

O único contra que eu encontrei, mas que sei que é algo que vários hotéis fazem, é a caução.. pediram nos 3000 thb (quase 80 euros), ou 100 dólares ou 100 euros.. é muito dinheiro para ficar ali empatado.. sobretudo para nós que já só tínhamos thb. Perdemos nos dois câmbios.. e ainda perguntei se podia ser cartão de credito.. disseram que sim.. mas que o dinheiro sairia à mesma do cartão e só chegaria novamente no cartão passado mais ou menos um mês..

Isto confesso que acho uma parvoíce porque se tinham o meu cartão de crédito com que fiz a reserva e onde eles se valeram para tirarem o valor do quarto, caso acontecesse alguma coisa, iam buscar a esse também… não percebo.. mas tudo bem…

Dica: reservem logo uma nota de 100 euros para aqui.. porque no final revêm-na e trazem novamente para Portugal… e não perdem no câmbio… lá nos deram um papel comprovativo e fomos para o nosso quartinho que as 11h já estava pronto.. mais uma vez fruto de ser época baixo, julgo eu.

Deixámos as malas e fomos ver o hotel, claro.. que vista meus senhores.. merece mesmo a pena.
Mas eram horas de descobrir aquela enorme cidade… queríamos andar.. percorrer as ruas, ver os locais.. ver os turistas.. sentir tudo.. então decidimos para já, não alugar um tuc tuc.. andámos andámos.. passámos pelo central world (eu precisava ir a h&m.. centro comercial com 8 andares, onde vi o Tom Cruise (cera lol) e onde pedi a passe para a net. Grande Dica: Fui as informações, preenchi um formulário com dados pessoais e motivo da visita à thai e deram um cartão pequenino com uma passe… tive wi fi praticamente a viagem toda.. mesmo na rua.. deve ser como cá a tmn… mas grátis :) deu muito jeito.. claro que as vezes lá se perdia.. mas acho que é uma ótima oportunidade para termos net quando mais precisamos.
Nesse centro comercial estava lá a atuar uma banda para adolescentes… era a loucura.. mesmo à asiático.. estao a imaginar não estão?? :)
Seguimos pela zona dos arranhas céus.. comércio puro.. muitos locais, trabalhadores nos escritórios… mas tb turistas claro…

Dica: em frente ao central world há uma mini feira, de comida e não só e comemos lá espetacularmente bem e super barato..


Seguimos em direção a china town… não achamos assim nada de especial.. a porta é bonita, mas nada de imprescindível…


Seguimos junto a um canal e chegámos finalmente ao rio… onde vimos um pouco de tudo...



subimos no barco até wat pho. Já eram 17h e tal e já não dava ara ver os templos todos.. mas o buda inclinado ainda dava que um senhor tailandês muito querido tinha metido conversa connosco e tinha dado umas dicas.. só fechava as 18h30, e era o que nós mais queríamos ver.

O passeio de barco custou nos 15 thb por pessoa..

Visitámos o Buda deitado (impressionante!!!).. mas antes lá nos tentaram enganar dizendo que estava fechado..

Os motoristas de tuc tuc têm mesmo uma Lábia do caraças.. vêm de mansinho como que a ajudar… pegam no nosso mapa e dizem quais são as coisas principais…quanto se paga e dizem claro que já esta fechado.. E depois tentam vender o Tuc Tuc para outros sítios, que supostamente estão abertos… muito cuidado com isso.

Foi de longe o sitio onde vi mais monges.. mais velhos, mais novos..

O buda inclinado é de facto imperdível… paga-se então 100bath com direito a uma garrafa de água..


Como em todos os templos não se pode ir com ombros a mostra e saias.. eu não levei nada e neste templo está uma senhora à porta com uns roupões verdes para emprestar (que não tapa assim tudo, mas pronto)… lá nos deu o saquinho para os sapatos e seguimos.. muito bonito mesmo e sobretudo àquela hora, quase a fechar que não havia quase ninguém.. recomendo..

Só vimos o outro templo, wat arun, do lado de cá… mas também continua em obras.. e o grande palace é que fiquei com pena de não ver, que acho que tb vale a pena, mas à hora que terminámos a visita do outro, já estava realmente fechado..


Só vimos mesmo de fora. Mas na realidade aquilo depois é tudo muito parecido…
 
Última edição:

nmbb

Membro Ativo
Vimos mais um pôr do sol lindo, junto ao grand palace.. e acompanhados de dezenas de monges, sobretudo pequeninos, a ir de barco para as suas casas enquanto uns jovens filmavam uma curta metragem no jardim ao lado.



Entretanto íamos para a Koh san road, quando um motorista nos disse que nos levava.. Nem nos fazia pagar nada.. só o típico… passar numa loja.. Dissemos que não e seguimos.. Mas outro e outro tentou.. E como já estava cansada mudei de técnica e disse que já me tinham enganado duas vezes nesse dia e que já tinha ido a duas lojas e comprado todos os souvenirs que precisava.. Não queria ir a mais nenhuma.. Se fizessem um bom preço sem ir à loja, talvez fossemos.. Se não, iríamos mesmo a pé… Lá encontrámos uma alminha que disse que sim..um motorista super querido.. Que nos pediu desculpa por estar a insistir mas quando leva pessoas às lojas, ganhava gasolina..E Compensava muito.. Tadito.. Combinamos 50 bath… mas até ao Buda em pé.. aquele que ele nos sugeriu (Nunca tínhamos ouvido falar e que eu tb aconselho).. é muito perto de khao san road (na realidade faz-se bem a pé, que mais uma vez graças à aplicação google maps fizemos sem problema) e sobretudo à noite este buda é muito bonito.. todo iluminado.. mais uma vez tivemos o privilégio de estar la sozinhos e foi ótimo…

Uma vez chegados a khao san road é a loucura.. so mesmo estando lá. Ele é passaportes falsos.. é tarântulas para comer… é roupa… é comida, é musica, é pessoas.. é a loucura!


Comemos o melhor pad thai da viagem por 50 thb.. e la fomos ver de uma agência para nos levar no dia seguinte ao mercado flutuante. A única excursão que eu realmente queria fazer…


Eu já sabia que aqui era o sítio mais barato para se comprar, como de facto se comprovou.
Conseguimos um preço mais ou menos bom… 250 thb por pessoa.. com van com ar condicionado numa viagem de 1h30 para lá a pra cá (importante), andar de barco lá e regresso até khao san road..
Soubemos de pessoas que pagaram isso só de táxi até lá… ou então pessoas que compraram noutras ruas e que pagaram pelo que nos fizemos 750 thb..
Comemos mais uma fruta fresquinha na rua (que delícia!!!) e sabíamos, pela senhora da agência, que 100 thb até o nosso hotel dali seria um preço justo de transporte.. só conseguimos esse preço de tuc tuc, mas também não nos importámos.. na realidade até preferimos.. andar de tuc tuc é demais..sobretudo à noite.. como o meu marido disse, parece que estamos dentro de um vídeo game.. com toda aquela velocidade, aventura e luzinhas…

Chegados ao hotel, ainda subimos outra vez lá em cima para ver a vista deslumbrante agora à noite.. mas depressa descemos, porque mais uma vez no dia seguinte teríamos que nos levantar antes das 6 h da manha :(


O nosso transporte estaria no hotel as 6h30 para sairmos de koh san road as 7h..
Assim foi..
A viagem para o mercado é longa, é verdade, mas na realidade nós gostamos muito.. porque se sai do sofisticado e alucinante que é Bangkok e vê-se as zonas mais rurais…. Que também é interessante de ver…
O mercado em si, sim, está completamente virado para os turistas, mas acho que é paragem obrigatória..até porque pode não ser aquele, mas algures naquele países, naquelas vilas sobre água, aquilo realmente acontece sem turistas…
Ficámos lá 2h30 e para mim também chega… Acho que é um ótimo sitio para tirar fotos e fazer compras (mas o sitio mais barato e diversificado foi chiang mai)…
Quando la chegámos, ficámos distantes do mercado e vamos de barco pelas casas locais.. autênticas aldeias sobre água…… vemos crianças a brincar nas suas varandas e a dizer adeus.. pessoas a rezar, nos seus templos de adoração privados, logo pela manhã…. Passámos por canais mais estreitos e junto a cultivações….. é verdadeiramente muito bonito.. não sei se todas as excursões incluem este passeio.. mas nós gostámos muito porque vimos as coisas muito longe dos turistas.. Aliás nem passávamos praticamente por mais barco nenhum…


Mas uma vez chegados ao mercado propriamente dito, saímos do barco.. e aí é que fomos alvo de mais uma furada… foi aqui que os guia nos diz que o barco para andar no mercado, em si, não está incluído (?????).
Eram mais 150 thb por pessoa..
Ficámos um pouco chateados na altura, mas sinceramente, pelo passeio que tínhamos tido antes, acho que valeu bem a pena e o dinheiro.. comprei o meu chapéu tailandês (que mais parece vietnamita mas pronto) e lá fomos percorrer os inúmeros canais…. Muita gente, muitos barcos, muitas abordagens, mas se dissermos que não, também não são insistentes… As senhoras com os seus chapéus e a sua especialidade em cada barco é que são maravilhosas… que delícia..
Aqui comprámos um porta garrafa opor 100 thb .. (em chiang mai tínhamos visto a 80 :( ), uma boneca no barco como elas estão, típico por lá portanto, a 80 thb (também achei caro mas já não tinha tempo para regatear), um vestido lindo com padrão mesmo à thai, a 450 e um conjunto que lá vendem imenso (calcas largas e top igual com um bordado especial em seda thailandesa por 400thb). Acredito que se consiga mais barato, sobretudo em chiang mai..mas não havia tempo e mesmo assim achei preços justos….
Para ir a casa de banho é que são 5 thb... eu que estava longe do marido e ele é que tinha o dinheiro, lá tive que aguentar a viagem toda. :)
Vale a pena percorrer todo o mercado sem ser por barco também… a foto da praxe na ponte é obrigatória e é aconselhável fugir um pouco da zona mais turística, onde se vê mais locais sobretudo a comprar flores e coisas menos precisas pelos turistas.
 
Última edição:

nmbb

Membro Ativo








Bem mas nisto já eram horas de ir… mais 1h30 a andar de van, mas agora mais a dormir do que outra coisa.. ficámos novamente na koh san road, comemos lá alguma coisa e fomos para o hotel.. decidimos que uma viagem não é só feita de ver coisas e nunca parar e por isso essa tarde seria para descansar, aproveitar do quarto, vista e piscina. E assim foi.. comprámos umas coisinhas no supermercado do hotel (que por sinal achámos super barato e estava aberto 24 h), dormimos uma sesta e fomos curtir a piscina no 20º andar—pena ter um muro e não aproveitar daquela vista, mas enfim… ainda vimos um pôr do sol lindo lá… e era hora de nos prepararmos para ir fazer as últimas compras e ir ao lebua, ver o restaurante/bar a céu aberto mais alto do mundo…Passagem obrigatória para mim também..

Passámos antes no mercado junto ao hotel para comprar as últimas lembranças e fomos arranjar-nos para ir ao sirocco.

Nota: Andámos com a nossa máquina Xpto e telemóveis, tudo à mostra as 2h e tal da manhã no metro e na rua, nunca mas nunca sentimos insegurança em Bangkok. Até porque às duas da manhã há quase tanta gente nas ruas como de dia :)

O sirocco compensa muito e ao contrário do que eu não li, não precisa pagar-se nada para lá subir… tem algumas restrições, sobretudo no vestuário, como sabem.. (muito cuidado com isto. Que eu a pensar que íamos muito bem vestido e mesmo assim tivemos de alugar lá umas calças na rua por 400 bath.. se não conseguirem há lá desde calças a sapatos… também não é por aí que não entram)..


mas vale muito a pena.. só que os valores das bebidas são de facto um absurdo para mim..




E pronto, assim acabava a noite e era altura para descansar.

No dia seguinte, acordámos mais tarde, tomámos um bom pequeno almoço e preparámo-nos para ir para o aeroporto. Outra coisa boa deste hotel é que está a sensivelmente 20 minutos de metro do aeroporto principai.. super rápido e super barato..

A viagem para cá é sensivelmente tudo igual.. a turkish sem desiludir nunca.. Mas nota:
Esquecemo-nos de trocar alguns bath na Tailândia e tentámos trocar em Istambul e não trocavam… Só conseguimos em Madrid e numa taxa de câmbio, horrível…
Outra nota: Levei diversa medicação, até na mala de mão.. e ninguém me chateou com nada.. também levava a justificação médica e prescrição. Mas ninguém em nenhum momento pediu nada.

E pronto assim acaba, uma das viagens da minha vida. Aconselho muito, muito a Tailândia e o Cambodja.. mas deixem-me que vos dê mais uma vez a minha opinião.. ir à Tailândia e não ir ao Cambodja é burrice pura.. paguei cerca de 100 euros com malas por pessoa ir e vir..e ainda poderia ser mais barato.. e o Cambodja é um país que definitivamente ninguém lá vai e volta igual… como vos disse, eu nunca repito países e este, se houve dinheiro e saúde, um dia vai ter que acontecer.

São países que eu acho que não se enquadram bem naquela imagem de paraíso que a maioria de nós tem (digo eu!)… Com águas cristalinas e areia branca e fina.. Mas é igualmente um paraíso… muito exótico, muito diferente, muito enriquecedor.

Afinal, onde é que poderia ver o maior templo religioso do mundo, tribos de mulher girafa, andar de elefante, abraçar tigres de 2 metros, ir a um dos restaurantes mais altos do mundo, fazer escalada, alimentar macaquinhos nos meus braços, andar de tuc tuc numa das cidades mais desenvolvidas do mundo, etc.. tudo na mesma viagem? :)

Aconselho vivamente.. e sem dúvida, que assim que houver oportunidade, a Ásia será alvo da minha visita novamente.. por ser tão exótico, tão multi-cultural e tão barato, claro… por ser tão incrível.
Peço desculpa por ter demorado tanto e ser tão extenso.. (o meu marido diz que ninguém vai ler isto tão grande :( :) ) mas eu decidi fazer este diário para mais tarde recordar a minha memória que teimará em se esquecer. E como acho que há aqui pontos que podem ajudar algumas pessoas, decidi publicá-lo.. espero que compreendam.
Tudo o que precisarem, já sabem, não hesitem… que se tudo correu tão bem (podia tanta coisa correr mal, sobretudo por causa dos horários tão apertados e não houve um único dissabor de maior) foi também graças a esta plataforma.

Beijinhos e abraços..
E grandes viagens a todos!

Preços Gerais:
Nota: na Airasia, as malas é que encareceram o preço!
Nota: Faço sempre busca primeiro nas plataformas como skyscanner, momondo, etc. Depois tento nas companhias e comparo.

Avião Madrid – Bangkok (Ida e volta): 499 euros/pessoa. Companhia Turkish Airlines. Comprei: Netviagens.com

Avião Bangkok – Siem Reap (ida e volta com mala de 25kg incluída): 100 euros. Companhia: Airasia. Comprei: AirAsia.com

Comboio Bangkok - Chiang Mai (só ida, com malas) : Cerca de 20 euros por pessoa. Comprei: Diretamente no Guichet (um risco).

Avião Chiang Mai – Krabi (ida com mala de 25 kg): 59 euros. Companhia AirAsia. Comprei: AirAsia.com.

Avião Krabi – Bangkok (Ida, com mala de 25 kg): 33 euros. Companhia: AirAsia. Comprei: Airasia.com.

Hotel Siem: Reap Friendly Angkor Boutique – 29 euros por pessoa/ 2 noites, com PA.

Hotel Chiang Mai: Maninarakorn – 29 euros por pessoa/ 3 noites, com PA.

Hotel Krabi: Sand Sea Resort – 57 euros por pessoa/ 4 noites num bungalow e 27 euros por pessoa/ uma noite num quarto superior (como já disse lá em cima compensa muito o superior), com PA.

Hotel Bangkok: Bayoke Sky Hotel – 45 euros por pessoa/ 2 noites, com PA. (No 40º andar).

Os hotéis marquei todos pelo booking porque compensava… mas também vejo no agoda.com ou no hotelscombined.com.
Espero ter ajudado..
***

P.S. Ficam mais algumas fotos que não couberam anteriormente.
















 
Última edição:

Luixito

Membro Conhecido
@nmbb

Muito obrigado pelo report, está muito rico em informação extremamente útil na programação para uma viagem a estes destinos!

Obrigado também por me fazeres reviver uma boa parte da minha viagem por estas bandas! :)

Parabéns pelas fotos, que também estão muito boas! ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha, bastante informação que certamente irá ser bastante util a futuros visitantes desses dois paises.
Também eu matei um pouco das saudades de Railay e Bangkok, estive lá em Maio e já voltava... :cool:
Boas viagens ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Isto é que é um report detalhado, tudo explicado ao pormenor! Excelente! :)
Muito bom recordar Bangkok, Chaing Mai e Railay Bay da primeira viagem pela Ásia e, também, o Cambodja onde estive mais recentemente (este Verão).
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @nmbb
Parabens exelente report, muito detalhado e util e uma grande aventura :)
Belas fotos
Continuação de grandes viagens para exelentes reports;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @nmbb :)
Nelia, eu li tudo até ao fim e sobrevivi. :D
Adorei, está espectacular, grandes descrições, principalmente dos sentimentos, que não se conseguem encontrar noutro lugar.
Acredito que tenha sido "a grande viagem", e que a vontade se regressar seja grande.
Obrigada pela partilha, vale todos os minutos que se perde/ganha a ler o report. ;)
O portal ficou bem mais rico. :)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá @nmbb
Muito obrigada pela maravilhosa descrição. Acredito que tenha sido a viagem de uma vida.
Consegui ver/ler tudinho e parecia que estava a viver o momento.
Gostei imenso :) pretendo um dia conhecer.
Boas viagens.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
@nmbb excelente report... ;):)

Sei bem do que falas, sei bem aquilo que sentiste naqueles momentos... Faz agora 1 ano que estava muito feliz na Tailândia e no Cambodja... Já passou um ano, parece que foi na semana passada...

Uma viagem única, uma viagem com historia, uma viagem de verdade... ;);)

Obrigado pela partilha...
 

nmbb

Membro Ativo
@Luixito , @paulonev , @Jorge Gonçalves, @CristinaBF, @Cristina Sousa, @rum, @Maria Artur, @Hello Tomorrow

Obrigada a todos Meninos, pelas palavras de carinho e incentivo.

Fico contente que há pessoas a contrariar as expectativas do maridão :)

Estou com um problema, que quase todas as fotos encurtaram, por isso, coloco aqui um vídeo que tinha feito na altura, quando cheguei para mostrar aos amigos e família e onde as fotos estão bem.. e penso que tem mais do que estas.

Espero que gostem.

beijinhos e abraços..

Boas viagens ***

N
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá nmbb,

Muito Obrigado pela partilha e parabéns pelo o report. É 1 destinos que está na minha lista, contudo ainda não consegui arranjar tempo (€€) para la ir...

PS - Retiramos o seu video pois ele está "privado" e não conseguimos visualizar.
 

Flecha

Membro Conhecido
2h depois acabei.
muito bom. obrigado...


já disse que estava mt bom??? pois estava...
Fantástico..muito bom, já disse??? ahhh pois já....LOL...estava muito bom report.
5* de report
report 5*
5/5

mas...
problemas a nível gástrico? alguns?
preços de mad»bkk é por pessoa?
 
Última edição por um moderador:
Top