Novidades

[Report] Atenas + Milos + Santorini

André B.

Membro
Olá a todos!!

Para estas férias estávamos indecisos entre México, Malta ou Ilhas Gregas e acabamos por optar pela 3ª hipótese. México ficou fora de questão pela indisponibilidade de datas para realizarmos a viagem. Entre Malta e Grécia acabou por ter vantagem a maior oferta turística da Grécia com Atenas e o pôr do sol de Santorini.

A preparação da viagem começou cerca de um mês antes das férias. Mais uma vez encontrei neste portal dicas muito importantes que nos ajudaram a planear tudo!

Preparação
Voos
: tentei conjugar voos de low cost para Atenas, ou até para as ilhas, mas perdi a paciência e compramos os voos na TAP. Achei que não compensava o trabalho com o facto de termos de fazer escalas possivelmente longas em alguns aeroportos. Fizemos escala em Genebra.
Ida: 19/05 - Porto 06h50 -> Chegada a Atenas às 16h00
Regresso: 26/05 - Atenas 16h40 -> Chegada ao Porto às 21h30
Custo - 292.19€/pessoa

Alojamento:

19/05 - Atenas - Argo Hotel Piraeus junto ao porto Piraeus - pagamos 35€ por uma noite - O hotel é porreiro, simples e muito bem localizado para quem pretende ficar junto do porto de Atenas. O autocarro que faz o transfer entre o aeroporto e Pireaus (X96) passa junto ao Hotel. Está também perto da zona com restaurantes. O pequeno-almoço é de estilo continental e também é bom. Deram-nos indicações de como chegar aos locais mais importantes e também nos guardaram as malas após o check out.

20/05 a 23/05 - Milos - Hotel Eleni em Adamas (porto de Milos) - Gostamos muito deste hotel e da Eleni. Não sei quantas horas por dia trabalha a Eleni, mas nós vimo-la sempre no hotel. Super disponível, preocupada, ajudou-nos com o aluguer do carro para os dias que iamos estar em Milos! O quarto era bom, o pequeno almoço excelente, o iogurte grego divinal. Muito perto do porto e da zona dos restaurantes, limpeza top.

23/05 a 25/05 - Santorini - Hotel Sunrise (Fira) - Também um hotel que gostamos muito. Muito próximo do centro de Fira. Não está numa primeira linha de vista para o mar mas rapidamente se chega ao centro. Os quartos são bons, a piscina excelente, e é tranquilo apesar de se localizar na principal via de acesso ao centro, com algum trânsito. O pequeno almoço é simples, nada de muito especial. Também foram muito atenciosos connosco, deram algumas indicações e guardaram-nos as mochilas até perto da meia-noite do dia que fizemos o check out.

Transportes:
Ferries -
compramos os bilhetes para os ferries a partir do site www.viva.gr. Correu tudo como planeado, o único inconveniente é termos de trocar os vouchers por bilhetes nas "agências" de cada empresa.
20/05 - Atenas-Milos - 38€/pessoa - 5 horas de viagem
23/05 - Milos-Santorini - 52,50€/pessoa - 2h30 de viagem
26/05 - Santorini-Atenas - 39,50€/pessoa - 7 horas de viagem
Transfer aeroporto-Piraeus
19/05 - Aeroporto- Piraeus - Autocarro X96 - 6€/pessoa - 1h30 de viagem. Os bilhetes têm de ser comprados numas bilheteiras próprias junto à paragem.
26/05 - Piraeus - Aeroporto - Taxi. Devido a greve nos transportes públicos, tivemos de usar um táxi. Estávamos na paragem à espera do X96 e um taxista parou e disse que não havia autocarros. Achamos muito estranho (como é lógico) e ainda por cima nas paragens de autocarros está tudo escrito em grego. A nossa sorte foi estar também um grego na paragem que também ia para o aeroporto e confirmou a versão do taxista. Acabamos por dividir as despesas e pagamos 15€ por pessoa.
Carro
2 dias em Milos - para se conhecer minimamente a ilha de Milos tivemos de alugar um carro. É muito normal na ilha e dá a impressão que existem mais carros de rent-a-car do que de habitantes locais. Pagamos 20 euros por dia mais a gasolina (15€). Ao todo, 55€.
Bus
Em Santorini também íamos alugar um carro por um dia mas esta ilha tem transportes públicos que ligam Fira aos vários pontos de interesse. Acabamos por utilizar este meio de transporte. As viagens rondam os 2 euros por pessoa e trajeto. Gastamos cerca de 20 euros.


Segue uma pequena descrição do que andamos a fazer por lá...

1º dia - 19/05/2016
As viagens correram dentro do normal e sem quaisquer atrasos. Chegamos a Atenas por volta das 16h e apanhamos logo o autocarro X96 com destino ao porto de Piraeus. Realmente é uma dificuldade acrescida o facto de estar praticamente tudo em grego nas paragens pelo que aconselhamos a estarem junto ao motorista para melhor verem o nome de cada paragem. Para um primeiro impacto com um alfabeto completamente diferente só vos posso dizer que é um desafio enorme...
Fizemos o check in e fomos em direção ao porto para trocar o voucher para o ferry do dia seguinte. Terminamos o dia a jantar junto a um outro porto, mais pequeno e mais destinado a barcos de recreio numa zona com bastantes restaurantes.

2º dia - 20/05/2016
Destinamos este dia a conhecer Atenas. Como tínhamos o ferry ao final do dia, pedimos no Hotel para nos ficarem com as mochilas e fizemos um city tour numa dos autocarro da City Sightseeing. Pagamos 25 euros por pessoa. Paramos na Acrópole, não entramos porque achamos que não compensava. Tiramos umas fotos e passeamos pelo centro da cidade.
Ao final do dia apanhamos então o ferry para Milos. A hora prevista de chegada a Milos era às 23h30. A receção do Hotel Eleni fechava às 24h pelo que não tinhamos grande margem de manobra. O ferry atrasou-se um pouco e chegamos ao porto de Milos às 23h45. O hotel é mesmo perto de porto pelo que conseguimos chegar no limite do tempo. A Eleni estava à nossa espera e recebeu-nos com muita simpatia.

3º dia - 21/05/2016
Acordamos sem pressas e depois do pequeno almoço lá pedimos alguns conselhos à Eleni. Ela ligou para a rent-a-car e trouxeram-nos no momento um carro ao hotel.
Começamos então a conhecer a ilha, na zona norte porque o vento estava de sul e não era muito aconselhável ir para as praias do sul.

Andamos praticamente de praia em praia. O mapa que nos deram classificam as praias como "organizadas" ou "não organizadas".


4º dia - 22/05/2016
Neste 4º dia aproveitamos para conhecer a parte sul da ilha. Desta vez o vento estava de norte pelo que fomos conhecer as praias do sul. Mas, apesar de não terem muito vento, o céu estava bastante encoberto e não conseguimos fazer praia. Voltamos a Adamas e ficamos por lá a descansar.
Jantamos num dos vários restaurantes junto ao porto.

5º dia - 23/05/2016
Neste dia, despedimo-nos da Eleni, entregamos o carro (foram buscar ao hotel) e apanhamos o ferry rumo a Santorini.
A viagem foi feita num ferry rápido da JetSeas e posso-vos dizer que vai realmente a grande velocidade. Neste ferry sente-se bastante a ondulação.
Chegamos ao porto de Santorini, tivemos de apanhar um autocarro para Fira, a capital da ilha. Pagamos 2.30€ cada. No porto há várias ofertas de transferes e aluguer de carros pelo que chegar ao centro não é difícil.
Em Fira encontramos rapidamente o hotel, fizemos o check in e fomos dar uma volta por Fira. Aproveitamos o final da tarde para descansar na piscina do Hotel.


6º dia - 24/05/2016
Este dia seria dedicado completamente a não fazer nada e aproveitar a piscina. Mais uma vez não tivemos sorte com o tempo e da parte da manhã estava fresco e o sol encoberto. Fomos dar mais uma volta por Fira. Almoçamos e de tarde aventuramo-nos a descer ao porto velho pelo tradicional caminho.

Após o regresso a Fira fomos para o Hotel aproveitar a piscina. Estavamos quentes da caminhada e já havia sol!
Mais uma vez assistimos ao por do sol em Fira.

7º dia - 25/05/2016
Neste dia tinhamos pensado alugar um carro porque só tinhamos o ferry à noite e teríamos da fazer de manhã o check out do hotel. A nossa ideia era aproveitar o carro para guardar mochilas e para nos dar maior mobilidade. O facto é que o carro ficava por 50 euros por 24h e achamos mais uma vez que não compensava. Fomos depois investigar os autocarros da ilha e achamos que compensava e muito, até porque havia um que nos levava ao porto onde iríamos apanhar o ferry de regresso a Atenas. O ferry era às 1h25 e havia um autocarro às 00h30 de propósito para levar pessoas que fossem apanhar esse ferry.

Então pedimos no hotel para nos guardarem as mochilas e fomos para a central de autocarros.

Primeiro fomos conhecer a Red Beach e depois fomos até Oia.

8º dia - 26/05/2016
O último dia era praticamente de regresso. Chegamos no ferry a Atenas às 08h e ficamos por lá a descansar até apanhar o táxi para o aeroporto, por volta das 13h.

Conclusões:

Atenas - Não ficamos com muito boa impressão da cidade de Atenas. Pareceu-nos uma cidade algo descuidada e muito remendada. Claro que há sempre a Acrópole e a vista sobre a cidade que tem a sua graça. Mas a cidade em si não nos impressionou.

Milos - Ilha muito simpática, muito tranquila. Gostamos pela calma que se sente.

Santorini - Ilha claramente voltada para os turistas. Ficamos com a impressão que Fira e Oia são claramente pontos turísticos. Os cruzeiros param, estas zonas enchem-se de turistas durante o dia e no final partem para outro destino.

Praias - Achamos que as teríamos oportunidade de aproveitar algumas praias para descansar. Tivemos azar nas condições climatéricas mas também a verdade é que as praias são praticamente virgens, naturais. No pico do verão o calor deve ser insuportável. Para quem está habituado às praias portuguesas, as das duas ilhas que visitamos ficam muito atrás. Valem sobretudo porque não devem encher tanto como as nossas.

Ao todo gastamos cerca de 850€/pessoa! Neste valor estamos a falar de comida, transportes, souvenirs, etc etc etc..

No geral foi uma viagem muito positiva! Apreciamos imenso cada momento e tentamos reagir sempre perante as contrariedades que íamos encontrando. Achamos que vale bem uma visita a estes destinos pelo encanto do pôr do sol, a comida grega, os locais praticamente não tocados pelo Homem!!
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @André B. :)
É sempre bom ver por cá reports das belas ilhas gregas! :D
Este não foge à regra, com belas fotos e descrição da viagem.
Obrigada pela partilha, e por dar retorno de todas as dicas que encontrou neste cantinho. ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá André
Parabéns pelo report, as ilhas gregas estão na minha extensa lista :rolleyes:
Obrigada pela partilha detalhada, belas fotos.
Boas viagens ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belo report que abre o apetite para uma vista as ilhas gregas.
Boas viagens ;)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!!
Ainda não conheço Grécia, mas sem dúvidas deve ser um grande destino de férias!:D
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Também adorei as ilhas gregas quando por lá andei, no meu caso, estive em Mykonos e Santorini. Embora com muito turismo, têm uma beleza fantástica. Atenas, concordo contigo, não tem grandes atrativos...
Obrigado pela partilha do report! ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá ;)

Mais uns locais para a minha longa lista.... na Grécia só conheço as ilhas de Kos e Patmos.
Obrigada pela partilha. Gostei muito!
 

yara

Membro Conhecido
Gostei muito do report.
Também regressei esta semana da Grécia, foram 12 dias distribuídos por Atenas, Santorini, IOS e Mykonos.
Gostei de todos os locais, vim agradavelmente surpreendida com a Grécia.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas, obrigado pela partilha.
Confesso que já tive muita curiosidade em conhecer a Grécia, hoje em dia perdi um bocado essa vontade.
Gosto sempre de ler estes reports, muito obrigado.;)
 

Lipe

Membro Conhecido
Belas férias e com vários sitios a visitar, pareceu-me um roteiro interessante! Só não sei se é tranquilo aquelas horas todas de ferry! Mas como ficaram + do que 1 dia não é tão cansativo! Ilhas gregas... talvez um dia... assim ou em cruzeiro! Obrigado
 

Saruka

Membro Conhecido
Que bom rever estes locais onde fui tãaaao feliz ! :) também tive a mesma opinião da Eleni, é uma senhora fantástica! Tive um carro igual ao teu ahahah só que em cinzento. Eu adorei as praias de Milos..cada uma com a sua beleza própria..
Quero voltar para a ilhaaaa! :)
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá André!
Obrigada pela partilha e parabéns pelo report. :)
Que saudades eu tenho das ilhas gregas ...
 

Ana G.

Membro
Olá André!
Obrigada pela partilha!
As ilhas Gregas fazem parte da minha lista infindável de viagens :D
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Estou com duvidas em qual hotel escolher neste momento tenho estes 3 reservados para a mesma data?
- Athens Studios;
- Athens Cypria Hotel;
- Athens Center Square;

vamos ficar apenas duas noites!
qual escolheriam?
viagem com criança
 
Top