Novidades

[Report] Asturias - 1ª Parte (Cidades e Costa)

Jorge Esteves

Membro Ativo
Será que existe mais algum lugar em que a alta montanha esteja tão perto do mar ao ponto de se demorar cerca de 1h entre as pistas de esqui e a praia? Esta é a pergunta que faço a mim mesmo depois de ter deixado esta região espanhola, local das férias de Pascoa escolhido pela inerência do meu filho estar a faze Erasmus em Oviedo. De modo a ser mais abrangente e porque as férias também tiveram que incluir algumas condicionantes por causa do meu filho, vou juntar no Report, parte da minha experiência de Janeiro quando o fui levar, (4 dias), e de agora na Pascoa, (9 dias).
Saindo do concelho de Cascais aonde resido optei por seguir pela A1 em direcção a Chaves, são aproximadamente os mesmos Km totais e em auto-estrada do que por Vilar Formoso mas muito menos pórticos[/size]
[/size]
[/size]



Ambas as fotos no embalse dos Barrios de La Luna ainda na província de Leon durante a viagem, a primeira em Janeiro, a segunda em Março.[/size]

Nas Astúrias existem 3 grandes cidades, todas relativamente perto uma das outras, formando geograficamente um triangulo geográfico com cerca de 30Km de lado.

Oviedo é a capital, parece pequena, mas têm muitos habitantes, e andamos sempre com uma enorme sensação de segurança. É uma cidade simpática com vários museus gratuitos, com a zona histórica aonde nos perdemos a deambular pelas ruas e com diversão nocturna. Nos arredores não se pode perder a visita ao Monte Naranco, sobranceiro sobre a cidade e com uma vista espectacular e aos monumentos pré-românicos.

Edifício da loja da EDP

Catedral

Oviedo vista do Monte Naranco

Esta foi a cidade base durante as duas visitas, da primeira vez fiquei no Aparthotel Campus que recomendo vivamente, é muito bem localizado, perto de tudo, limpo com funcionários simpáticos, e com cozinha incluída que ajuda nos pequenos-almoços e nalgumas refeições quando se anda pela zona. Na segunda visita reparti as noites pelo Campus e pelo hotel Castro Real, que com boas condições é mais afastado do centro e o espaço interior dos quartos é mais pequeno.

Para comer além da possibilidade de se ir a um dos três centros comerciais, o melhor fica na saída para Covadonga, não se pode perder os 100 montaditos ou o Copas rotas para as tapas tipo bocadillos, ou um dos restaurantes / siderarias da Gascona, zona nocturna junto da parte antiga.

Gijon, outra das grandes cidades da província e talvez a que mais museus possuem, como o Museu Ferroviário, o aquário, o museu de arte moderna, museu dos Jovelanos ou as antigas termas romanas.

Este foi o premio, a Nau Victoria, replica da armada do Fernão de Magalhães na primeira circunavegação ao mundo estava em exposição durante 5 dias em Gijon.


Nos arredores da cidade não se pode perder as ruinas de Campo de Torres, onde se consegue conjugar a história pré-românica do campo e museu, com a visita ao farol e a vista sobre a cidade, incluído a mais industrial.


A terceira destas cidades é Avilés, aonde se conjuga a parte antiga com o moderno centro cultural Niemeyer.
Camara municipal


Restaurante “Terra Astur”


Centro Niemeyer

Deixando as cidades principais, o passeio junto á costa é obrigatório, aonde podemos visitar localidades como:
Cudillero

Luarca

Ambas localidades a Oeste de Avilés.

Ribadesella

Llanes

Pria

Estas 4 localidades todas a Este de Gijon, com especial relevo para Ribadesella, aonde ainda se pode visitar uma das maiores grutas de arte rupestre em Espanha. (Necessário marcação, apenas 350 visitas diárias) e para os Bufones de Pria, buracos nas rochas vários metros acima do mar e em locais de grutas, que na maré cheia e dependendo do estado do mar vão expelir vapor de água ou mesmo jactos de água com alguns metros de altura.



Além destas localidades são várias as praias e falésias que se podem admirar.

Praia de Guadamia

Praia concha de artedo

Ao passearmos pela costa, encontramos um lugar imperdível para todos mas principalmente para os mais novos, que é o museu Jurássico de Colunga.

Aqui termino a primeira parte do meu report devido á grande quantidade de fotografias, e mesmo cortando muitas delas, tenho que fazer esta divisão.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que belo report Jorge! :)
Locais pouco conhecidos por aqui, belas fotos, muito obrigada pela tua partilha. ;)
Ficamos à espera da continuação e com altas expectativas! :p
Continua a partilhar as tuas viagens connosco ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha, um belo report duma zona não muito conhecida por aqui, e certamente irá ajudar futuros viajantes.
Boas viagens
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Jorge,

Obrigado por colocares aqui um relatório de uma região que acho que ainda não tínhamos no Portal.
Está muito bom !

Em relação à tua questão, à primeira, lembro-me da Serra Nevada, que é o ponto mais alto da península ibérica(3.400 e tal metros), logo após os Alpes. Nesta região também tens as maiores estâncias de esqui de Espanha, encostadas à costa sul, com as suas praias.
 

Jorge Esteves

Membro Ativo
Cláudio, fico contente por teres gostado do report.
Ainda não estive na Serra Nevada e sei que fica relativamente perto da costa, a noção que tenho é que não é tão perto, mas também não é importante, só que para quem gosta de viajar e apreciar o que se vê, realmente é fenomenal como num espaço tão curto de distancia as duas realidades conseguem cohabitar, seja nas Asturias, Serra Nevada ou outro lugar.
Desejo-te boas viagens, e vou tentar ser breve com a segunda parte do report.
 
Top