Novidades

[Report] A viagem de uma vida- As Baleias Francas- By JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
A BALEIA FRANCA AUSTRAL

Podem ler os capítulos anteriores aqui :

Buenos Aires

Península Valdés


Este foi um dia muito especial na nossa vida.

Acordámos com o coração aos pulos , acordámos com a ansiedade de correr para a janela e olhar o tempo para ver se ele , o tempo , não nos pregava nenhuma partida que não nos permitisse fazer a navegação para ver a Baleia Franca Austral.

Embora nublado e com ameaça de quem queria chover , não nos pareceu que fosse impeditivo de concretizar um dos nossos sonhos e um dos pontos mais importantes desta viagem.

Este report que ainda agora começou irá ser certamente ,um report sentido e comovido pois foi isso que senti durante aquela hora e meia que durou a navegação.

Mas primeiro gostava de vos falar um pouco da Baleia Franca Austral . Sei que as fotos e as palavras são importantes mas para as entender é necessário primeiro saber do e de quem falamos.

A caça indiscriminada deste tipo de baleia, devido à quantidade de óleo possuída por exemplar, deixou-a quase em perigo de extinção. Desde o século XIX, a população destes animais foi reduzida em 90%. Actualmente estima-se que exista uma população que oscila entre os 7500 e 8000 indivíduos.
A baleia-franca-austral distingue-se das outras pelas calosidades que possui na cabeça, pela ausência de barbatana dorsal e pelo arco que descreve a sua boca, que começa acima do olho. O seu corpo é cinzento escuro ou preto, apresentado, esporadicamente, manchas brancas na barriga. As calosidades são brancas não pela pigmentação da pele mas pelas colónias de cyamidas que as povoam.

Visualmente, estas baleias diferenciam-se das outras do mesmo género pela forma do crânio e pelas calosidades que, nas outras espécies, existem em maior número no maxilar inferior.
Está preparada e adaptada para submergir-se a grandes profundidades, podendo estar em apneia cerca de 50 minutos.
Pertence à classe dos mamíferos por isso respira por pulmões e tem sangue quente.
Consegue armazenar uma quantidade maior de oxigénio nos tecidos musculares e no sangue, acumulando uma pequena quantidade de dióxido de carbono para evitar a respiração involuntária e possível inalação de água.
Expulsam o ar através do espiráculo com força suficiente para provocar um jacto em forma de "V" de alguma água acumulada sobre o dito orifício.

As crias destas baleias nascem com um peso compreendido entre os 1000 e 1500 kg, medindo aproximadamente 5 a 6 m. de comprimento.
Os exemplares adultos medem entre os 16m (macho) e os 18m (fêmea), que são ligeiramente maiores que os machos.

A cauda, que praticamente é o seu único elemento de propulsão, é constituída por um tecido fibroso e elástico, que se dispõe de forma horizontal.


ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8519_zps24e21a48.jpg


Saimos de Puerto Madryn com aquela expectativa de crianças que pela primeira vez vão ver uma sessão de cinema , ou que pela primeira vez vão ao circo na esperança de ver os palhaços
Nos primeiros quilómetros creio que qualquer um de nós não teve a coragem suficiente de perguntar ao nosso guia se sabia como estava o tempo para os lados de Puerto Piramides , pois o receio de uma resposta negativa abalaria por completo e retirava de imediato toda a emoção daquele começo de viagem.

Assim esperámos que houvesse algum comentário a esse respeito , mas durante muitos quilómetros o silêncio sobre este assunto foi monumental.
Como comentei no passado report , efectuámos a primeira paragem no Centro de interpretação antes de seguir para a navegação. Foi só aqui que o guia disse que ia contactar com o barco para saber como estavam as condições de mar e se estava confirmada a viagem.

Foi com alguma ansiedade que tanto nós como o casal de espanhóis que connosco fazia o Tour esperámos pela informação. De forma tranquila e quase secreta , o guia chegou ao pé de nós e disse com um enorme sorriso nos lábios “ Confirmado . Salida à las 10.30 hrs para el grupo de Juan “ . Nenhum de nós foi capaz de conter um sorriso enorme de felicidade , tal e qual as crianças quando recebem o seu primeiro brinquedo.

Afinal o sonho , estava mesmo ali , estava a uma pequena distância de 23 km. E foi com este pensamento mas principalmente com o desejo de chegar que calmamente partimos em direcção a Puerto Piramides , afinal tínhamos mais de uma hora até ao embarque.

Durante esse tempo fomos recebendo da parte do Juan as informações necessárias para disfrutarmos desse momento inesquecível na vida de cada um de nós.

Explicou-nos a sua relação com o comandante da embarcação que embora não pudesse discriminadamente chamar por nós , dava a possibilidade de sermos os primeiros a entrar através de um apito do barco que permitia ao nosso guia encaminhar-nos de imediato até lá.

Explicou-nos que o que iriamos ver era um encontro único e fortuito com um animal fascinante e que era verdade que todos queríamos fotos , muitas fotos , mas também alertou que enquanto estamos preocupados com as fotos acabamos por não dar oportunidade aos olhos e ao coração de verem e sentirem aqueles momentos especiais.

Explicou-nos a posição que deveríamos ocupar no barco de forma a podermos observar totalmente os vários movimentos da baleia.
E disse-nos o mais importante “ disfrutem o momento com os olhos e com o coração . Serão momentos fascinantes “ ……. E foram , acreditem que foram.

E assim muito rapidamente chegámos a Puerto Piramides . Uma pequena vila que vive exclusivamente do turismo produzido pelo avistamento de baleias , orcas e outros.

ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8529_zps459adc65.jpg


Existem unicamente 3 empresas que estão licenciadas para efectuar este serviço . Assim e após uns minutos de nervoso miudinho , chegou o Juan com uns coletes laranjas que deveríamos vestir por questões de segurança. Levou-nos até à praia , até à zona onde dentro de alguns momentos iriamos embarcar .
Os barcos estão no areal pois não existe um porto de embarque . O processo de embarque faz-se pela traseira do barco.

Este foi o barco onde fizemos a nossa viagem.
Podem saber mais aqui :

http://www.puntaballena.com.ar/avistajes

Não me perguntem o preço pois não sei já que estava incluido no pacote.


ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8643_zps9ae91a05.jpg


E ao som do apito do barco , e à informação do capitão “ Grupo do Juan “ lá fomos apressadamente para o barco para podermos tomar a nossa posição e começar a realizar o nosso sonho.

Passados alguns minutos o barco estava com a lotação máxima e procederam ao reboque até águas um pouco mais profundas . Este reboque é feito com um tractor de grande dimensão que posiciona o atrelado numa zona onde a profundidade permite ao calado do barco mover-se sem problemas.
Nesta viagem tem-se a companhia de um biólogo , conhecedor dos hábitos destas baleias e que enquanto o barco não sai da praia vai explicando a posição das horas para que possamos estar orientados sempre que ele disser “ Baleia ás 3 h “ , “ Filhote às 11 h “ etc.

E assim começou esta aventura e o concretizar de um sonho , do sonho de poder ver uma baleia no seu habitat natural.

E como muita gente dizia , aconteceu , nem 5 minutos depois de sairmos da zona da baia eis que se ouve “ Baleia ás 2 h “.
Olhámos todos espantados e ali estava o fantástico spray em “ v “ característico deste tipo de animal .
Tranquilamente , o barco moveu-se ligeiramente para a direita , desligou os motores e esperou que a baleia se chegasse a ele em sinal de aprovação.
Como dizia o biólogo , aqui não se perseguem as baleias , aqui somos convidados seus e como todos os convidados só somos aceites se o anfitrião quiser.


ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8547_zps8b2c4331.jpg


Esta espécie de baleia mesmo quando acompanhada pelo cria , é sempre muito curiosa pelo que se ela pretender estabelecer “ amizade “ certamente se chegará para perto do barco para tomar conhecimento do que por ali se passa .
E assim aconteceu , vimos mergulhar e aparecer alguns instantes depois , no lado contrário do barco , emergindo ali mesmo , junto aos nossos pés ,

ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8558_zps28bbcc25.jpg


Ali estava ela , possante e enorme como nunca tínhamos visto . Um animal gracioso , mas também muito frágil. Um monstro em tamanho , mas uma flor em beleza. Uma imagem que muitas vezes tínhamos imaginado , mas que nunca pensámos ser assim.

Por momentos ela voltou a mergulhar e todos pensámos que afinal não tínhamos sido aprovados pelo nosso anfitrião e que teríamos de procurar outra.
Mas felizmente não foi assim , o seu mergulhar teve como objectivo dar a mensagem à sua cria de “ vem , é seguro “ , e quando voltou a emergir já não vinha só …..
ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8571_zps818dc1af.jpg


E por ali ficou , rodeando barco , ora passando á nossa frente , ora passando por debaixo , ora submergindo e voltando a emergir , mas sem nunca se afastar muito de nós.
Algumas vezes passou tão perto de nós que deu para ver claramente as marcas visíveis dos parasitas que as atormentam.

ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8585_zpsd8918e6a.jpg


Muitas vezes vemos nos filmes, documentários e imagens , gaivotas colocadas em cima das baleias a picar o espiráculo . Foi explicado que o inimigo principal de uma baleia é imaginem a gaivota, uma simples gaivota.
A razão deve-se ao facto de que cada vez que a gaivota pica a baleia aumenta a possibilidade desta vir a contrair doenças potencialmente graves. A gaivota além do peixe que recolhe no mar alimenta-se também do lixo que é gerado pelos homens. Neste caso na Peninsula não acontece , mas muitas destas gaivotas são provenientes da cidade de Puerto Madryn , onde , muitas vezes se alimentam de restos de comida que restaurantes deixam nos caixotes da via pública.
Estes alimentos já em decomposição deixam no bico da gaivota , milhares de bactérias e fungos para os quais a baleia não tem protecção e que produzem infecções sendo que algumas delas muitas vezes poderão ser graves e até mortais. O que uma simples gaivota pode fazer !!!

E assim continuámos esta observação de nós à baleia e dela a nós. Foi neste momento que parei de fotografar e por longos momentos deixei que os meus olhos e o meu coração absorvessem a magia e a beleza destes momentos em que uma baleia permite que compartilhemos o seu mundo e o seu habitat .
Momentos únicos de fascínio , de emoção , de ternura mas especialmente de partilha de um espaço que embora não seja nosso nos deixam utilizar para ver aquilo que nenhum Zoológico do mundo pode mostrar ….. uma baleia.

E como em tudo existem imagens que todos querem ver , que todos querem registar , que todos gostariam de ter no seu álbum de fotos. As imagens que falo são as fantásticas caudas de baleia que nem sempre se conseguem . Esta nossa amiga com toda a sua paciência e curiosidade ofereceu-nos por algumas vezes a possibilidade de obter essa foto …. Esta foto que ficará para sempre na minha memória e no meu álbum de recordações.
Ela a baleia , tranquilamente mergulhou , e muito devagar curvou o seu enorme dorso e mostrou a todos a beleza de uma cauda vertical como a dizer “ tenho o direito à vida “.

ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8594_zps7fd6cbfb.jpg


E da mesma forma que calmamente a mostrou , também calma e lentamente foi submergindo até desaparecer por momentos nas profundezas das águas do Golfo

ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8595_zpsa1715d6c.jpg


Quando estamos envolvidos no mesmo espírito de viver o sonho , parece que embora sem usar palavras , os sentidos estão ligados e enquanto eu consegui fotografar estes momentos únicos em que uma baleia nos mostra toda a sua beleza numa cauda , a minha mulher conseguiu captar em vídeo quase a mesma imagem . Este é o vídeo desse momento fascinante. Não olhem a qualidade mas sintam o momento. Único

http://youtu.be/JkuPvLD7Lz8

O tempo foi passando , os olhos foram consumindo aquelas imagens únicas de um animal solitário que por ali se movia indiferente aos barulhos das pessoas que no barco se apinhavam para vê-lo e para o fotografar.
Eu por mim fiquei por ali , estático , com a câmara desligada e olhando aquele mar transparente onde por debaixo de nós se movia um nobre animal. Não, não tenho vergonha de dizer que por algumas vezes chorei , eu como muitos que por ali estavam , e chorei não de tristeza mas sim por me sentir um privilegiado por poder estar ali a viver aqueles momentos únicos e por saber que esta tinha sido a única e última oportunidade que a vida me tinha dado para poder viver estes momentos.

Sim senti-me realizado , senti-me feliz , senti-me bem com a vida e comigo mesmo .

E de repente uma voz forte , ecoando naquele silêncio que até ali se vivia , dizendo “ La madre vá a saltar “ …. “ Vá saltar “ …. “ Miren á las 11 “.
Há pressa liguei a máquina apontei e ….. aconteceu , ficou preso no sensor da minha máquina a imagem da minha vida …… esta

ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8596_zpse95d73ab.jpg


A qualidade não é muita , afinal era um espaço enorme onde ela poderia aparecer , mas sinceramente a qualidade não me interessa muito , o que é importante é o momento único de ver um animal como este elevar-se da superfície da água com a elegância de um golfinho , mas com um peso muito superior. A graciosidade de um animal tendo como pano de fundo a grandiosidade de uma natureza no seu estado mais puro.
Uma imagem que guardei para o resto da vida , um sonho cumprido .

Pouco depois e num gesto de despedida , a minha e nossa baleia pareceu querer despedir-se de todos rodando o corpo como um acenar de adeus e elevando uma vez mais a sua maravilhosa cauda em direcção á breve brisa que entretanto se levantara.

ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8624_zps8728e17d.jpg


ai1372.photobucket.com_albums_ag332_JoaoMarques_Argentina_IMG_8626_zpsbdd949b2.jpg


E como já tínhamos ultrapassado em muito a hora e meia , o capitão aproveitou esta “ despedida “ e também ele se despediu e rumou a terra.
Na volta o silêncio era enorme , mas os sorrisos de cada um de nós deixava entender a felicidade e a paixão que cada um de nós trouxe deste animal.

O meu sonho estava cumprido , o meu mundo estava mais rico pois a experiência deixou-me marcas profundas e fez-me repensar o modo como utilizamos o nosso tempo e as nossas prioridades. Para mim foi um prazer e uma honra ter tido a oportunidade de ter compartido momentos da minha vida com este animal soberbo , único e fascinante.

E assim cumprimos um dos meus / nossos sonhos . Estivemos com uma Baleia Franca Austral :)


Tal como a baleia nos fez , também eu tenho uma surpresa para todos vós que tiveram a paciência de ler o que o coração me disse para escrever.

Vejam e façam o favor de ser felizes

http://youtu.be/i9B4LJGhqRM

Abraço a todos
 
Última edição por um moderador:

Snider

Membro Conhecido


Rendido, pronto! Até eu tou emocionado por ver as fotos ao mesmo tempo que senti todo esse sentimento vindo da tua escrita! Só de imaginar (ao ver as tuas fotos) o que é ver esse animal enorme à frente retira-me um pouco o folgo!
Que grandes fotos! Não tenho palavras...

EDIT: o link do youtube não está a dar.
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Snider disse:
Rendido, pronto! Até eu tou emocionado por ver as fotos ao mesmo tempo que senti todo esse sentimento vindo da tua escrita! Só de imaginar (ao ver as tuas fotos) o que é ver esse animal enorme à frente retira-me um pouco o folgo!
Que grandes fotos! Não tenho palavras...

EDIT: o link do youtube não está a dar.
Bom dia Snider
Já está a funcionar
Obrigado pelo comentario
Abraço
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Muito obrigada, por partilhares connosco esta viagem.
Nem todos tem esta maravilhosa capacidade de transmitir as emoções através das palavras. O texto está lindíssimo, e sim conseguiste emocionar-me!
Não estive lá, mas senti as tuas palavras e imagens!
Tive oportunidade de acompanhar de acompanhar o teu blog. Mas este report está magnifico.
Como já disse anteriormente aguardo especialmente pelo report de Machu Picchu, porque para mim também é um sonho!
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Só podemos agradecer a partilha de momentos tão bonitos, tão intensamente vividos e no fundo tão "íntimos" e sentir-mo-nos uns privilegiados por nos permitires viajar contigo deste modo. Obrigada.
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Sun Rise disse:
Muito obrigada, por partilhares connosco esta viagem.
Nem todos tem esta maravilhosa capacidade de transmitir as emoções através das palavras. O texto está lindíssimo, e sim conseguiste emocionar-me!
Não estive lá, mas senti as tuas palavras e imagens!
Tive oportunidade de acompanhar de acompanhar o teu blog. Mas este report está magnifico.
Como já disse anteriormente aguardo especialmente pelo report de Machu Picchu, porque para mim também é um sonho!
Olá Sunrise
Muito obrigado pelos comentários.
Machu Picchu chegará :) . Esse talvez seja o mais complicado pois as fotos são muitas e são dificeis de escolher , depois o texto... bem é muito complicado passar a palavras o que sentimos ... veremos ... está na calha. Mas ainda existe mais para mostrar :)


Tonia disse:
Só podemos agradecer a partilha de momentos tão bonitos, tão intensamente vividos e no fundo tão "íntimos" e sentir-mo-nos uns privilegiados por nos permitires viajar contigo deste modo. Obrigada.
Muito obrigado também pelo tempo que dispensam a ler

Volta e Meia disse:
As fotos são fantásticas! deve ter sido uma óptima experiência. Obrigada pela partilha!
Acredita , foi uma experiência única. Foi e é uma recordação para a vida.
Obrigado pelo comentário
abraço
 
Top