Novidades

[Report] 22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 8 - Lisboa

PauloBR

Membro Ativo
22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 8 - Lisboa

Na quarta-feira 2 de Junho deixamos (infelizmente) o Apartamentos Jardins da Rocha e partimos rumo ao último destino da nossa viagem: Lisboa.

O mapa abaixo mostra o percurso que foi planejado. A idéia era visitar algumas praias da Costa Vicentina e a Serra da Arrábida, passando pelo ferry-boat de Tróia (notem que o Google Maps não conhece a ligação entre Tróia e Setúbal pelo ferry).

Porém, não fizemos conforme planejado. O dia estava muito nublado e ficamos com um pouco de preguiça de visitar muitas praias. Afinal de contas, havíamos passado os dois dias anteriores visitando as praias do Algarve. E acho que estávamos um pouco ansiosos para chegar a Lisboa. Fizemos uma breve parada em Vila Nova de Mil Fontes e almoçamos em Porto Covo. Depois, rumamos direto para a A2, via Santiago do Cacém e Grândola.

Fotos de Vila Nova de Mil Fontes:
agoo_gl_VVeB_.jpg


agoo_gl_dHEo_.jpg



Saímos da A2 em Setúbal, passamos pela cidade e a seguir pela Serra da Arrábida. No Portinho da Arrábida, paramos para tomar um café e sorvetes (quer dizer, gelados).
agoo_gl_fSP6_.jpg


agoo_gl_ZvNy_.jpg


agoo_gl_Jv2l_.jpg


Por volta das 16 h, entramos em Lisboa pela Ponte 25 de Abril e passamos sob o Aqueduto das Águas Livres. Foi uma grande emoção rever Lisboa após quase 32 anos. Estivemos antes em Lisboa, em Abril e Setembro de 1978.
agoo_gl_OBPo_.jpg



Noso hotel em Lisboa era o SANA Reno Hotel, que por coincidência, foi o primeiro hotel da nossa viagem de 6 meses pela Europa em 1978. Na época, este hotel se chamava Hotel do Reno e como era um hotel muito caro para mochileiros, ficamos apenas uma noite e depois nos mudamos para uma pensão.

O SANA Reno, que fica na Av. Duque de Ávila 195, é um hotel 3 estrelas de boa qualidade. Eu tinha reservas no "Business Package", que inclui wi-fi grátis e upgrade no tipo de quarto. Nosso quarto era no último piso e tinha varanda com mesa e cadeiras. A localização do hotel é excelente, perto do Jardim Calouste Gulbenkian, perto do El Corte Inglês e da Av. Antônio Augusto de Aguiar. Além disto, a nova Estação São Sebastião II do Metro, fica exatamente em frente ao hotel. Um ponto contra o hotel é o seu parque de estacionamento, que tem acesso muito complicado; o próprio hotel não recomenda colocar o carro nesta garagem e aconselha a deixar na rua em frente ao hotel.

Depois de estabelecidos no SANA Reno Hotel, fomos dar uma caminhada de reconhecimento pelos arredores, que já conhecíamos há muito tempo.

Uma das imagens de Lisboa que mais me toca é a do prédio onde fica a Residência Nazareth, na Av. Antônio Augusto de Aguiar. Nós ficamos na Pensão Nazareth por alguns dias em Abril de 1978 e por 10 dias em Setembro de 1978. O prédio continua exatamente igual, a pensão continua lá no 4º piso e melhor ainda, a excelente Confeitaria Imperial também continua lá, no mesmo lugar!
agoo_gl_d6bS_.jpg


---------------------------------------------------------

No dia seguinte, quinta-feira 3 de Junho, feriado de Corpus Christi (quer dizer, Corpo de Deus, já que estávamos em Portugal...), tínhamos de devolver o carro na Budget apenas ao meio-dia. Aproveitamos a manhã para visitar a Torre de Belém, que também já conhecíamos desde há 32 anos atrás. Novamente, foi uma grande emoção subira as estreitas escadas da torre. Como era feriado, o local estava repleto de turistas, que simplesmente ignoramos e saboreamos nosso momento revendo nossos cantos preferidos da torre.
agoo_gl_zjoO_.jpg


agoo_gl_6Ttx_.jpg


agoo_gl_1acd_.jpg


agoo_gl_cfCX_.jpg



A seguir, duas fotos curiosas, da Av. da Torre de Belém, tiradas do terraço da torre. A primeira foi tirada por mim em Setembro de 1978 e a segunda em 3 de Junho de 2010. A foto mais recente não foi tirada intencionalmente. Eu simplesmente estava lá e tirei a foto ; só ao voltar para o Brasil é que percebi que eu tinha uma antiga foto do mesmo local. Memória inconsciente...
agoo_gl_Nd72_.jpg


agoo_gl_Mmh7_.jpg


O Monumento aos Descobrimentos visto por um ângulo inusitado:
agoo_gl_bxXn_.jpg



Depois da visita à Torre de Belém, abastecemos o carro e o devolvemos sem problemas na Budget, que fica próximo ao SANA Reno Hotel. A seguir, pegamos o Metro na Estação São Sebastião II e fomos para a baixa de Lisboa, numa tarde que para nós foi uma sucessão de lembranças de anos atrás...

A Praça dos Restauradores:
agoo_gl_6U2a_.jpg


A Central do Rossio:
agoo_gl_h1ow_.jpg


O Teatro Dona Maria II, no Rossio:
agoo_gl_LBIY_.jpg


Mais fotos do Rossio:
agoo_gl_49Xy_.jpg


agoo_gl_Nc64_.jpg


O lado sul do Rossio e a vista do Castelo de São Jorge:
agoo_gl_xQgI_.jpg


A Rua do Ouro:
agoo_gl_beRr_.jpg


Praça do Comércio:
agoo_gl_sdMu_.jpg


agoo_gl_yIbh_.jpg


Para ser sincero, nós não gostamos da atual Praça do Comércio. A praça que conhecemos em 1978 tinha mais charme, mais encanto. Podia-se descer as escadarias até Rio Tejo, o que não é mais possível. Na foto abaixo, eu numa foto de Setembro de 1978, na Praça do Comércio:
agoo_gl_uMns_.jpg


--------------------------------------------------------

A sexta-feira 4 de Junho foi dedicada às compras. Pela manhã estivemos no Shopping Vasco da Gama e à tarde fomos ao El Corte Inglês.


A nova Estação São Sebastião II, em frente ao SANA Reno hotel, é só abrir a porta do hotel e caminhar alguns passos que se chega à estação.
agoo_gl_P5Ra_.jpg


agoo_gl_bTIB_.jpg


[
agoo_gl_sfFB_.jpg


Na saída da Estação Oriente, em direção ao Shopping Vasco da Gama:
agoo_gl_HX7W_.jpg


agoo_gl_cixk_.jpg


A Estação Oriente, vista da entrada do Shopping Vasco da Gama:
agoo_gl_KH7f_.jpg


Imagens do interior do Shopping Vasco da Gama:
agoo_gl_HjuI_.jpg


agoo_gl_3tUx_.jpg



El Corte Inglés:
agoo_gl_vDrk_.jpg



----------------------------------------------------

O sábado 5 de Junho foi o nosso último dia em Portugal. Nosso voo de Lisboa para o Rio estava marcado para as 23:30 e o hotel nos permitiu usar o quarto até às 15 h. Pela manhã, tomamos outra vez o Metro, desta vez para visitar o Parque das Nações.
agoo_gl_9u8L_.jpg


agoo_gl_ZzDV_.jpg


agoo_gl_KB3k_.jpg



Depois da visita ao Parque das Nações, voltamos para a zona do hotel, e fizemos um almoço de despedida na nossa querida Confeitaria Imperial. Depois do almoço, passeamos pelo Jardim Calouste Gulbenkian e visitamos o museu, que tem uma impressionante coleção de arte.
agoo_gl_qc5n_.jpg


A seguir, descansamos um pouco no lobby do hotel e às 19:00 tomamos um táxi para o aeroporto de Lisboa:
agoo_gl_yriY_.jpg



No aeroporto, de novo a seleção portuguesa de futebol! A seleção tomaria o voo para a África do Sul nesta mesma noite, às 21:30. Abaixo pode-se ver o pessoal da imprensa, no aeroporto, à espera da chegada do autocarro da seleção:
agoo_gl_cost_.jpg


E lá vou eu, rumo à sala de embarque e de volta ao Brasil:
agoo_gl_3AjT_.jpg


--------------------------------------------------------

Estes foram 22 dias nos quais passamos muito bem em Portugal. Nós nunca tínhamos feito uma viagem tão "complicada" como esta. Afinal de contas, viemos do extremo sul do Brasil, estivemos em 7 hotéis, alugamos 2 carros e rodamos 3.200 Km por Portugal, um país do qual conhecíamos apenas a Lisboa de 32 anos atrás e um pouco de Coimbra. E para completar, não temos mais os nossos vinte e poucos anos de idade daquela primeira viagem à Europa em 1978... Felizmente, tudo deu certo conforme planejado. Fomos sempre muito bem recebidos em toda a parte em Portugal. Quer dizer, quase sempre, pois houve os dois episódios que já relatei, episódios sem nenhuma gravidade, que não consideramos representativos da boa hospitalidade portuguesa.

Voltamos para o Brasil, para as nossas vidas "normais", com uma sensação de estarmos muito felizes por termos escolhido Portugal para passar estas férias. E também com uma sensação de pena por Portugal ser tão longe, a passagem área tão cara e os aviões da TAP sem conforto. Mas, o futuro quem pode dizer? Talvez algum dia voltemos a Portugal... quem sabe? Vontade não falta... Afinal de contas, se olharem o primeiro mapa que eu coloquei na Parte 1 desta série de Reports, faltou conhecer um bom bocado de Portugal...

----------

Abraços a todos e mais uma vez obrigado pela contribuição que o Portal das Viagens deu para esta viagem!

----------
 

Paola

Membro Novo
Parabéns pelos 8 reports, e obrigada. Ainda bem que gostou do nosso cantinho à beira mar plantado. Concordo em relação ao valor das viagens aéreas, deveriam ser mais baratas, pois apesar de serem longas somos países "irmãos".

:D
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Muitos parabéns por este excelente report e todos os outros que completam esta vossa viagem a Portugal.:)

Fico muito contente que a viagem tenha corrido bem, que tenha sido aprazível e que tenham aproveitado para explorar as várias regiões do nosso país.:D

Obrigada por partilharem aqui esta experiência/vivência, tão bem ilustrada com fotos fantásticas que revelam as maravilhas do nosso país.:p
Bem haja.

Boas viagens:cool:
Maria Pereira
 
parabéns pelos excelentes reports.
De facto faltou-lhe conhecer a costa do litoral centro, onde iria encontrar grandes monumentos da nossa historia cultural e patrimonio natural :) :D
 

Nuno

Administrador
Staff
Paulo,

Já vi que as férias foram excelentes.
Pena não teres tido tempo para fazer a Costa Vicentina, mas outra oportunidades existirão para voltares novamente a Portugal :)
 

Flecha

Membro Conhecido
3 palavras:

tópico do ano.

parabéns,e ainda bem que tudo correu bem!
tive muito gosto em te ajudar.

serão sempre bem vindos :)
 

PauloBR

Membro Ativo
Nuno disse:
Paulo,

Já vi que as férias foram excelentes.
Pena não teres tido tempo para fazer a Costa Vicentina, mas outra oportunidades existirão para voltares novamente a Portugal :)
Olá, Nuno. A Costa Vicentina está nos nossos planos, é claro, para alguma futura viagem a Portugal.

Um abraço!
 

mokas

Membro Conhecido
Olá Paulo!

Parabéns pelos 8 repost's. Foi fantástico ver o nosso próprio país pelo olhar de outros.
É um país pequenino, mas muito bonito!!! :)


Ficamos à espera dos restantes report's, da futura viagem que farás, para conhecer o q resta do nosso cantinho! :):p


Obrigada pela partilha! :)
 
Top