Novidades

[Report] 22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 5 - Belmonte e Serra da Estrela

PauloBR

Membro Ativo
22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 5 - Belmonte e Serra da Estrela

Olá, este é 5º report da série "22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010"

Resumo anterior: 3 noites no Porto, 2 noites em Paredes e 2 noites em Montalegre. Visitamos as regiões: Porto e Médio Douro, Minho, Gerês, Trás-os-Montes, Alto Douro.

No Domingo 23 de Maio, depois de descansar uma noite no Hotel Turismo da Covilhã, tomamos o pequeno-almoço e botamos o pé na estrada de novo, desta vez para um passeio pela Serra da Estrela, começando por Belmonte.


Dizem que tudo que é brasileiro que vai a Portugal gosta de ir a Belmonte, pelo motivo histórico de que esta é a cidade natal de Pedro Álvares Cabral. Como bons brasileiros, fomos também a Belmonte, é claro. A cidade nos surpreendeu pelas casas e prédios antigos bem conservados e gostamos muito da visita.

Algumas fotos das ruas de Belmonte:
agoo_gl_Cku8_.jpg


agoo_gl_b9Ml_.jpg


agoo_gl_QMl6_.jpg



Acho que todo os brasileiros que vão a Belmonte tiram esta mesma foto: a estátua de Pedro Álvares Cabral. Isto não importa, porque esta é a nossa foto :D
agoo_gl_a5sk_.jpg


Depois fomos visitar o Castelo de Belmonte, que também nos surpreendeu porque está muito bem conservado.

Na entrada do Castelo:
agoo_gl_yp2p_.jpg


Este que vos escreve, na muralha do Castelo:
agoo_gl_L78d_.jpg


Parte da muralha e da torre de menage:
agoo_gl_H67H_.jpg


A encosta da Serra da Estrela, vista de uma janela do Castelo:
agoo_gl_cX56_.jpg


Belmonte e a Serra da Estrela ao fundo, vistas do Castelo:
agoo_gl_jZJH_.jpg


agoo_gl_TOjo_.jpg


[
agoo_gl_UT65_.jpg


agoo_gl_yjZ0_.jpg



De Belmonte, rumamos direto para Manteigas, em plena Serra da Estrela. São belíssimas as paisagens deste lado da serra. Pena que eram tantas curvas perigosas e não encontramos um local seguro para parar e tirar umas fotos.

Em Manteigas, almoçamos no Restaurante Serradalto, na pensão de mesmo nome. Gostamos muito do almoço, é um excelente restaurante, ainda mais com uma paisagem assim a emoldurar as janelas:
agoo_gl_j7I7_.jpg


Duas fotos de ruas de Manteigas:
agoo_gl_2YpU_.jpg


agoo_gl_npdo_.jpg


Paisagens logo acima do vale onde fica Manteigas:
agoo_gl_8BD8_.jpg


agoo_gl_imNj_.jpg


Na subida de Seias em direção à Torre:
agoo_gl_M0sJ_.jpg


Uma parada na Lagoa Comprida. Aqui compramos um queijo da Serra da Estrela, que depois se revelou tão bom quanto um bom Camembert. O curioso aqui foi o diálogo com o dono da loja de artesanato. Depois de provar o queijo e comprar, eu perguntei a ele: "quanto tempo dura este queijo". A resposta foi "pois, dura quanto tempo quiseres, desde que não o comas" Eu (que comprei o queijo para o comer) fiquei asim: ????? Ele então explicou: "se não cortares o queijo, ele dura muitos meses; se o cortares, dura algumas semanas, sempre no frigorífico".
agoo_gl_fyUT_.jpg


Um cão Serra da Estrela, que para nós era desconhecido:
agoo_gl_3ZYa_.jpg


Na Torre, as tradicionais fotos que eu já vi algumas vezes aqui no Portal das Viagens:
agoo_gl_hcfN_.jpg


agoo_gl_jJge_.jpg


Mas esta foto aqui eu nunca vi aqui no Portal!
agoo_gl_kpOv_.jpg



A seguir, algumas imagens da descida da Torre em direção à Covilhã:
agoo_gl_zk53_.jpg


A minha digníssima esposa, no seu papel de fotógrafa. Em toda a viagem, ela tirou as fotos com a máquina Sony e eu tirei as fotos com o telemóvel.
agoo_gl_6gh5_.jpg


agoo_gl_8QYU_.jpg


agoo_gl_iRXq_.jpg


agoo_gl_myzp_.jpg


agoo_gl_deZa_.jpg



Estas fotos não fazem justiça à beleza das paisagens da Serra da Estrela. Assim como no Gerês, passamos por uma sucessão de belas paisagens e não é possível fotografar tudo o que se vê...


De volta à Covilhã, ao procurar uma padaria no centro histórico da cidade, por 2 vezes ficamos encurralados como carro nas ladeiras estreitas. O GPS NDrive às vezes tem o mau hábito de indicar caminhos por "atalhos", em vez de caminhos pelas ruas principais, apesar de estar programado para fazer rotas pelo caminho "mais rápido" e não pelo "mais curto". Algumas ruas da Covilhã eram muito estreitas para a nossa Focus SW. Quer dizer, tem ruas onde o carro até pode passar mas não é possível virar nas esquinas... Por duas vezes tive de fazer o caminho de volta, de marcha-a-ré, ladeiras e curvas acima e isto quase queimou a embreagem do carro, o cheiro ficou muito forte mesmo. Depois disto, passei a ignorar as tentativas de tomar atalhos do nosso amigo NDrive...

Quando chegamos ao Hotel Turismo da Covilhá, já eram 20 h e tudo estava calmo, pois a seleção de futebol já havia deixado o hotel. O dia seguinte era dia de viajar até Évora e como já estavamos cansados, não saímos para jantar e fomos "forçados" a novamente nos deliciar no quarto do hotel, com vinho do Porto, vinho da Beira Interior, Camembert, presuntos, pão, doces, etc...
 
Top