Novidades

[Report] 22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 1 - Porto e Médio Douro

PauloBR

Membro Ativo
22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 1 - Porto e Médio Douro

Olá, este é o 1º report sobre uma viagem de 22 dias que eu e minha esposa fizemos por Portugal de 15 de Maio a 5 de Junho de 2010.

Visitamos as regiões: Porto, Médio Douro, Minho, Gerês, Trás-os-Montes, Alto Douro, Beira Interior, Serra da Estrela, Alentejo, Algarve, Costa Vicentina e Lisboa.

O Sol e o calor foram quase constantes nesta viagem: exceto por 2 dias de temperaturas amenas e tempo aberto, no Porto, no início da viagem e por 2 dias de tempo nublado no Alentejo, os demais dias foram de muito calor, com temperaturas sempre superiores a 30º C.

Nós adoramos esta viagem a Portugal, fomos sempre muito bem recebidos em todos os lugares e por todas as pessoas com que tivemos contato. Os portugueses realmente contam com um país de fazer inveja a nós brasileiros. O Brasil, assim como Portugal, tem uma grande diversidade geográfica e cultural. Porém, no Brasil, as distâncias são enormes e as estradas são ruins e perigosas (há diversas auto-estradas boas e seguras, é claro, mas elas cobrem uma parte muito pequena do Brasil).

Faço questão de agradecer a todos os membros do Portal das Viagens que leram e responderam os diversos tópicos que eu iniciei antes desta viagem. Sua colaboração foi extremamente valiosa.

------------------------------------

Chegamos no Porto, vindos do Rio de Janeiro, no dia 15 de Maio às 08:30. Voltamos de Lisboa para o Rio no dia 5 de Junho, às 23:30. Esses horários dos voos nos permitiram o aproveitamento completo dos 22 dias de viagem.

Quanto aos voos da TAP tenho duas coisas a dizer:

Primeiro que no voo do Rio para o Porto tivemos o azar de pegar uma tripulação de "aerovelhos" (em vez de aeromoças), de mau humor, sempre de má vontade, foi muito ruim mesmo. Este fato, aliado às péssimas poltronas do Airbus A-340 da TAP que não reclinam muito o encosto e que são incômodas, fez com que não pudéssemos dormir nem um pouquinho. Como a chegada no Porto foi às 04:30 no horário do Brasil, o primeiro dia
foi um "dia de zumbis". No voo de volta, de Lisboa para o Rio, pegamos uma tripulação jovem, muito cordial e prestativa. Mudou completamente a situação... Mesmo assim, eram as mesmas poltronas incomodas.

Segundo: a última vez em que estivemos na Europa foi em 1978, quando voamos também pela TAP, num magnífico Boeing 747, o querido e saudoso Jumbo. Aquilo sim era O avião. Estes Airbus atuais são muito piores, não tem a classe e o charme do Jumbo... não passam de um Bus áereo mesmo. Naqueles bons tempos, a TAP oferecia um jantar excelente, acompanhado de uma seleção dos melhores vinhos portugueses, em garrafinhas individuais, servido em taças. Nada a ver com o atual miserável copo de plástico que enchem apenas 2 vezes!

A minha opinião é que a TAP presta este serviço muito ruim nos voos entre Brasil e Portugal apenas porque não tem concorrência. Se algum dia a brasileira TAM voar para Portugal, a TAP vai estar em apuros... Eu falo isto por experiência própria. Em Setembro de 2009 viajei ao Perú com a TAM e o atendimento foi excelente, muito superior ao da TAP. Claro, a TAM concorrentes de peso nas rotas Brasil-Perú: LAN e TACA.

----------------------------------------------------------------

Ficamos nas seguintes cidades e hotéis. Para não estender o tópico, não coloquei os preços dos hotéis, mas quem tiver interese, é só procurar no site Booking.com: 86000+ hotels worldwide. Book your hotel now!.

* Porto - 3 noites - Hotel HF Fénix Porto
* Paredes (Porto) - 2 noites - Paredes Hotel Apartamento
* Montalegre (Vila Real) - 2 noites - Montalegre Hotel
* Covilhã (Castelo Branco) - 2 noites - Hotel Turismo da Covilhã
* Évora - 2 noites - Évora Hotel
* Praia da Rocha, Portimão (Faro) - 7 noites - Apartamentos Jardins da Rocha
* Lisboa - 3 noites - Hotel SANA Reno

----------------------------------------------------------------

Alugamos 2 carros. O primeiro foi alugado no Porto, por 9 dias e devolvido na Praia da Rocha. Na Praia da Rocha, ficamos 4 dias sem carro e a seguir alugamos um por 3 dias, para fazer uns passeios no Algarve e viajar a Lisboa. Os dois alugueres foram feitos na Budget - A. A. Castanheira. Gostei muito do profissionalismo e do atendimento da Budget. As reservas foram feitas no site da Portugal Auto-rentals, cujo atendimento também é excelente. Os preços são bem menores do que reservar diretamente na Budget. Todas as condições contratadas nas 2 reservas foram cumpridas.

Mapa do itinerário de viagens entre as cidades:
ai746.photobucket.com_albums_xx101_PauloBR_Portugal_20__20Maio_202010_00Portugal.jpg


As fotos desta viagem foram tiradas com o meu telemóvel, um Nokia 5530 e com uma máquina SONY DSC-W350 que comprei em Gaia. As fotos do telemóvel não estão ruins, porém nota-se claramente que as fotos da SONY são as que tem a maior riqueza e fidelidade de cores. Apesar disto, fiquei muito decepcionado com esta nova máquina Sony, as fotos não parecem ser de uma máquina de 14 Mpixels! A máquina que eu usava antes, uma Sony DSC-W50 de 6 Mpixels, comprada em 2006, tirava fotos melhores do que esta nova.


Vista da janela do quarto do Hotel HF Fénix Porto, onde ficamos 3 noites. Um hotel de boa categoria, equipa atenciosa, bons quartos, ótima localização, próximo à rotunda da Boavista (Praça Mouzinho de Albuquerque) e da Casa da Música.
agoo_gl_tyqb_.jpg


As fotos a seguir são de um passeio a pé, desde o hotel Fénix até o Cais de Gaia. Era uma bela manhã de Domingo, o nosso segundo dia no Porto.

Nos Jardins do Palácio de Cristal, uma pequena visão do Rio Douro:
agoo_gl_X7VM_.jpg


Um pouco mais adiante, a Rua dos Clérigos:
agoo_gl_rU2n_.jpg


Avenida dos Aliados e a Praça da Liberdade:
agoo_gl_Npep_.jpg


agoo_gl_Z83m_.jpg


Estação São Bento com os seus magníficos azulejos:
agoo_gl_kPvB_.jpg


agoo_gl_VhtS_.jpg


agoo_gl_3jPr_.jpg


Cais da Estação São Bento. Que saudades do ano de 1978, quando viajamos por 6 meses de trem por quase toda a Europa...
agoo_gl_N0FR_.jpg


Cais da Ribeira, visto da Ponte Dom Luís:
agoo_gl_PHan_.jpg


agoo_gl_Vrwo_.jpg


Ascensor da Ribeira, visto da Ponte Dom Luís:
agoo_gl_oEFd_.jpg


O cais da Avenida Diogo Leite, em Gaia:
agoo_gl_lijS_.jpg


Visita à cave Sandeman. Uma inusitada foto artística tirada com o telemóvel.
agoo_gl_4wDI_.jpg


Os Jardins do Palácio de Cristal, vistos do Cais de Gaia:
agoo_gl_HaEE_.jpg


------------------------------------------------------------------

O nosso terceiro dia no Porto foi dedicado às compras em Gaia. Estivemos no El Corte Inglês, no Gaia Shopping e no Shopping da Arrábida. É muito shopping num mesmo dia para o meu gosto, mas foi necessário. Compramos o GPS NDrive Touch Light, nosso companheiro inseparável nesta viagem, a máquina fotográfica SONY DSC-W350, uma mochila de passeio, alguns pares de tênis e outras coisas mais.

------------------------------------------------------------------

No 4º dia da viagem, alugamos o carro na Budget, e nos mudamos do Hotel HF Fénix Porto para o Paredes Hotel Apartamento. Como chegamos em Paredes às 11h, deixamos as malas guardadas e partimos para o nosso passeio pelo Médio Douro, cujo mapa aproximado segue abaixo. Na realidade, não deu tempo para visitar Amarante e Penafiel e seguimos da Régua direto para a A4 e Paredes via Mesão Frio.

Uma palavra sobre o Paredes Hotel Apartamento: é uma ótima opção para quem deseja ficar próximo ao vale do Douro e à região do Minho, pois fica à beira da A4 e a 6 km da A42. O hotel é novo, tem poucos anos, mas tivemos um pequeno problema na chegada no hotel: eu havia reservado um apartamento T0 e foi impossível ficar no apartamento que nos deram, pois o ar-condicionado split não estava funcionando e estava um tempo muito quente. A solução foi resolvida com a troca para um T1, que eu recomendo muito. O preço é apenas um pouco superior ao T0, mas é bem mais espaçoso. Além disto, os T0 tem janela para uma estrada que fica nos fundos do hotel, tem muito ruído de carros. Os T1 tem varanda com uma boa vista para cidade, tem equipamento completo de cozinha e TV na sala e no quarto. O pequeno-almoço é muito bom. O restaurante serve a ementa do dia por 8 Euros, com entrada, prato principal, bebida, sobremesa. Eu comi um arroz de pato muito bom.


A seguir, algumas fotos deste passeio:

Um breve descanso na Praia do Castelo e o carro alugado, uma Focus SW Trend 1.6 Diesel:
agoo_gl_dZeZ_.jpg


Na Barragem do Carrapatelo:
agoo_gl_81Q9_.jpg


Pausa para um lanche em Caldas de Aregos:
agoo_gl_8SBk_.jpg


Paisagens na EN108, entre Mesão Frio e a Régua:
agoo_gl_M7uq_.jpg


agoo_gl_zQgR_.jpg


No Cais da Régua:
agoo_gl_3dPr_.jpg


agoo_gl_yEQP_.jpg


Na viagem de volta para Paredes, entramos em Penafiel para visitar a Quinta da Aveleda, mas não possível a visita. Eram 18 h e as visitas encerram às 17 h. Achamos isto muito estranho, pois o Sol de põe por volta das 21 h... Achamos mais estranho o modo rude como o porteiro nos recebeu: eu pedi para pelo menos utilizar o banheiro e nem isto foi possível! Aqui no meu Estado existe uma região vinícola de colonização italiana, chamada Vale dos Vinhedos, em cujas vinícolas um porteiro com este comportamento rude perderia o emprego em pouco tempo...

Quando chegamos de volta a Paredes, no final da tarde, utilizamos pela primeira vez a busca de Pontos de Interesse do GPS NDrive e procuramos um local para comprar comida e levar para o apart-hotel. Prontamente encontramos a Churrasqueira Central de Paredes, que fica próximo ao Paredes Hotel Apartamento; eles tem ótimas carnes assadas na brasa, foi um belo jantar, com muito vinho verde...
 

Mr.V

Membro
Este tópico está muito bom... Obrigado por tornar nosso Portugal tão bonito e me desculpo em nome das pessoas que o atenderam menos bem por aqui :D

Continue com o bom trabalho... No fim, se puder coloque o valor que gastou nesses dias por aqui, apenas por curiosidade :D
 

PauloBR

Membro Ativo
RubenVieira disse:
Este tópico está muito bom... Obrigado por tornar nosso Portugal tão bonito e me desculpo em nome das pessoas que o atenderam menos bem por aqui :D

Continue com o bom trabalho... No fim, se puder coloque o valor que gastou nesses dias por aqui, apenas por curiosidade :D
Olá, Ruben. Na verdade, o único problema de mau atendimento que eu me lembro foi daquele porteiro da Quinta da Aveleda. No momento, o fato me deixou furioso, pois depois de algumas horas na estrada, eu precisava muito ir ao banheiro, se é que me entendes... Fiquei também furioso porque nós entramos na Quinta com o carro porque a porteira estava aberta, para depois sermos recepcionados desta forma por um porteiro... completamente fora do que se espera ao se visitar uma vinícola reconhecida mundialmente...

Em algumas cidades do Norte, nós inicialmente achávamos algumas pessoas um pouco rudes no trato ao atender num restaurante, por exemplo. Mas logo aprendemos que esta rudeza é apenas aparente e que depois de trocar algumas frases de conversa, estas pessoas se mostraram simpáticas. Nos acostumamos logo com isto, pois no interior do meu Estado, o Rio Grande do Sul, há muitas pessoas assim: aparentemente rudes mas muito hospitaleiras. O que evidentemente não era o caso do tal porteiro da Quinta da Aveleda...


Quanto à tua idéia sobre os gastos da viagem, não há problema, acho uma boa idéia. No final dos reports sobre as regiões que visitamos, vou fazer um report específico das despesas.

Um abraço!
 

Bee

Membro Conhecido
Paulo,

podes continuar que estou a gostar...

Apesar de conhecer os locais que aqui mostra é sempre interessante recordar e vê-los pelos olhos de outra pessoa.

Aguardo ansiosamente o restante das vossas férias;)
 

LIGIA

Membro
visão de um turista é semrpe diferente da nossa que vivemos por cá por isso está a ser amravilhoso acompanhar a sua viagem!
Fiquei triste com a situação ocorrida na Aveleda pois para além de ser de Penafiel adoro a Quinta da Aveleda e fiquei com pena de não a ter conhecido. De facto a essa hora já não é possível fazer a visita pois a loja e a fábrica encerram por essa hora.
Acredite que a forma como foi tratado por esse senhor não corresponde ao tipo de educação das gentes do Vale do Sousa, e apesar de uma rudeza aparente (em especial pelos mais velhos cuja vida foi dura no passado!) amam o seu cantinho e são muito hospitaleiros, chegando a se preciso abrir a porta da sua casa a estranhos e convidá-los para um copinho de vinho!!!!
 

Chinchilla

Membro
É sempre bom ver a minha cidade do Porto tão bem representada.

Queria felicitá-los por terem "partido à descoberta" do norte do país, muitas vezes esquecido. Tem muitos monumentos, é rico em cultura, paisagens lindíssimas e pessoas com muitas histórias interessantes para contar.

Queria apenas corrigir um pequeno erro. Logo no início refere a comummente conhecida rotunda da Boa Vista mas é Boavista, que na verdade se chama Praça Mouzinho de Albuquerque. :D

Aguardamos pela continuação do report. Parabéns.
 

PauloBR

Membro Ativo
SDSilva disse:
É sempre bom ver a minha cidade do Porto tão bem representada.

Queria felicitá-los por terem "partido à descoberta" do norte do país, muitas vezes esquecido. Tem muitos monumentos, é rico em cultura, paisagens lindíssimas e pessoas com muitas histórias interessantes para contar.

Queria apenas corrigir um pequeno erro. Logo no início refere a comummente conhecida rotunda da Boa Vista mas é Boavista, que na verdade se chama Praça Mouzinho de Albuquerque. :D

Aguardamos pela continuação do report. Parabéns.
Olá, Silva. Obrigado pela correção, já alterei o texto.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá paulo,

Parabéns pelo excelente report, Ficáste (tu e nós) com uma visão de Portugal desconhecida de muitos...

Quero deixar-te aqui um desafio...

Percebi que já tinhas cá estado em 78... e que tal colocares fotos das duas épocas???

Acho que o resultado seria interessante...

Obrigado pela tua partilha
 

PauloBR

Membro Ativo
jfreitas disse:
Olá paulo,

Parabéns pelo excelente report, Ficáste (tu e nós) com uma visão de Portugal desconhecida de muitos...

Quero deixar-te aqui um desafio...

Percebi que já tinhas cá estado em 78... e que tal colocares fotos das duas épocas???

Acho que o resultado seria interessante...

Obrigado pela tua partilha
Olá, José. Eu tenho poucas fotos de Portugal de 1978, apenas de Lisboa. Vou ver se dá para aproveitar algumas e abrir um tópico.

Enquanto isto, podes ver duas fotos que eu coloquei no tópico "Brasileiros em Portugal: 22 dias em Maio/2010" O resultado é interessante... fotos do mesmo local, com uma diferença de quase 32 anos!

Um abraço!
 
Top