Novidades

Rep. Dominicana-Consulta do viajante/Vacinas/crianças

loveparis

Membro
Bom dia Viajantes,
Vou em Junho para Punta Cana pela segunda vez mas agora com os meus filhos de 8 e 12 anos.

O mais velho é bastante sensível nos ouvidos às viagens de avião, não gosta de mascar chicletes, estou com receio pois nunca fizemos uma viagem tão longa. Também é muito sensível a picadas de insectos.
Acham que é necessário fazer a consulta do viajante? Será preciso eles tomarem alguma vacina?

Obrigada pelas V/dicas.

Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Em relação aos ouvidos e os aviões, pode comprar na farmácia uns tampões próprios, eu também sofria de problemas quando existiam variações de altitude.
Com os tampões ficou resolvido.
Insectos é levar repelente e aplicar várias vezes ao dia, principalmente ao final da tarde,noite. Pode também comprar umas pulseiras repelentes. E levar também algo para o caso de ser picado por na picada.
Em relação a consulta do viajante, eu já fui várias vezes a R.D e nunca fui a nenhuma, e sem problemas, mas como vai com crianças, e se fica mais descansada pode lá ir e ver as recomendações do profissional de saúde.

Tuxa

Membro Conhecido
Olá, boa tarde.
Posso dar o meu testemunho em relação aos insectos: houve um ano que apenas levei umas pulseiras de tecido que se compram na farmácia e vim de Punta Cana a parecer um Cristo!!!! Não fez absolutamente nada.
No ano passado fomos para o México e lá não são mosquitos: são MOSQUITOSSAUROS!!!!!! Terríveis. Levei o Previpiq roll-on e o Pré-Butix spray para tecidos e foi bastante eficaz. Só fui picada ao final da tarde quando saíamos da praia, em que já estava a anoitecer e é quando eles picam mais e era porque não tinha o roll-on colocado (perde a eficácia com a água, julgo eu!). De noite após o banho aplicava o roll-on na zona dos pulsos, cotovelos, tornozelos e nunca fui picada (bem como o spray na roupa). Não me parece necessário uma consulta do viajante. Há sim que ter uma boa protecção e em mim estas duas marcas resultaram bastante (faço sempre alergia às picadas e sofro um bocado com isso!)

Boas férias!!!!!!

Ana F

Membro Novo
Consulta do viajante sempre que se vá para um pais onde a agua não é potável
Há vacinas que pode ser necessário reforçar antes da partida. Vacina da febre tifóide é uma delas. Com crianças penso ser sempre aconselhável.

Tuxa

Membro Conhecido
E a vacina da Hepatite A também. Mas se tivermos os cuidados básicos nesses países não será necessário fazer a vacina da Hepatite A. Quando falo em cuidados básicos, falo sobretudo da água (como aqui já foi referido), como por exemplo lavar os dentes e cara apenas com água engarrafada, ter a certeza que o gelo das bebidas não é feito com água da torneira mas sim já embalado (com marca de alguma água engarrafada)... Na República Dominicana vi muitas vezes encherem os jarros de água nos bares com gelo da marca Alaska (das águas que estão no mini-bar). Basta estar atento a estes pequenos (grandes!) pormenores.

Ah... E outra coisa extremamente importante: não ingerir legumes não cozinhados (falo sobretudo de saladas frias em que não se sabe em que condições foram lavados...!)

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Apesar de estas indicações que estão correctas, falo da minha experiência pessoal, e do conhecimento que tenho do assunto.
Todas as aguas e gelo servidos nos hotéis (resorts) , quer em máquinas, jarros (nos restaurantes) são de origem engarrafada, por norma uns garrafões xl,que são despejados em reservatórios mais pequenos e depois utilizados.
Em relação as saladas e legumes não cozinhados (alfaces, tomates por exemplo). Nas diversas estadias nas caraíbas, sempre comi saladas e nunca tive problemas.
Tanto quanto sei existe cuidado ao tratar desses alimentos, por parte das gerências dos resorts, portanto em condições "normais" podem ser ingeridos.
Em relação ao banho e lavagem de dentes, desde sempre que tenho o cuidado de lavar os dentes com agua engarrafada, e no banho ter a boca fechada para não engolir agua.

Tuxa

Membro Conhecido
Apesar de estas indicações que estão correctas, falo da minha experiência pessoal, e do conhecimento que tenho do assunto.
Todas as aguas e gelo servidos nos hotéis (resorts) , quer em máquinas, jarros (nos restaurantes) são de origem engarrafada, por norma uns garrafões xl,que são despejados em reservatórios mais pequenos e depois utilizados.
Em relação as saladas e legumes não cozinhados (alfaces, tomates por exemplo). Nas diversas estadias nas caraíbas, sempre comi saladas e nunca tive problemas.
Tanto quanto sei existe cuidado ao tratar desses alimentos, por parte das gerências dos resorts, portanto em condições "normais" podem ser ingeridos.
Em relação ao banho e lavagem de dentes, desde sempre que tenho o cuidado de lavar os dentes com agua engarrafada, e no banho ter a boca fechada para não engolir agua.
Sim, foi basicamente o que disse anteriormente. Em relação aos legumes frescos (não cozinhados), se pudermos evitar, tanto melhor. Também vai depender de organismo para organismo e há pessoas mais propensas a desenvolver distúrbios intestinais ;)

Ana F

Membro Novo
Trabalho nessa área e aconselho vivamente a ida. A nível de conselhos de saúde e não só é bastante importante. Não custa nada.