Novidades

Profilaxia da Malária - Chiang Rai e Chaing Mai

SilverArrow

Membro Ativo
Estava a ler num site internacional que era recomendado a Profilaxia da Malária a quem fosse para perto da fronteira com o Laos e Myanmar.
Eu vou fazer um tour entre Chiang Rai e Chiang Mai e vou passar tanto na fronteira do Laos e do Myanmar.
Na agência onde marquei a viagem não me avisaram de nada e pelo que tinha lido até hoje nunca tinha encontrado tal indicação.
Sei que não é obrigatório, mas pelos vistos seria recomendado.
Quem já fez estes Tours fez a vacinação?

Obrigado desde já.
 

roller

Membro Conhecido
isso nao é vacina! é um comprimido semanal! Os mosquitos da maláraia só estão activos a noite! Com um bom replente estás safo. Eu n o faria! Se fizeeres não recomendo de todo o mephoquin, o efeitos secundários são suficientes para tornar uma viagem de sonho num pesadelo! eu tomei por motivos profissionais para ir a Angola e espero não o voltar a fazer. Nao te preocupes
 

SilverArrow

Membro Ativo
Pois, a ideia que tinha era essa, numa situação pontual n há grande necessidade.
Mas é sempre importante saber estas coisas.

Obrigado.


Já agora, onde se consegue comprar um bom replente com DEET?

Eu sei que na amazon e ebay há muitos. Mas já não tenho tempo.
 

roller

Membro Conhecido
eu para a Tailandia e Angola o médico da consulta do viajante recomendou o repelente que é o "pre butix". para mim foi eficaz, so tive 2 ou 3 picadelas,
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
roller disse:
isso nao é vacina! é um comprimido semanal! Os mosquitos da maláraia só estão activos a noite! Com um bom replente estás safo. Eu n o faria! Se fizeeres não recomendo de todo o mephoquin, o efeitos secundários são suficientes para tornar uma viagem de sonho num pesadelo! eu tomei por motivos profissionais para ir a Angola e espero não o voltar a fazer. Nao te preocupes
Roller, afirmar sem mais que com um bom repelente está safo é um bocado arriscado, uma coisa é dizeres qual foi a tua opção e outra é dizeres uma coisa que só um médico pode ou deve dizer.

É verdade que os mosquitos portadores da malária em princípio só estão activos ao amanhecer e ao anoitecer, mas também é verdade que basta ter o azar de ser picado uma única vez por um mosquito infectado para se apanhar malária, que é uma doença gravíssima e que em muitos casos é mortal.

Eu quando fui ao Kruger fiz a profilaxia da malária com o Malerone (neste caso começa-se a tomar um dia antes, toma-se durante toda a estadia no local de risco e mais uma semana depois do regresso), é caro mas é o que parece ter menos efeitos secundários, entre nós os quatro ninguém sentiu nada.

Silver Arrow, acho que o melhor que tens a fazer é ir ao médico, por exemplo a uma consulta do viajante, dizeres para onde vais e em função do que te disserem tomares a decisão de fazer, ou não, a profilaxia.
 

SilverArrow

Membro Ativo
Obrigado pela informação Pedro Maia.
A minha dúvida é mesmo essa, indo para um pais que tem risco mínimo em zonas rurais e risco inexistente em cidades, tenho medo de tentar matar uma mosca com um canhão. Mas vou tentar informar-me junto de um médico.


Repelente já tinha o Pré Butix e vou ver se arranjo algo com 50% de DEET, já que este apenas tem 25%.
 

roller

Membro Conhecido
Pedro Maia o PV nao é um forum de crianças... pelo que eu quando digo que "estás safo" sendo bom entendedor nao afirmo que é 100% garantido pois todos aqui sabemos que nada nem sequer vacinas é garantidamente seguro... quanto mais um repelente. Eu disse que mesmo com repelente fui picado por mosquitos se tinha malária ou nao eu não sabia... na altura felizmente n seriam era portadores de nenhuma doença pois n desenvolvi qualquer sintoma.

eu apenas falei no que o medico da minha consulta do viajante me disse... tenho pena que o meu medico nao me tenha falado no malaron pois mephoquin nunca mais tomo... prefiro ter cuidados redobrados a tomar essa medicação novamente.

Ha e pelo que sei a proxilaxia não previne a malaria apenas evita que seja tão grave ou intensa pois o que fazemos ao tomar a medicação é o tratamento da malaria mesmo sem ter a doença!
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
roller disse:
Ha e pelo que sei a proxilaxia não previne a malaria apenas evita que seja tão grave ou intensa pois o que fazemos ao tomar a medicação é o tratamento da malaria mesmo sem ter a doença!
Penso que faz as duas coisas, que previne e evita (ou diminui o risco) que passe para a forma mais grave, mas nenhuma profilaxia é garantida, pode-se apanhar malária na mesma, como tu dizes.
 

roller

Membro Conhecido
é isso... o medico explicou-me que.. estado-se a fazer a profilaxia e contraindo-se a doença já temos medicação para combater imadiatamente a doença... mas caso a doença veja em força podemos apenas fazer com que camuflemos os sintomas. Depois tempo de profilaxia acabar pode ficar ainda pior pois não atacamos com força a doença.

Ja ouvi várias versões... não temos outra hipotese que não seja confiar nos medicos. O meu disse que Tailandia nao tinha que me preocupar desde que tivesse algum cuidado.

Tambem nenhum de nos, ou poucos, vão de ferias mais tempo que o periodo de emcubação da doença logo a contrair malaria ja sera tratada em Portugal

silver usa replente (faz a profilaxia se entenderes mas sem o Mephoquin) mas aproveita a Taiandia ao maximo
 

carla08

Membro Conhecido
A mim foi-me aconselhado a fazer a profilaxia (visto que ia estar 28 dias e ia estar em zonas rurais), mas depois de muito ponderar decidi não o fazer. Os efeitos secundários assustaram-me bastante e eu já sei como sou. Decidi tomar outros cuidados, alem do repelente andei sempre de calças ténis/bota e túnica (tb não ia para lá passar modelos lol) Que me lembre só levei uma picadela em Phonm Phen :) Felizmente correu tudo bem e nem um dessaranjo intestinal em toda a estadia eheh

Por isso o conselho é ponderares os pos e os contras e decidires em consciência.. Tb não é necessário seguir à letra o que os médicos nos dizem (vê la que a mim até me aconselharam a levar um garrafão de lexivia :D ) somos maiores e vacinados ;)
 

roller

Membro Conhecido
lixivia?!!? para que?

eu tambem tive os meus cuidados principalmente com a comida e felizmente nao sofri nada
 

SilverArrow

Membro Ativo
Obrigado a todos pelas respostas.

Depois de investigar para as cidades e praias não há qualquer indicação de se fazer a profixalia.

Depois de contactar um médico de consulta do viajante e a médica de família, ambos acham que n há razão nenhuma para fazer. Já que vou sempre andar sem sítios turísticos.
E apenas um contacto com um amigo que tb fez um percurso semelhante e que foi à consulta, só é recomendado para os tours em que se passa muito tempo na "selva" e não para estes percursos normais.

Claro que em todos os casos, usar e abusar de repelente! E o que já tinha em mente de usar calças e sapatos bons e não andar de calções e chinelos. :)
 

carla08

Membro Conhecido
roller disse:
lixivia?!!? para que?

eu tambem tive os meus cuidados principalmente com a comida e felizmente nao sofri nada
era para desinfectar a água :D
a mulher tinha uma grande pancada, dizia que já lá tinha estado e fazia sempre isso eheh
 

roller

Membro Conhecido
A agua engarrafada lá é mais que segura!


Eu andei sempre de calçoes e punha replente nas pernas! o calor é insuportavel para vestir calças... so usei calças uma vez que ir ao sky bar em BKK
 

SilverArrow

Membro Ativo
roller disse:
Eu andei sempre de calçoes e punha replente nas pernas! o calor é insuportavel para vestir calças... so usei calças uma vez que ir ao sky bar em BKK
Não sou o maior fã de andar sempre de calções.

E neste dia não me importo de levar umas calças. :)

Mas obrigado pela info.
 

carla08

Membro Conhecido
esqueci-me de referir que apesar de não ter feito a profilaxia, levei 2 vacinas (tifoide e hepatite)
 

Titos

Membro Conhecido
Bem, a questão que originou o tópico já está resolvida, de qualquer forma deixo também a minha experiencia.
Fiz profilaxia da malária para a Amazónia, não me recordo do nome do medicamento, mas não tive efeitos secundários.
 

roller

Membro Conhecido
A profilaxia para zona de selva em que se dorme lá ou se anda na selva durante o anoitecer, noite e amanhecer é super importante, tal como todos os medicos recomendam quando se vai até mesmo para a Tailandia mas isso raramente é o caso quando se vai de ferias para a Tailandia
 
Top