Novidades

Praga, Dresden e Berlim

hydra

Membro Conhecido
Olá todos ;)

Estou a planear uma viagem a estas três cidades, no entanto e apesar de já ter pesquisado bastante, estou a ter alguma dificuldade em eliminar algumas dúvidas e construir os roteiros.

No total são 9 dias de viagem, sendo que iremos e regressamos de Praga, os dias estão divididos assim:

Dia 1 - Chegada a Praga por volta das 13h
Dia 2 - Por volta das 8h apanhar comboio em direcção a Dresden onde pretendemos passar o dia e apanhar um novo comboio por volta das 19h para Berlim
Dia 3 a 6 - Berlim
Dia 7 - regresso a Praga por volta da hora do almoço (em principio)
Dia 8 - Praga
Dia 9 - Praga até às 19horas

Agora dividindo por zonas....as dúvidas

Praga
Penso que será mais ou menos simples organizar roteiros, como nessa altura do ano anoitece bem tarde temos sempre mais tempo para usufruir dos locais. Pensei em aproveitar a primeira tarde para ver a zona velha da cidade, o relógio astronómico e a ponte Carlos e o bairro judeu.
No dia 8, que temos completo pensei em visitar toda a zona do castelo, Loreto, Torre de Petrin e ilha de kampa.

No último dia visitar a zona de Wenceslau Square, passear nas margens do rio e ver a "casa dançante".

Aconselham mais algum local importante que tenha esquecido? Consigo fazer isto no tempo que tenho disponível

Dresden
O tempo não será muito para ver esta cidade, no entanto o centro parece-me relativamente pequeno, sendo assim gostava de ver: a catedral Frauenkirche, Zwinger, Albertinum, a praça do teatro, Fürstenzug e aproveitar a zona junto ao rio.

É possível ver estes locais todos nas cerca de 8 horas que temos para esta cidade? A ideia é deixar a bagagem nos cofres ou na sala que existe na estação de comboios e que serve para esse propósito, já alguém utilizou?

Berlim
Aqui as coisas complicam-se
Berlim é enorme e com inúmeras atracções completamente diferentes e imperdíveis, vamos ter de correr muito para ver tudo pois queremos tirar um dos dias que temos na cidade para visitar Postdam e o Campo de Concentração Sachsenhausen.
Nos restantes dias, tinha pensado mais ou menos fazer estas zonas:

1º dia - Mitte e Ilha dos Museus (subir à torre de tv, ver a Rathaus, MarienKirche, Alexander Platz, Berliner Dom, Pergamon Museum, Neue Synagoge e o Judischer Friedhof ). Gostava ainda de ir a Tacheles, acham possível fazer tudo isto?


2º dia - Museu Judaico, Topografia do terror, Check Point Charlie, Spittelkolonnaden, Gendarmenmarkt (igrejas gémeas e ópera), Bebelplatz, Neue Wache, Unter den Linden, Portão de Bradenbourg, Memorial do Holocausto e Postdamer Platz (Sony Center)

3º dia - East Side Gallery, Reichstag, Tiergaten, Coluna Vitória, Arquivo Bahaus, Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche e Palácio e Jardins de Charlottenburg


4º dia - Postdam e o Campo de Concentração Sachsenhausen

Este roteiro será possível, falta alguma coisa importante?

Vale a pena entrar no DDR Museum? E no museu no Check Point Charlie?
Aconselham fazer algum passeio no rio, de barco?
Queremos alugar bicicleta para os dias que estamos em berlim, inclusivamente para Postdam e o campo de concentração, recomendam algum local para o fazer? É possível transportar a bicicleta no metro e comboios correcto? É preciso pagar algum extra para a transportar connosco nestes transportes?
Compensa comprar o Berlin Welcome Card?

Primeiro que tudo desculpem o testamento e agradeço desde já a vossa preciosa ajuda


 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Boas,

Em 2009 fiz Praga(5 dias) + Munique(1 dia) + Innsbruck(1 dia) + Salzburg(2 dias) e regressei a Praga para apanhar avião para Lisboa.
Aluguei carro e fui buscá-lo no inicio do 6º dia em Praga(Skoda Roomster, muito bom, 25€/dia).

Achei o seu percurso(3 cidades) delicioso, mas...
Se tem a carta, já pensou em alugar carro ? 25€/dia em Praga é bem acessivel, na Alemanha é mais do dobro.

Pretende fazer Praga -> Dresden -> Berlim num só dia, sai de Praga às 8h e chega a Dresden por volta das 10h, tem apenas até às 18/18h30 para visitar a cidade e...vai andar com as malas de viagem a visitar a cidade ? Não será muito ambicioso para 1 dia ?
 

hydra

Membro Conhecido
Oi Cláudio :)

Como tinha referido a ideia é mesmo deixar as malas nos cacifos para bagagem que existem na estação de comboios. Segundo li, para além destes cacifos existe ainda uma sala para o mesmo efeito, mas em que são funcionários dos caminhos de ferro alemães que guardam as bagagens.

A ideia é realmente fazer tudo isso no mesmo dia, visto que Dresden é uma cidade pequena (segundo as informações que recolhi) e não quero abdicar de mais nenhum dia nas outras cidades.

Viajei recentemente para a Suiça, e como iria percorrer várias cidades em apenas 1 semana decidimos alugar carro, o que consideramos uma excelente opção, o problema são sempre os parques de estacionamento no centro das cidades, e como temos apenas dois dias com viagens de comboio não sabemos até que ponto poderá compensar alugar um carro. Não sentiu esta dificuldade nas cidades que visitou?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá,

As grandes cidades onde deixei o carro foi Munique e Salzburg, em ambos os casos tive estacionamento grátis.
Realmente tem alguma razão, se fica em Berlim alguns dias e não quer visitar arredores ou outro sitio paisagistico, se calhar optar pelo comboio é uma boa opção. Nós alugámos carro porque iamos visitar coisas pelo caminho e paisagens, ao ir ver o castelo "encantado"(Neuschwanstein) da capa da Disney na Alemanha, a maior cascata(Krimmler) dos Alpes e a 5ª maior cascata do mundo(uhhhhh) e a vila pitoresca de Hallstatt na Áustria...gosto sempre de recordar :)

Não querendo intrometer-me do seu programa, dividir Praga por dias iniciais e depois finais é capaz de complicar um programa que poderia ser mais simples e mais proveitoso(acho eu). É que, se tem voo Praga -> Portugal só às 19h, tem de sair do hotel até às...12/13h e durante a tarde, como visitar Praga com as malas ? Ou também há cacifos ? :)
Bom, se alguma coisa ainda estiver em aberto, deixo aqui uma ideia do que eu faria:

Dias 1(a partir das 13h) a 3 - Praga
Dia 4 : Praga -> Dresden -> Berlim (dormida)
Dias 5 a 8: Berlim
Dia 9: Saída de Berlim depois de almoço.

Ou seja, 2 dias e meio em Praga e 4 dias e meio em Berlim. Também poderia variar para 3 dias e meio em Praga e Berlim mas como quer ver mais coisas em Berlim...
 

hydra

Membro Conhecido
As malas vou deixar no hotel, já confirmei que é possível. Por isso, à partida não será um problema, até porque o hotel é no centro

Quanto a mudar os dias, esse era o plano original, mas não sei muito bem porque, as tarifas de hotel em Praga para esses primeiros 3 dias eram de loucos, por isso tive de alterar :D

E sobre Praga algum conselho ou dica?

Obrigada pela ajuda ;)
 

mokas

Membro Conhecido
Vou querer um report à medida dessas fantásticas férias!!!! :cool: :D :lol:


hehehehehehehehe


ps: e acho que não sou a única :blush:
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá,

Do roteiro que tem para Praga, pessoalmente dispensava a casa dançante, não tem nada de especial, eu vi porque passei por lá por acaso mas sinceramente acho que não merece ir lá de preposito.
A Torre de Petrin, tem uma bonita vista sobre a cidade mas demora a chegar lá e basicamente é a torre para ver e um jardizito...se tiver apertada de tempo e quiser ir a outro lado, não perde muito.

Fica aqui um site que gostei muito na altura, sobre Praga:
http://www.pragueexperience.com/sightseeing/sightseeing.asp

Posso pegar num livrinho que levei e recordar o que visitei e achei imperdivel e depois coloco aqui, mas já sabe, é sempre a opinião pessoal de cada um.
 

hydra

Membro Conhecido
Mónica, não sei se consigo fazer um report.....n consigo decorar os nomes das coisas

ó idiomazinho mais esquisito este dos nossos amigos alemães e checos


Brincadeirinha....prometo que faço um report com tudo tudinho :)
 
Do roteiro que tem para Praga, pessoalmente dispensava a casa dançante, não tem nada de especial, eu vi porque passei por lá por acaso mas sinceramente acho que não merece ir lá de preposito.
A Torre de Petrin, tem uma bonita vista sobre a cidade mas demora a chegar lá e basicamente é a torre para ver e um jardizito...se tiver apertada de tempo e quiser ir a outro lado, não perde muito.
Olá,

Concordo com o Cláudio, no ponto que cito e em relação ao "partir" a visita a Praga.

O ideal seria conseguires voar para Praga e regressar por Berlim. Fiz isso uma vez e a viagem não sai mais cara...depende da companhia pela qual voas.

Boas viagens.
 

hydra

Membro Conhecido
Olá Cadocha, as viagens estão marcadas e por isso é impossível alterar.

Quando comecei a preparar a viagem, também pensei nessa solução e analisei todas as combinações possíveis. Para a semana que tenho disponível os preços eram o dobro de ir e voltar através de Praga, por isso optei pela opção mais barata, até porque não me pareceu que a diferença do que iria pagar valesse a pena.

Agradeço de qualquer forma a sugestão

Quanto a dicas se me poderem ajudar era excelente :)
Tks!
 

pafer

Membro Ativo
Eu vou fazer esta mesma viagem agora em Maio. Vou para Praga via Barcelona e depois regresso por berlin via Londres... foi aúnica forma de conseguir bons preços na viagem, nas datas que queria.
Também estou na fase da pesquisa, já tenho os livros/guias sobre as cidades, já marquei hoteis e hostels (teve que ser pois em Berlin acertei com afinal da taça da Alemaha em futebol e os preços dos hoteis dispararam em relação aoq ue queria pagar.
Para transfer entre Praga e berlin vou usar autocarro, fica bem mais em conta, reservado através do site http://www.orangeways.com/en já usei no passado entre Viena e Budapeste e gostei bastante, tem qualidade e preço. Neste momento fica 14€ (ou 22 ida e volta), ainda há dias estava a 12€ só ida !
Também fazem Praga-Dresden, o preço é o mesmo.
 

hydra

Membro Conhecido
Olá Paulo ;)

A questão do avião é realmente chata, os voos directos são caros, mas aqui por casa há quem não goste muito de aviões e então optamos por viagens directas. No entanto apesar do avião ser caro, encontrei boas soluções de locais para ficar em conta, por isso tendo em conta que serão 9 dias, acho que até ficou um preço aceitável :)

Em que altura de Maio vais? Eu só vou a 11 de Junho, por isso depois podias vir aqui contar tudinho, pode ser?

Quanto à viagem entre Praga, Dresden e Berlim estou a inclinada a fazer de comboio porque dizem que a linha passa por locais muito bonitos que o a estrada não passa. No entanto se fizer o percurso de comboio irei comprar os bilhetes online pois existem tarifas promocionais mais em conta.

Em Berlim tentaste ver o easyhotel? Se calhar também já está cheio para essas datas, mas para nós foi a opção mais em conta....25 euros por noite para duas pessoas.

Quantos dias irás ficar em cada cidade?

Bem vem contando detalhes e fico à espera do report :)
 

pafer

Membro Ativo
Olá Hydra.



Eu vou de 17 a 24 de Maio. Dia 17 Porto barcelona, e passeio em barcelona durante o dia, mais uma visita a esta fantástica cidade.À noite Barcelona-Praga chegando a Praga perto da meia noite.
Dia 18, 19 e 20 fico em Praga, dia 21 de manhã saio para Berlin e fico até dia 24 à noite, viagem de regresso via Londres.
Ou seja, fico 1 dia Barcelona, 3 dias completos em Praga e 3, 5 dias em berlin.
Por acaso tive mesmo tentado a marcar o easyhotel, era o mais barato, mesmo assim era 37€ nas datas que queria, excepto um dos dias, que é o dia 21, tá tudo acima de caro! Por isso optei por um hostel, é só uma noite. Para o resto dos dias marquei o An gon Alexander Platz, não é nada de especial mas pareceu-me bem localizado.
Depois passo por cá para dizer alguma coisa, reportes não é comigo, tou a tentar fazer um de Tenerife e não tá a ser fácil!
Quanto ao que vou ver, em Praga acho que consigo ver tudo nos 3 dias, museus geralemente não entro a não ser que tenha algo que realmente me interesse, é andar pelas ruas e acaba-se por ver tudo. Com os roteiros que se encontra pela net fica tudo mais fácil.
Berlin é que é mais complicado, é uma cidade bem maior e com as coisas um pouco mais distantes umas das outra, também fiz menos pesquisa, ainda tenho uma semana...
 

hydra

Membro Conhecido
Então está quase quase :)

Eu tb vou ficar mais ou menos 3 dias em Praga, se bem que dividido por vários dias. Em Berlim vou ficar 4 completos, no entanto quero dar um saltinho a Dresden e ao Campo de concentração.

Por acaso eu estou um bocadinho ao contrário, já pesquisei muito mais sobre Berlim, porque acho que em Praga será mais fácil de planear o tempo visto que é relativamente mais pequena.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
hydra,

Desculpa não ter respondido em relação ao que visitei e aconselho em Praga, mas não tinha as coisas(papalada da viagem) comigo.
Será que ainda vou a tempo ? Quando é que vais ?
 

hydra

Membro Conhecido
Paulofer

Já voltaste das tuas férias, gostaste de Praga e Berlim? Assim que puderes vem cá contar tudinho :)
 

pafer

Membro Ativo
Já regressei ontem. No máximo até ao fim de semana faço um post com umas dicas, sobre coisas uteis e informações sobre as cidades, e o que acho que vale mais a pena ver.
 
Top