Novidades

Planear viagem aos Açores - dúvida Pico

Sawyer815

Membro
Boas malta
Estou a planear uma viagem aos açores de 15 dias em junho que englobe 6 a 7 ilhas, a minha primeira visita ao arquipélago, e vou a solo.
já tenho algumas coisas marcadas como viagens de avião, e algum alojamento. No entanto o maior desafio para mim nesta viagem é a logistica, alugo ou nao alugo carro e quantos dias alugo em cada ilha.
tenho os dias distribuidos da seguinte forma nesta ordem,
4 dias completos em são miguel, 3 dias quase completos no Pico (quero subir lá cima), 2 dias e meio em são jorge, 1 dia e meio no faial, 3 dias nas flores (ir ao Corvo), 22 horas na Terceira (aproveitar o bilhete à borla do reencaminhamento da Sata).
Neste momento estou a planear "por alto" o roteiro no pico. Se não houver atrasos chego à ilha às 08h30 e tendo em conta que pretendo alugar um carro pelo menos 1 dia dos 3 que vou permanecer queria saber a vossa opinião acerca do melhor dia. eu estou a assumir que perco 8 horas a subir/descer o pico, pelo que neste dia não deveria alugar carro(estou errado??) No pico fico alojado em são roque.
Queria ter algum feedback da malta já batida nisto de viajar com mochila às costa, apanhar boleias, etc..
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá.
Arrisco dizer que umas 80% das pessoas que foram aos Açores aqui no Portal, foram apenas a uma ilha, São Miguel. Eu pertenço a essa maioria por isso posso dar a minha opinião apenas do que conheço acerca do que questionas.

Quase de certeza não conseguirás visitar alguns dos pontos mais interessantes da ilha de transportes públicos. Para além disso, se é viável e aconselhável visitar uma grande cidade de transportes, conhecer uma ilha rural penso que não será a melhor forma. E depois, para quem tem o tempo (quase) contado, ter um carro encurta bastante as distâncias.

Portanto, sim, alugar carro em São Miguel e os 4 dias penso que são adequados.
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá @Sawyer815

Estivemos no Pico em outubro do ano passado, mas não fizemos a subida da montanha.

Alugámos carro em todas as ilhas, exceto em São Miguel porque eram apenas umas horas (fomos de táxi até ao centro de Ponta Delgada e depois fizemos o mesmo no regresso ao aeroporto). Para nós foi mais confortável e cómodo assim, porque não ficamos dependentes de transportes, horários e boleias.

Aproveitamos os reencaminhamentos gratuitos da Sata de São Miguel para o Faial e, no regresso, de São Jorge para São Miguel. O nosso roteiro foi: 1 manhã em Ponta Delgada; 2,5 dias no Faial; 2,5 dias no Pico; 3,5 dias em São Jorge e 1 dia em Santa Maria (aqui aproveitamos que o nosso voo de regresso a casa era Ponta Delgada - Santa Maria - Lisboa para dar a volta à ilha e visitar o possível).

Acredito que possa ser possível andar à boleia em todas as ilhas, mas acho que para quem tem os dias contados acaba por ser um risco em termos de tempo... Por exemplo, no Pico o local de partida para a subida à montanha não é um ponto de passagem...vai lá quem quer subir ou visitar o centro...e pelo caminho até lá cima não existem casas, nem pontos de paragem de transportes públicos (pelo menos que eu me lembre), só vai até lá quem vai subir ou quem vai visitar,... É possível apanhar boleia de alguém que vá para lá? Sim deverá ser possível, mas nós devemos ter passado por dois carros quando lá fomos (um em cada sentido)... Relativamente aos transportes públicos também poderá ser possível deslocar-se pela ilha, mas não sei horários, preços ou locais de passagem porque não pesquisei sobre o assunto.
 

Sawyer815

Membro
Obrigado pelas respostas.
A 3 meses da viagem tenho planeado alugar carros nestes dias:
4 dias em são miguel, 1 dia no Pico, 1 dia em São Jorge, 1 dia no faial, 1 dia nas Flores, ~ 1 dia na terceira.
A ideia é aproveitar tb para andar muito a pé, fazer alguns trilhos, não vejo problema em fazer 20 a 30 km a pé diários.. No caso do Pico acho que não compensa alugar carro no dia que eventualmente subo lá cima, mas ainda nao sei de que forma me deslocaria até à casa da montanha. Imagino que nas ilhas mais pequenas seja de certa forma apanhar boleias.. Como vou sozinho não quero estar a alugar carros todos os dias em todas as ilhas. No que toca a aluguer de carros, estou a pensar alugar com antecedencia. Contudo, costuma ser preciso pagar alguma coisa antes?? Caso eu no dia em questão veja que não precise de carro, ou arranje boleias, etc, de que forma as empresas de aluguer agem perante um cancelamento?
 

SEDA

Membro Conhecido
Todos os carros que alugamos, já fomos com o aluguer feito a partir de Lisboa...não me recordo se pagamos alguma coisa antes, mas creio que não (como já tínhamos alugado carro na Terceira, ligamos diretamente para a companhia pela qual tínhamos feito o aluguer nessa ilha e fizemos as reservas na mesma companhia em todas as outras - foi chegar ao aeroporto ou porto de embarque em todas as ilhas, tratar da documentação e levantar o carro).
 

Sawyer815

Membro
Obrigado SEDA, pode dizer-me qual rent-a-car utilizou.. se alguém recomendar algum local para ficar nas Flores, Terceira ou Faial também agradeço :D
 
Última edição:

SEDA

Membro Conhecido
Olá @Sawyer815 :)

Nós alugamos pela Ilha Verde, mas contactámos diretamente por telefone com eles, como íamos visitar 4 ilhas com carro alugado em todas, pareceu-nos mais fácil fazer desta forma (por termos contactado com eles por telefone é que não fizemos qualquer pagamento do aluguer antecipado). Em todas as ilhas onde já estivemos só não alugamos com eles na Graciosa porque o preço apresentado era mais elevado do que o que conseguimos no site da rentalcars.com. Veja neste site porque aparecem-lhe os rent-a-cars disponíveis com preços a pagar para os dias selecionados (através do site tem de pagar logo o aluguer).

Na Terceira ficamos no Hotel do Caracol, no Faial alugamos uma casa fora do centro da vila. Nas Flores não podemos ajudar porque ainda não estivemos lá (talvez para o ano).
 

Lopo

Membro Ativo
Boa tarde
Como acordo todos os dias e vejo o Pico do outro lado do canal, penso que posso ajudar!
Quanto a chegar ao acesso da casa da montanha, pois senão alugar pode não ser fácil. Nas outras ilhas é possivel a boleia contudo pode haver contragimentos de tempo, assim parece-me melhor alugar mas.... no verão os alugueres costumam estar esgotados é importante alugar com antecedência.
se te encontrar dou-te boleia em São Jorge:)
 

Sawyer815

Membro
vou ficar em Urzelina em sao jorge.. espero ficar num quarto virado para o Pico :D de resto a minha ideia é alugar pelo menos um dia carro em cada ilha e de forma a visitar algumas coisas mais distantes do local onde fico, depois nos outros dia ou dias a ideia passa por andar muito a pé.. dar uma corridinha se for caso disso :D
 

SEDA

Membro Conhecido
Nós ficamos em Urzelina no Intact - Farm and Bungalows Resort e tínhamos vista para o Pico :)
 

Lopo

Membro Ativo
Muito bem. Quando passarem pela Vila da Calheta, apitem, pois resido aí. Se necessitarem de tirar algumas duvidas disponham.
 

broka

Membro Conhecido
No Pico vai à “Gruta das Torres”. Adorei! Tens que reservar com antecedência! Quando la cheguei as 10:00, só havia vagas para o final da tarde.
Ja fiz essas ilhas todas dos Açores (mas não subi O Pico).
Aluguei carro em todas elas. Nas ilhas do triângulo (Faial, Pico e S. Jorge) fiz as travessias entre elas de barco.

Relativamente ao numero de dias que tens nalgumas ilhas (1 dia apenas nalgumas ilhas) e tendo em conta que falas em fazer trilhos ou apanhar boleias, podes acabar por perder algumas coisas relevantes. Quanto a subir ao Pico, tem em conta que é muito cansativo e vais querer descansar / dormir logo de seguida...
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Eu visitei a Terceira no mês passado e fiquei na Brivaldo Guest House (45€ em duplo para 2 noites = 22,5€ por pessoa).
Fica no centro de Angra e tem parque pago à porta mas a partir das 19h é grátis pelo que só paguei as 2h em que andei a pé pelo centro.
Se possível não percas o Algar do Carvão pois é espectacular Os Montanheiros

Quanto ao carro, tanto para São Miguel como para a Terceira aluguei através da Autoeurope pois foi a que me deu melhores preços online.
Geralmente podes cancelar a reserva até 24 ou 48h antes e poderá ou não existir uma taxa de cancelamento a rondar os 20€.
Boa viagem ;)
 

Sawyer815

Membro
Obrigado, na Terceira vou apenas ficar umas 20 horas, mas vou tentar aproveitar ao máximo...
em relação às rent-a-cars estou a pensar na autoatlantis.. qualquer dia ligo para lá para saber coisas.. se fazem descontos por usar em várias ilhas..
eventualmente em são miguel a auto-ramalhense..
 

Tanytome

Membro Novo
Olá Broka. Em Junho vou ao Pico (5 dias) e pretendo visitar Faial e Sao Jorge. Pode ajudar em relação travessia de barco? Já pesquisei mas fiquei confusa
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá @Tanytome :)
O ano passado também andei pelas ilhas triângulo e fiz a travessia de barco do Faial para o Pico e depois do Pico para São Jorge.

Deslocação entre Ilhas
A interligação é assegurada pela empresa Atlanticonline.

Horário Linha Azul (Horta – Madalena): 7h30 // 10h45 // 13h15 // 17h15 (Preço: €3,60/pessoa // cerca de 30 minutos de viagem)
Horário Linha Verde (Madalena – Velas): 8h40 // 17h25 (Preço: €10,50/pessoa // cerca de 1h20 de viagem)

Estes horários e preços eram para outubro de 2017 provavelmente pode ter havido alguma alteração. Nós compramos os bilhetes sempre com antecedência e não no dia em que queríamos partir para outra ilha, isto para conseguirmos organizar os nossos dias de acordo com os horários que tínhamos de cumprir.

Também não levamos carro de uma ilha para a outra, alugamos sempre em todas as ilhas por onde passamos (já levamos isso tratado de Lisboa). Isto para não termos de voltar à ilha principal para entregar o carro e regressar (assim não perdemos mais tempo em viagens de barco).
 

Sawyer815

Membro
no site da atlanticoLine já tem os horários de 2018.. sei que por exemplo existe um barco do pico para são jorge às 20h
 

Tanytome

Membro Novo
Olá @Tanytome :)
O ano passado também andei pelas ilhas triângulo e fiz a travessia de barco do Faial para o Pico e depois do Pico para São Jorge.

Deslocação entre Ilhas
A interligação é assegurada pela empresa Atlanticonline.

Horário Linha Azul (Horta – Madalena): 7h30 // 10h45 // 13h15 // 17h15 (Preço: €3,60/pessoa // cerca de 30 minutos de viagem)
Horário Linha Verde (Madalena – Velas): 8h40 // 17h25 (Preço: €10,50/pessoa // cerca de 1h20 de viagem)

Estes horários e preços eram para outubro de 2017 provavelmente pode ter havido alguma alteração. Nós compramos os bilhetes sempre com antecedência e não no dia em que queríamos partir para outra ilha, isto para conseguirmos organizar os nossos dias de acordo com os horários que tínhamos de cumprir.

Também não levamos carro de uma ilha para a outra, alugamos sempre em todas as ilhas por onde passamos (já levamos isso tratado de Lisboa). Isto para não termos de voltar à ilha principal para entregar o carro e regressar (assim não perdemos mais tempo em viagens de barco).

Obrigada.
estava a pensar levar o carro do pico para as outras ilhas daí não perceber muito bem os horários apresentados. Mas como ainda não aluguei carro vou pesquisar.
Sugerem algum rent a car que faça as 3 ilhas?
Cps
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá @Tanytome :)
Nós alugamos o carro através da Ilha Verde (já tínhamos alugado por eles na Terceira, correu tudo bem, e como íamos passar por 4 ilhas nesta viagem decidimos alugar sempre na mesma rent-a-car). Também decidimos alugar carro diferente em todas as ilhas porque em todas elas ficamos sempre mais do que 1 dia (3 dias no Faial, 3 dias no Pico e 4 dias em São Jorge) e assim não perdíamos tempo nas viagens de regresso para entregar o carro (entre o Pico e São Jorge é um pouco mais de 1h de barco e na altura em que fomos existia um barco de manhã e outro ao final do dia, assim organizamos tudo de maneira a regressarmos a Ponta Delgada, para apanhar o voo para Lisboa, a partir de São Jorge.
Acho que deve primeiro deve confirmar a partir de que ilha vai fazer o seu regresso, depois confirmar os valores que ficam em levar o carro no barco e depois ver os preços de fazer um aluguer único para todo o tempo que passar nas três ilhas e também o valor se fizer o aluguer de carro em separado para cada ilha (a nós compensava mais assim sem qualquer dúvida).
Como a primeira ilha que visitamos foi o Faial levantamos o carro no aeroporto e entregamos no Cais da Horta. No Pico alugamos e entregamos o carro no Cais da Madalena. Em São Jorge levantamos o carro no Cais e depois entregamos no aeroporto.
 

Ticha Maria

Membro Ativo
Bom dia,
Acabámos de chegar dos Açores. Fizemos 3 ilhas em 4 dias: Terceira, Faial e Pico (com regresso ao Faial no último dia para regressar ao continente).
Diria que 1 dia para cada ilha (com carro alugado) deu para ver os pontos mais interessantes de cada ilha (no entanto não subimos ao Pico - apenas ficámos pela casa da montanha), mas recordo-me que quando lá chegámos (por volta das 12h30) estavam a começar a regressar um grupo que tinha começado a subida por volta das 7h. Tal como já foi referido, ao subir ao Pico, apenas me cruzei com 2 ou 3 carros e 1 mota. Para quem está interessado em subir mesmo ao Pico, um dia apenas não chega para ver a ilha toda.
No nosso caso, nós optámos por alugar 1 carro em cada ilha. Dos vários orçamentos que obtivémos os mais em conta foram: na Terceira pela Aguiatur (25 €), no Faial pela Auto Turistica Faialense (29,50 €) e no Pico pela Rent a Car Oásis (30 €). Deverá ter-se em conta que se entregar o carro num local diferente de onde se levanta o valor fica mais caro (mas essa diferença já está contemplada nos valores que referi).
De todos os locais de interesse, das 3 ilhas, que tinhamos em mente apenas nos ficou por ver as Grutas na ilha do Pico por se encontrarem encerradas quando por lá passámos.
Ainda que a altura do ano não seja propícia a passeios, apanhámos de tudo um pouco: sol, vento, chuva e calor!
Boas viagens!
 
Top