Novidades

Piodão - Serra do açor

ruinavy

Membro
Boa tarde malta viajante!

Irei finais de Fevereiro para o Piodão para a Pousada local. Os comments tem sido do melhor.

O que me fez decidir foi um video publicitário sobre a região através do facebook.

Não conheco a região, caso alguem possa contribuir com partilhas de experiencias ou aventuras agradeço!

Cumps a todos. e o meu obrigado!
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Conheço bem a zona, dado que é o meu local de férias de verão. Mas que tipo de informações é que precisa de saber?
 

BrunoC

Membro
À entrada de Piódão tem uma zona que é qq coisa da égua com uma casa espetacular com uma ponte suspensa que merece que se encoste o carro para ver.
De piódão só conheço de passagem, fui almoçar a essa pousada e comi bem.
Também reparei que tem alguns percursos pedestres lá perto. Nessas terriolas acho que a melhor forma de aproveitar é fazer esses percursos pois descobrem-se sempre uns cantinhos engraçados.
 

ruinavy

Membro
Boas. Piodão desconheco totalmente. Daí sugerir aos viajantes do portal das viagens e a quem tenha ido. Algum ponto de interesse ... restaurante entre outros. Agradeço desde já!

o meu mt obrigado!

boas viagens!

rui tavares
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Para se chegar a Piódão há dois caminhos possíveis:

i) Vindo de Vide, uma localidade que fica na estrada EN230 para a Covilhã, e passa-se em Foz de Égua, que também merece uma visita. Este caminho é o mais longo (para quem vier do litoral), mas o mais fácil de fazer, sem grandes declives, pois acompanha o percurso do rio que vai do Piódão a Vide.

ii) Vindo da Serra do Açor, quer por Arganil, Coja ou Pomares/Avô. Este é o caminho mais difícil, mas sem dúvida alguma o mais bonito. Para quem tiver disponibilidade de tempo e poucas vertigens, aconselho, sem dúvida, este trajecto. Na Serra do Açor há locais fantáticos, como o Monte do Colcurinho com as excelentes vistas para a Serra da Estrela e a Torre, a Fraga da Pena com o seu microclima e a Mata da Margaraça. Merecem visita ainda as vilas históricas de Avô, Coja e Aldeia das Dez, para além de Arganil, com os seus famosos enchidos.

Mais logo, com algum tempo, faço um mapa da Serra do Açor, com os seus interesses e posto aqui...
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Subbuteiro disse:
...Vindo da Serra do Açor, quer por Arganil, Coja ou Pomares/Avô. Este é o caminho mais difícil, mas sem dúvida alguma o mais bonito. Para quem tiver disponibilidade de tempo e poucas vertigens, aconselho, sem dúvida, este trajecto...
Esse percurso é qualquer coisa... recomendo
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Aqui segue o mapa, conforme prometido. Mas depois ainda o posso completar mais, como os números das estradas, ou mais aldeias de referência.

ai598.photobucket.com_albums_tt67_Subbuteiro_Piodao_mapa_1.png



Um percurso que sugiro, para um dia inteiro, é fazer o seguinte percurso das bolas azuis. Em sentido horário seria:

Saída do Piodão, subir até ao cimo da Serra do Açor, seguindo a estrada da Pousada do Inatel, e as placas a dizer "Arganil". Durante o trajecto pode-se parar para apreciar a Aldeia de Xisto lá em baixo. Chegado ao cimo, evitando-se as estradas em terra batida de acesos às eólicas, vai-se seguindo pelo cume da montanha, apreciando as excelentes vistas que esta oferece.

Seguir as placas para "Mata da Margaraça" e "Fraga da Pena", que são muito próximas. A Mata da Margaraça tem um Centro de Interpretação da sua flora e fauna e um parque de merendas. A Fraga da Pena está muito escondida numa curva à direita entre Pardieiros e a Benfeita. Deixa-se o carro na estrada e segue-se pelo caminho em xisto durante uns 100 metros por dentro da mata.Chegadas à fraga, ainda se pode subir as escadas de madeira que lá se encontram e visitar a parte de cima.

Seguir caminho para Benfeita, outrora uma aldeia de xisto, mas já muito modificada. Seguir para Coja e visitar a enorme ponte sobre o Rio Alva. Seguindo em direcção a Vila Cova de Alva, chega-se a Avô, uma antiga sede de concelho, que mantém as muralhas do castelo e as ruelas medievais adjacentes.

Seguindo-se as placas para a Ponte das 3 Entradas, chega-se a este lugar que tem a particularidade de, como o nome indica, ter uma ponte com 3 entradas. Isso deve-se ao facto de a ponte vencer a foz de um rio menor e o Rio Alva.

Seguir as placas para Aldeia das Dez, outra antiga sede de concelho, que tem um bonito casario. Recomendo um paragem na Quinta da Geia, logo à entrada. Espaço de Turismo Rural gerido por um holandês, tem uma excelente vista sobre o vale do Alva, e no verão está a abarrotar de ingleses e holandeses. Tem um excelente restaurante/bar.

Seguindo a estrada, chega-se a Vale de Maceira, onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora das Preces, com as capelas dos Santos Passos.

Começando a subir a serra, encontra-se o corte para o Monte do Colcurinho, um excelente local para terminar o nosso passeio. É uma pequena ermida no alto da Serra do Açor. Daqui vê-se a zona sul e este da Serra da Estrela, vê-se a Torre a olho nú, e consegue-se ver o Caramulo ao fundo, o vale do Mondego, Arganil, Seia, Oliveira do Hospital, etc...

Voltando à estrada em que se encontrava antes, vai-se chegar ao alto do Piodão. Daqui é só descer até à aldeia. E se já for de noite, perceber porque se chama "Aldeia Presépio". :)
 

Subbuteiro

Membro Ativo
O mapa está desenhado quase à escala. Só queria chamar à atenção que, apesar do Monte do Colcurinho ser próximo de Foz de Égua, não há acesso directo!! Do Monte do Colcurinho até à Foz de Égua é uma ravina quase perpendicular... O acesso ao Monte/Ermida, faz-se pelo lado contrário da serra ao que se encontra Foz de Égua... Logo, tem de se ir ao Piodão e subir pela estrada da serra até ao "Alto do Piodão", e aí sim, a Ermida fica a poucos quilómetros...
 
Top