Novidades

Multas na UE com carro alugado

ricardo ferreira

Membro Novo
Ora boas

É o seguinte, em Setembro fui a Munique, aluguei um carro para me deslocar do Aeroporto de Memmingen para Munique e voltar. Passado umas semanas chegou-me a casa um aviso de multa de estacionamento da Hertz, na qual só para facultarem os dados do condutor as Autoridades alemãs debitaram no Cartão de CrÉdito 29,75€. Sinceramente não percebo a multa, porque eram 3 carros, que estiverem sempre juntos e estacionaram sempre em parques de estacionamento pagos e uma vez num livre que pertencia a um restaurante ao qual fomos almoçar. Mas avante, a pergunta É: as autoridades estrangeiras podem-me multar, como É que isso se processa???
 

Asae

Membro Conhecido
Eu acho que podem. Através da matricula vão ver quem é o proprietário, que neste caso é uma empresa de aluguer, essa empresa vai ver quem tinha o carro nesse dia e a essa hora e cobra a multa ao condutor e depois paga ás autoridades seja de que país for.

Mas pede prova á Hertz que eras tu, as fotos etc....

(Tanto podem que o Duarte Lima foi multado no Brasil num carro que ele alugou e foi aí que se viu que ele era suspeito porque afinal já tinha estado antes no local do crime)
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

Estou com uma dúvida ... foi a Hertz que te debitou os 29,75€ no CC?
Nunca tive um caso semelhante, mas acredito que normalmente o que a Hertz ou outra companhia faz é identificar o condutor, ao exemplo do que temos por cá.
Nada impede que depois do condutor ser identificado, as autoridades enviem a multa para casa.
 

ricardo ferreira

Membro Novo
Boas,

Estou com uma dúvida ... foi a Hertz que te debitou os 29,75€ no CC?
Nunca tive um caso semelhante, mas acredito que normalmente o que a Hertz ou outra companhia faz é identificar o condutor, ao exemplo do que temos por cá.
Nada impede que depois do condutor ser identificado, as autoridades enviem a multa para casa.
Sim foi a Hertz que cobrou 29,75€ pelo "serviço" de enviar a identificação do condutor à policia.
 

Nuno

Administrador
Staff
Sim foi a Hertz que cobrou 29,75€ pelo "serviço" de enviar a identificação do condutor à policia.
Não sabia que eram tão atenciosos :) em todo o caso, acredito ser possível receberes a multa, apesar de reconhecer que não é uma coisas simples.

Eu já fui apanhado em radares fora do país e até hoje ainda não recebi nada!
 

ricardo ferreira

Membro Novo
Não sabia que eram tão atenciosos :) em todo o caso, acredito ser possível receberes a multa, apesar de reconhecer que não é uma coisas simples.

Eu já fui apanhado em radares fora do país e até hoje ainda não recebi nada!
Eu já fui multado nas Ilhas espanholas, deixaram o ticket no carro, e nunca se passou nada, nem a Rent-a-Car me disse nada. Mas eu estou desconfiado da Hertz, pois eu aluguei o carro com pré-pagamento, quando cheguei a Memmingen, propuseram-me comprar a super cobertura de seguro, para não ter franquia que tinha o preço de 50+19% de Iva, quando cheguei tinham-me debitado 70€.
 

badbones

Membro Conhecido
Eu tive um "aviso" na Irlanda. Existem uma estrada que circula Dublin que é paga através de porticos. Assim que levantei o carro eles deram logo um documento a explicar como se paga esta portagem.

Caso não a paga-se, quando lhes chegasse a multa eles debitavam-me isso no CC.

Quanto ao valor que a Hertz te cobrou ve as clausulas do contrato e caso isto não esteja previsto apresenta queixa à SIBS/Unicre. Não sei muito bem quem é a entidade que gere os CC mas caso apresentes queixa por debito indevido eles solicitam ao prestador do serviço um comprovativo como está tudo correcto, se não existir devolvem-te o dinheiro.
 

Asae

Membro Conhecido
Eu não tinha percebido que só de dar a informação á policia a Hertz tinha-te cobrado... isso não sei se pode.
Sei que á alugueres onde todas as despesas administrativas podem estar incluídas, depende do que contratares, consegues ver isto facilmente no aluguer de viaturas da Easyjet onde eles te dão possibilidades de coberturas e o que cobrem.

Se quiseres guerra com eles aproveita para além de lhes pedir a factura descriminada e exige que os seguros que pagas-te venham também descriminados - vais arranjar uma bronca de todo o tamanho e passo a explicar: Os carros não podem ser alugados sem seguro, tu pagas o seguro mas eles só accionam se acontecer alguma coisa, o que eles pagam é mínimo e para outras condições existe um acordo com as companhias onde há um espaço em branco (é do tipo eles têm 20 carros mas só 10 é que estão seguros mas na papelada não está a matricula de nenhum e só é posta se te acontecer alguma coisas).

Na realidade tu pagas um seguro que eles não pagam mas parte desse seguro entra no IRS de pessoas individuais portanto se pedires uma factura detalhada com seguro vais arranjar uma bronca de todo o tamanho porque eles recusam-se a passar-te: Neste momento tenho 2 queixas já feitas :p:p (lembrei-me de implicar porque os tipos foram um bocado para o bestas :D)
 

ricardo ferreira

Membro Novo
Ora boas novamente, vim fazer o update de toda a situação:

Em relação a cobrança dos 70€ em vez dos 59,50€ do seguro contra todos os riscos com a anulação de franquia, devolveram-me a diferença, logo após a primeira reclamação, aprenderam rapidamente a fazer contas. Em relação ao pagamento de 29,50€ pelos "serviços prestados" para facultar a informação à policia, também me devolveram. Mas este ultimo foi mais dificil alegavam sempre que nao se responsabilizavam por multas e eu dizia que não havia qualquer clausula contratual em que referice tal pagamento caso a policia ou outra entidade pedisse tais informações. Até que desisti de bater no ceguinho. Meti um processo no centro europeu do consumidor, com pedido de indeminização de 75€ por tempo perdido, chamadas efectuadas etc... e aí nem 15 dias depois recebi este email:

"Dear Mr Ferreira Sergio Da Silva, Thank you for contacting us. I appreciate the opportunity to review your concerns. I have investigated your case, and have found that the administration fee is correct. However as a goodwill gesture I have refunded the administration fee. A total credit of 29.75 Euro should appear on your next credit card statement. Any disputes on the fine itself must be taken up directly with the local authority if they send you a copy of the fine. I would like to take this opportunity to thank you again for contacting us and we look forward to serving you in the future.
Yours sincerely,
Sara Buckley"

Gosto pessoalmente do "gesto de boa vontade" e da ameaça que não tratarão de nada com a policia caso seja necessário.

Digo eu é Natal :p
 
Top