Olá, cat_s!
Eu acho uma óptima ideia ires de carro até ao Mónaco.
Já fui, há uns 4 ou 5 anos, a Viena, Praga e Budapeste de carro e gostei imenso.
Anteriormente tinha ido até ao norte da Finlândia (Rukatuntori), mas para isso precisei de cerca de 20 dias...
Também já fui até Roma, Veneza e lago de Garda.
Pessoalmente, é como gosto mais de viajar. A grande vantagem é que, para além de veres as várias regiões por onde passas, podes fazer as visitas e os desvios que quiseres.
Vou sempre sem nada marcado, procuro alojamento durante a viagem, aho graça a essa 'incerteza'.
É importante teres um mapa actualizado, gostares de conduzir (ou de ser conduzida
) e saberes que, em Espanha, a polícia está onde menos se espera e multa impiedosamente, em particular os estrangeiros... E não estou a falar apenas de excesso de velocidade...
Se o carro for confortável, podes fazer diariamente cerca de 800 a 900 km sem grande dificuldade se utilizares as auto-estradas (q não são baratas...) ou cerca de 700 em estradas nacionais. De qq forma, a etapa mais cansativa e que, na minha opinião, vale a pena atravessar o mais rapidamente possível é a Espanha, porque a partir de França já há diversos locais por onde vale a pena passar com alguma 'calma'.
De qq forma, creio que 10 dias são mais do q suficientes para a ida e volta!
Como diria a Célia, vas-y et amuse-toi!!