Novidades

Marrocos de Mota :)

BrunoC

Membro
Boas,
Já pesquisei muito neste forum sobre Marrocos mas continuo com algumas dúvidas...
Surgiu a ideia de ir a Marrocos 8 dias de mota, algo que já queria fazer há algum tempo mas, como vai ser a primeira vez que lá vou queria correr o menos riscos possível.
As minhas dúvidas são:

1) Gostaria de fazer uma viagem tranquila, sem a confusão das grandes cidades. A minha ideia inicial para as dormidas é Chefcouan - Taza - Midelt - Merzouga - Meknés - Azilah. Estou indeciso entre Taza e Fés. Que acham? Em Taza falaram-me em fazer a visita às grutas de Friouato pela manhã e se tiver tempo ir visitar o Parque Natural Tazzeka. Por outro lado Fés tem a medina antiga...

2) Marrocos em Novembro é frio/chuvoso ou vai-se bem?

3) Dominar o francês é essencial ou com o espanhol +- falado safamo-nos?

4) Como poderemos comunicar com as nossas famílias sem gastar muito dinheiro? Há internet nos hotéis do interior? As chamadas de telemóvel devem ser caríssimas,não? Como vocês fizeram?

Obrigado :)
 

tezita

Membro
Olá Bruno!

Estas a pensar ir em Novembro deste ano??
É que com a conjuntura politica do país neste momento é complicado tomar decisões dessas... agora as coisas até estão +/- calmas, mas e se pioram?? :blink:
É uma decisão complicada...
Em relação às tuas duvidas, não te posso esclarer, pois é um país que ainda não conheço ;)
 

BrunoC

Membro
Sim Novembro deste ano.
Pois...se aquilo piorar entretanto tenho que apontar noutra direcção, mas como sou uma pessoa optimista...
Até Novembro ainda falta muito tempo...
 

Sunset

Inativo
Não há uma alma caridosa que me esclareça?...
Olá Bruno,
Já fui a Marrocos 2 vezes, uma delas de carro, vamos lá ver se te consigo ajudar :)
Entrei por Ceuta, Tetouen até Fez, depois virei em direcção a Rabat subindo pelo litoral até Tanger.
Em Fez, tens a Medina, acho que quem vai a Marrocos deveria visitá-la ..., não deve haver outra igual :p , mas Medinas há muitas.. não é? Terás que optar...
Quanto ao tempo, eu fui 1 vez em Julho, com um calor tórrido , insuportável mesmo, tendo em conta que foram quase 3 horas para entrar na fronteira, com aquele calor abrasador... Na outra vez fui em Setembro e mesmo assim em Marraquexe apanhei 45º :wacko:
em Novembro estárá mais frio... lógico, as temperaturas em Marrocos não são muito diferentes das de Portugal.. embora na região desertica, seja mais quente durante o dia e as noites mais frescas...
Quanto à lingua.. não tens problemas :) ... eles falam francês, espanhol e até Português..;)
Um bom hotel tem sempre internet..
Se as chamadas são caras...?? não te sei responder, já não me lembro :( mas sei que utilizei telemovel, mas mais em mensagens...
Tenho a impressão...não a certeza .. que havia um acordo naquela altura entre a rede marroquina e a vodafone.. é fazeres uma pesquisa..

Espero ter esclarecido algumas dúvidas ...
Não perguntaste.. mas devo acrescentar que o transito lá é caótico...:rolleyes:
mais dúvidas .. podes perguntar se eu souber, responderei de certeza...
 

BrunoC

Membro
Em Fez, tens a Medina, acho que quem vai a Marrocos deveria visitá-la ..., não deve haver outra igual :p , mas Medinas há muitas.. não é? Terás que optar...
Não perguntaste.. mas devo acrescentar que o transito lá é caótico...:rolleyes:
Já me tinham falado do trânsito :blink: por isso queria evitar andar muito nas grandes cidades e tentar ver mais paisagens naturais.

Vamos seguir o teu conselho e ir até à medina de Fés.

Obrigago Cidmary ;)
 

Sunset

Inativo
Já me tinham falado do trânsito :blink: por isso queria evitar andar muito nas grandes cidades e tentar ver mais paisagens naturais.

Vamos seguir o teu conselho e ir até à medina de Fés.

Obrigago Cidmary ;)
Se vais 1 semana pq não proveitas e tb vês Taza?? .. quando digo deveriam ver, não é pq seja mto lindo.. é pq é diferente.
Se puder, logo, coloco aqui umas fotos para teres uma ideia.
 

Sunset

Inativo
Como prometi aqui vou colocar umas fotos da medina de Fez... :) ... poderás ver se te agrada ..

32214_128628483823399_100000287453177_267010_7003589_n.jpg


32214_128628577156723_100000287453177_267026_4918381_n.jpg


32214_128628570490057_100000287453177_267025_5559530_n.jpg


32214_128628560490058_100000287453177_267024_3256989_n.jpg

32214_128628550490059_100000287453177_267022_1561280_n.jpg

32214_128628507156730_100000287453177_267015_3323851_n.jpg



32214_128628580490056_100000287453177_267027_4973617_n.jpg


Espero teres ficado com uma ideia ... :)
 

BrunoC

Membro
A minha ideia inicial era até dormir em Taza e evitar Fés mas como falam de Féz como destino quase obrigatório...
Uma alternativa seria dormir em Taza e depois visitar Féz mas como vou de mota tenho receio de abandona-la para visitar a medina a pé...

Se calhar a melhor opção é ficar em Féz, deixar a mota no hotel e ir de taxi à medina. Depois de tivesse tempo dava um salto a Taza.
Em Taza aconselharam-me (ou li na net, já não me lembro) a visitar às grutas de Friouato pela manhã e se tiver tempo visitar o Parque Natural Tazzeka. Diziam que se escolher fazer a grande visita e entrar mesmo dentro da gruta dá para o dia todo. Se escolher fazer só a visita normal sem necessidade de guia, tem tempo ainda depois do almoço para ir visitar o Parque Tazzeka. Será que vale a pena?

Quanto à medina, como dizes não tem um aspecto muito bonito mas é interessante pela diferença com o que estamos habituados. Gostava de lá ir.
 

Sunset

Inativo
A minha ideia inicial era até dormir em Taza e evitar Fés mas como falam de Féz como destino quase obrigatório...
Uma alternativa seria dormir em Taza e depois visitar Féz mas como vou de mota tenho receio de abandona-la para visitar a medina a pé...

Se calhar a melhor opção é ficar em Féz, deixar a mota no hotel e ir de taxi à medina. Depois de tivesse tempo dava um salto a Taza.
Em Taza aconselharam-me (ou li na net, já não me lembro) a visitar às grutas de Friouato pela manhã e se tiver tempo visitar o Parque Natural Tazzeka. Diziam que se escolher fazer a grande visita e entrar mesmo dentro da gruta dá para o dia todo. Se escolher fazer só a visita normal sem necessidade de guia, tem tempo ainda depois do almoço para ir visitar o Parque Tazzeka. Será que vale a pena?

Quanto à medina, como dizes não tem um aspecto muito bonito mas é interessante pela diferença com o que estamos habituados. Gostava de lá ir.

Decerto será melhor deixares a moto no hotel... , e mesmo lá tem cuidado com os assatos, se conseguires um guia que te acompanhe será mto melhor... Quanto a Taza .. não conheço :( conheço outras cidades, porque numa das vezes fiz circuito, mas não passei por lá...
 

sarap

Membro Ativo
[font="'Trebuchet MS"]Olá![/font]
[font="'Trebuchet MS"]Em Outubro de 2010 percorri a costa de marrocos de moto4! Foi uma experiência fantástica![/font]
[font="'Trebuchet MS"]Se queres que te diga ao certo por onde andei, não sei.. lol [/font]
[font="'Trebuchet MS"][/font]Um dos concelhos que te dou é que leves roupa quente para a noite! A partir das 17 horas começa a ficar desagradável! Por volta desta hora, era a hora de vestir os equipamentos porque o frio apertava!! Eu fui em Outubro e o protector solar foi um dos meus amigos! :)
O idioma, ao contrário do que eu pensava, eles até são poliglotas! Falam francês, espanhol e a língua local (pelo menos os tipos que estavam no jeep de apoio do meu circuito até se desenrascavam... uns melhores do que os outros).
Quanto a comunicações, em alguns hoteis consegui internet! E quando conseguia mandava um mail a contar as aventuras.. uma vez que só consegui net duas vezes numa semana! Depois fazia uma chama dia sim, dia não! (neste aspecto, como fui com um grupo em que as familias ja sao todas amigas, então um ligava num dia para casa, e depois alguem mandava uma sms ou ligava para a minha familia a dar as news! E no dia seguinte era a minha vez de ligar, e cá por casa faziam o mesmo!)
[font="'Trebuchet MS"]
[/font]
[font="'Trebuchet MS"]Sarap[/font]
 

BrunoC

Membro
Obrigado pelos conselhos Sara.
A tua experiência deve ter sido mesmo espectacular...que inveja!!
Eu vou maispara o interior, o frio à noite ainda deve ser mais acentuado...mas como levo o equipamento da mota que é bem quentinho e impermeável, à partida, em cima da mota não passo frio :p

Fizeste relato da tua viagem em algum sítio? Gostava de ver fotos, deve ter sido muito fixe...
 

joaoiscsp

Membro Novo
Olá Bruno

Esta é a minha primeira menssagem neste forum. Fui impelido pela pesquisa de ir a Marrocos de mota.

Datas: de 17 a 24 de Julho (com preparação nos dias 15 e 16 numa passagem por Faro, aproveitando a concentração motard...)

Confirmados: 2 motas (2 ou 3 pessoas, dependendo se há penduras ou não...) e mais um amigo a quem falta mota mas não a vontade!!!

Locais na manga: Marrakech > Casablanca > Rabat > Tanger > Tarifa > Fez

Distância: 1.700 a 2.000 kms.

Experiência em mota fora de Portugal: 0 (zero)


Com esta descrição (ainda que sucinta) fica lançado o convite a vires connosco e/ou troca de informações com quem queira partilhá-la! Precisamos de ajuda sobre oficinas / hoteis porreiros / postos de combustível...e outros!

Obrigado.

Abraço ;)
João Carvalho
 

PoppyCat

Membro
Olá a todos.
Eu já estive em Marrocos duas vezes, uma em 2004 e outra em 2010.
Adorei as duas vezes.

A 1ª vez fui com uma amiga, deixámos o carro em Tarifa e partimos de ferry à aventura.
Começamos por Tanger, é uma cidade grande, um pouco feia...mas foi um local de partida!
Seguidamente partimos para Marraquexe. Só tenho uma palavra: brutal! É uma cidade mágica, linda. Recomendo sem qualquer dúvida, é obrigatória a passagem por aqui.
Seguimos para Meknes. É mais pequena mas claramente obrigatório visitar. É mais calma, tem menos turistas que Marraquexe. Fiz uma visita de "caleche" pela parte histórica da cidade. (onde assisti a uma cena fantástica!! Na altura tive medo mas agora só me faz rir...Uma discussão entre o condutor da caleche e uma transeunte em que culminou com o rapaz de cara arranhada e a sangrar e uma chibatada bem acente na mulher! Surreal!).
Continuámos para Fez...muito sinceramente detestei...ruas muito estreitas, mau cheiro, tudo muito sujo e mal tratado...esperava algo diferente, muito sinceramente...
Voltámos a Tanger e apanhámos o barco de volta para Tarifa.
E nisto passaram 9 dias!

A 2ª vez fui com o namorado.
Ficámos em Marraquexe no Hotel Golden Tulip.
Mais uma vez adorei (ele é que já deitava a praça Jamaa el Fna pelas orelhas, juntamente com os souks!! Mas teve de ser! Lol
O hotel era muito agradável, com uma piscina muito convidativa, que para uma temperatura de 45 graus nos parecia muito bem! Passámos dois duas a lontrar dentro de água!
Fomos a Essaouira, na costa. Outro local obrigatório. Tem muito influencia Portuguesa, aliás até tem uma mini Torre de Belém. Come-se muito bem e barato. Comi umas belas sardinhas com salada, acompanhada pela bela da Cola, um pãozinho do melhor, tudo por 4 euros!

Resumindo, para quem quer visitar locais recomendados: Marraquexe, Essaouira, Meknes.

Tenho amigos que foram a Casablanca e Rabat e detestaram, dizem que parecem cidades europeias, que não têm nada a ver com a cultura e arquitectura marroquina. Por isso das duas vezes que fui fugi dessas cidades.

Espero voltar lá novamente, apaixonei-me por completo pelo pais...gostava de conhecer mais o interior, o deserto. Também me recomendaram Chefchaouen, pela paz e tranquilidade, longe da confusão e com paisagens lindíssimas.

Espero ter dado algumas ideias.

Salam aleikum!
 

BrunoC

Membro
Obrigado pelo report Poppycat. Também pretendo evitar as cidades como Casablanca e Rabat. Prefiro algo mais para o interior.

João, fica marcado para Julho uma cervejola na concentração para troca de ideias. Durante a concentração conto organizar um passeio por Portimão com uma bela caracolada. Estás convidado.
Quanto ao teu convite, com pena não o posso aceitar pois a minha namorada também quer ir a Marrocos e só pode em Novembro :(

Eu tenho uma Suzuki V-Strom e tenho obtido informações no forum www.vstromportugal.com . Vai lá e dá uma olhadela nas crónicas e, se quiseres regista-te e expõe as tuas dúvidas. Certamente serão respondidas.

Quanto a bombas de gasolina já me disseram que é à vontade (pelo menos p mim que tenho autonomia de 300Km) mas dizem que há bombas em abundância.

Oficinas de geito só nas cidades grandes, acho eu...de resto é daquelas tipo desenrasca qu edá p uma corrente partida, furos e afins mas problemas eléctricos ou coisas mais complicadas é melhor falares com a tua seguradora que eles reencaminham-te para uma oficina. Quanto à seguradora tens q ver também se cobre Marrocos. normalmente tens q pagar uma extensão à parte.

Hotéis não conheço, só vou reservar uma estalagem em Chefchouen, cidade altamente recomendada. De resto queria ir sem marcação e à aventura.

Não tens experiência fora de Portugal mas tens dentro, certo? È importante ter alguma experiência em viagens daquelas que sabes que só podes contar com o que tens na mota e uns com os outros.
Esse teu amigo que não tem mota vai comprar entretanto? Novatos em viagens grandes não é boa ideia...a malta compra mota e vem sempre cheia de vontade de acelerar e com pouca experiência em rolar em grupo...

Se quiseres sites com informação de Marrocos pede que tenho uns quantos :D
 

rum

Membro Conhecido
Olá BrunoEsta é a minha primeira menssagem neste forum. Fui impelido pela pesquisa de ir a Marrocos de mota.Datas: de 17 a 24 de Julho (com preparação nos dias 15 e 16 numa passagem por Faro, aproveitando a concentração motard...)Confirmados: 2 motas (2 ou 3 pessoas, dependendo se há penduras ou não...) e mais um amigo a quem falta mota mas não a vontade!!!Locais na manga: Marrakech > Casablanca > Rabat > Tanger > Tarifa > FezDistância: 1.700 a 2.000 kms.Experiência em mota fora de Portugal: 0 (zero)Com esta descrição (ainda que sucinta) fica lançado o convite a vires connosco e/ou troca de informações com quem queira partilhá-la! Precisamos de ajuda sobre oficinas / hoteis porreiros / postos de combustível...e outros!Obrigado.Abraço João Carvalho
Eu não tenho qualquer experiência de moto, nem fora nem dentro. Por isso do ponto de vista técnico não te posso ajudar muito.

MAs para começar poderia-te dizer para não perderes tempo com Casablanca, Rabat, Tanger e Tarifa. O interior de Marrocos é muito mais apelativo do que o litoral, apesar disso Essauira merece uma visita. Tentem dedicar tempo ao Atlas e à entrada do deserto, Merzouga/Zagora.

Oficinas, há com fartura e capacidade de deserrascanço também. Quanto aos postos de combustivel, também os há em bom número. Mas atendendo que uma mota tem uma atonomia menor poderia ser um problema, mas com a quantidade de malta que se passeia em Marrocos, de mota, julgo que não será problemático.

Quanto a hoteis, também há, muitos e com qualidade. O 7º melhor hotel do mundo é em Marraquexe... no deserto há muitos albergues, do mais simples ao mais "sofisticado".

Marrocos é um país que merece, sem dúvida, uma ou mais visitas. Limitar uma visita a uma cidade é manifestamente insuficiente, optar pelas cidades do litoral, execptuando Essauira e talvez Agadir, é um erro. O Alto Atlas, onde podes apanhar neve/gelo quase todo o ano. Os grandes espaços do Moyen Atlas, a imponência das gargantas do Todra e do Dadés, as dunas do Erg Chebbi, as pistas do Dakar de Zagora, o deserto inóspito, a beleza de Ait Ben Haddou a brutalidade de Marraquexe, tal como a medina de Fèz, o azul de Chefchaouen, Meknes, Zagora, Ouarzazate, Merzouga.
Só uma nota importante, não esquecer que estamos em África onde o conceito de higiene é muito lato e diferente do nosso. Achar um caixote do lixo pode ser uma aventura, mas para os mais sensiveis aos odores e impacto visuais do lixo que pode grassar por alguns sítios, é possivel ter estadias perfeitamente Ocidentais/Europeias nos hoteis das grandes cadeias internacionais.
 

BrunoC

Membro
Epá Rum, assim ainda fiquei com mais vontade de lá ir...e falta tanto tempo...
Por falar em tempo, a única coisa que me preocupa é o facto de poder apanhar chuva com fartura, uma vez que vou em Novembro. Há essa possibilidade, certo ou não me devo preocupar. A minha ideia, como disse é ir rumando a Merzouga depois regressar.
Em Novembro quais serão as temperaturas no deserto? Queria lá passar a noite...
 

sarap

Membro Ativo
Obrigado pelos conselhos Sara.
A tua experiência deve ter sido mesmo espectacular...que inveja!!
Eu vou maispara o interior, o frio à noite ainda deve ser mais acentuado...mas como levo o equipamento da mota que é bem quentinho e impermeável, à partida, em cima da mota não passo frio :p

Fizeste relato da tua viagem em algum sítio? Gostava de ver fotos, deve ter sido muito fixe...
Boas!
Desculpa não ter respondido antes, mas realmente vim parar aqui ao fórum mais para recolher informação para a próxima viagem: Roma!

Realmente não tenho nenhum report nem nenhum guião da aventura! As fotografias ficaram realmente muito boas (mas confesso que adoro fotografia e que fui para lá com esse objectivo: tirar boas fotos!)

O melhor conselho que te posso dar é para ires com espírito de abertura! Quanto aos hotéis a qualidade por vezes é um pouco duvidosa, quer dos lençóis da cama, como da w.c. (eu levei uns "lençóis" que se vendem na decathlon que a sua matéria prima parece que não se molham quando nos enxugamos.. aquilo é fantástico! são pequenos, ocupam pouco espaço na mala.. e há de corpo e só de rosto.. não me arrependo nada de os ter levado! lol também levei uns chinelos de "enfiar no dedo", tipo havaianas, mas são de uma matéria prima que aquilo enxuga muito depressa! quero com isto dizer, que por vezes tomei banho com os chinelos calçados!! [os meus são da o'neill, para além de muito confortáveis, têm essa característica muito boa])
Também acordar a meio da noite com o "cântico" da oração foi algo não muito bom naquele momento, pois precisava mesmo de dormir, mas agora acho imensa piada!!

Tal como já foi dito aqui, é um país para repetir! ;)
 

BrunoC

Membro
Quanto ao Guia, já li grande parte e aconselho. Tem lá muitas dicas, mapas e descrições dos locais.

Tenho mais uma dúvida.
Como vamos de mota e para um país completamente diferente, aconselharam-me a levar os seguintes medicamentos:



· Gotas para os olhos

· Analgésicos (Donulide?)

· Algo para a diarreia (Imodium Rapid ou UL-250)

· Anti-inflamatório (Voltaren 75, Nimed, etc)

· Antibiótico de largo espectro (Clamoxil / Ciprofloxacina 500)

· Pomada para picada de insectos

· Anti-histamínico – (Cetirizina 10 mg comp)


Posso passar com isto tudo na fronteira ou terei problemas?
Vamos 5 motas, será melhor espalhar os medicamentos pelas motas?
 
Top