Novidades

Marrakesh - Questões para planeamento

ploferreira

Administrador
Staff
Olá!

Este destino anda debaixo de olho para uma escapadinha, comecei a ver o planeamento por alto e surgiram-me algumas questões por isso ca estou a solicitar a ajuda dos experts :)
A ideia é conhecer apenas Marrakesh, talvez com uma noite no "deserto" em modo slow travel
  1. Duração da viagem - estou a pensar em 6 dias para garantir 5 dias completos no destino, é ajustado?
  2. Onde ficar, pelo que pesquisei o ideal será o mais proximo da Medina e a minha preferência vai para um Riad, sendo poucos dias parece-me uma boa ideia sacrificar algum conforto para usufruir de algo mais autêntico, o que vos parece?
  3. Transfers - estou a pesquisar o alojamento no booking, depois de me decidir a melhor opção é tentar entrar em contacto com o alojamento para ver se conseguem arranjar transfer ou negociar taxi no aeroporto? já sei que em Marrocos temos de negociar sempre tudo, mas pela minha experiência a capacidade negocial no aeroporto é mais reduzida-
  4. Deserto - A principal dúvida, ouvi falar de Agafay que me parece ser bastante próximo, alguém já la esteve? a ideia seria passar uma noite num acampamento, parece-me melhor planear com antecedência e marcar de inicio, caso marque lá acabo pagar duas noites (a do alojamento em Marrakesh + a noite no deserto)
Outras dicas ou sugestões são sempre bem-vindas :)

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Hello!

Aqui fica a minha opinião:

1 - Penso que 5 dias para Marraquesh é óptimo... eu fiquei 4 e ainda fui às Cascatas de Ouzoud sem correrias.

2 - Eu sem dúvida que escolheria estadia em Riad... existem para todos os gostos e bolsas sem sem preciso abdicar de qualquer conforto.
Para além do espetacular palacete La Mamounia às portas da Medina, tens aqui artigos recentes com o "Top Riads":
15 Best Riads in Marrakech | Hand-picked Guide 2023
12 Best Riads in Marrakech Morocco

3 - Só negociei táxi do centro para o aeroporto e consegui pelo mesmo valor dos 4 bilhetes de autocarro mas foi preciso demasiada paciência! Penso que do aeroporto para o hotel é mais prático combinar transfer com o hotel ou então ir munido de paciência extra. Também há autocarro direto que pára na avenida , perto da Koutoubia e da praça.

4 - Para Agafay provavelmente até dá para combinar com a agência ir direto do aeroporto para o deserto pois fica a 1h de distância e assim ficam com o transfer resolvido e não pagam dois alojamentos.
Não fui a Agafay mas pelo que li têm com que se entreter nesse dia pois além do passeio de camelo ou buggy, também existem atividades no Lago/Barragem Takerkoust.
Este é um deserto mais pedregoso, pelo que não irás encontrar as dunas de Zagora ou Erg Chebbi (o melhor dos três com dunas maiores e de cor mais intensa).
Zagora é acessível num tour de 2 dias mas para Erg Chebbi penso que no mínimo 3 pois é bem distante.

Espero que as dicas sejam úteis :)

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá!

Eu levei apontado para passar pelo Café des Épices por ser um dos mais antigos e conhecidos por lá... pelas fotos comemos umas sandochas bem recheadas.
Uma das noites acho imprescindível ir comer às bancas da praça mas é preciso cuidado em travar o serviço pois vão trazendo pratinhos e mais pratinhos.
Outra noite sugiro ir jantar ao topo de uma das esplanadas da praça para ver o pôr-do-sol e o bulício da praça ao anoitecer (ir cedo pois enchem)... não recordo se existem restaurantes típicos com rooftop mas nós fomos a uma pizzaria pois ao fim de mais de 10 dias "já saiam tajines pelos olhos" :D

E é claro que não podem faltar os maravilhosos sumos de laranja/limão/toranja nas barracas da praça!

tania1989

Membro Ativo
@ploferreira pode fazer um pequeno resumo da viagem a marrakesh? Como correu, o que visitou, restaurantes que aconselha, qual o riad que escolheu? E como fez para ir a Agafay? Vale a pena?
Estou a ponderar ir em Fevereiro, assim numa escapadinha, e como não existe nenhum report, todas as dicas sao bem vindas :)

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @tania1989,

Grande falha, tinha ideia que na altura fiz um Report, mas de facto não o fiz, estou a falhar!

Então de uma forma resumida, correu tudo muito bem e adorei a cidade!

Alojamento

Escolhi o Riad Daria Suites & Spa
Excelente relação preço /qualidade, o Riad é pequeno e típico, staff super simpático e um pequeno almoço excelente.

Marraquexe -  Outubro 2023 (5).jpg

Marraquexe -  Outubro 2023 (6).jpg

Marraquexe -  Outubro 2023 (4).jpg

Marraquexe -  Outubro 2023 (23).jpg

Transfer

É muito fácil de arranjar um taxi no aeroporto. Eu marquei diretamente com o Hotel, paguei ~18€ e desta forma não tive de me preocupar em arranjar taxi.
No aeroporto creio que o valor ronda os 10€ dependendo da distância, mas o ideal é sempre negociar com o motorista para não ter surpresas.
A vantagem de marcar diretamente com o hotel é que o motorista já sabe exatamente onde é o Riad e não perdes muito tempo ao chegar.

Restaurantes

Zeitoun Café Kasbah - foi um dos que mais gostamos, também tem um em Jeema El Fna

Marraquexe -  Outubro 2023 (138).jpg

Marraquexe -  Outubro 2023 (140).jpg

Cafe des Epices - Tem um rooftop muito simpatico para almoçar ou simplesmente para beber um copo.

Se fores aventureira, tens também os restaurantes de street food no centro da praça, é uma experiência interessante, mas atenção que são um pouco aldrabões com os preços 😅

Marraquexe -  Outubro 2023 (79).jpg

O Cafe de France também tem uma vista simpática mas recomendo apenas para tomar uma bebida ao final da tarde uma vez que o feedback da comida é mau

ploferreira

Administrador
Staff
Agafay

O plano inicial era passar a última noite em Agafay e depois fazer o transfer direto para o aeroporto, mas o Hotel em Agafay nunca me respondeu aos emails... como não consegui marcar com antecedência e já tinha a noite paga em Marrakesh achei que não fazia sentido por isso fui e voltei no mesmo dia.

Quando cheguei a Marraquesh questionei no Riad quais as opções que dispunham, na praça principal não faltam pessoas a abordar na rua com Tours! há mesmo muita oferta.
Eu fui perguntando valores nos primeiros dias para ter uma ideia, e estavam em linha com os do Riad assim acabei por marcar diretamente com o Riad.

O hotel foi este: ALKAMAR CAMP AGAFAY - Desert Camping near Marrakesh

Em termos de valores: para duas pessoas
  1. Jantar: ~35€
  2. Experiencia Moto4 ~70€
  3. Transfer: 25€
Antes do jantar serviram chã e pudemos usar as instalações do hotel e até ao pro do sol, a seguir serviram jantar e terminaram com um espetáculo de dança/musica tradicional e fogo.

Em termos de atividades há um pouco de tudo e os preços variam consoante o que quiseres fazer, passeio de camelo, bicicleta, moto4, 4X4, buggy, Yoga. balão de ar quente...
Acho que vale a pena e foi uma boa forma de fechar a estadia, mas depende de quantos dias tens disponíveis.

Ficam aqui algumas fotos:

Marraquexe -  Outubro 2023 (173).jpg

Marraquexe -  Outubro 2023 (188).jpg

Marraquexe -  Outubro 2023 (190).jpg
Marraquexe -  Outubro 2023 (191).jpg

Marraquexe -  Outubro 2023 (198).jpg

Locais a Visitar

Moeda
O Euro é bem aceite em todo o lado mas podes perder um pouco com a conversão
Eu usei maioritariamente o Revolut, - consegues pagar quase tudo com o cartão - e fiz levantamento para despesas mais pequenas.
Euros usei só mesmo para despesas maiores como os Tours.

Dados Moveis
Acho que é imprescindível, principalmente para te orientares nos souks que são um autentico labirinto!
Em qualquer loja consegues comprar um cartão com dados moveis, creio que não custou mais de 15€

Por último
Negociar é a palavra de ordem, negociar sempre tudo! cheguei a comprar coisas por 1/10 do preço inicial, portanto há que negociar sempre!
Nos taxis negociar sempre o preço para o destino e questionar claramente se o valor acordado é para X pessoas, para não ter surpresas!

Qualquer dúvida dispõe ;)