Novidades

Lugares de mergulho em Portugal

zb007

Membro Conhecido
Arquipélago das BerlengasO Arquipélago das Berlengas, a 10 kms de Peniche, célebre por ter sido reconhecido como a primeira área protegida do mundo, permite praticar vários níveis de mergulho, desde os mais simples até aos mais difíceis. Ideal para quem quer observar vários cardumes de peixes, especialmente sargos, saimes e robalos. É ideal também para explorar alguns destroços e grutas.

SesimbraDiz-se que Sesimbra é uma das zonas mais indicadas para iniciar-se no mergulho desportivo. A verdade é que estamos perante um local que oferece várias opções que vão ao encontro das preferências dos mergulhadores. A sua fauna contém ruivos, safios e até lulas que poderemos observar. Alguns dos pontos de mergulho são a Ponta da Passagem, os destroços do River Gurara, a Ponta Furada, a Baia de Armação e a Pedra do Leão. E atenção, muito cuidado com os polvos!

AlentejoO Alentejo é muito conhecido pelas oportunidades subaquáticas que apresenta, desde o Cabo de Sines passando por Vila Nove de Milfontes, Porto Covo, até chegar à Ilha do Pessegueiro. São inúmeras as opções e os locais de mergulho na zona. A variedade da fauna é riquíssima.

SagresEm Sagres, um dos locais mais apelativos é o Vapor das 19, um dos destroços mais procurados da zona. Além disto, existem 2 ilhas de onde se podem ver estrelas-do-mar, castanhetas, etc. As grutas também podem ser uma zona de mergulho fantástica assim como a caverna de Shadows Canyon. Para quem não quiser mergulhar muito fundo, pode ainda experimentar a Praia da Carrapateira.

Madeira – Reserva de Garajau e Porto SantoAo mergulhar na Reserva de Garajau e em Porto Santo (principalmente nas grutas, nas baixas ou visitando o “Madeirense”) encontrará um local maravilhoso cheio de cor onde mergulhar se torna fácil. Talvez por todos estes factores seja o lugar preferido pelos visitantes e pelos próprios locais. O Porto Santo oferece uma experiência única, muito parecida com a das marés tropicais. Nesta reserva podem avistar-se lobos-marinhos, salemas e mantas entre outras espécies.


AçoresÉ um pouco complicado movimentar-se nas águas dos Açores pelo que seguimos a recomendação dos fóruns de mergulho, onde nos comentam as ilhas mais interessantes para mergulhar: Santa Maria pelas jamantas e pelos tubarões baleia que podemos encontrar; Pico e Faial se deseja ver os tubarõesazuis; os Meros nas Flores e no Corvo para quem gosta de peixes gigantes. Se deseja ver destroços, recomenda-se visitar a Ilha da Graciosa onde pode rever o naufrágio do Terceirense.
 
Última edição por um moderador:

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Boa tarde,

Iniciei-me há pouco no mergulho e foi precisamente em Sesimbra que comecei e mergulhei na Baleeira onde ainda tivemos a oportunidade de agarrar um polvo. :D
 

zb007

Membro Conhecido
Fico contente pelos primeiros comentários a este tema, tive essa ideia e fiz a proposta e felizmente os administradores aceitaram, é uma coisa que quem faz pela primeira vez vai ver que se vai tornar num vicio passou-se comigo e pelo que sei e leio passa-se com todos os que se iniciam. Eu já fiz mergulho e alguns sitios por esse mundo, mas não tinha curso PADI o que é importante e felizmente tive a sorte de me oferecerem pelos anos esse curso, que iniciei há pouco ainda estou apenas nas leituras e video a empresa que vou fazer o mesmo faz mergulho em Sesimbra é ai que vou fazer os meus mergulhos de curso.
 

RRRocha

Membro Ativo
eu tirei o curso PADI há uns 3 meses e os meus mergulhos de mar foram mas berlengas.
este fim semana fui fazer mergulho em Portimão mas berlengas é melhor... infelizmente ainda não tive oportunidade de mergulhar fora de Portugal, para isso ainda preciso de mais experiência e claro €€€€ ;)

Ainda não tenho o bichinho do mergulho entranhado em mim... apenas é uma experiência que até ver tem sido divertida

Bons mergulhos!
 

zb007

Membro Conhecido
Se um dia puderes faz em Sesimbra é um local fantástico, mas já fizeste onde não fiz em Portugal, mas vou fazer :).
Quanto a mergulhar lá fora desde que viajes para um destino de mergulho não sai caro, aliás, sai mais barato que em Portugal.
Mergulhei nas Maldivas e adorei, mas a experiência nos Japanese Gardens em Koh Tao, mas concretamente na ilha de Ko Nang Yuan foi do outro mundo e um dia vou repetir.
Sonho numero 1 a barreira de corais na Austrália :)
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Fico contente pelos primeiros comentários a este tema, tive essa ideia e fiz a proposta e felizmente os administradores aceitaram, é uma coisa que quem faz pela primeira vez vai ver que se vai tornar num vicio passou-se comigo e pelo que sei e leio passa-se com todos os que se iniciam. Eu já fiz mergulho e alguns sitios por esse mundo, mas não tinha curso PADI o que é importante e felizmente tive a sorte de me oferecerem pelos anos esse curso, que iniciei há pouco ainda estou apenas nas leituras e video a empresa que vou fazer o mesmo faz mergulho em Sesimbra é ai que vou fazer os meus mergulhos de curso.
Então pode ser que ainda nos encontremos, porque a escola de mergulho onde estou a tirar o curso e onde fiz o meu baptismo é também em Sesimbra.

Quem me dera poder mergulhar fora de Portugal e ver uma fauna tropical, deve ser espectacular.
 

Golfinha

Membro Ativo
Olá a todos :)

Tirei o curso de mergulho há 3 anos e, infelizmente, tenho mergulhado muito pouco.
Basicamente, depois de ter terminado o curso, mergulhei mais 2 vezes.
Para além da questão monetária (o mergulho é um desporto caro, pelo menos os que fiz depois do curso tirado foram caros), apercebi-me já durante as aulas, que tenho muito pouca resistência à baixa temperatura da água......para terem uma ideia, usando fato semi-seco / luvas / botas e capuz só consigo aguentar no máximo 15/20 minutos.

O curso foi tirado em Cascais e os mergulhos que fiz também foram nessa zona, uns com saída de barco e outros com saída de praia.
A visibilidade na zona de Cascais não é muito grande, se não me engano das vezes que fiz rondou os 3/5 metros.

Bons mergulhos ;)
 

zb007

Membro Conhecido
Pois eu comecei ao contrário :) andei primeiro a ver se valia a pena (estou a brincar) antes de tirar o curso.
Certificadas para dar cursos PADI em Portugal há muitas, mas com mergulhos de curso em Sesimbra que eu saiba há cerca de 6 e não vou aqui dizer para não fazer publicidade nem significar que esta ou aquela é a melhor (vou dizer-te em mensagem privada) mas quem sabe um dia nos encontramos nas profundezas :)

Olá a todos :)

Tirei o curso de mergulho há 3 anos e, infelizmente, tenho mergulhado muito pouco.
Basicamente, depois de ter terminado o curso, mergulhei mais 2 vezes.
Para além da questão monetária (o mergulho é um desporto caro, pelo menos os que fiz depois do curso tirado foram caros), apercebi-me já durante as aulas, que tenho muito pouca resistência à baixa temperatura da água......para terem uma ideia, usando fato semi-seco / luvas / botas e capuz só consigo aguentar no máximo 15/20 minutos.

O curso foi tirado em Cascais e os mergulhos que fiz também foram nessa zona, uns com saída de barco e outros com saída de praia.
A visibilidade na zona de Cascais não é muito grande, se não me engano das vezes que fiz rondou os 3/5 metros.

Bons mergulhos ;)
Pois sim o mergulho em Portugal ainda é um pouco caro comparado com a maioria dos sítios lá fora, principalmente na Asia, por exemplo nas Maldivas paguei cerca de 100 dolars para mergulho até 8 metros com um instrutor só para mim e porque não tinha curso PADI porque senão seriam quase metade.
Além de que fiz mergulho apenas com uns calções e uma tshirt.
 
Última edição por um moderador:

Golfinha

Membro Ativo
Pois sim o mergulho em Portugal ainda é um pouco caro comparado com a maioria dos sítios lá fora, principalmente na Asia, por exemplo nas Maldivas paguei cerca de 100 dolars para mergulho até 8 metros com um instrutor só para mim e porque não tinha curso PADI porque senão seriam quase metade.
Além de que fiz mergulho apenas com uns calções e uma tshirt.
Adorava fazer mergulho em águas quentes!!!
Já fiz snorkeling na RD e adorei, nessa altura ainda não tinha o curso de mergulho! A diversidade é enorme e não tive frio!
 

RRRocha

Membro Ativo
O que é caro não é o mergulho... é pagar cem euros para ver robalos ou pargos ou sardinhas, e uns polvos....lol
Quanto noutros Países a fauna é bem mais atractiva.... o problema está em ir para esses sítios, Tailândia, maldivas, mar vermelho, só a viagem é mais cara que o meu orçamento para o ano todo de ferias.... Por isso, resta o nosso Portugal, e de vez em quando passar um fim semana diferente no nosso mar.
Pelo que já me disseram berlengas é melhor que Sesimbra, por isso aconselho a irem, a agua é bem limpa, vê-se cardumes até é engraçado, apesar de agua ser bem fria!
Quando for a Sesimbra venho aqui comentar.
 

zb007

Membro Conhecido
Sim dizem que as Berlengas são melhores.
Tenho um amigo e colega de Aveiro que até foi representar Portugal no campeonato do mundo de fotografia subaquática e sigo muito os conselhos dele.
Realmente nada tem a ver a fauna dos mares quentes com o nosso ainda este ano estive nas Bahamas, que tem as consideradas águas mais claras e azuis do mundo e eu comprovei isso, cheguei a ver mesmo de dentro de um barco peixes a uma profundidade enorme. Estive dentro da gruta onde foi feito parte do filme Tunderball e ai é um completo aquário de peixes lindos de todas as cores.
 

Golfinha

Membro Ativo
O que é caro não é o mergulho... é pagar cem euros para ver robalos ou pargos ou sardinhas, e uns polvos....lol
Quanto noutros Países a fauna é bem mais atractiva.... o problema está em ir para esses sítios, Tailândia, maldivas, mar vermelho, só a viagem é mais cara que o meu orçamento para o ano todo de ferias.... Por isso, resta o nosso Portugal, e de vez em quando passar um fim semana diferente no nosso mar.
Pelo que já me disseram berlengas é melhor que Sesimbra, por isso aconselho a irem, a agua é bem limpa, vê-se cardumes até é engraçado, apesar de agua ser bem fria!
Quando for a Sesimbra venho aqui comentar.
Tem toda a razão!!!
Se desse, com toda a certeza, para ver os pargos, robalos, sardinhas, polvos e afins e, por exemplo, uns golfinhos aí a história já era diferente ;)

Por falar em golfinhos......quem tem mergulhado por Sesimbra já teve essa sorte?!
 

zb007

Membro Conhecido
A propósito da Berlengas esse amigo de que falei atrás fez estes excelentes vídeos.
Depois temos este de Sesimbra e Portinho da Arrábida

Perco-me a ver isto vezes sem conta, apesar de tudo o que foi dita atrás lá fora nos corais e águas quentes ser diferente.
 

Kufrua

Membro Conhecido
Tirei o Curso PADI à pouco mais de um ano e o bichinho ficou, neste momento apenas andamos a planear as ferias em locais de mergulho :D:D Fiz recentemente um liveaboard no Mar Vermelho (quando tiver tempo faço o report).

Para mim o local que mais me agrada mergulhar no continente é sem duvida o Algarve, muita gente não conhece a potencialidade do Algarve para o mergulho. Para mim a zona de Albufeira é espectacular, pena em Agosto as condições serem sempre pouco convidativas, água fria, pouca visibilidade e pouca vida.

Madeira e Açores são soberbos pena as viagens. No final de Setembro irei às Flores, obvio para fazer mergulho ;);););)

Bons mergulhos
 

zb007

Membro Conhecido
Realmente há aquela canção de um brasileiro que diz "o bicho vai te pegar" e com o mergulho é assim sem duvida :). Quero ver esse report e além disso podes colocar aqui as tuas experiências de mergulho para nós irmos vendo e depois querer fazer.
Sem duvida que o contra de Portugal, são as águas mas mesmo assim tem locais fantásticos.
 

Kufrua

Membro Conhecido
Realmente há aquela canção de um brasileiro que diz "o bicho vai te pegar" e com o mergulho é assim sem duvida :). Quero ver esse report e além disso podes colocar aqui as tuas experiências de mergulho para nós irmos vendo e depois querer fazer.
Sem duvida que o contra de Portugal, são as águas mas mesmo assim tem locais fantásticos.
O report será simples de fazer mas queria ter os videos editados para deixar aqui o bixinho a muita gente. Vou tentar não demorar muito.
Sem duvida que o mergulho é algo extraordinário, para mim é a única coisa que me preenche verdadeiramente e quando mergulho estou ali apenas para desfrutar. Adoro mergulhar em Portugal, a água é que realmente é o inconveniente, mas este ano já apanhei 21 graus no Algarve e uma visibilidade fantástica.

Na lista de locais eu acrescentaria sem duvida o Ocean Revival em Portimão. Em Sagres as grutas. E Albufeira/Armação de Pera onde se encontra o maior recife natural de Portugal (e se não estou em erro o segundo da Europa) com mais de 7 milhas.

Na minha opinião muitas pessoas pensam que por cá não se encontram locais bonitos e de interesse, mas eu a cada mergulho me apaixono mais pelas águas portuguesas, mas isso sou eu :D:D:D:D:D:D:D:D:D
 
A propósito da Berlengas esse amigo de que falei atrás fez estes excelentes vídeos.
Depois temos este de Sesimbra e Portinho da Arrábida

Perco-me a ver isto vezes sem conta, apesar de tudo o que foi dita atrás lá fora nos corais e águas quentes ser diferente.
Isto realmente o mundo é pequenino.
O meu marido tirou o PADI com o JB.
Já fez o Advance mas já foi com a Haliotis.
Bons mergulhos.
 
Top