Novidades

Kit de medicamentos / primeiros socorros para viagem

goaman

Membro Conhecido
Boas tardes!
Andei a pesquisar e não encontrei nada pormenorizado sobre este assunto, por isso cá vão as perguntas.

Numa viagem ao Sudoeste Asiático (o tópico pode ser estendido a outras paragens obviamente), o que acham essencial levar?
Na minha lista está isto. Acrescentariam/retiravam alguma coisa?

  • Medicação pessoal especifica
  • Soro fisiológico
  • antisséptico (betadine...)
  • pensos rápidos
  • analgésico (iboprufeno, paracentamol...)
  • relaxante muscular
  • anti-inflamatório
  • Anti-alérgico (aérius...)
  • medicação para restabelecer a flora intestinal (imodium...)
  • medicamento para reidratar (rehidrat...)
  • Anti-ácido (kompensan...)
  • Repelente
  • Protetor solar

Cumprimentos.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Oi!

Nunca fui ao Sudeste mas para a China além do que tens na lista também levei:
* Omeprazol para o estômago (não levo kompensan)
* Vomidrine SOS para as náuseas
* um pacote compressas e uma ligadura pequena
* um pacote de tiras adesivas tipo steristrip além dos pensos rápidos
* fenistil gel pois sou sempre mordida pelos mosquitos!
* um antibiótico: na consulta do viajante a médica passou Azitromicina 500mg (apenas 3 tomas)
* gel desinfectante para as mãos

Felizmente passa sempre tudo de prazo e apenas usei o omeprazol em Marrocos pois abusei do sumo de laranja, ovos e tortilhas.

;)
 

goaman

Membro Conhecido
Boas dicas pessoal, obrigado! Vou fazendo update para ter a lista "ideal" actualizada. (omeprazol acho que não preciso uma vez que normalmente não temos problemas de estômago):
Actualizando então:

  • Medicação pessoal especifica
  • Soro fisiológico
  • antisséptico (betadine...)
  • pensos rápidos
  • Compressas / ligadura pequena
  • analgésico (iboprufeno, paracentamol...)
  • relaxante muscular
  • anti-inflamatório
  • Anti-alérgico (aérius...)
  • Anti-enjoo (Vomidrine...)
  • Anti-histamínico (fenistil...)
  • Anti gripe/resfriado (cegripe, mebocaina...)
  • medicação para restabelecer a flora intestinal (imodium...)
  • medicamento para reidratar (rehidrat...)
  • Anti-ácido (kompensan...)
  • Repelente
  • Cicatrizante (bepanthene plus...)
  • Protetor solar
  • Antibiótico (pedir na consulta do viajante)
  • Gel desinfectante para mãos

Epá já está aqui uma bolsa bem avultada.... :rolleyes:
 

susy4

Membro Conhecido
UL-250 para as diarreias - ajuda a recompor a flora intestinal.
Como soro de rehidratação gosto muito de Redrate (numa emergência podem fazer o próprio soro - 1 litro de água fervida, uma colher de café de sal e uma de sobremesa de açúcar).
 

goaman

Membro Conhecido
Mais umas dicas, descobri que há medicação que engloba vários pontos. Por exemplo o Nurofen 200 é analgésico, antipirético e anti-inflamatório. menos espaço a ocupar com outros!!
Outra boa aquisição em vez do típico Fenistil, é o Caladryl creme 30g. Este, além de ajudar em casos de picadas de insectos, é também utilizado em queimaduras solares e outras irritações de pele.
Como repelente, o Previpiq Tropics 50 Deet será o ideal, e encontra-se por cá nas farmácias.
Para quem tem problemas de alterações de trânsito intestinal na altura das férias, há o Dulcolax (laxante) para tomar em SOS.
 

Minhota80

Membro Ativo
Ainda eu pensava que levava muita coisa... :p

Viajo com as minhas filhas de 2 e 5 anos e não levo tantos medicamentos. Nunca levei antibiótico (Cabo Verde ou Caraíbas) caso seja necessário lá prescrevem. Levo analgésico, anti-inflamatório, repelente, pomada para as picaduras dos mosquitos e anti-diarreico....
 

goaman

Membro Conhecido
Não resisto a dizer que vocês levam uma autêntica farmácia convosco:D.
Ainda eu pensava que levava muita coisa... :p
eheh!! Se calhar não deixei bem explicito o objectivo do tópico... mea culpa! :p

Obviamente que ter de levar um item de cada, nem uma mala a mais chegaria! O objectivo é arranjar um conjunto de medicamentos e acessórios em que exista um compromisso entre o peso, espaço que vai ocupar, e a real possibilidade de ser utilizado.
Neste momento é mais um brainstorming do que outra coisa... mas acho que vamos conseguir chegar a um kit básico "sponsored" by Portal das Viagens!!
 

goaman

Membro Conhecido
Vamos a um kit então mais realista:

Acessórios:
  • pensos rápidos
  • ligadura pequena
  • soro fisiológico (unidose)
  • betadine (unidose)
Medicação:
  • Nurofen 200 (analgésico/antipirético/anti-inflamatório)
  • Caladryl creme 30g (picadas de insectos/queimaduras solares/irritações de pele)
  • Vomidrine (anti-enjoo)
  • Kompensan (anti-ácido)
  • Bepanthene Plus (este é fetiche para mim! Anda sempre um comigo... e como estou a pensar em fazer mais uma tatuagem por lá, tem de ir)

Além disto, um bom protector solar, repelente e um desinfectante de mãos, e penso ter abrangido o que mencionei antes de "arranjar um conjunto de medicamentos e acessórios em que exista um compromisso entre o peso, espaço que vai ocupar, e a real possibilidade de ser utilizado."

Digam de vossa justiça!!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Realmente olhando para a lista mais acima parece uma verdadeira farmácia! :rolleyes:
No meu caso costumamos ir 4 ou 5 pelo que cada um compra ou leva uma coisa (uma cartela e não a embalagem toda) e o estojo ocupa menos espaço que o saco de líquidos da bagagem de mão. Só fiz kit para destinos onde pensei que o acesso a farmácia/médico pudesse ser "mais difícil" (no meu caso Marrocos, Peru e China), na Europa é só Omeprazol pois o estômago é sensível e tenho a mania de experimentar comidas e doces locais... às vezes demasiados!! :D

Nesta última lista talvez acrescentasse o aerius ou outro anti-histamínico.
 

Lady_R

Membro Conhecido
Vamos a um kit então mais realista:

Acessórios:
  • pensos rápidos
  • ligadura pequena
  • soro fisiológico (unidose)
  • betadine (unidose)
Medicação:
  • Nurofen 200 (analgésico/antipirético/anti-inflamatório)
  • Caladryl creme 30g (picadas de insectos/queimaduras solares/irritações de pele)
  • Vomidrine (anti-enjoo)
  • Kompensan (anti-ácido)
  • Bepanthene Plus (este é fetiche para mim! Anda sempre um comigo... e como estou a pensar em fazer mais uma tatuagem por lá, tem de ir)

Além disto, um bom protector solar, repelente e um desinfectante de mãos, e penso ter abrangido o que mencionei antes de "arranjar um conjunto de medicamentos e acessórios em que exista um compromisso entre o peso, espaço que vai ocupar, e a real possibilidade de ser utilizado."

Digam de vossa justiça!!
Falta um anti-diarreico, tipo Imodium. Considero muito mais indispensável que o Kompensan. Com azia ainda se consegue ir a todo o lado, com diarréia não.
 

Nini Costa

Membro Ativo
Tópico muito útil. Quando viajo levo praticamente tudo o que referem e mais uma coisinha.... agulha e linha cirúrgica, compressas esterilizadas.
Desinfectante para feridas compro sempre o Diaseptyl, em spray, não arde e é práctico para tudo e todos.
Mais vale prevenir que remediar!!!!!
 
Última edição por um moderador:

goaman

Membro Conhecido
Verdade @Lady_R ... é uma boa dica.
Então siga um novo update:

Acessórios:
  • pensos rápidos
  • ligadura pequena
  • compressas
  • soro fisiológico (unidose)
  • betadine (unidose)
Medicação:
  • Nurofen 200 (analgésico/antipirético/anti-inflamatório)
  • Caladryl creme 30g (picadas de insectos/queimaduras solares/irritações de pele)
  • Vomidrine (anti-enjoo)
  • Kompensan (anti-ácido)
  • Imodium (anti-diarreico)
  • Bepanthene Plus
Outros:
  • Repelente (Deet 50)
  • Desinfectante de mãos
O Diaseptyl será talvez uma boa opção (mais prática) para substituir o Bepanthene. No meu caso especifico, uma vez que vou tatuar, vou ter de levar mesmo. Mas para quem não entrar nestas "coisas", é uma boa opção obviamente.
 
Top