Novidades

Jamaica Setembro 2011

Olá.
Tenho viagem marcada para a Jamaica no dia 27 de Setembro de 2011 e estou finalmente a organizar os passeios.
Tive uma experiência menos boa em Punta Cana, na lua de mel, em excursões de operador onde gastámos cerca de 500dólares (foi engraçado, mas gasta-se mesmo muito dinheiro!), por isso tenho andado por aqui a pesquisar pessoas que nos levem a passear assim mais em conta.

Vi um testemunho que falava do Explorer Jamaica, que está muito bem cotado no TripAdvisor e arrisquei contactar.
Infelizmente não faço ideia de onde são os sítios que gostava de conhecer, de modo a conseguir planear o nosso dia de passeio aproveitando da melhor maneira o percurso.
Queríamos conhecer Dunn's River Fall, White River Tubing, Blue Lagoon, Luminous Lagoon... Já vi imagens daquele passeio de jangada, mas não sei como se chama nem onde é.
No fundo queremos conhecer muito e gastar pouco :)

Vamos ficar hospedados no Gran Bahia Principe em Runaway Bay.

Agradeço as vossas opiniões :)
 

andr3

Membro
Também fiquei hospedado no Bahia Princpipe de Runaway bay, quando fui à Jamaica, a ano passado. Digo, desde já, que foi uma excelente escolha, o hotél é fenomenal, em todos os aspectos :)
Quanto às excursões, apenas fui a Ocho Ríos, fiz as Dunn's Rivel Falls e a Luminous Lagoon. Claro que pela operadora fica sempre exageradamente caro, daí eu ter optado por alugar um táxi. Levou-nos a todos estes sítios, pudemos desfrutar sem pressas e ficou muito mais barato. Fica o conselho.
Posso aindadar uma opinião quanto às excursões que fiz:

Ocho Ríos é engraçado para se fazer umas compras e para se conhecer melhor o povo jamaicano, conhecer as ruas e todo o ambiente envolvente.

Fazer as Dunn's River Falls é soberbo. Aquele espírito de aventura e adrenalina fantástico, juntamente com aquela natureza envolvente linda. Aconselho vivamente!

A Luminous Lagoon, em duas palavras: não vás! Vais chegar ao fim a pensar "dinheiro mais mal gasto da minha vida". Toda a gente quer lá ir, porque as imagens que nos apresentam são fantásticas e é uma coisa diferente e (aparentemente) gira. Mas não é. Quando chegas à lagoa, "oferecem-te" um copo de ponche (que não vale nada), como cortesia da casa. Depois embarcas, a lagoa não tem luz nenhuma (mesmo!), o barco pára algures no meio da lagoa e é nessa altura que podes mergulhar na àgua e ver a luminusidade da àgua quando te mexes. O problema está no facto de aquilo ser extremamente escuro, portanto o que nos é sugerido, é basicamente " sei que não vêm nada, mas podem confiar e aturar-se para a àgua sem fazer ideia do que vão encontrar". Posso dizer-te que quase toda a gente fica cheia de medo e num barco com umas 20 pessoas, fomos apenas 4/5 pessoas à àgua. Para não dizer que quando estás na àgua, não é nada demais. àgua quentinha, claro, fundo lamacento, faz uma certa impressão. Ah e nem sequer te autorizam a tirar fotos com flash, portanto as fotos que tirei, ficaram simplesmente negras.

Boas férias :)
 

briber2000

Membro Novo
Boa tarde,



Também estive neste mês na Jamaica e nesse hotel.



O que posso dizer é:


Excursões - fazer por taxi ou pelo MAN... CURTIS (ver outros topicos sobre ele)


Dunn's River - imperdivel

Luminous Lagoon - imperdivel. É escuro? Sim; O fundo é extremamente lamecento e muito estranho? Sim ; São poucas as pessoas que se arriscam a ir agua? Sim ..... Mas para vem vai à agua (e mesmo para quem fica a ver) É UMA SENSAÇÃO UNICA E NA MINHA OPINIÃO IMPERDIVEL.... um dos pontos altos da nossa viagem ... e de facto esqueçam as fotos..... esta é daquelas coisas que o registo será a nossa memoria (enquanto a tivermos :) )


Boa viagem e aproveitem





Também fiquei hospedado no Bahia Princpipe de Runaway bay, quando fui à Jamaica, a ano passado. Digo, desde já, que foi uma excelente escolha, o hotél é fenomenal, em todos os aspectos :)
Quanto às excursões, apenas fui a Ocho Ríos, fiz as Dunn's Rivel Falls e a Luminous Lagoon. Claro que pela operadora fica sempre exageradamente caro, daí eu ter optado por alugar um táxi. Levou-nos a todos estes sítios, pudemos desfrutar sem pressas e ficou muito mais barato. Fica o conselho.
Posso aindadar uma opinião quanto às excursões que fiz:

Ocho Ríos é engraçado para se fazer umas compras e para se conhecer melhor o povo jamaicano, conhecer as ruas e todo o ambiente envolvente.

Fazer as Dunn's River Falls é soberbo. Aquele espírito de aventura e adrenalina fantástico, juntamente com aquela natureza envolvente linda. Aconselho vivamente!

A Luminous Lagoon, em duas palavras: não vás! Vais chegar ao fim a pensar "dinheiro mais mal gasto da minha vida". Toda a gente quer lá ir, porque as imagens que nos apresentam são fantásticas e é uma coisa diferente e (aparentemente) gira. Mas não é. Quando chegas à lagoa, "oferecem-te" um copo de ponche (que não vale nada), como cortesia da casa. Depois embarcas, a lagoa não tem luz nenhuma (mesmo!), o barco pára algures no meio da lagoa e é nessa altura que podes mergulhar na àgua e ver a luminusidade da àgua quando te mexes. O problema está no facto de aquilo ser extremamente escuro, portanto o que nos é sugerido, é basicamente " sei que não vêm nada, mas podem confiar e aturar-se para a àgua sem fazer ideia do que vão encontrar". Posso dizer-te que quase toda a gente fica cheia de medo e num barco com umas 20 pessoas, fomos apenas 4/5 pessoas à àgua. Para não dizer que quando estás na àgua, não é nada demais. àgua quentinha, claro, fundo lamacento, faz uma certa impressão. Ah e nem sequer te autorizam a tirar fotos com flash, portanto as fotos que tirei, ficaram simplesmente negras.

Boas férias :)
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Deixem-me meter a minha colherada...

O "White River Tubing" é uma experiência engraçada: uns 15 minutos a descer um rio - com um intervalo pelo meio para tirar umas fotos - dentro de uma câmara de ar de pneu de camião. Algo bastante "primitivo", muito amador/arcaico (não há coletes e as boias são, como disse, meras câmaras de ar) e até me deu a impressão de ser meio "clandestino"... Mas é bonito. O verde das margens. A turbolência (fraquita) das águas do rio. Contudo, teve 2 "contras" essa visita:
1) o caminho para lá chegar... uma verdadeira picada, pelo meio de casas paupérrimas, que nos dá uma certa sensação de insegurança...
2) o preço que nos cobraram... como aquilo é 100% "amador" (não há bilhetes nem nada...), acho que os "clientes" pagam... pela "cara" ou, melhor dizendo, pela nacionalidade. Quando cheguei lá, pediram-me 25 dolares por pessoa! Um disparate!... Disse-lhes (a uma velha gorda mal-encarada) que era muito caro, que não eramos "gringos", que a esse preço nos íamos embora... e então, com um ar muito aborrecido, a sujeita disse-nos que nos fazia 20 dolares por pessoa (mesmo assim, um roubo!... Em Dunn's River pagámos 15 dólares e está a "ano luz" daquela espelunca...). Lá deixámos ficar os 60 dolares, mas... fica aqui o aviso.
Resumindo, a descida do rio nas câmaras de ar (o tal "White River Tubing") é engraçadita pela paisagem e por ser "diferente" (principalmente para as crianças), mas há que ter atenção ao preço que se paga e... paciência com o trajeto para lá chegar.

Talvez as alternativas Martha Brea ou Rio Grande sejam melhores, não sei...

Já a "Luminous Lagoon", compreendo perfeitamente as opiniões contraditórias que aqui li. No meu caso, passou-se exactamente o mesmo: eu gostei bastante (claro que mergulhei!!!), enquanto a minha mulher e a minha filha detestaram (sentimento expresso pela seguinte frase... "Que seca!...Afinal é isto??!!...Porque que é que não fomos directos para o hotel?!...)
Pessoalmente, digo-lhe que sim, para fazer a visita à lagoa luminosa, ao final do dia. Contudo, vá preparado para tudo. Agitando os braços, na água, eu vi, claramente, as particulas (algas?) a brilharem (o dia tinha estado com muito sol e acho que as algas captam essa luz), mas a minha mulher, por exemplo, já quase nem reparou. Enfim...
Mas não há nada como ver as coisas "in loco", com os seus próprios olhos, e depois tirar uma conclusão.

Espero ter ajudado.


Boas férias!
 

andr3

Membro
Sim, como disse, foi apenas a minha opinião. Já sabia, claro, que nao seria consensual.
No meu ponto de vista, e acrescentando, sim é realmente algo de diferente que em muito poucos locais no mundo se pode fazer. Mas na minha opinião, neste caso, diferente não é necessariamente bom. Aliás, nao é suficientemente bom para compensar o custo. Eu também fui à água (estive o tempo todo a ganhar coragem, só quando o jamaicano do barco disse que iamos embora é que eu gritei "No, man! Just a second!" e atirei-me simplesmente para a água sem sequer pensar mais) e, realmente, é engraçado estar naquela àgua quentinha e mexer o corpo e ver a luminosidade à nossa volta. Mas também é verdade que é muito pouca gente a ter "tomates" :)P) para ir à água. E tambem é verdade que não se consegue tirar fotos que recordem aquela experiência. E também é verdade que, segundo me lembro, fica a cerca de 50€/pessoa, acho.

Na minha opinião, não vale o dinheiro nem o tempo perdido, mas é muito relativo.
Resumindo, o meu conselho é: tendo em conta o que leste (é mesmo muito escuro), se achares que tens coragem para ir à àgua, aproveita para uma experiência diferente. Caso aches que dificilmente vais ter coragem, poupa o teu dinheiro e tempo, porque se ficares só no barco a ver os outros, vais achar uma seca.

Espero ter ajudado :)
 

tania p.

Membro Ativo
Mais uma opinião para baralhar...

Eu estive na Jamaica há duas semanas e, logo à partida, queria muito fazer a visita à Lagoa Luminosa. Tinha as expectativas muito elevadas e devo dizer que todas elas foram plenamente atingidas e superadas!!! Não sou nada aventureira mas mesmo assim fui para a água (aliás, se bem me recordo, no barco onde ia quase toda a gente foi para a água), logo não concordo que seja precisa uma grande coragem para se atirar à água... Fizemos a visita já o céu estava todo escuro e a luminosidade foi extremamente visível, tanto na água, como no barco. Para mim foi uma experiência única, ver a água a brilhar à medida que me mexia e, mesmo quando tirava as mãos e os braços fora de água, por eles escorriam gotinhas brilhantes! Parecia que as minhas mãos seguravam lanternas quando nadava. Senti-me como se fosse uma criança a fazer uma descoberta...
(Um truque: mantive-me sempre a flutuar, nadando e boiando, não tendo tocado sequer com os pés no fundo lamacento...)

Em relação ao preço, paguei 25 dólares por pessoa na entrada para a lagoa ( e não os 50 euros referidos anteriormente...)

É verdade que as fotos não registam a luminosidade vista no lugar, mas isso, na minha opinião, só torna a experiência ainda mais única... é mesmo preciso ver para crer!

Uma boa viagem!
 
:lol: Eu também usei esse truque, de nunca mais por os pés no chão!!! E atenção que tinha sapatos de água... Se vocês achavas que era lama, eu com os sapatos, nem sabia ao certo o que era...:p
 
Não faço mesmo a mínima ideia do que fazer... Sou muito medrosa e não me estou mesmo a imaginar a meter-me numa lagoa de noite, com tudo escuro... Aquilo tem pé, portanto?
A lagoa azul também parece estar fora de questão, fica a 3h30 do resort, era preciso um dia inteiro só pra lá ir :(
 
:lol: Eu também usei esse truque, de nunca mais por os pés no chão!!! E atenção que tinha sapatos de água... Se vocês achavas que era lama, eu com os sapatos, nem sabia ao certo o que era...:p
Pensei em ir até à Lagoa azul e na vinda passar por frenchman's cove para um passeio de jangada, ir a dunn river falls e eventualmente ir à lagoa luminosa (ainda estamos a tentar decidir esta última).
Achas que se consegue fazer tudo num dia só? É que nem fazemos ideia de quanto tempo demora o passeio de jangada, por exemplo... e também não queria muito andar a perder o dia em viagem de carro e não poder aproveitar nada com a ânsia de ir a muitos lados!
 
Eu parti de Ocho Rios...
Num dia fiz: Port Antonio, Rafting no Rio Grande, Summerset Falls, Frechman's Cove, Lagoa Azul
E no outro; Dunns Rivers Falls e Lagoa Luminosa
O passeio de jangada ainda é longo... Talvez uma hora...:unsure:
 
Eu parti de Ocho Rios...
Num dia fiz: Port Antonio, Rafting no Rio Grande, Summerset Falls, Frechman's Cove, Lagoa Azul
E no outro; Dunns Rivers Falls e Lagoa Luminosa
O passeio de jangada ainda é longo... Talvez uma hora...:unsure:
Acho que vou mesmo tentar contactar o Curtis! Podes dar-me o mail dele? Vamos lá ver qual é o preço que ele vai pedir, nós somos só 2 e até agora mais ninguém falou nada aqui de ir na mesma altura... Fingers crossed!
 

nuchinha

Membro Novo
Olé pessoal... eu e o meu namorado vamos pa Jamaica na semana de 12 de Setembro e ja contactamos o Curtis...td combinado :p

Se mais alguém tiver la por la nessa altura e quiser alinhar.....

Boas ferias para todos
 
Estive a ler sobre os locais das excursões e precisava mais uma vez da vossa ajuda...
É verdade que na lagoa azul os habitantes locais fazem muita pressão para comprarmos viagens de jangada? Alguém fez lá o passeio de jangada?
Qual consideram o melhor local para fazer o passeio de jangada? Martha Brea, Rio Grande, Lagoa Azul...?
Em relação a Dunn's River Fall, é necessário levar algum calçado especial? Aquilo é escorregadio? Ou faz-se bem descalço ou de chinelos?
Outra coisa, a quem foi a Lagoa Azul, há sítios com pé? Ou nada-se lá no meio, onde a Lagoa tem 54m de profundidade? É que eu sou um bocadinho medricas :)

Mais uma vez, obrigada!
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Em relação a Dunn's River Fall, é necessário levar algum calçado especial? Aquilo é escorregadio? Ou faz-se bem descalço ou de chinelos?
Mais uma vez, obrigada!

Eu só posso falar de Dunn's River Fall (a Lagoa Azul ficava longe de Montego Bay e acabei por não ir lá). Sim, é necessário levar umas chanatas nos pés, para que não escorregar nos rochedos. Chinelos de dedo/havaianas não aconselho, pois podem fugir dos pés com a correnteza da água.

Mas não se preocupe com isso... Ou leva de cá umas sandálias/sapatilhas abertas velhas que resistam à água ou então... há lá à venda muitos desses sapatos "anti-derrapantes", até bem giros, com as cores da bandeira da Jamaica (mas tem outras cores, muito variadas), que depois servem de recordação. No meu caso, eu que até já ia "equipado", não resisti e comprei um par desses sapatos. Depois de regatear, ficaram-me por 10USD. Um "souvenir"...

Boa viagem!
 
Na lagoa azul fazem pressão para comprarmos viagens de barco, e aconselho a ir, depois do devido regateio, claro.
No sítio da chegada, não há pé. Se entretanto, alugares o tal barco, levam-te a uma praia, com uma água super quentinha, aí tens pé, sim :)
 
Ramiro, obrigada pela dica :)

Cagm, tenho ideia de já ter lido num report teu (ou num post que não report), que da Lagoa Azul foste num barco alugado à ilha dos macacos. É essa a praia de que falas?
 
Top