Novidades

Já alguem viajou para os EUA estando a receber o subsidio de desemprego?!

Sofia Almeida

Membro Ativo
Estou numa grande incognita. Tenho viagem marcada para os EUA, mas estou recebendo subsidio de desemprego... Só me lembrei disso ha poucos dias. Por isso já nao vou a tempo de avisa-los 30 dias antes da saida..

Quero saber as vossas experiencias e se já "foram apanhados" pela segurança social a sair do pais, principalmente para os EUA...

Obrigada
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Viajante 89,

Penso que o grande problema não será os EUA, mas sim faltar à apresentação periódica.

Eu acho que o melhor que tem a fazer é mesmo ir ja amanha ao centro de emprego e explicar o que se passa.

Se ainda não faltou a nenhuma chamada, pode sempre faltar a 1 mesmo levando na cabeça..... mas é preciso ter cuidado

espero ter ajudado
paulo
 

Sofia Almeida

Membro Ativo
Olá Viajante 89,

Penso que o grande problema não será os EUA, mas sim faltar à apresentação periódica.

Eu acho que o melhor que tem a fazer é mesmo ir ja amanha ao centro de emprego e explicar o que se passa.

Se ainda não faltou a nenhuma chamada, pode sempre faltar a 1 mesmo levando na cabeça..... mas é preciso ter cuidado

espero ter ajudado
paulo
Obrigad pela rsp... Eu nao irei faltar a nenhuma apresentaçao... Nao irei faltar a nada... O meu medo é: sera que eles sabem que estarei fora de Portugal?! :S
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Que eu saiba, ninguém o pode impedir de se ausentar do país.

A única forma de eles saberem é se for chamado para alguma "convocatória" nos dias em que vai estar fora e ao não aparecer... mesmo assim duvido que saibam ou queiram saber se está no Porto ou Lisboa ou NY.

Isto é a minha opinião.... era o que faltava não poder sair do país por estar desempregado... (pelo menos para já e que eu saiba, não é crime) ;).

já basta a estupidez de se ter que apresentar de 15 em 15 dias na junta.....

alem de que pode tentar sempre trazer 1 carimbo de la e assim já conta... para a caderneta :)

paulo
 

Sofia Almeida

Membro Ativo
Que eu saiba, ninguém o pode impedir de se ausentar do país.

A única forma de eles saberem é se for chamado para alguma "convocatória" nos dias em que vai estar fora e ao não aparecer... mesmo assim duvido que saibam ou queiram saber se está no Porto ou Lisboa ou NY.

Isto é a minha opinião.... era o que faltava não poder sair do país por estar desempregado... (pelo menos para já e que eu saiba, não é crime) ;).

já basta a estupidez de se ter que apresentar de 15 em 15 dias na junta.....

alem de que pode tentar sempre trazer 1 carimbo de la e assim já conta... para a caderneta :)

paulo
Pois, eu acho k a apresentaçao é mm para garantir que nao se va de ferias...:S
Se for chamad para alguma coisa e nao tiver ca, paciencia.. ponho atestado:S
 

TeK

Membro Conhecido
Viajante, férias? Se está desempregado, não tem férias...

Se eles perguntarem, diga-lhes que isto está tão mau por cá que vai à procura de trabalho aos EUA e volta em breve pra tratar da papelada ou não... :)
 

Sofia Almeida

Membro Ativo
Viajante, férias? Se está desempregado, não tem férias...

Se eles perguntarem, diga-lhes que isto está tão mau por cá que vai à procura de trabalho aos EUA e volta em breve pra tratar da papelada ou não... :)

Isso seria uma grande cara de pau...
So ha um motivo pela qual lhe chama de ferias, é por me ausentar... pk de ferias estou desde k me despedi...

De resto, so tenho medo k me apanhem:S
 

NJBC

Membro Ativo
A deslocação para fora de Portugal não quer dizer que a pessoa vá de férias. Podes simplesmente ir ajudar um familiar (em termos de cuidados de saúde por exemplo) ou uma simples visita familiar.
Nada que eu conheça diz que um desempregado não pode ir viajar ou gastar o valor que recebe no que quiser. O desempregado pode ter um familiar que lhe ofereça a viagem.
Agora tens é que pensar se vais de férias ou vais fazer algum trabalho temporário. Se vais fazer algum trabalho, tens que ter medo, pois podes ser apanhado e perdes o fundo de desemprego.
Se vais de férias, aproveita e vai descansado, avisa o instituto de desemprego que não vais aparecer as chamadas que eles fizerem nesse intervalo de tempo
 

rum

Membro Conhecido
Diz o portal do cidadão:

Comunicações Obrigatórias

No prazo de cinco dias, a contar da data do conhecimento do facto, o beneficiário deve comunicar:

Ao Centro de Emprego:
  • A alteração de residência;
  • O período de ausência do território nacional;
  • O início e o termo do período de duração da protecção social na parentalidade;
  • As situações de doença (no prazo de cinco dias úteis a contar da data do seu início. A doença está sujeita a verificação pelos Serviços de Verificação de Incapacidades).
 

Sofia Almeida

Membro Ativo
A deslocação para fora de Portugal não quer dizer que a pessoa vá de férias. Podes simplesmente ir ajudar um familiar (em termos de cuidados de saúde por exemplo) ou uma simples visita familiar.
Nada que eu conheça diz que um desempregado não pode ir viajar ou gastar o valor que recebe no que quiser. O desempregado pode ter um familiar que lhe ofereça a viagem.
Agora tens é que pensar se vais de férias ou vais fazer algum trabalho temporário. Se vais fazer algum trabalho, tens que ter medo, pois podes ser apanhado e perdes o fundo de desemprego.
Se vais de férias, aproveita e vai descansado, avisa o instituto de desemprego que não vais aparecer as chamadas que eles fizerem nesse intervalo de tempo

Sim, eu vou me ausentar mm para ir de ferias. Nao vou trabalhar... Eu tb axo que eles nao tem nada a ver com o que se gasta...:S
 

rum

Membro Conhecido
Pois, eu acho k a apresentaçao é mm para garantir que nao se va de ferias...:S
Se for chamad para alguma coisa e nao tiver ca, paciencia.. ponho atestado:S
As apresentações não servem para coontrariar nada, muito pelo contrário. Julgo eu que é uma forma de o desempregado manter um atitude pró-activa na procura de emprego e por outro lado ao obrigar que se apresentem, não estarão eventualmente a trabalhar e terão que deixar o local de emprego. Estando assim a receber os subsididios indevidamente.
 

Voyager

Membro
Isso seria uma grande cara de pau...
So ha um motivo pela qual lhe chama de ferias, é por me ausentar... pk de ferias estou desde k me despedi...

De resto, so tenho medo k me apanhem:S
Obrigad pela rsp... Eu nao irei faltar a nenhuma apresentaçao... Nao irei faltar a nada... O meu medo é: sera que eles sabem que estarei fora de Portugal?! :S
É por estas e por outras que o país está nesta situação... só espero que te apanhem lol e mais não digo ;-)
 

Sofia Almeida

Membro Ativo
É por estas e por outras que o país está nesta situação... só espero que te apanhem lol e mais não digo ;-)

Ah claro k simª! O pais ta assim por causa das pessoas... nao é por causa do governo...

Isso é tudo inveja?!

E descansa nao apanham pk ja os avisem!!!!
 

roller

Membro Conhecido
Concordo com o voyager

Que bom! Vai viajar para o EUA com o dinheiro dos meus impostos! E sim é também por causa das pessoas como você que o país está como está. Despedir-se e usar os €€ dos outros para ir passear é uma atitude louvável!

Os meus parabens!

E mais não digo...
 

Sofia Almeida

Membro Ativo
Concordo com o voyager

Que bom! Vai viajar para o EUA com o dinheiro dos meus impostos! E sim é também por causa das pessoas como você que o país está como está. Despedir-se e usar os €€ dos outros para ir passear é uma atitude louvável!

Os meus parabens!

E mais não digo...
1º nao me despedi porque quis, preferia não tê-lo feito. Mas como não recebia à 4 meses tive de fazê-lo
2º nao irei viajar com o dinheiro do subsídio, mas sim com um presente de aniversário que os meus avós me deram, so perguntei porque poderá haver problema em ir viajar... Pois o dinheiro do subsídio não daria nem para parte da viagem como é obvio...
3º devia ter perguntado primeiro qual era a situação.
4º sei que há muita gente à mama do centro de emprego. eu infelizmente sou daquelas pessoas que é chamada para contratos diários, sim diários, ja ouviu dizer?! Pois é. Infelizmente é o pais que temos! Estamos desempregados ao menos que nos dessem um emprego ate ao final do subsídio.
5º Um emprego é tudo o que eu quero...
 

rum

Membro Conhecido
Incrivel... estamos num forum de viagens onde é suposto absorvermos ideias e dicas de ajuda e estão a levantar intrigas????

Então só porque uma pessoa está desempregada não tem direito a viajar?

Até ver não há nada de ilegal, apenas dúvidas para esclarecer e tentar fazer tudo na legalidade.

Se tem subsidio de desemprego é porque em tempos trabalhou e descontou para ter esse direito.

Enfim...
 

Sofia Almeida

Membro Ativo
Incrivel... estamos num forum de viagens onde é suposto absorvermos ideias e dicas de ajuda e estão a levantar intrigas????

Então só porque uma pessoa está desempregada não tem direito a viajar?

Até ver não há nada de ilegal, apenas dúvidas para esclarecer e tentar fazer tudo na legalidade.

Se tem subsidio de desemprego é porque em tempos trabalhou e descontou para ter esse direito.

Enfim...
Obrigado a sério... Até nos fazem sentir mal por ir viajar fogo, parece que tou a cometer um crime de pior espécie...:S
 

TeK

Membro Conhecido
Se tem subsidio de desemprego é porque em tempos trabalhou e descontou para ter esse direito.
Nem mais e se alguma coisa está mal no sistema, a culpa é de quem o fez e contínua a alimentar mal!

O dinheiro é dele tem o direito de fazer com ele o que bem entender e se viaja sem infringir lei nenhuma, não somos nós que vamos julgá-lo.

Comentários futuros desagradáveis direccionados ao membro em causa (ou a qualquer outro envolvido), serão reprovados e os responsáveis chamados à atenção.

Aconselho a leitura das regras do fórum... https://www.portaldasviagens.com/pages/regras

Cumpts
 

Voyager

Membro
Nem mais e se alguma coisa está mal no sistema, a culpa é de quem o fez e contínua a alimentar mal!

O dinheiro é dele tem o direito de fazer com ele o que bem entender e se viaja sem infringir lei nenhuma, não somos nós que vamos julgá-lo.

Comentários futuros desagradáveis direccionados ao membro em causa (ou a qualquer outro envolvido), serão reprovados e os responsáveis chamados à atenção.

Aconselho a leitura das regras do fórum... http://www.portaldas...om/pages/regras

Cumpts

Eu nem era para responder, tal como tinha tido no meu 1º e único post neste tópico até agora, mas o tom agressivo e autoritário do teu post merece uma resposta.
  1. Eu não insultei ninguém e, por conseguinte, não violei nenhuma regra do fórum;
  2. A abordagem inicial da "Viajante 90" não está em linha com um dos seus últimos posts. Posso ter sido injusto, mas inicialmente fiquei com a ideia que era mais um daqueles casos que todos conhecemos, nos quais as pessoas estão a usufruir do subsídio de desemprego, sem qualquer iniciativa para procurar trabalho, quando estão totalmente válidos para tal... Deduzi isso a partir de comentários como: "já foram apanhados"; "Se for chamad para alguma coisa e nao tiver ca, paciencia.. ponho atestado:S"; "pk de ferias estou desde k me despedi". E, sim, senti-me indignado com isso, porque este é um dos muitos motivos pelos quais o país está neste estado. Mas, depois de ler um dos seus últimos posts, no qual a utilizadora acaba por dizer que "5º Um emprego é tudo o que eu quero...", e que inclusivamente a viagem foi oferecida, admito que muito provavelmente possa ter sido injusto na minha observação inicial, embora na altura os dados que tinha fossem distintos;
  3. Por último, recomendo à Administração do Fórum que acrescente nas suas regras, que muitos outros fóruns também têm, a proibição de incentivar e discutir práticas ilegais, como foi aqui discutido neste tópico:
    Viajante, férias? Se está desempregado, não tem férias...

    Se eles perguntarem, diga-lhes que isto está tão mau por cá que vai à procura de trabalho aos EUA e volta em breve pra tratar da papelada ou não... :)
Dou por terminada a minha participação neste tópico, digam o que disserem...


Viajante90, have a nice trip e não te esqueças de fazer um report, porque espero que uma das minhas próximas viagens seja aos Estados Unidos :cool:
 

hydra

Membro Conhecido
Esta discussão dificilmente nos levará a algum lugar concreto. Só tem direito a receber subsídio de desemprego quem trabalhou para tal.

Viajar durante o tempo em que se recebe o subsídio não é, nem nunca foi, ilegal. Aliás é uma situação prevista e segundo sei, e já foi aqui referido, é obrigatório avisar apenas o centro de emprego da data e o tempo que estaremos fora.

Apesar de não devermos questionar o que cada um faz com o dinheiro que lhe pertence, acontece que a pessoa pode viajar, mesmo estando desempregada, por vários outros motivos, como a oferta da viagem por outros ou porque já a tinha adquirido mesmo antes de perder o emprego.

A dúvida do user prendia-se apenas com as normas legais para poder viajar.

Temos todo o direito à nossa opinião, mas como vivemos num país de expressão livre, devemos também respeitar as contrárias. Desejar o mal alheio não é no entanto "bonito", especialmente porque desconhecemos a totalidade da situação e nunca sabemos se nunca nos encontraremos numa situação idêntica.

Sendo este um portal de viagens e não sobre as normas e leis da atribuição de regalias ou subsídios, deveremos voltar ao tema inicial.

Obrigada a todos.
 
Top