Novidades

Informações sobre Malta

Arkantos

Membro Novo
Olá a todos,

Este ano as nossas férias vão ser em Malta, vamos estar lá durante 4 dias, alguém daqui já foi a Malta? Gostava de saber qual a melhor zona para ficar e já agora se alguém tiver algumas dicas que considerem úteis, agradecia! :)

Obrigado
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá
Eu estou de partida para MALTA dentro de 3 dias.
Vou estar 10 dias e vou tentar visitar os ícones mais importantes de MALTA . La Valleta . As 3 Cidads . Comino com a sua fabulosa e espectacular Lagoa Azul . Gozo com as duas catedrais entre outros.
Destaco também a Aldeia do Popeye . Depende dos gostos.
Eu vou pela Ryanair via Sevilha pois fica bastante barato . Deixo o carro no parque do Aeroporto.
Para estadia alugámos um apartamento em Birkirkara que ficou a um preço excepcional.
Se te puder ajudar em alguma coisa mais , estás á vontade
Boas férias
J.Paulo
 

Arkantos

Membro Novo
Também vamos pela Ryanair, mas via Madrid pois sou de Gaia. Uma das coisas que me chamou à atenção foi a Lagoa azul, essa visita é obrigatória para nós. :)
Ainda não tenho um plano definido, ainda estamos a ver os locais que consideramos mais interessantes. Por acaso não sabes se o estilo de vida lá é mais caro ou mais barato que em Portugal?

Olá
Eu estou de partida para MALTA dentro de 3 dias.
Vou estar 10 dias e vou tentar visitar os ícones mais importantes de MALTA . La Valleta . As 3 Cidads . Comino com a sua fabulosa e espectacular Lagoa Azul . Gozo com as duas catedrais entre outros.
Destaco também a Aldeia do Popeye . Depende dos gostos.
Eu vou pela Ryanair via Sevilha pois fica bastante barato . Deixo o carro no parque do Aeroporto.
Para estadia alugámos um apartamento em Birkirkara que ficou a um preço excepcional.
Se te puder ajudar em alguma coisa mais , estás á vontade
Boas férias
J.Paulo
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Também vamos pela Ryanair, mas via Madrid pois sou de Gaia. Uma das coisas que me chamou à atenção foi a Lagoa azul, essa visita é obrigatória para nós. :)
Ainda não tenho um plano definido, ainda estamos a ver os locais que consideramos mais interessantes. Por acaso não sabes se o estilo de vida lá é mais caro ou mais barato que em Portugal?
Olá
Pela informação de um amigo que lá esteve nos ultimos 2 anos , o preço é bastante equivalente ao de cá.
Claro que em zonas como a Lagoa Azul os preços não serão própriamente convidativos mas é como tudo , levar umas sandes e umas bebidas e passar lá dia.
Nós alugámos carro na Avis ( 197 Euros / 10 dias ) mas porque somos 4 pessoas e compensa. Parece que os autocarros são bastante baratos.
Se te der tempo dá um pulo a GOZO pois tem umas lagoas fantásticas . Existe também um truque que é em Comino andas 20 minutos e pé e tens acesso a uma Lagoa parecida com a Azul mas sem muita gente por lá.
Não sei se te apercebeste mas na Lagoa Azul para teres um lugar razoável , que não seja no meios das pedras ( para um dia inteiro não é muito aconselhável ) tens de alugar um chapéu e duas cadeiras . Os lugares parece que são tomados pelos concessionários de lá.
Abraço
J.Paulo
 

Arkantos

Membro Novo
Vou apontar estas informações :) Depois quando regressares diz como correu. Obrigado pelas dicas.

Abraço e boa viagem
 

Arkantos

Membro Novo
Eu encontrei este, é um site de informação de Malta feito por dois viajantes portugueses

http://www.malta-guide.net

Os sites que enviaste também estão muito completos! :) Sendo assim qd regressares manda MP, eu só vou para Malta no dia 16 de Agosto.

Abraço
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Eu encontrei este, é um site de informação de Malta feito por dois viajantes portugueses

http://www.malta-guide.net

Os sites que enviaste também estão muito completos! :) Sendo assim qd regressares manda MP, eu só vou para Malta no dia 16 de Agosto.

Abraço
Olá
Fantástico .
Muito obrigado pelo link
Além de muito completo é feito por um viajante fantástico como é o João Leitão.
Obrigado pela partilha
Abraço
 

Xpto83

Membro
JJPPMM

Eu vou em Setembro a Malta, via Sevilha.
Fiz reserva num hotel em Sliema (460€ PA por 7 noites), mas diz-me uma coisa:
- Onde fizeste a pesquisa do apartamento? Booking???

Já agora, de que lagoa falas em Comino? Uma que fica para os lados do parque campismo?
 

Torgut

Membro Novo
Para ficar aconselho fortemente Valetta. Isto porque, assumindo que não vais alugar um carro, é dali que saem todos os autocarros para toda a lha. Se não ficares em Valetta, vais multiplicar por dois todas as deslocações, em custo e em tempo.

Conheço bastante bem Malta, já lá estive por duas vezes e esmiuçei o país todo. Isto para dizer que se tiveres questões específicas estás à vontade. Podes ler os meus relatos no meu blog em http://papaleguas.wordpress.com. E só tenho pena que os futuros visitantes não possam conhecer os autocarros de Malta como eu os conheci.

Já agora, onde não ficar: em Sliema e afins (zona contigua a Valetta para NE). Para Quarteiras, Benidorms e afins não vale a pena ir a Malta.
 

Xpto83

Membro
epah reservei hotel sliema, mas também não quero confusão.
Já falei com uma pessoa amiga (Maltesa de gema), e até me disse que era boa zona.
Aliás de Sliema a Valetta não é assim tão longe...e em relação a custos, muito mais barato, e em relação ao BUS, é igual, visto ir comprar o passe.

Podes-me dar alguns locais, mais refundidos, que vale a pena visitar? E carro é boa opção?
 

Torgut

Membro Novo
epah reservei hotel sliema, mas também não quero confusão.
Já falei com uma pessoa amiga (Maltesa de gema), e até me disse que era boa zona.
Aliás de Sliema a Valetta não é assim tão longe...e em relação a custos, muito mais barato, e em relação ao BUS, é igual, visto ir comprar o passe.

Podes-me dar alguns locais, mais refundidos, que vale a pena visitar? E carro é boa opção?
Eh pá pois. Vamos lá ver. Não digo que Sliema seja o inferno. Mas de todo o país é o ponto mais confuso e onde eu nunca desejaria ficar. É o local de diversão nocturno, o único local onde há torres para turismo, é onde os "putos" ingleses andam (e bebem, e se embebedam). E sim, é mesmo ao lado de Valetta, há autocarros constantes e até se pode ir a pé (dependendo do ponto exacto em Sliema).

Sabes que às vezes (na maioria dos casos) a opinião de quem é de um sítio é de evitar....? Parece estranho, mas os locais tendem a desprezar as suas verdadeiras gemas e a chegar à frente o que pensam que "está a dar". Já aprendi isso, e de que maneira, com a experiência. Por exemplo, na Roménia e na Bulgária as pessoas fogem dos comboios como o diabo da cruz. Que são lentos, que são mal frequentados.... pois lentos acho-os óptimo, é da forma que posso relaxar e ver as coisas bem... e mal frequentados é decidididamente um mito urbano perpetuado... e acima de tudo, ainda bem que não sigo informação dos locais, pelo menos sem a filtrar fortemente.

Quanto a sítios mais rebuscados.... sugiro que leias o meu blog, a secção dedicada aos dias de Malta. Depois, se tiveres alguma dúvida sobre algum ponto em especial, é colocares. Em termos de pontos de costa, apreciei especialmente alguns locais em Gozo. Depois, a incontornável Rabat (onde costumo ficar quando lá vou, em casa de um amigo) e as pequenas comunidades do interior. As torres medievais de vigia, espalhadas pela costa, por vezes em sitios remotos mas espectaculares. O "blue grotto", mas pronto, isso é "mainstream".

Para a verdadeira experiência de uma tasca maltesa, em Rabat, um sítio chamado Crystal Palace. Comer uma sandes mista e os afamados pastéis (de queijo, por exemplo). É no largo principal, onde chegam e partem os autocarros. Perguntar a qualquer pessoal por ali.

Alugar carro... bom... considerando que o estilo de condução dos locais é bastante caótica e que se anda pela esquerda, é uma experiência só para homens de barba rija. Se vale a pena... é capaz de valer, como costuma suceder em locais deste tipo (ilhas, linhas de costa) há imensos locais onde só de carro. Mas por outro lado, para uma primeira visita, os locais onde se pode ir de autocarro são capazes de ser suficientes para preencher os dias.
 

Xpto83

Membro
Irei ver o treu blog com mais atenção.
Não fui para Valetta, porque é muito caro, e numa de férias, quis estar junto ao mar, poder desfrutar de tranquilidade.
EM Sliema vou ficar na Tower Road, mesmo quase em frente ao pontão que lá existe.
Do que achei de hóteis (tens a sorte da casa de um amigo), ficou-me muito mais em conta ficar em Sliema (e com a maria a dizer que queria aquele hotel). Sugeres alguma coisa em Rabat, é que mesmo ao nível do booking, essa zona não é muito dada a hoteis.

Ando ainda a tentar organizar-me, para ver se visito o mais possível em 8 dias.
- 1 dia para Comino;
- 1 dia para Gozo;
- 1 dia para os lados da vila do Popeye;
- 1 dia para a zona da Qwara e Buggiba;
- 1 dia para a zona Sul, que já ouvi falar muito bem;
- 1 excursão de barco à volta da ilha...

Tens mais alguma sugestão?

Ir às torres de vigia, faz-se bem de autocarro? As paragens são muito longe?
Um dia para Gozo é pouco? Qual é a melhor opção para se visitar a ilha (Gozo) e aproveitar um pouco de uma das praias?

Agradeço toda atenção
 

Torgut

Membro Novo
Irei ver o treu blog com mais atenção.
Não fui para Valetta, porque é muito caro, e numa de férias, quis estar junto ao mar, poder desfrutar de tranquilidade.
EM Sliema vou ficar na Tower Road, mesmo quase em frente ao pontão que lá existe.
Do que achei de hóteis (tens a sorte da casa de um amigo), ficou-me muito mais em conta ficar em Sliema (e com a maria a dizer que queria aquele hotel). Sugeres alguma coisa em Rabat, é que mesmo ao nível do booking, essa zona não é muito dada a hoteis.

Ando ainda a tentar organizar-me, para ver se visito o mais possível em 8 dias.
- 1 dia para Comino;
- 1 dia para Gozo;
- 1 dia para os lados da vila do Popeye;
- 1 dia para a zona da Qwara e Buggiba;
- 1 dia para a zona Sul, que já ouvi falar muito bem;
- 1 excursão de barco à volta da ilha...

Tens mais alguma sugestão?

Ir às torres de vigia, faz-se bem de autocarro? As paragens são muito longe?
Um dia para Gozo é pouco? Qual é a melhor opção para se visitar a ilha (Gozo) e aproveitar um pouco de uma das praias?

Agradeço toda atenção
1) Pois, não sei, é que eu não sou muito dado a hoteis... quando não tenho gente onde ficar tendo a escolher apartamentos independentes.

2) Comentários à tua distribuição de tempo:

1 dia para Comino? Se quiseres ficar um dia na praia sem fazer nada, Ok. Pessoalmente, não sou capaz de ficar um dia na praia em Malta se o posso fazer em Portugal. Mas cada cabeça sua sentença. Comino é bonito, mas não há lá nada e é minuscula. É só mesmo praia. De resto, para praias, meu querido Portugal. A água é linda em Malta, mas consigo pensar numa dezena de países melhores para fazer praia na Europa.

O mesmo para a Popeye. Se fosse a ti não punha lá os cotos, ia antes ao lado de lá da baia e via de longe que é muito mais giro e poupas bom dinheiro.

Então! Então!? Não há Rabat no teu plano? E Valetta!? Isso é o mesmo que passar 20 dias na zona de Lisboa e não ir a Sintra.

1 dia para Gozo parece-me razoável. Se não tiveres carro em Gozo estás um bocado limitado. Não poderás ver as impressionantes salinas diferentes de qualquer salina que tenhas conhecido antes. Mas com ou sem carro vale a pena. Gozo é um outro mundo. Diz-se que Gozo é hoje o que Malta era há 20 ou 30 anos e bem acredito. É um ritmo de vida diferente, um ambiente diferente no ar. Explora a capital da ilha, dá uma volta pela citadela, abandonada na sequência de um tremor de terra e deixada como hoje se encontra... para um passeio fora disso, apanha o autocarro para Xlandi (ver fotos no meu blog) mas como em Gozo tudo é mais vagaroso, não contes em fazer muito mais pela ilha se não tiveres carro.


No Sul sugiro uma ida a Marsaxxlok, cidadezinha piscatória e, claro, a indispensável exploração das chamadas "três ilhas": Senglea, Vittoriosa e Cospicua.

Sugestão para um grande passeio:

"Foi assim com um sentimento especial que entrámos no “amarelinho” que nos levaria a La Valletta para daí fazermos escala para Melliha onde iniciariamos o passeio até Fort Campbell. Antes porém, uma paragem no complexo turístico abandonado, e que sei agora que nos seus tempos se chamou “White Rocks”. Com a gripe a começar a apertar, foi com alegria que descobri que a paragem de autocarro é mesmo em frente ao acesso a este mundo fantasma, criado para alojar famílias de militares britânicos logo após a 2ª Guerra Mundial, e mais tarde convertido numa espécie de colónia de férias. Hoje está completamente ao abandono, ficando as histórias do antigamente entregues à imaginação do visitante. Mas existe um projecto para requalificar toda aquela área, que em breve se tornará num moderno centro de estágios desportivo, com valências em diversas modalidades.

O passeio pelo forte Campbell tem uma vantagem enorme: a diversidade. Primeiro, a paisagem, que se vai avistando desde que deixamos para trás a paragem de autocarro, logo após a rotunda à entrada de Melliha; depois, o palácio de Selmun; sensivelmente a meio do passeio, encontramos o Forte; de seguida, a descida até ao mar, onde se pode apreciar com toda a calma as águas do Mediterrâneo; por fim a parte final, com a baía de Mistra do nosso lado direito. Sobre o palácio e sobre o forte já falei aquando da primeira visita. Aliás, toda a passeata é uma duplicação do que foi feito em Setembro de 2009. A novidade é a cor da água. Naquele dia, há dois anos, o mar estava revolto, fruto de uma tempestade que durante a noite tinha assolado estas paragens. Mas hoje era outra coisa, com o toque cristalino que deixa ver o fundo, apesar dos vários metros de profundidade. E como toque final no quadro paradisiaco, um veleiro que paira sobre as águas, placidamente. Uma das imagens mais marcantes das viagens a Malta."


Num meu outro blog sobre locais abandonados:

http://urbexzone.wordpress.com/2010/11/30/fort-campbell-malta/

http://urbexzone.wordpress.com/2011/02/15/white-rocks-complex-malta/



Ir às torres de vigia. Bom, eu faço bem a pé, tu não sei. Talvez eu caminhe mais do que a média das pessoas. De qualquer modo, há algumas mais acessíveis que outras.
 

Xpto83

Membro
Onde fazes a pesquisa dos apartamentos?

Eu sozinho, pego em mim e não há cansaço nas pernas.
É conhecer e dar a sola.
Vou-te contratar para guia turístico :)

Estou a ver que para Gozo, vale a pena alugar carro, ou moto, ou seja o que for, porque para andar de bus, já vi que é um pouco limitativo.
Sim vou visitar Valetta, Rabat, e quero dividir bem a coisa, visitar os grandes ícones da ilha bem como as grandes cidades, porque também não estou para grandes cansadeiras e aproveitar para descansar, após 8 meses seguidos de trabalho.
Como é uma ilha pequena, acho que dá para ter muito de cultura e aproveitar o mar, a praia, o sossego.
Sim não tens praia como as nossas, mas àgua quente, não tens como em Malta.

Do que falas na baía do Popeye? Não ir lá, ver de longe e aproveitar as redondezas?
Dia de praia? Só se for em Comino, mas faço questão de visitar o resto da ilha (parece-me uma berlenga, que dá bem para visitar)
 

Torgut

Membro Novo
http://www.holiday-rentals.co.uk/Malta/r43.htm#gc=35.875363940197985:35.92020974017178:14.48372193627938:14.544490063720787:35.897790016048134:14.514106000000083:14:43

EH pá a cena do Popeye é uma aldeiazita de diversões... se procurares as reviews de pessoal que lá esteve por essa net fora não são muito brilhantes. Eu fui lá mas não entrei, fui ao outro lado da baia, tive uma perspectiva geral da aldeia, muito gira, vista a uma certa distância, e considerei o assunto despachado. E só lá fui na segunda visita a Malta.

"Como é uma ilha pequena, acho que dá para ter muito de cultura e aproveitar o mar, a praia, o sossego."

Yeah isso é uma das vantagens que costumo apontar aos meus amigos em relação a Malta: há Malta para todos os gostos e tudo à mão... para nadar, para visitar aldeias e comunidades remotas, para fazer caminhadas, para sentir a história do local.

Outras vantagens:

1) A facilidade de comunicação
2) A unicidade do local, numa mistura entre culturas mediterrânicas europeias com árabe, tudo temperado com um molho inglês.
 

Arkantos

Membro Novo
Torgut obrigado pelas tuas dicas, já estou a ler e reler o teu blog para não escapar nada na viagem a Malta, não vou ficar muitos dias, apenas 4 mas espero conhecer bastantes coisas, Malta foi um destino que surgiu do nada e num fim de semana tratei praticamente de tudo, hoje arrependo-me de ficar apenas 4 dias porque se calhar vamos ter que correr bastante, mas infelizmente os voos são pela ryanair e para alterar as datas tinha que pagar mais, e como vou via madrid tinha de alterar dois voos.

Estou com bastantes expectativas em relação a Malta :)
 

Xpto83

Membro
Já tive a ver de onde ter a panorâmica da vila do popeye (um pontão que fica mesmo em frente á vila e ainda dá para uns mergulhos), mas deixa ver quanto custa a entrada naquilo e se compensa passar ali um dia.
Diz-me uma coisa? Compensa moto em vez de carro? Tipo scooter?

É como dizes, aquele pessoal a conduzir...e em termos de BUS...consegue-se chegar a qualquer lado, ou pelo menos ficar a poucos minutos a pé?

De salientar, que só 3 apartamenbtos são mais baratos do que paguei num hotel. Ficam é uns mais para sul e outros mais para Norte, pensando eu? A centralidade em Malta é importante?
 

Torgut

Membro Novo
1) É mesmo esse pontão, que está quebrado. O bilhete para a aldeia é caro.

2) Eu prefiro sempre apartamento sobre hotel, não suporto o conceito de hoteis. Mas isso sou eu ;-)

3) Claro que centralidade é importante por causa dos percursos de autocarro. Tudo converge de Valetta e tudo parte de Valetta.

4) Em Malta não vi muitas scooters. Não digo que não haja, mas não se vê muito, não é como na Grécia. Se arranjares uma, diria que é mais que suficiente, mas cuidadinho.

5) Ha sitios onde se vai facilmente de autocarro e outros não, claro :)
 

Xpto83

Membro
Pelo que vejo de comentários no tripadvisor, a vila do popeye é mesmo carta fora do baralho.
Para comprar os bilhetes semanais para o BUS, dá para fazê-lo no aeroporto? Qual a melhor solução que indicas para se chegar de avião, e me deslocar para Sliema (tower road)?

E quanto a Gozo, o melhor é mesmo um carro...recomendas algum sitio para alugar?
 
Top