Novidades

India- Dúvida em ir a Varanasi

PaulaMarques

Membro Novo
Obrigado Moniki. Vou ler com atenção. Também estou indecisa porque os meses em que posso ir o Ganges enche e cobre as escadarias dos ghats não deixando apreciar tão bem.
 

PaulaMarques

Membro Novo
Olá Moniki. Em contagem decrescente para a India. Já fizeram a consulta do viajante? Quais as vacinas que levaram?
 

Monikitalex

Membro Ativo
Olá Moniki. Em contagem decrescente para a India. Já fizeram a consulta do viajante? Quais as vacinas que levaram?
Olá Paula.
Ainda não fomos à consulta do viajante. Tenho andado ocupada com o trabalho e a universidade, e acabei por deixar tudo para cima da hora :( Já liguei para lá para marcar, em principio vamos Sabado. A sra vai tentar nos arranjar um espacinho, porque só tinha vagas para 15 de Julho. E nós já partimos dia 31 de Julho.
Quando formos, depois digo-te :)
 

PaulaMarques

Membro Novo
Olá Moniki. Está quase. Também estou quase de partida mas Paris. Estou ansiosa por ir de férias. E ansiosa para depois ler o vosso report da India. Depois diz o que disseram na consulta do viajante.
 

Monikitalex

Membro Ativo
Olá Moniki. Está quase. Também estou quase de partida mas Paris. Estou ansiosa por ir de férias. E ansiosa para depois ler o vosso report da India. Depois diz o que disseram na consulta do viajante.

Olá Paula.
Fomos à consuta do viajante esta tarde.

Não há vacinas obrigatórias para quem vai para India, proveniente da Europa. Recomendaram a vacina da febre tifóide ( como levei-a em 2009 e é activa durante 3 anos, safei-me desta), a da poliomielite (deram-me lá na consulta) e da hepatite A, que tenho de comprar, porque eles não têm lá. E deram-me a do tetano/difteria, porque este era o ano para a levar. Coitadinho do meu bracinho, está todo dorido.

A médica recomendou fazer a profilaxia da malária, visto que vamos na época das monções, há mais bicharada, nomeadamente mosquitos, sendo o risco maior. Como já tinha dito num post antigo, já tinha feito a profilaxia da malária quando fui à Tailândia e não me dei nada bem com o Mephaquin. Tive quase todos os efeitos secundários: dores de cabeça intensas, dores no corpo, nauseas, cansaço, tonturas, isto durante vários dias. Há outro medicamento, o Malarone, que não tem quase efeitos secundários mas é muito mais caro. Enquanto que o Mephaquin custa 14 euros +-, o Malarone são 45 euros, e tenho de tomar 1 caixa e meia. Mas pago o que for preciso para não passar pelo que tive quando tomei o Mephaquin.
Mas isto varia de pessoa para pessoa. O meu marido quando tomou teve menos efeitos secundários que eu. Tenho um amigo meu, que não teve efeitos nenhuns.

Não é muito agradável ter de tomar esta medicação, mas não queremos correr riscos.Quero que as nossas férias sejam sinónimo de passeios, sol, mar, descanso e sem problemas de saúde.


 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá Paula.
Fomos à consuta do viajante esta tarde.

Não há vacinas obrigatórias para quem vai para India, proveniente da Europa. Recomendaram a vacina da febre tifóide ( como levei-a em 2009 e é activa durante 3 anos, safei-me desta), a da poliomielite (deram-me lá na consulta) e da hepatite A, que tenho de comprar, porque eles não têm lá. E deram-me a do tetano/difteria, porque este era o ano para a levar. Coitadinho do meu bracinho, está todo dorido.

A médica recomendou fazer a profilaxia da malária, visto que vamos na época das monções, há mais bicharada, nomeadamente mosquitos, sendo o risco maior. Como já tinha dito num post antigo, já tinha feito a profilaxia da malária quando fui à Tailândia e não me dei nada bem com o Mephaquin. Tive quase todos os efeitos secundários: dores de cabeça intensas, dores no corpo, nauseas, cansaço, tonturas, isto durante vários dias. Há outro medicamento, o Malarone, que não tem quase efeitos secundários mas é muito mais caro. Enquanto que o Mephaquin custa 14 euros +-, o Malarone são 45 euros, e tenho de tomar 1 caixa e meia. Mas pago o que for preciso para não passar pelo que tive quando tomei o Mephaquin.
Mas isto varia de pessoa para pessoa. O meu marido quando tomou teve menos efeitos secundários que eu. Tenho um amigo meu, que não teve efeitos nenhuns.

Não é muito agradável ter de tomar esta medicação, mas não queremos correr riscos.Quero que as nossas férias sejam sinónimo de passeios, sol, mar, descanso e sem problemas de saúde.

Olá

A profiláxia da malária só é recomendável para zonas endémicas.. não te esqueças que a india é quase um continente... se as zonas para onde vais não têm malária é um absurdo fazer a profilaxia. Deves confirmar primeiro este aspecto. Como não sou médico, é apenas uma opinião e não passa disso. A profilaxia da malária, (mephaquin ou malarone, ou até vibromicina) é um mal necessário que se puder ser evitado...

Outro aspecto a ter em conta é o tempo de permanência. O risco de contágio reduz drásticamente nos periodos curtos de estadia. Alguma protecção ao nascer e pôr do sol, pode evitar a profilaxia.

Existe uma vacina contra a hepatite A e B (Twinrix) que imuniza por 15 anos. É cara mas eficaz. Existe uma forma de a tomar expecifica para viajantes (duas tomas antes da viagem e outra um ano depois)
 

Monikitalex

Membro Ativo
Olá

A profiláxia da malária só é recomendável para zonas endémicas.. não te esqueças que a india é quase um continente... se as zonas para aonde vais tão têm malária é um absurdo fazer a profilaxia. Deves confirmar primeiro este aspecto. Como não sou médico, é apenas uma opinião e não passa disso. A profilaxia da malária, (mephaquin ou malarone, ou até vibromicina) é um mal necessário que se puder ser evitado...

Outro aspecto a ter em conta é o tempo de permanência. O risco de contágio reduz drásticamente nos periodos curtos de estadia. Alguma protecção ao nascer e pôr do sol, pode evitar a profilaxia.

Existe uma vacina contra a hepatite A e B (Twinrix) que imuniza por 15 anos. É cara mas eficaz. Existe uma forma de a tomar expecifica para viajantes (duas tomas antes da viagem e outra um ano depois)

Olá Jfreitas.
A médica da consulta do viajante recomendou-nos fazer a profilaxia da malária. Não ía tomar essa decisão sem consultar um médico. E ela melhor do que ninguém,está dentro do assunto, julgo eu. O risco de contágio nada tem a ver com o tempo de permanência. Apesar de ficar lá só uma semana, se eu tiver em zonas de risco,corro riscos.

Vamos levar a vacina da hepatite A. Vou ver se existe na saúde ocupacional onde trabalho. São 2 doses. Uma agora e a 2ª dose (dose de reforço) deve ser feita 6 - 24 meses após a administração da 1ª dose.Imuniza cerca de 20 anos +-

Não é muito agradável tomar esta medicação e levar vacinas, mas prefiro assim do que correr riscos. Já tive 2 colegas que por não tomarem precauções para destinos onde foram passar férias, ficarem gravemente doentes. Mais vale prevenir do que remediar.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá Jfreitas.
A médica da consulta do viajante recomendou-nos fazer a profilaxia da malária. Não ía tomar essa decisão sem consultar um médico. E ela melhor do que ninguém,está dentro do assunto, julgo eu. O risco de contágio nada tem a ver com o tempo de permanência. Apesar de ficar lá só uma semana, se eu tiver em zonas de risco,corro riscos.

Vamos levar a vacina da hepatite A. Vou ver se existe na saúde ocupacional onde trabalho. São 2 doses. Uma agora e a 2ª dose (dose de reforço) deve ser feita 6 - 24 meses após a administração da 1ª dose.Imuniza cerca de 20 anos +-

Não é muito agradável tomar esta medicação e levar vacinas, mas prefiro assim do que correr riscos. Já tive 2 colegas que por não tomarem precauções para destinos onde foram passar férias, ficarem gravemente doentes. Mais vale prevenir do que remediar.
Olá...

Como tive o cuidado de dizer não sou médico e longe de mim tentar influenciar a decisão que queiras tomar em relação a isso (tu e quem ler este tópico). Alertei apenas para o facto de os alertas serem emitidos para países e não para regiões... Para além do que nos é dito existe uma coisa chamada bom senso. É como teres uma epidemia de E-coli na alemanha e estares em Portugal... Na India entre jaipur e kerala por exp. a distância não deve ser inferior...

Deixei o nome da vacina para as hepatites porque o contágio é real em qualquer zona da india, dependendo do tipo de vida que cada um faça, mas é real.


Quanto ao resto ignora o que eu disse. Éra apenas uma opinião e tive especial cuidado em o deixar bem claro.

O risco de contágio está muito relacionado com o tempo de permanência, com os cuidados que se têm (exposição do corpo em horas de risco, o uso de repelentes adequados) e até com as épocas do ano em que se viaja para determinada zona.

Neste aspecto desculpa contradizer-te mas não é uma opinião, é um facto. Nenhum médico é suficientemente doido para te mandar fazer profiláxia da malária porque vais passar dois dias numa zona de risco. Não podes dizer que a India é zona de contágio sem especificares a zona e a época do ano...

Milhares de europeus vão diariamente em negócios para a india, alguns várias vezes por ano. Se de cada vez que vão tivessem de fazer a profiláxia... nem te digo o estado em que estavam (ou já não estavam...)
 

Monikitalex

Membro Ativo
Olá...

Como tive o cuidado de dizer não sou médico e longe de mim tentar influenciar a decisão que queiras tomar em relação a isso (tu e quem ler este tópico). Alertei apenas para o facto de os alertas serem emitidos para países e não para regiões... Para além do que nos é dito existe uma coisa chamada bom senso. É como teres uma epidemia de E-coli na alemanha e estares em Portugal... Na India entre jaipur e kerala por exp. a distância não deve ser inferior...

Deixei o nome da vacina para as hepatites porque o contágio é real em qualquer zona da india, dependendo do tipo de vida que cada um faça, mas é real.


Quanto ao resto ignora o que eu disse. Éra apenas uma opinião e tive especial cuidado em o deixar bem claro.

O risco de contágio está muito relacionado com o tempo de permanência, com os cuidados que se têm (exposição do corpo em horas de risco, o uso de repelentes adequados) e até com as épocas do ano em que se viaja para determinada zona.

Neste aspecto desculpa contradizer-te mas não é uma opinião, é um facto. Nenhum médico é suficientemente doido para te mandar fazer profiláxia da malária porque vais passar dois dias numa zona de risco. Não podes dizer que a India é zona de contágio sem especificares a zona e a época do ano...

Milhares de europeus vão diariamente em negócios para a india, alguns várias vezes por ano. Se de cada vez que vão tivessem de fazer a profiláxia... nem te digo o estado em que estavam (ou já não estavam...)
Olá J.Freitas.

Sim, tens razão em quanto ao tempo de permanência. Segundo o http://cdc-malaria.ncsa.uiuc.edu/, a malária está presente em todas as regiões da India. Há risco de contrair malária. E sim, tomar ou não a medicação é uma opção.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Para quem tiver interesse em saber quais os riscos de viajar para a índia, e quais as zonas de risco e as recomendações para viajantes ingleses deixo estes dois links.

Saliento que a inglaterra é por motivos óbvios a melhor fonte para obter informação sobre viagens para a India

Relativamente à malária, e completando o que tinha afirmado anteriormente, no mapa estão marcados os estados onde deve ser feita a profiláxia e qual a profiláxia adequada. Nos restantes estados apenas é recomendada a prevenção das picadas

Outro aspecto relativamente às zonas contaminadas, é que a prevalência de casos se regista maioritáriamente nas zonas rurais, perto de águas paradas, entre o pôr do sol e o nascer do sol.



http://www.nathnac.org/ds/c_pages/country_page_in.htm

http://www.nathnac.org/ds/images/India_Malaria_Goa_Final.gif
 

Valkiria

Membro Novo
Olá Paula,

se gostas de Índia, tens de incluir Varanasi no teu percurso!
Foi um dos locais que mais gostei porque tem muita coisa a acontecer na rua, desde rituais, monumentos, mercados (com destaque para os tecidos que são vendidos nas casas das pessoas), etc...Sei que é um local conhecido, principalmente, pelas 'cremações' a céu aberto, mas tem tanta coisa interessante que isso nem sequer ganhou muito destaque na nossa viagem. Aconselho-te a ficares na zona antiga, ao pé do rio, porque é muito mais bonita e podes palmilhar tudo a pé (ainda que te percas quase sempre porque é labiríntico). Outro ponto que gostei muito foi Sarnath que fica ao pé de Varanasi (já não me lembro a distância) e, se tiveres curiosidade acerca da cultura budista, aproveita e faz um passeio (acho que ajuda ir com guia). É um local calmo com muitos pontos de interesse.
Outra dica: procura restaurantes em terraços/ varandas. A vista é brutal!

Medicamentos: aconselho a levar qq coisa para o caso do estômago começar a estranhar as comidas! A mim, estragou-me uns dias...

Boa viagem!
 

PaulaMarques

Membro Novo
Olá Valkiria. Muito obrigado pela informação. Já decidi que vou a Varanasi. Sem dúvida. Vou num grupo com guia. Não tenho dúvidas que será uma viagem simplesmente espectacular.
 

PaulaMarques

Membro Novo
Moniki está quase quase. Acredito que a ansiedade esteja ao rubro. É um país muito diferente mas pelas fotos que vi da minha amiga é lindo. Aproveita muito e diverte-te muito porque vale a pena.
 

CristinAires

Membro Conhecido
Quem vai à Índia tem que ir a Varanasi, sem dúvida alguma.
Apreciem o aeroporto de Varanasi, mais rudimentar é quase impossível.
No ano passado estive em Deli, segui para o circuito do Rajastão e extensão a Varanasi.
Levei dinheiro e troquei lá por Rupias, sem qq problema. Também levantei dinheiro nas ATM e não tive problemas, mas claro que há que ter cuidado.
Se utilizarem VISA, nunca deixam que o cartão saia da vossa mão ou então tenham-no SEMPRE debaixo do olho, para evitar clonagens.
As refeições não são caras e comemos sempre em locais indicados pelo guia e pelo Hotel. Não esquecer em pedir comida SEM PICANTE (no spicy) e mesmo assim ...
Em Pushkar andamos sozinhos à noite e não houve qq problema.
Fiz a consulta do viajante tendo efectuado a vacina da malária. Convém levar "Imodium" ou algo do género, pois nunca se sabe!!
Os Indianos são simpáticos, mas querem sempre vender algo. Nos hoteís fazem-se sempre às gorjetas. Regater sempre, sempre.
Por agora acho que é tudo.
 

CristinAires

Membro Conhecido
Aqui vão meia dúzia de fotos, só para dar um "cheirinho". peço desculpa pelo tamanho, mas a informática não é o meu forte! :cool:

BanhonoGanges.jpg


Banho no Rio Ganges - Varanasi

Varanasi-GangesII.jpg


Varanasi

Picture010.jpg

Taj Mahal - Agra

IMG_0642.jpg

Jodhpur - Cidade azul


ForteJaisalmer.jpg

Jaisalmer - Cidade Dourada
 
Top