Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

ladym

Membro Conhecido
Mais um testemunho:
O nosso voo American Airlines Madrid-Miami era para sair as 12h dia 4 de março e foi cancelado após estarmos 2 horas dentro do avião, por motivo de avaria, para as 9 horas dia 5 de Março; tivemos direito a estadia em Madrid e refeições a expensas da AA e como indemnização 600 € por pessoa ou 800 dólares em voucher a usar no prazo de um ano e reagendamento de voo. Podiamos também ter o dinheiro todo de volta mas estava fora de questão.Fiz logo a reclamação para todos os passageiros enquanto estávamos em Madrid referindo o cancelamento e o motivo. Como íamos apanhar um cruzeiro dia 5, estávamos em risco de o perder por isso não optei logo pela indemnização por que se perdêssemos o cruzeiro teria que fazer outras contas. Felizmente apanhamos a ultima da hora o navio e optámos hoje pela indemnização de 600 € por pessoa. Vamos ver como corre.

Sim, o avião em que deveriamos ter voado estava com problemas e o atraso deveu-se ao facto de termos de esperar por outro avião!
Nós também tivemos voo alternativo mas chegaríamos mais de 4 horas mais tarde . Ter voo alternativo não implica logo redução de 50% ;)
 
Última edição por um moderador:

SEDA

Membro Conhecido
Boa tarde a todos :)

Mais um testemunho de tudo a acabar bem (sem recorrer à AirHelp ou outra empresa do mesmo género):
Em 2015, o nosso voo Lanzarote - Lisboa, efetuado pela Orbest, atrasou em mais de 12h, chegando a Lisboa a meio do dia seguinte ao previsto inicialmente (voo inicial era às 22h, saiu de Lanzarote passava da 1h da manhã em direção a Madrid, sem nos darem indicação de tal - ao embarcarmos a indicação era que o destino era Lisboa - passamos a noite em Madrid num hotel pago pela companhia aérea, com direito a PA e transporte de e para o aeroporto e apenas no dia seguinte tivemos voo para Lisboa, marcado para as 12h locais, que por sua vez atrasou e levantamos voo depois das 13h). Na altura, pouco informada sobre os nossos direitos a nível de atrasos, não fizemos reclamação, mas o ano passado resolvemos reclamar a indemnização de €250, pelo atraso do voo em mais de 3h na chegada ao destino final.

Reclamamos inicialmente junto da Orbest, que alegou circunstâncias extraordinárias e que não teríamos direito a nenhuma indemnização. Em resposta, pedimos que nos indicassem quais as circunstâncias extraordinárias, ao que nunca responderam. Com estes dados da Orbest enviamos reclamação para a AESA, que nos respondeu antes do tempo limite indicado por eles, indicando que a Orbest alegava que no dia do voo tinha havido problemas com o radar no aeroporto de Lisboa, mas sem existirem provas concretas de tal coisa. Por este motivo, e de acordo com o Regulamento Europeu nº 261/2004 teríamos direito a uma indemnização de €250 por passageiro. A AESA indicou-nos também que a resposta que nos foi dada tinha sido encaminhada no mesmo dia para a Orbest e que eles tinham até um mês para nos responder.

Como eles não nos contactaram, enviamos mail para a Orbest e voltamos a enviar para a AESA dando indicação do sucedido. Continuamos sem ser contactados até que, em janeiro deste ano, resolvemos deixar um comentário na página do facebook da Orbest e fazer queixa no Portal da Queixa. Passado uns dias tínhamos a Orbest a pedir-nos os nossos dados e os da reclamação e em menos de duas semanas tínhamos o dinheiro da indemnização na conta.

Para terem a noção de que vale sempre a pena reclamar, por mais que eles digam circunstâncias extraordinárias, os nossos amigos que foram connosco nesta viagem também fizeram reclamação exatamente como nós fizemos e o motivo dado pela Orbest à AESA, no caso deles, foi: avaria técnica no avião (por algum motivo que desconhecemos a AESA não faz relação entre as reclamações sobre os mesmos voos). Para o mesmo voo, para a mesma situação: dois motivos diferentes, ambos com direito a receber indemnização.
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Fiz reclamação a evelop pelo atraso na entrega da minha bagagem em Punta Cana em Setembro de 2017, a mala chegou passados 3 dias, deram agora a resposta a dizer que me vão enviar 160.00 para cobrir as despesas que lá tive, era à volta dos 125.00. Aceitei, pois melhor que nada.
 
Última edição por um moderador:

ladym

Membro Conhecido
Estudo revela que direitos dos passageiros aéreos continuam praticamente desconhecidos | Ambitur
Ainda há pessoas que nem pedem a compensação talvez pensando que será a companhia a contatar...

Finalmente consegui receber a indemnização da SATA num voo inter-ilhas (Horta - Ponta Delgada) com atraso superior a 3 horas.

Propostas da SATA:
- vouher 250€
ou
- 125€/passageiro

Aceitei os 250€/pessoa (apesar de achar que o valor deveria ser de 250€/pessoa.
Contactei a AirHelp e iriam recorrer a apoio judicial o que faria com que ficassem com 50% do valor da indemnização (250€). Ia dar ao mesmo...
Peço desculpa, porque é que não lhe propuseram 250€ por pessoa? Tive um voo cancelado e a companhia aérea propôs 600 € por pessoa, não por vôo...
 
Última edição por um moderador:
Boa noite,

Brevemente vou viajar através da Easyjet para a Madeira. Nos últimos dias o mau tempo não tem permitido haver algumas aterragem ou descolagens.

A minha dúvida é a seguinte: Caso na minha viagem aconteça algo que não possa levantar ou aterrar, a Easyjet reembolsa a viagem? Assegura hotel, deslocações e comida? É necessário SEGURO para cobrir esta situações?

Obrigado
 
Última edição por um moderador:

Arturfilipe

Membro
E estive nessa situação.... No regresso da Madeira para o Porto... Fiquei retido na Madeira +2 dias... A EasyJet pagou tudo...
Se acontecer na partida, o que acontece é a companhia aérea remarca o voo para as próximas horas ou dias seguintes não havendo nenhuma compensação aos passageiros
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
O mau tempo é uma circunstância extraordinária, logo não tem direito a compensação, mas tem direito a alojamento, comida, bebida ou chamadas telefónicas ou reembolso do valor da reserva.
 

ladym

Membro Conhecido
Entretanto a American Airlines já nos pagou os 600€ por pessoa devido ao cancelamento; tudo rápido e correto.
 

Filipe Rocha

Membro Ativo
Boa noite, marquei uma viagem para a Madeira pela easyjet, depois de duas tentativas de aterragem tivemos de voltar para o Porto, quando chegamos o Porto soube que o voo da TAP e Transavia tinha aterrado. Fui o balcão da easyjet para me informar como podia ir novamente para a Madeira, quando me informaram que só tinha voo 2 dias depois. Comprei voo para o dia seguinte pela TAP saída de Lisboa e pedi o reembolso do valor à easyjet, acham que eles me vão fazer o reembolso ou será melhor também reclamar a outra entidade? A easyjet mandou-me um email a dizer que a resposta podia demorar até 45 dias.
Obrigado pela ajuda.
 
Última edição por um moderador:

LEODAN

Membro Ativo
Como vai chegar ao seu destino depois de 4 horas do previsto, não sei se nestas circunstancias poderá pedir indemnização... pode apresentar o pedido de reclamação na AIRHELP e eles vêem se é viável, sem custo algum.
 
Última edição por um moderador:

Filipe Rocha

Membro Ativo
Como vai chegar ao seu destino depois de 4 horas do previsto, não sei se nestas circunstancias poderá pedir indemnização... pode apresentar o pedido de reclamação na AIRHELP e eles vêem se é viável, sem custo algum
Cheguei ao meu destino 24h depois e perdi uma noite no hotel porque já não dava para anular.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Em caso de cancelamento de voo tem direito a:

a) Reembolso ou voo alternativo;
b) assistência;
c) Indemnização.

Em relação ao ponto a)

A transportadora aérea deve dar-lhe a escolher entre uma das seguintes opções:
  • reembolso do bilhete e, se tiver um voo de ligação, um voo de regresso ao aeroporto de partida na primeira oportunidade
  • um voo alternativo na primeira oportunidade para o destino final ou
  • um voo alternativo numa data posterior da sua conveniência em condições de transporte equivalentes, em função dos lugares disponíveis
Assim que escolher uma opção, perde quaisquer direitos em relação às outras duas. Mas a transportadora aérea poderá ainda assim ter de o indemnizar.
  • Se a transportadora aérea não cumprir a obrigação de lhe oferecer um voo alternativo ou de regresso em condições de transporte equivalentes na primeira oportunidade, terá de lhe reembolsar os custos da viagem.
  • Se a transportadora aérea não lhe der a escolher entre o reembolso e o reencaminhamento, mas decidir unilateralmente reembolsá-lo do seu bilhete inicial, tem direito a um reembolso adicional correspondente à diferença de preço entre o bilhete inicial e o novo bilhete (em condições de transporte equivalentes).
  • Se reservou separadamente o voo de ida e o voo de volta com transportadoras aéreas diferentes e o voo de ida for cancelado, o reembolso só é devido para esse voo.
Em contrapartida, se os voos de ida e de volta forem operados por transportadoras aéreas diferentes mas fizerem parte de uma reserva única, em caso de cancelamento do voo de ida, assistem-lhe os seguintes direitos:
  • indemnização
  • escolha entre i) o reembolso da totalidade do bilhete (voos de ida e de volta) ou ii) um voo alternativo para o trajeto de ida

Já solicitou o reembolso portanto a Easyjet deverá efetuar o reembolso, caso não o efetuem no prazo de um mês poderá apresentar uma reclamação na ANAC


Sobre a assistência:

As companhias aéreas devem oferecer-lhe e prestar-lhe assistência a título gratuito enquanto espera. Em caso de problemas durante a viagem, deve assinalar o seu caso à transportadora aérea para evitar ter de tomar as suas próprias disposições. A transportadora aérea que opera o voo em questão deverá também assegurar, sempre que possível, que o alojamento é acessível a pessoas com deficiência e respetivos cães-guias. A assistência que deve ser prestada inclui:
  • Bebidas
  • Refeições
  • Alojamento (se o voo alternativo não for no mesmo dia)
  • Transporte de ida e volta para o local de alojamento
  • Duas chamadas telefónicas, telex, mensagens de fax ou de correio eletrónico
Se não lhe for oferecida assistência e pagar por refeições, bebidas, etc., a transportadora aérea deve reembolsá-lo das despesas necessárias, razoáveis e adequadas. Não se esqueça de guardar os recibos. Só tem direito a assistência durante o tempo de espera por um voo alternativo, em condições de transporte equivalentes, para o seu destino final, na primeira oportunidade, ou por um voo de regresso.
Note que aqui a companhia não será responsável pela noite do hotel que teve de pagar, apenas pode reclamar as despesas indicadas acima desde que razoáveis e adequadas.

Finalmente em relação à Indemnização:

Montante em EUR

Distância

igual ou inferior a 1500 km - 250€
superior a 1500 km na UE e todos os outros voos entre 1500 e 3500 km - 400€
mais de 3500 km - 600€

Se a transportadora aérea lhe propuser um voo alternativo e chegar ao seu destino final com um atraso de duas, três ou quatro horas, a indemnização pode ser reduzida em 50 %.

Se o seu voo for cancelado, não tem direito a indemnização:
  • se for informado do cancelamento do voo com mais de 14 dias de antecedência
  • se for informado do cancelamento do voo com duas semanas a sete dias de antecedência antes da partida prevista e lhe for proposto um voo alternativo que lhe permita:
    • partir duas horas ou menos antes do horário inicial e
    • chegar ao destino final menos de quatro horas após o horário inicial
  • se for informado do cancelamento do voo com menos de sete dias de antecedência antes da partida prevista e lhe for proposto um voo alternativo que lhe permita:
    • partir uma hora ou menos antes do horário inicial e
    • chegar ao destino final menos de duas horas após o horário inicial
Não lhe é devida uma indemnização em caso de circunstâncias extraordinárias que não poderiam ter sido evitadas mesmo que tivessem sido tomadas todas as medidas razoáveis.

As circunstâncias extraordinárias podem levar a vários cancelamentos ou atrasos da chegada ao destino final. Entre os exemplos de casos considerados circunstâncias extraordinárias estão as decisões relativas à gestão do tráfego aéreo, a instabilidade política, as condições meteorológicas adversas e os riscos para a segurança.
Não referiu o motivo para o regresso do avião mas atendendo que se trata da Madeira não é difícil de adivinhar que se tratou de mau tempo/ventos fortes assim, enquadra-se na figura de circunstâncias extraordinárias pelo que a companhia não terá de lhe dar qualquer indemnização.

Em resumo, terá direito ao reembolso da totalidade da tarifa paga à Easyjet e despesas de alimentação razoáveis e adequadas (se a companhia não lhe deu qualquer voucher para este tipo de despesas)
 

Filipe Rocha

Membro Ativo
Viva,

Em caso de cancelamento de voo tem direito a:

a) Reembolso ou voo alternativo;
b) assistência;
c) Indemnização.

Em relação ao ponto a)




Já solicitou o reembolso portanto a Easyjet deverá efetuar o reembolso, caso não o efetuem no prazo de um mês poderá apresentar uma reclamação na ANAC


Sobre a assistência:


Note que aqui a companhia não será responsável pela noite do hotel que teve de pagar, apenas pode reclamar as despesas indicadas acima desde que razoáveis e adequadas.

Finalmente em relação à Indemnização:



Não referiu o motivo para o regresso do avião mas atendendo que se trata da Madeira não é difícil de adivinhar que se tratou de mau tempo/ventos fortes assim, enquadra-se na figura de circunstâncias extraordinárias pelo que a companhia não terá de lhe dar qualquer indemnização.

Em resumo, terá direito ao reembolso da totalidade da tarifa paga à Easyjet e despesas de alimentação razoáveis e adequadas (se a companhia não lhe deu qualquer voucher para este tipo de despesas)
Já recebi a resposta por parte da Easyjet, não aceitam pagar o preço que paguei na tap. Também no email não dizem que me vão devolver o valor que paguei pelo bilhete neles, já mandei outro email a pedir a devolução do valor. Acham que é melhor fazer uma reclamação para outra entidade ou aguardar uma resposta da Easyjet?
Obrigado.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Eu questionava novamente sobre quando vão devolver o valor do bilhete uma vez que isso têm mesmo de devolver.
Pelo sim pelo não acho que apresentava queixa na ANAC até porque parece-me que em algumas companhias isso acelera o processo.
 

Filipe Rocha

Membro Ativo
Eu questionava novamente sobre quando vão devolver o valor do bilhete uma vez que isso têm mesmo de devolver.
Pelo sim pelo não acho que apresentava queixa na ANAC até porque parece-me que em algumas companhias isso acelera o processo.
Estava a preencher o formulário de reclamação e no fim diz que só posso fazer depois de decorrer 6 semanas?
Não é muito tempo à espera que a easyjet de uma respostas ou tem outra forma para eu fazer a reclamação na ANAC?
 
Última edição por um moderador:

Nuno Gomes

Membro Conhecido
"No estrito cumprimento de orientações produzidas no domínio do direito da União Europeia, a ANAC (*) apenas poderá averiguar do eventual incumprimento denunciado por V. Exa., na queixa em causa, nas seguintes situações:

a) Após ter sido remetida a reclamação pelo passageiro à transportadora aérea;
b) A transportadora aérea não ter respondido no prazo de seis semanas a contar da data da receção da reclamação, ou
c) A resposta da transportadora aérea não ter sido satisfatória para o passageiro."

As 6 semanas não será para o caso de a companhia não responder nesse prazo tal como está descrito a negrito?
Mas se a resposta da Easyjet não for satisfatória conforme alínea c), na minha opinião pode reclamar para o ANAC ao abrigo desta alínea.
 
Top