Novidades

Highlands - Set2019

goaman

Membro Conhecido
Boas!!

Estou em projecto para uma semana pelas Highlands em Setembro de 2019. Será roadtrip, e pelos reports que tenho lido, seria algo do género:

- Edimburgo
- Fort William
- Skye
- Orkleys
- Inverness
- Edimburgo

Estava a pensar em passar um dia em Edimburgo, depois alugar carro, passar em Roslin e seguir até Fort William para pernoitar.
De Fort William seguia para Mallaig passando pelo Glenfinnan Viaduct, e apanhava o ferry para Skye.
Em Skye seria para dormir uma noite, visitar a ilha e visitar uma das 2 destilarias que faço questão (Talisker em Skye e Higland Park em Orkley)
Saindo de Skye pela Skye bridge, passando pelo Eilean Donan Castle, seguiria para um de 2 locais, e aqui ainda tenho algumas dúvidas:
- Seguir directo para norte, apanhando grande parte da North Coast 500 até John o' Groats, ferry para as Oarkey, e ai passar uma noite. Visitar a ilha e a destilaria Highland Park. Voltava para Inverness, visitar a cidade e o Loch Ness, entregar o carro e seguir de comboio para Edimburgo de volta a casa. Faz sentido isto, ou seria melhor seguir de Skye para Inverness, depois ir a Orkley, voltar e apanhar o comboio de volta para Edimburgo??

Ainda estou a juntar as peças, mas seria dentro destes moldes. Acham 7 dias para isto é viável?

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá! :)

Em 2011 fui a alguns desses locais e fiz um report da viagem... não cheguei a ir a John O'Groats pois estava tudo cansado!

A minha opinião quanto ao teu plano:
- De Edimburgo a Fort Williams atravessaria pelo Parque Trossachs e Loch Lommomd pois a área é muito bonita.
- Entre Fort Williams e Mallaig faz-se a "estradinha das ilhas" com vários pontos bonitos de paragem... contem com a manhã para isso. Penso que apanhei o ferry pelas 12h.
- Adorei o Eilean Donan :D
- Ir até uma das Orkney no dia em que saem de Skye provavelmente já de tarde é um grande esticão. Será preferível pernoitar em John O'Groats e apanhar o ferry no dia seguinte e mesmo assim continua a ser uma longa viagem. Nós desistimos pois fomos vencidas pelo cansaço e ficámos a passear pelo vale de Spey nos arredores de Inverness.
- É claro que o Lago Ness fazia parte do meu itinerário mas não fiquei encantada (a zona do Lommond é bem mais bonita). Inverness enquanto cidade também não tem grandes encantos mas serve bem como poiso para um passeio na região e para ir ao norte.

Não percebi se os 7 dias eram inteiros ou se é a contar com os dias de voo... dá para fazer o plano em 7 dias mas vão andar um pouco a correr pois têm mais de 1500km de estrada.
Quanto à entrega do carro pode ser preferível levantar e entregar no mesmo local para não pagarem taxa de serviço por entregar em locais diferente... tenham atenção na reserva se fala na taxa de trajecto único pois pode custar 100€ ou mais. Algumas companhia não cobram essa taxa em todos os carros.
Tenham também atenção às condições do seguro pois muitas vezes vem lá escrito que não inclui viagens de ferry, ou seja, se tiverem algum problema com o carro durante o transporte de ferry a seguradora não assume responsabilidade. Eu atravessei para Skye de ferry e não aconteceu nada... se acontecesse seria um problema :eek:

Existem cá alguns reports sobre a Escócia, dá uma olhada pois pode ser que ajude ;)
 

goaman

Membro Conhecido
Obrigado @PaulaCoelho

  • Pois, essa é uma das grandes duvidas, ir de Skye para Inverness (130km) ou seguir direto para John O'Groats (280km).
  • Os 7 dias são provisórios... podem ser mais se necessário.
  • Quanto ao aluguer co carro, claro que não me importo de o entregar novamente em Edimburgo. Se calhar até seria o ideal e deixa-lo logo no aeroporto! Tenho de ver a questão de o meter no ferry... até agora apenas simulei na Sixt mas não li os detalhes do "contrato".

Obrigado mais uma vez Paula!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Na volta já vais passar por Inverness, por isso, na ida podias ficar algures entre Skye e John O´Groats... assim ficas a meio caminho e divides as horas de condução.
Tens por exemplo a zona da Baía de Dornoch Firth. Outra vantagem é que provavelmente não pagas estacionamento. Inverness é uma cidade maior e como fiquei na zona central tive de pagar um parque privado.

Em relação ao carro, eu levantei no centro da cidade e entreguei no aeroporto sem pagar nenhuma taxa extra, provavelmente por ser na mesma cidade.
Fiquei 2 noites em Edimburgo no início da viagem e no final fui directa ao aeroporto sem voltar à cidade.
Reservei na Ealuguerdecarros, actual Rentalcars mas ultimamente tenho encontrado melhores preços através da Autoeurope.
;)
 

goaman

Membro Conhecido
Obrigado mais uma vez pelas dica @PaulaCoelho

Era o que estava a pensar quando inicialmente referi ir deireto ao norte... não fazia sentido na minha cabeça ir a Inverness, depois a orkney e voltar a Inverness! No entanto quando referiu Dornoch tocou um sino na minha cabeça... a destilaria Dalmore é ai pertinho e fica a caminho! Que excelente ideia! Mais uma para a lista!!!
Em Inverness vai ser apenas para fazer um tour rápido pela cidade e ir até Loch Ness, e descansar para a viagem de volta a Edimburgo.
Os dias para isto tudo ainda tenho de ver bem... vai depender dos voos...
Em relação a dormidas não somos exigentes. Normalmente arranjamos quarto para os 3 e fica mais em conta. Aconselha a ir tudo marcado de cá?

Obrigado!!
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Se conseguirem mais de 7 dias não se vão arrepender pois a Escócia é linda! Eu fui 7 ou 8 dias e não chegou... hei-de voltar :D

Quando andei a planear o itinerário marquei logo os hostels e quando possível tentei ficar 2 noites no mesmo sítio para o caso de querermos ver melhor a área, mas pelo que me apercebi existem imensos B&B ao longo das estradas... provavelmente metade das casas que encontram pelo caminho são B&B, pelo que me pareceu muito simples arranjar alojamento em cima da hora especialmente sendo apenas um quarto. ;)
 

SofiaF

Membro Novo
Olá :)
Com as ilhas de Orkney no itinerário secalhar 7 dias não serão suficientes...
Tem que se contar com os horários do ferry, o último a fazer a travessia é às 18h45, melhor seria reservar com antecedência se a travessia for feita com carro. Em 20016, na travessia entre Mallaig e Skye tive que esperar pelo ferry seguinte (o último do dia) porque já não havia lugar para o carro.
Uma noite entre Skye e John O'Groats é uma boa ideia.
Não sei se já viu, mas o ferry de John O'Groats não faz a travessia de carros, terá que ser pela Pentland Ferries com saída de Gills Bay, ou entäo a NorthLink Ferries de Scrabster a Stormness.
Estou neste momento a concluir minha viagem para as ilhas Orkneys em Julho e algumas companhias de aluguer de carros não deixam o carro sair das ilhas (eu vou directa para Kirkwall) ou então compram um extra, secalhar é melhor colocar essa questão à companhia de aluguer que escolher.
Em 2016 saí com tudo reservado, mesmo a entrada nos sítios que queria visitar, desta vez vou fazer igual.
 

broka

Membro Conhecido
Relativamente aos locais/cidades mencionadas, é possível visitá-los sem alugar um carro?
Supondo que o ponto de partida seria Edimburgo, existe Comboio? Autocarro? tour local?
Obrigado
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Ser possível é mas definitivamente não será a mesma coisa :D
Conduzir na Escócia é fácil a partir do momento em que nos habituamos a conduzir "ao contrário" e provavelmente até sairá mais barato que os bilhetes de comboio/bus mesmo que vás sozinho, além de teres mais facilidade em ir às terrinhas, lagos, parques nacionais.

Podes pesquisar horários e itinerários de bus em sites como: Citylink, Megabus, Stagecoach, Shiel Buses e comboios no Scotrail e Cross Country UK, por exemplo.

Deixo aqui os links de agências que guardei na pasta da Escócia quando lá fui... pode ser que alguma interesse:
* Homepage
* Backpacker tours of Scotland
* Highland Experience Tours | Scottish Highlands Tours & Experiences
* Tours from Edinburgh
 
Top