Novidades

Gripe A (H1N1) - Viajar ou ficar em casa???

Estado
Não está aberto para novas respostas.

JATG

Membro Ativo
Viva!

Como estou prestes a viajar até à Rep. Dominicana e a Gripe A está-me a fazer repensar no assunto, resolvi fazer uma pesquisa sobre a mesma

Pelo que já li, este vírus da Gripe está espalhado por todo o mundo, logo só estamos mesmo descansados se estivermos fechados em casa.
A Gripe A não é tão perigosa como o vírus da gripe sazonal (segundo a Ministra da Saúde), mas o problema é que o nosso corpo não tem qualquer defesa para este novo tipo de vírus.

A parte de onde tenho mais receio, é o aeroporto e o próprio avião, pois existe muita gente concentrada no mesmo espaço.

Por isso, das duas uma: ou vamos de férias e temos consciência que poderemos apanhar o vírus, ou ficamos em casa! Quando digo em casa é mesmo em casa, porque nesta altura do ano vem para cá muita gente de fora, que poderá transportar o vírus!

Digamos que a minha principal preocupação são os meus filhos e não propriamente eu e a minha esposa

Aqui ficam alguns folhetos informativos do Ministério da Saúde:

A Gripe A (H1N1)v e o uso de máscaras de protecção
http://www.min-saude.pt/NR/rdonlyres/B3D4D2D8-C4C8-4DC0-B538-343264B93C57/0/i011252.pdf

Gripe A (H1N1) - Dois gestos de protecção
http://www.min-saude.pt/NR/rdonlyres/1A69BB98-CDA8-44A6-8CE8-5B155B0DEE94/0/GripeACartazInformativo.pdf

Gripe A (H1N1) - folheto informativo
http://www.min-saude.pt/NR/rdonlyres/26FE8C06-F001-4218-935E-69B359552EB5/0/GripeAFolhetoInformativo.pdf

Gripe A (H1N1) - Como se pode proteger a si e aos outros
http://www.min-saude.pt/NR/rdonlyres/7D90BE48-10E1-46C1-9DF0-06A8340346DB/0/Proteger.pdf

Poderemos aqui discutir a opinião de todos os membros do fórum!
 

hvm

Membro Novo
Este tópico é muito pertinente. Nunca fui de embarcar em paranóias e encaro tudo isto com alguma naturalidade. Mas, tendo em conta as últimas notícias que relatam um caso de Gripe A contraído em Ibiza (destino das minhas férias), começo a pensar que devemos tomar algumas medidas de precaução.

Tal como o JATG o avião e o aeroporto preocupam-me um pouco, daí que esteja a pensar em consultar a médica de família no sentido de ficar melhor informada sobre medidas preventivas e, eventualmente, adquirir alguma medicação.

Prescindir das férias está fora de questão. Para isso ficávamos fechados a 7 chaves em casa com a esperança de que o carteiro não apanhasse o vírus.;)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Não se já alguem tinha postado... mas como ontem fui aos correios encontrei lá isto que pode ajudar...

Aqui vai..

ai375.photobucket.com_albums_oo193_Paulo_Leite_virus1.jpg


ai375.photobucket.com_albums_oo193_Paulo_Leite_virus2.jpg
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
É uma informação que interessa a todos. Numa altura em que se verifica um certo alarmismo e preocupação, toda a informação é benvinda e aconselhável, não só para os que vão de viajem, mas também para os que cá ficam... infelizmente o vírus está por todo o lado e, Portugal também é um destino de turismo.
Obrigado Paulo.:)
 

betokid

Membro Novo
Boas,

Como em tudo na vida acho que o bom senso deve prevalecer. Não nos devemos 'enfiar' em casa à espera que a epidemia passe, caso contrário tinhamos clausura garantida para muitos meses, mas devemos ter alguns cuidados, sobretudo de higiene pessoal e no contacto com os outros. Eu, por exemplo, fui esta semana a Espanha ( 2 viagens de avião ) e estive enfiado num recinto ( aberto ) com mais 90000 pessoas. No entanto, onde tive mais receio foi na recepção do hotel, pois estava lá uma funcionária aos espirros para todo o lado. São necessários cuidados, mas sem paranóias.
PS: Nas rádios só se falava na morte da rapariga, devido à gripe, com muitas recomendações sobre os cuidados a ter ( mais ou menos como cá.... )

Cumps.
 

Flecha

Membro Conhecido
sinceramente é algo que tb me está a preocupar....a rapida contaminação leva-me a ter alguma preocupação.

cancelar não, mas levar umas máscara nos aeroportos, não é de descartar....
 

martav

Membro Novo
Oláaaa.
DE facto é um tema pertinente mas não muito alarmante. Como profissional de saúde, compreendo a preocupação e partilho da mesma, mas é mais provável sermos atropelados ao atravessar a rua que contrair H1N1. Agora, há que ter precauções: se vão estar muito tempo fechados no mesmo espaço com pessoas de distintos diferentes, nada melhor que comprar máscaras e usa-las. Há umas semanas umas amigas estiveram em Londres e lá andavam muitos a passear com as mascaras colocadas. Elas também usaram no avião, aeroporto e metro.
Ficar em casa é que não até porque pandemia está fora de questão e se algum dia existir essa possibilidade, será sempre Outono e Inverno...a pior época. E não se esqueçam que H1N1 não mata, quem morreu tinha sempre factores associados como problemas respiratórios (asma, bronquite, etc) e cardíacos.
Quanto aos destinos, não vale a pena evitar uns e outros até porque este virus espalha-se facilmente e quem nos garante que se agora não há em tal parte, quando la chegarmos não surgirá???
Assim, toca a aproveitar até as promoções para México devido ao H1N1 e divirtam-seeeeeeeeeee :D
 

machado

Membro Novo
eu gostava de saber se benidorm e uma zona com pessoas infectadas com o h1n1?
eu estava a pensar ir para la de ferias e agora ja nao sei se devo ir
 

martav

Membro Novo
Viajar ou ficar em casa??

Hum..por Benidorm não sei, mas Espanha é um dos paises com inumeros casos, mas como já referi no anterior post, estive em Junho em Huelva, 1 semana. Mas o facto é que até as baleares já foram afectadas..em Palma. Ainda assim, penso não existir motivos para alarme aliás eu propria vou para Menorca e percorrei Espanha, parando aqui e acolá, até Barcelona. Contudo, e porque estarei por lá muito tempo, levarei umas mascarás pelo sim pelo não.
Preocupa-me mais as crianças que estão mais susceptiveis devido às suas defesas imunitárias ainda não estarem maduras. Sinceramente, se tivesse filhos menores de 12anos, não sei se arriscaria a levá-los para países como México, Espanha, Reino Unido (este é o que tem mais contribuido para a contaminação deste flagelo) etc. ;)
E ao asmático :D toca a proteger-se levando mascaras para os sitios publicos fechados, lavar as mãos sempre que possivel, mesmo após andar em transportes públicos e não esqueça do broncodilatador ;)

Boa viagem
 

catia mendes

Membro Novo
Bem estou em panico!

Vou viajar para o mexico no dia 24 de agosto, e como se não bastasse a minha fobia de andar de aviões, ainda vou cheia de medo por casa da gripe.

Tenho ponderado bem se vou ou não para o mexico... será que vale a pena levar mascaras ou não será necessario?

Devemos levar medicação especifica?

Aconselham-me a levar medicação especifica?

peço desculapa por antas perguntas, mas estou apavorada.

obrigada.
 

Solitária

Membro Ativo
Eu tenho viagem marcada para dia 20 de setembro para a Jamaica, o que mais me preocupa é que vou levar a minha filha com 3 anos, será arriscado levá-la?
 

Titinha

Membro Novo
Por favor, essas perguntas já foram respondidas... Tentem não dispersar o assunto... :D

TÓPICO 1

TÓPICO 2

Solitária, tens um tópico nas "Caraíbas" que fala sobre levar crianças...

Agora pergunto a quem está com pânico por causa de uma simples gripe... Por acaso sabem quantas pessoas podem passar por vocês e serem portadoras de tuberculose???

Doença que ainda existe em Portugal mais do que as pessoas julgam...

Pensem e depois meditem sobre o vosso pânico desta gripe... ;)
 

martav

Membro Novo
viajar ou não eis a questão

Concordo plenamente com a Titinha... é não vale a pena dispender dinheiro em viagens senão for para estar nelas a 100% fisica e emocionalmente.
Toca a ir e se ajudar, levem mascaras para os locais mais fechados mas tendo crianças toca a protegê-las melhor até porque ja ha transmissão secundária.

E boas viagens..não se esqueçam de colocar as fotos depois.
:D

a caminho de Cabanas ;)
 

hvm

Membro Novo
Agora pergunto a quem está com pânico por causa de uma simples gripe... Por acaso sabem quantas pessoas podem passar por vocês e serem portadoras de tuberculose???

Doença que ainda existe em Portugal mais do que as pessoas julgam...
Nem mais! :D

Quando 2 familiares me disseram que iam cancelar as férias por causa da gripe foi isso exactamente que pensei.

Acho que se deve ter cuidado e seguir as recomendações mas sem paranóias e sem dramas. Para dramas já bastam os noticiários ;)
 

bnuno

Membro
catia mendes disse:
Bem estou em panico!

Vou viajar para o mexico no dia 24 de agosto, e como se não bastasse a minha fobia de andar de aviões, ainda vou cheia de medo por casa da gripe.

Tenho ponderado bem se vou ou não para o mexico... será que vale a pena levar mascaras ou não será necessario?

Devemos levar medicação especifica?

Aconselham-me a levar medicação especifica?

peço desculapa por antas perguntas, mas estou apavorada.

obrigada.
Peço desculpa pela pergunta, mas vai de férias ou vai para a guerra??

Já devo ter dito isto em alguns do 200 topicos sobre este assunto, mas assim mais vale ficar em casa. É dinheiro que se poupa....
Não entendo como se pode ir de férias "apavorada". O meu conceito de férias é um pouco diferente.

Nuno
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Top