Smurf
Membro Novo
Do Chile, podia entrar directo no Perú,mas isso faria com que falhasse um dos meus Países preferidos, A Bolívia, assim sendo optei por repetir o Salar de Uyuni por onde tinha passado o ano passado, a diferença seria que desta feita visitaria o Salar inundado e sairia de San Pedro de Atacama em direcção a Uyuni...Os desertos que povoam o Sul da Bolívia, são os desertos mais fascinantes que já tive oportunidade de visitar, desertos onde a areia se mistura com a neve, o sal com a pedra...
...o Sul da Bolivia atraves dos desertos que ladeiam Uyuni faz fronteira com a Argentina e Chile...
Salar de Uyuni é sinónimo de adversidade, as temperaturas negativas, as rajadas de vento, tudo torna a progressão neste terreno numa tarefa muito difícil...o Sal cria imenso atrito, e o nosso jipe, apesar de contar com um 6 cyl a gasolina vê-se varias vezes em dificuldades, a escassez de oxigénio que sentimos e nos obriga a andar constantemente a mascar folhas de coca, faz-se sentir também no Toyota que com alguma dificuldade lá nos transporta deserto dentro, até alcançarmos os 5000mts de altitude...
as fotos falam por si...
O Salar de Uyuni é uma zona Vulcânica activa...
As Lagoas.
Lagoas de variadas tonalidades, ditadas pelas algas inquilinas: a Laguna Hedionda, de um verde pálido e mal afamada pelos seus odores sulfurosos, a Laguna Canapa e a Laguna Honda, mais escura, todas poiso de flamingos. Cruzamos a planura árida doDeserto do Siloli e contornamos bizarras figuras moldadas pela erosão eólica, como a famosa e muito retratada “Árbol de Piedra”. À distância, acompanham-nos alguns vulcões andinos: o Ollague, com os seus 5.870 metros, o Uturuncu, o mais alto, com pouco mais de 6.000 metros. Muitas vezes, estes relevos são “faróis” que ajudam a encontrar a direcção certa quando não há estradas (como no salar), ou quando as pistas se apagam com a chuva.
Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa estende-se para sul, ocupando uma área de 700 mil hectares. Das oitenta espécies de aves existente no parque (que alguns comparam com o Parque Nacional Yellowstone, por causa da actividade vulcânica), os flamingos são as que se avistam com mais frequência. Há grandes colónias junto às lagoas, mesmo durante o Inverno, quando uma boa parte das aves emigra. Muito mais difícil é avistar um puma, um condor ou uma raposa andina. Mas há uma ou outra passagem onde as vizcachas (uma espécie de coelho andino) quase vêm comer às mãos dos viajantes. Quanto à flora, apesar das condições climáticas e da salinidade, há quase duzentas espécies de plantas que sobrevivem na região.
Árvore de Pedra...
seguir caminho deserto adentro...
até alcançar o refúgio onde iriamos pernoitar essa noite...a 5000mts deparamos-nos com este magnifico entardecer...
...e pela manhã a simpática filhota da senhora que trabalhava no refúgio e o seu gato cujo nome não consigo pronunciar oferecem-nos este magnífico momento de cumplicidade...
...seguindo caminho alcançamos o Cemitério de Comboios...dezenas e dezenas de comboios e vagões aqui abandonados por companhias mineiras...
após a visita ao Cemitério de Comboios, altura de recuperar energias e efectuar alguma manutenção no Toyota...na madrugada seguinte entrariamos no Salar de Uyuni, o maior salar do Mundo com uma extensão superior a 12.000km2...em plena época de chuvas...
ç
o nascer do Sol no Salar de Uyuni...
sal,sal e mais sal...
VÍDEO
...depois de uns dias de expedição pelos desertos e salar de Uyuni, era altura de rumar em direcção a La Paz, maior Cidade da Bolívia...
wow....
as culturas Indígenas estão bem vivas e activas na sociedade Boliviana, o próprio Presidente Evo Morales é Ayamara, uma civilização Indígena de grande expressão na Bolivia...
um sítio especial
...um dos locais imperdiveis de La Paz, o mercado das bruxas é o fornecedor em La Paz de tudo o que é necessário para os rituais Aymara, fetos de Lama, Sapos secos, passando por todo o tipo de mezinhas, ervas secas e sementes para plantação...devido a grande curiosidade que o Mercado das Bruxas atrai, ao redor é possivel encontrar todo o tipo de lojas para turista, incluindo a ultima moda em roupa elaborada com pelo de Lama e Alpaca assim como os ultimos modelos de flauta andina e guitarra Boliviana.
...os fetos de Lama, são enterrados nas fundações dos edifícios como oferta a Pachamama para que ela os proteja, no entanto são apenas utilizados por gente humilde, espera-se que o crente Aymara que esteja bem na vida utilize Lama's vivos no ritual...
perto de La Paz, encontra-se aquela que é considerada a estrada mais perigosa do Mundo, opto com um grupo de viajantes de todo o Mundo por alugar umas bicicletas e desafiar a sorte...
...e antes de colocar as fotos deixem-me que diga que descer as Yungas de bicicleta é algo que TODOS deviam fazer uma vez na Vida...de cortar a respiração...
Construída em 1930 por prisioneiros Paraguaios, é uma das poucas vias de ligação da floresta Amazónica do Norte da Bolívia á sua capital, Yungas é uma palavra Aymara que se traduz por "Terras Quentes", a Estrada das Yungas do Norte é uma via com 69kms que junta La Paz a Coroico, a estrada é legenderária pelo perigo que acarreta...Estima-se que 200 a 300 viajantes percam a vida no decorrer da travessia ...
A Aventura começa a 4650mts de altitude no alto de La Cumbre, começamos em alcatrão ate entrar no percurso "off-road" e de aí, sempre a descer até aos 1200mts.
descer as Yungas de Bicicleta e tirar fotos ao mesmo tempo não é muito recomendável...assim sendo o registo Fotográfico é curto
fica a altimetria...
completada a descida com sucesso...o regresso a La Paz faz-se numa Minivan...horas e horas a subir...era altura de rumar até ao Perú e descobrir a magia de Machu Picchu, Lago Titicaca, Nazca e arredores
...o Sul da Bolivia atraves dos desertos que ladeiam Uyuni faz fronteira com a Argentina e Chile...
Salar de Uyuni é sinónimo de adversidade, as temperaturas negativas, as rajadas de vento, tudo torna a progressão neste terreno numa tarefa muito difícil...o Sal cria imenso atrito, e o nosso jipe, apesar de contar com um 6 cyl a gasolina vê-se varias vezes em dificuldades, a escassez de oxigénio que sentimos e nos obriga a andar constantemente a mascar folhas de coca, faz-se sentir também no Toyota que com alguma dificuldade lá nos transporta deserto dentro, até alcançarmos os 5000mts de altitude...
as fotos falam por si...
O Salar de Uyuni é uma zona Vulcânica activa...
As Lagoas.
Lagoas de variadas tonalidades, ditadas pelas algas inquilinas: a Laguna Hedionda, de um verde pálido e mal afamada pelos seus odores sulfurosos, a Laguna Canapa e a Laguna Honda, mais escura, todas poiso de flamingos. Cruzamos a planura árida doDeserto do Siloli e contornamos bizarras figuras moldadas pela erosão eólica, como a famosa e muito retratada “Árbol de Piedra”. À distância, acompanham-nos alguns vulcões andinos: o Ollague, com os seus 5.870 metros, o Uturuncu, o mais alto, com pouco mais de 6.000 metros. Muitas vezes, estes relevos são “faróis” que ajudam a encontrar a direcção certa quando não há estradas (como no salar), ou quando as pistas se apagam com a chuva.
Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa estende-se para sul, ocupando uma área de 700 mil hectares. Das oitenta espécies de aves existente no parque (que alguns comparam com o Parque Nacional Yellowstone, por causa da actividade vulcânica), os flamingos são as que se avistam com mais frequência. Há grandes colónias junto às lagoas, mesmo durante o Inverno, quando uma boa parte das aves emigra. Muito mais difícil é avistar um puma, um condor ou uma raposa andina. Mas há uma ou outra passagem onde as vizcachas (uma espécie de coelho andino) quase vêm comer às mãos dos viajantes. Quanto à flora, apesar das condições climáticas e da salinidade, há quase duzentas espécies de plantas que sobrevivem na região.
Árvore de Pedra...
seguir caminho deserto adentro...
até alcançar o refúgio onde iriamos pernoitar essa noite...a 5000mts deparamos-nos com este magnifico entardecer...
...e pela manhã a simpática filhota da senhora que trabalhava no refúgio e o seu gato cujo nome não consigo pronunciar oferecem-nos este magnífico momento de cumplicidade...
...seguindo caminho alcançamos o Cemitério de Comboios...dezenas e dezenas de comboios e vagões aqui abandonados por companhias mineiras...
após a visita ao Cemitério de Comboios, altura de recuperar energias e efectuar alguma manutenção no Toyota...na madrugada seguinte entrariamos no Salar de Uyuni, o maior salar do Mundo com uma extensão superior a 12.000km2...em plena época de chuvas...
o nascer do Sol no Salar de Uyuni...
sal,sal e mais sal...
VÍDEO
...depois de uns dias de expedição pelos desertos e salar de Uyuni, era altura de rumar em direcção a La Paz, maior Cidade da Bolívia...
wow....
as culturas Indígenas estão bem vivas e activas na sociedade Boliviana, o próprio Presidente Evo Morales é Ayamara, uma civilização Indígena de grande expressão na Bolivia...
um sítio especial
...um dos locais imperdiveis de La Paz, o mercado das bruxas é o fornecedor em La Paz de tudo o que é necessário para os rituais Aymara, fetos de Lama, Sapos secos, passando por todo o tipo de mezinhas, ervas secas e sementes para plantação...devido a grande curiosidade que o Mercado das Bruxas atrai, ao redor é possivel encontrar todo o tipo de lojas para turista, incluindo a ultima moda em roupa elaborada com pelo de Lama e Alpaca assim como os ultimos modelos de flauta andina e guitarra Boliviana.
...os fetos de Lama, são enterrados nas fundações dos edifícios como oferta a Pachamama para que ela os proteja, no entanto são apenas utilizados por gente humilde, espera-se que o crente Aymara que esteja bem na vida utilize Lama's vivos no ritual...
perto de La Paz, encontra-se aquela que é considerada a estrada mais perigosa do Mundo, opto com um grupo de viajantes de todo o Mundo por alugar umas bicicletas e desafiar a sorte...
...e antes de colocar as fotos deixem-me que diga que descer as Yungas de bicicleta é algo que TODOS deviam fazer uma vez na Vida...de cortar a respiração...
Construída em 1930 por prisioneiros Paraguaios, é uma das poucas vias de ligação da floresta Amazónica do Norte da Bolívia á sua capital, Yungas é uma palavra Aymara que se traduz por "Terras Quentes", a Estrada das Yungas do Norte é uma via com 69kms que junta La Paz a Coroico, a estrada é legenderária pelo perigo que acarreta...Estima-se que 200 a 300 viajantes percam a vida no decorrer da travessia ...
descer as Yungas de Bicicleta e tirar fotos ao mesmo tempo não é muito recomendável...assim sendo o registo Fotográfico é curto
fica a altimetria...
completada a descida com sucesso...o regresso a La Paz faz-se numa Minivan...horas e horas a subir...era altura de rumar até ao Perú e descobrir a magia de Machu Picchu, Lago Titicaca, Nazca e arredores