Novidades

Excursões em Cuba (Contactos)

pedro de barros

Membro Ativo
Patricia em relação a restaurantes não consigo ajudar o que estivemos foi o Boris que nos levou lá fica junto ao Cristo Rei e era muito bom a comida escolhemos Mar e Terra dava para 2 pessoas e recomendo mas não me lembro do nome do restaurante mas fale com o Boris de certeza que ele ajuda nessa parte ele é super acessível . De resto só lá ficamos um dia não comemos em mais nenhum.
É o restaurante Chanhonhaço. Magnifico.
Do melhor que comi em Havana. Fica em frente ao forte de onde todas as noites as 21.00 dão o tiro de canhão.

Olá TREPADOR
Nós temos viagem marcada para Setembro. É, tenho lido algumas criticas ao desempenho do Boris, não só aqui no Portal mas em outros sítios, como por exemplo em vez de nos levar a visitar alguns monumentos importantes, faz uma passagem de carro e está despachado.
Pode ajudar-me nos locais que visitou, e já agora, no restaurante onde almoçaram e por fim, se não achar impedimento, o valor que pagou ao Yoander?
Obrigada
Não concordo com essas criticas ao Boris. Fui em Maio com a esposa, porque ele já tinha agenda preenchida nesse dia, e foi excelente.
Tem de entender que para visitar Havana em 6 horas, se fosse para entrar em todos os locais, e a maior parte é a pagar, não chegariam 3 dias para o fazer...
O que eles fazem é primeiro definir que tipo de visitas quer fazer. Existem 6 planos diferentes.
Eu. por exemplo, escolhi finca vigia do Hemingwey, Havana vieja, e parte Histórica colonizadora espanhola... Preferi não ver Vedado, zonas novas, ou lá a foto do Che no mural....
O táxi vai circulando pelas artérias que fazemos a pé e recolhe-nos a seguir para outra zona...
É impossível fazer Havana a pé... E com calor brutal ainda pior....
Achei muito bom, porque nos vão dando explicações detalhadas sobre os edifícios.
Se tivéssemos de entrar e pagar em todos, não chegariam 3 dias com guia e táxi.
 
Última edição por um moderador:

maiastorm

Membro Novo
Olá bom dia

Estou em negociações com o Boris, apesar de ter enviado email ao Yoander também, para ir a Havana no próximo dia 7, e uma das questões que lhe coloquei foi precisamente se dava para conhecer Havana em 6 horas uma vez que temos a viagem desde Varadero. Ele respondeu que em 6 horas dá para ver "tudo" no entanto, que se quiséssemos ver tudo com mais calma, dividíamos a visita em dois dias e num dia visitávamos Havana velha e no outro Havana nova, por mais 80 cuc. Quem já foi acha que se justifica? Gostava de conhecer Havana e não só passar de carro… agora fiquei na dúvida se realmente devo ir com o Boris.
 
Última edição por um moderador:

pedro de barros

Membro Ativo
E esse é mesmo o problema...
Quem lhe disse isso está a mentir....
É impossível ver em 6 horas Havana no seu melhor e pior...
Isso obriga-o de fato a fazer uma parte de Havana de carro sem sair, e foi isso que aconteceu a quem critica, porque quer ver a pé, em 6 horas, Havana toda...
Eu sinceramente ia ver o plano dos 6 roteiros do Boris e escolher um.
Para um dia somente, Havana vieja, zona Colonial, uma foto de Havana no bom Jesus, e evitaria Vedado e partes modernas.
Isto se não gosta de Hemingwey e que para mim a finca Vigia do escritor é digna de se ver...
Veja os 6 roteiros do Boris, eu optei por um misto e deu perfeitamente para andar a pé, apanhar o táxi, comer no grande e fabuloso restaurante Canhonhaço, entrar numa mercearia do povo, visitar a zona colonial espanhola fabulosa e decidi evitar Vedado, zonas novas e Nacional de Cuba, fábrica dos charutos, e outras tretas.
 
Última edição por um moderador:

TREPADOR

Membro Conhecido
Olá TREPADOR
Nós temos viagem marcada para setembro. É, tenho lido algumas criticas ao desempenho do Boris, não só aqui no Portal mas em outros sítios, como por exemplo em vez de nos levar a visitar alguns monumentos importantes, faz uma passagem de carro e está despachado.
Pode ajudar-me nos locais que visitou, e já agora, no restaurante onde almoçaram e por fim, se não achar impedimento, o valor que pagou ao Yoander?
Obrigada
Boa tarde Rosário.
Em relação os guias citados, estou convencido que ficas bem servida com qualquer um deles.
Negociei com os dois, optei pelo Yoander porque me pareceu mais interesado e disponivel.
Conheci um casal de Portugueses que fizeram a visita no mesmo dia com o Boris, ainda nos cruzamos em Havana e no dia seguinte após trocarmos umas impressões, eles concluíram que a visita deles foi um pouco a despachar e que pagaram em demasia pelo almoço.
Não vou afirmar que um é melhor que o outro, esta conclusão é de terceiros após uma troca de impressões, pois as criticas ao Boris aqui no Portal são muito boas.
Durante a visita entramos no carro apenas no final da manhã para ir almoçar e já perto do final da visita para nos deslocarmos a uma praça.
O restaurante foi o D. Eutimia, tem um preço de 8 CUC por prato e é muito bem servido.
Quanto a preços ficou em 110€ por casal (fomos dois casais e duas crianças) as crianças não pagaram nada, foi utilizada uma carrinha de 9 lugares o que inflaciona um pouco o preço.
Amanhã envio uma descrição pormenorizada dos locais visitados que me foi enviada previamente pelo Yoander.
Em relação à visita devo acrescentar que um dia é apenas suficiente para ver os monumentos por fora, não há tempo para entrar em quase nada, pois temos de considerar que se perde muito tempo nas deslocações Varadero-Havana-Varadero.
 

pedro de barros

Membro Ativo
Considero também o D. Eutemia e fui lá jantar duas noites, o melhor na relação preço/qualidade.
Se não forem com guia, convém reservar pois à noite está completamente cheio.
Fui com a esposa do Boris ao almoço reservar para a noite .
 
Última edição por um moderador:

Rosario

Membro Conhecido
Obrigada TREPADOR, pelas informações, mas vem confirmar as minhas suspeitas, acho que vou tentar negociar com o Yoandar e falar com o resto do pessoal.
Muitas das vezes, estes pequenos guias quando começam a ter muita fama e por conseguinte trabalho, a qualidade começa a baixar, e a verdade é que tenho lido algumas criticas relativamente às excursões feitas com o Bóris.
Para nós Havana não será a primeira vez, portanto tenho a perfeita noção que é impossível, ficar a conhecer Havana só em um dia, mas se for só para passear de carro, bastava alugar um táxi.
TREPADOR Desde já agradeço, se enviar a "descrição pormenorizada dos locais visitados que me foi enviada previamente pelo Yoander."
Mais uma vez, obrigada.
 

Boris Gonzalez

Membro Novo
Profissionais
Olá!!! Cubaguia aqui.

Primeiramente, quero agradecer ao Pedro Barros e à Susana pelo recente comentário da equipa CubaGuia neste fórum, depois de terem apresentado algumas críticas ao Boris no mesmo.

Críticas que a equipa da CubaGuia acha que não são justas, não porque nós não aceitemos uma crítica sincera ao trabalho da equipa, mas porque achamos que não estão a ser feitas com lógica.

Por exemplo, de que forma alguém pode dizer que a fama destes guias está a afetar a qualidade da equipa, se essa pessoa não nos conhece e nunca fez uma excursão connosco. Isto não faz sentido.

Outra coisa: essa pessoa diz que o Boris tem tido críticas negativas recentemente. Seria bom se essa pessoa dissesse onde estão os links onde são apresentadas essas críticas. Gostaríamos de vê-las. Os sites nos quais geralmente vemos as avaliações do trabalho da CubaGuia são estes abaixo.

E gostaríamos de dizer que as avaliações feitas recentemente ao trabalho da equipa são ótimas.

Não quer dizer que, em 4 anos de trabalho, todos os clientes tenham ficado satisfeitos, mas digo-lhe que 95℅ dos mesmo ficam muito agradecidos pela ótima excursão.

Isto pode ser visto neste links. De facto são dos links mais empregados no mundo para fazer viagens!!!

Cuba guia

Excursões em Cuba (Contactos)

ATENCIÓN:Recomendaciónes de guías (Nueva normativa del foro): Foro de Cuba en TripAdvisor

Guia + Motorista // Viagem Varadero - Havana - Cubaguia - Havana Fórum - TripAdvisor

Boris Gonzalez, guía en Cuba - Foro de Guias, Excursiones, Conductores y Taxistas - LosViajeros

Também gostaria de explicar a esta pessoa que não é possível ver toda a Havana num dia (Havana tem 15 municípios e precisaria 15 dias para conhecer cada um), que a CubaGuia tem 6 excursões em Havana (para as pessoas que ficam diretamente em Havana) e que, para ter uma ideia geral da cidade e conhecer todos os pontos mais emblemáticos, podem fazer uma mistura dos 6 percursos, tais como visitar a periferia oeste de Havana, parte moderna, centro de Havana, Havana velha e periferia do leste de Havana; isto é feito em 6 horas e em carro clássico com ar condicionado (120 Cuc por casal ou 70 Cuc para dois casais, para crianças é grautuito).

Para as pessoas que vão visitar Havana desde Varadero, a estrutura da viatura é diferente pela deslocação desde Varadero. Nesta excursão, mostra-se o mais emblemático da cidade (parte moderna, parte antiga, bairros populares e área turística) com o preço de 140 Cuc para um casal, e 80 para dois casais.

Além disto, o almoço no restaurante Cañonazo é ótimo; a maioria dos portugueses gosta da comida típica cubana servida aqui e os preços estão na média de preços dos restaurantes em Havana.

Repetimos que estamos dispostos a aceitar críticas, mas gostaríamos que as críticas tivessem lógica.

Muito obrigado

CubaGuia

Obrigada TREPADOR, pelas informações, mas vem confirmar as minhas suspeitas, acho que vou tentar negociar com o Yoandar e falar com o resto do pessoal.
Muitas das vezes, estes pequenos guias quando começam a ter muita fama e por conseguinte trabalho, a qualidade começa a baixar, e a verdade é que tenho lido algumas criticas relativamente às excursões feitas com o Bóris.
Para nós Havana não será a primeira vez, portanto tenho a perfeita noção que é impossível, ficar a conhecer Havana só em um dia, mas se for só para passear de carro, bastava alugar um táxi.
TREPADOR Desde já agradeço, se enviar a "descrição pormenorizada dos locais visitados que me foi enviada previamente pelo Yoander."
Mais uma vez, obrigada.
 
Última edição por um moderador:

Rosario

Membro Conhecido
Olá!!! Cubaguia aqui.

Primeiramente, quero agradecer ao Pedro Barros e à Susana pelo recente comentário da equipa CubaGuia neste fórum, depois de terem apresentado algumas críticas ao Boris no mesmo.

Críticas que a equipa da CubaGuia acha que não são justas, não porque nós não aceitemos uma crítica sincera ao trabalho da equipa, mas porque achamos que não estão a ser feitas com lógica.

Por exemplo, de que forma alguém pode dizer que a fama destes guias está a afetar a qualidade da equipa, se essa pessoa não nos conhece e nunca fez uma excursão connosco. Isto não faz sentido.

Outra coisa: essa pessoa diz que o Boris tem tido críticas negativas recentemente. Seria bom se essa pessoa dissesse onde estão os links onde são apresentadas essas críticas. Gostaríamos de vê-las. Os sites nos quais geralmente vemos as avaliações do trabalho da CubaGuia são estes abaixo.

E gostaríamos de dizer que as avaliações feitas recentemente ao trabalho da equipa são ótimas.

Não quer dizer que, em 4 anos de trabalho, todos os clientes tenham ficado satisfeitos, mas digo-lhe que 95℅ dos mesmo ficam muito agradecidos pela ótima excursão.

Isto pode ser visto neste links. De facto são dos links mais empregados no mundo para fazer viagens!!!

Cuba guia

Excursões em Cuba (Contactos)

ATENCIÓN:Recomendaciónes de guías (Nueva normativa del foro): Foro de Cuba en TripAdvisor

Guia + Motorista // Viagem Varadero - Havana - Cubaguia - Havana Fórum - TripAdvisor

Boris Gonzalez, guía en Cuba - Foro de Guias, Excursiones, Conductores y Taxistas - LosViajeros

Também gostaria de explicar a esta pessoa que não é possível ver toda a Havana num dia (Havana tem 15 municípios e precisaria 15 dias para conhecer cada um), que a CubaGuia tem 6 excursões em Havana (para as pessoas que ficam diretamente em Havana) e que, para ter uma ideia geral da cidade e conhecer todos os pontos mais emblemáticos, podem fazer uma mistura dos 6 percursos, tais como visitar a periferia oeste de Havana, parte moderna, centro de Havana, Havana velha e periferia do leste de Havana; isto é feito em 6 horas e em carro clássico com ar condicionado (120 Cuc por casal ou 70 Cuc para dois casais, para crianças é grautuito).

Para as pessoas que vão visitar Havana desde Varadero, a estrutura da viatura é diferente pela deslocação desde Varadero. Nesta excursão, mostra-se o mais emblemático da cidade (parte moderna, parte antiga, bairros populares e área turística) com o preço de 140 Cuc para um casal, e 80 para dois casais.

Além disto, o almoço no restaurante Cañonazo é ótimo; a maioria dos portugueses gosta da comida típica cubana servida aqui e os preços estão na média de preços dos restaurantes em Havana.

Repetimos que estamos dispostos a aceitar críticas, mas gostaríamos que as críticas tivessem lógica.

Muito obrigado

CubaGuia
Bom dia Bóris
Lamento, que apenas tenha citado o meu post, quando posso ver por aqui outros que também não abonam o vosso desempenho, mas são a opiniões das experiências vividas ou receios de quem está para ir, que é o meu caso.
É claro, e tenho noção, ser impossível conhecer Havana em 6 horas (nem em 6 dias) mas também nunca nos emails que trocamos pedi algo desse género, agora preocupa-me é que em vez de irmos a determinados locais emblemáticos da nossa maravilhosa Havana, apenas haja uma passagem de carro com uma breve descrição. Se tem duvidas no que aqui escrevi, até porque não lhe fica muito bem, indiretamente chamar-me de mentirosa, só porque mostrei o meu receio ao que tenho lido acerca do Bóris, pode aceder ao Facebook, aos Amantes das Caraíbas, e ver com atenção, ao que por ai escrevem a seu respeito.
É claro, que ainda não posso avaliar o seu trabalho, pois só iria fazer a excursão em setembro. Deixa-me simplesmente desiludida, pois em vez de vir comprometer-se com o seu melhor desempenho, só porque expressei o meu medo pelo que tenho lido, me envia uma lista, que só para sua informação já tinha lido quase todos estes post, mas uma mentira não se torna verdade, só porque é repetida mil vezes.
 

RicardoMarques

Membro Novo
Bom dia Bóris
Lamento, que apenas tenha citado o meu post, quando posso ver por aqui outros que também não abonam o vosso desempenho, mas são a opiniões das experiências vividas ou receios de quem está para ir, que é o meu caso.
É claro, e tenho noção, ser impossível conhecer Havana em 6 horas (nem em 6 dias) mas também nunca nos emails que trocamos pedi algo desse género, agora preocupa-me é que em vez de irmos a determinados locais emblemáticos da nossa maravilhosa Havana, apenas haja uma passagem de carro com uma breve descrição. Se tem duvidas no que aqui escrevi, até porque não lhe fica muito bem, indiretamente chamar-me de mentirosa, só porque mostrei o meu receio ao que tenho lido acerca do Bóris, pode aceder ao Facebook, aos Amantes das Caraíbas, e ver com atenção, ao que por ai escrevem a seu respeito.
É claro, que ainda não posso avaliar o seu trabalho, pois só iria fazer a excursão em setembro. Deixa-me simplesmente desiludida, pois em vez de vir comprometer-se com o seu melhor desempenho, só porque expressei o meu medo pelo que tenho lido, me envia uma lista, que só para sua informação já tinha lido quase todos estes post, mas uma mentira não se torna verdade, só porque é repetida mil vezes.
Boas! desculpe a intromissão... mas há uma questão que não consigo perceber nas suas preocupações... Se tem noção que Havana não se vê em 6 horas, e se vai fazer um tour de 6 horas, então fica óbvio que não vai conhecer tudo certo? então obrigatoriamente vão haver sítios onde a passagem é feita em jeito de corrida (ou em alternativa nem sequer por lá passa). Se quer parar para ver com mais calma, acho que é só dizer e o guia assim o fará. Acho que quem lhe disser que numa tour de 6 horas, não vão haver sítios onde a passagem vai ser breve então ai é que desconfiava.

Mais uma vez as minhas desculpas, não quero de todo que isto seja visto como um post "ofensivo".

Cumprimentos,
 
Última edição por um moderador:

Pena

Membro Ativo
Boas.
É impossível conhecer em 6 horas qualquer cidade, seja Lisboa, Havana ou outra capital qualquer. A menos que se queira visitar para tirar uma selfie e dizer que estive lá...
Irão sempre existir pontos de interesse que ficam para trás mas só quero fazer uma chamada de atenção para as vantagens e desvantagens deste tipo de visitas.
Há anos a trás visitei Havana com o operador e na semana passada voltei para visitar com o Boris. Julgo que o truque nestas visitas é fazer o trabalho de casa tentando saber o que verdadeiramente gostávamos de visitar e por outro lado tentar conhecer antecipadamente a historia desses locais. Desta forma reduzimos a margem de erro para evitarmos ser defraudados.
Caso contrário podem dizer-nos que foi aqui ou ali que se deu isto ou aquilo que será mais ou menos a mesma coisa se for verdade ou não...
Desta vez por azar nesta visita, surgiu do nada uma "pop storm" (tempestade violenta tipo fim-do-mundo-em-cuecas!:cool:) e a parte da tarde foi "molhada", mas mesmo assim a flexibilidade deste tipo de visitas ainda permitiu voltar a passar por locais que se fosse com o operador já não seria possivel. Para apreciar os detalhes só dormindo na cidade.
Nota: Foi com alguma tristeza que verifiquei que na parte velha, fora das 4 ou 5 ruas onde andam os turistas, as casas se estão rapidamente a desfazer (literalmente!), sendo que em algumas zonas só têm as paredes em pé e o lixo se vai amontoando por todo o lado, incluindo junto ao Malecon.
 
Última edição por um moderador:

pedro de barros

Membro Ativo
Eu concordo.
Havana vieja está a desfazer-se aos bocados...
Em Maio, quando estive, choveu para caraças e era um perigo passar por certas zonas porque o desmoronamento de bases de varandas eram visíveis e, durante a noite pior...
Eu nunca estive em Cuba há quinze anos mas pelo que me dizem, estava muito melhor. O Malecon de noite é escuro como breu e não tem nada de romântico, só maus cheiros e lixo... Salva-se a zona do Hotel Nacional de Cuba que é bastante iluminada. No resto foi uma desilusão...
 
Última edição por um moderador:

JoanaS

Membro
Boa noite, alguém ja fez a excursão a Havana com o Boris com uma bebé de 2 anos?
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
Também eu recorri ao Boris para voltar a Havana.
No dia e hora marcados, o taxi clássico, estava à porta do hotel.
Em Havana, fizemos o roteiro sugerido pelo Boris e almoçamos no restaurante Cañonazo, que também recomendo.

O Boris fala muito bem português.
Para quem quer ter uma noção das horas: chegamos a Havana às 10h e regressamos às 16h. Pouco tempo, mas já sabíamos ao que íamos. Não há milagres!
Tendo sido a nossa 2ª vez em Havana, vi coisas que não vi da primeira vez o que complementou o meu (pouco) conhecimento da cidade.
Concluindo: recomendo o Boris!
 

Rui Macedo

Membro Novo
Boa noite.
Há por aqui alguém que vá na próxima semana , interessado em dividir o custo da visita a Havana.
Cpts,
 

Scorpion80

Membro Ativo
Boa Noite caros Viajantes.

Já faz 4 anos que fui a Cuba, e as saudades que tenho são imensas.
Mas o que venho aqui perguntar era se me podiam confirmar se o serviço de guia do Yoander ainda continua a ser excelente???? Em 2014 foi ele o guia escolhido e foi uma excelente escolha, mas isto há 4 anos atras.
 
Última edição por um moderador:

B_a_r_t

Membro Ativo
Boa noite Pandre!
Nós optamos por ir de avião para Madrid no dia 17 porque a volta seria mais cansativa de carro no 27.
Em Cuba vamos ficar no Iberostar Laguna Azul que preferimos em vez do Tainos. O ano passado fiquei no Meliá Varadero que fica ao lado do Sol Palmeras e a zona é boa, embora a praia não seja de águas mais rasas e calmas com o Laguna para onde vou (eu prefiro essa praia, mas tive de ceder pela mulher que prefere água calma) .
Hoje recebi a resposta do Boris e ele deu-me contacto de um taxista para ver com ele a disponibilidade, mas a ideia é irmos 6.ª feira dia 22. Voltei a não optar por 3 dias em Havana este ano, mas vou lá com o meu filho este ano para ele conhecer.
A excursão dos golfinhos não fiz em conjunto com a do Cayo Blanco, porque já fizemos noutro lado. E Cayo Blanco propriamente também não me convenceu.
Aproveitem muito e certamente nos encontraremos.
Boa tarde,

Como fez a de Cayo Blanco?

Obrigado
 

Margarida__r

Membro Novo
Olá!
Regressei de Cuba há uma semana e fiz um circuito por Havana com o Boris e adorei!! Foi espetacular! Mostrou-nos um pouco de toda a Havana, sabia muito da sua história, e fala português! Recomendo vivamente! Marquei tudo por email e obtive resposta rapidamente.

Contacto do Boris: [email protected]
 
Última edição por um moderador:

Rui Macedo

Membro Novo
Bom dia,

Na nossa viagem a Cuba fizemos uma visita a Havana com o guia Boris.

No dia e hora combinados, o motorista do carro clássico lá estava à nossa espera no hotel.
Seguimos viagem desde Varadero até Havana, com paragem de cerca 30 min. na Ponte de Bacunayagua.
Chegados a Havana, por volta das 10:30 horas, fomos acompanhados pelo Boris no tour que nos havia sugerido.
Almoçamos no restaurante "El Canonazo"(qualidade e preço aceitáveis).
O tour prolongou--se até cerca das 16:00 horas, sempre com explicações dignas de um guia, e que por sinal fala muito bem português.

Conforme já aqui vem sendo dito repetidamente, salientamos o profissionalismo e o bem receber com que fomos brindados pelo Boris, e com certeza que se houver uma próxima vez, o guia já está escolhido.

Marcámos tudo via email com pouco tempo de antecedência, mas com bastante facilidade e sempre com respostas rápidas e esclarecedoras por parte do Boris.

A repetir sem dúvida...

Cumprimentos,
 

Misabel

Membro Ativo
Regressei recentemente de Cuba e fiz a visita a Havana com o Boris. Só tenho a dizer maravilhas, uma pessoa atenciosa e muito culta, fiquei impressionada pelo seu bom português e pela sua sabedoria. O motorista sempre atencioso de varadero a Havana foi nos falando tambem da história do país e da actualidade. O almoço 5* a melhor refeição em Cuba foi o boris que nos recomendou o sítio comemos o famoso prato terra e mar.
Recomendo :)
 

Faml

Membro Novo
Boa tarde

Estou a planear uma viagem a cuba em Novembro, gostava de ir a Trinidad, Cienfuegos e Santa Clara, alguém que tenha ficado em Varadero fez excursão de um dia a estas três cidades?

Como correu?

Obrigada
 
Top