Viva!
Secalhar venho demasiado tarde a postar por aqui, mas nunca é tarde para aconselhar futuros viajantes para o reino unido..
Fiz em 2007 um interrail por Inglaterra e Escócia, fui sozinho, durante duas semanas, no mês de Setembro, e devo dizer que foi uma experiência que mudou por completo a minha mentalidade, e que me fez crescer em alta.
O objectivo da minha viagem era, desde o principio, as highlands escocesas, trepar montanhas acima, paisagens do outro mundo, talvez uma viagem mais espiritual que outra coisa, algo muito á senhor dos anéis.
O plano foi: apanhei o avião para Londres, onde fiquei 4 dias - segui para York - Edinburgo - Inverness - Fort William - Ilha de Skye - Londres - avião para Lisboa
Sobre Londres: É apenas a minha opinião pessoal, mas para ser sincero não gostei muito de Londres, apesar de ter conhecido malta porreiríssima, acima de tudo Chineses (que são da espécie mais altamente de sempre). Não porque tenha tido uma má experiencia lá, antes pelo contrário, mas, para além dos elevados preços, não gostei dos londrinos e a cidade em si, apesar de ter muito de história, muita cultura e muito para ver, não me agradou. Tive num hostel com excelentes condições, da YHA, que aconcelho vivamente a toda a gente que lá queira ir, basicamente no centro da cidade, perto da estação de comboios de King's Cross & St. Pancras. Uma cidade muito comercial, muito movimentada, suja... sou talvez um caso raro no meio de milhões que amaram a cidade.
Sobre York: É um local brutalíssimo, a pequena "cidade" (se assim é chamada) está dentro das muralhas de um castelo, um espaço muita calmo. Uma zona mais histórica que outra coisa, York vê-se em menos de um dia, corri aquilo de uma ponta a outra e só não parti para Edinburgo no próprio dia porque já não tinha comboios. Se alguém for de Inglaterra para a Escócia, aconselho a dar lá um saltinho, por volta das 6, pouco antes até, está praticamente tudo fechado e não se vê quase ninguém nas ruas.
Sobre Edinburgo: De poucas palavras, sem dúvida, uma das mais lindas cidades da Europa. O povo escocês é do mais porreiro que se pode encontrar pelo UK, e por lá conheci pessoal de vários países, super porreiros, e que ainda hoje comunico. Para além dos vários pubs e da boa cervejinha, museus, castelos, boa paisagem, para quem gosta de história, cultura, paz, Edinburgo é uma cidade a não perder, mesmo.
Sobre Inverness: Ora sobre Inverness, não tenho muito a dizer, não foi uma cidade de grande interesse tanto que parti para Fort William ao fim do dia. É uma cidade engraçada até, mosteiros fabulosos, com um rio que rasga a cidade, mas tem muito pouco para ver.
Sobre Fort William: Devo dizer que foi aqui que atingi o ponto mais alto da minha viagem, assim como o principal objectivo. Fiquei num hostel na base da famosa montanha do Ben Nevis, pelo que me disseram, a maior cadeia montanhosa do Reino Unido, brutalíssimo, mais parecia um retiro de caçadores. Estive lá 2 dias, num dos quais me aventurei a subir o Ben Nevis, de All Stars, jeans, e uma capa de plástico que acabou por se rasgar e voar pelas montanhas abaixo, tal era a força do vento. Chuveu, ensopei-me, muito vento, sequei-me, e assim sucessivamente até quase ao topo, que não consegui atingir devido á forte chuvada que surgiu juntamente com uma ventania que quase me atirava do pequeno trilho que havia. Para quem lá for, aconselho a levar umas botinhas e um bom e confortável casaco, pois os meus belos All Star, apesar de nunca me ter espalhado, acabaram por não ser o calçado ideal para uma "escalada". Lá de cima a vista é inesquecível, não só pelas pequenas cascatas que corriam montanha abaixo, mas por toda a visão que se tem da cadeia montanhosa. A town, de Fort William, pouco ou nada tem para se visitar. Foi lá que apanhei uma bela constipação, que por sorte só se manifestou já no avião á vinda para Lisboa.
Sobre a Ilha de Skye: Fiquei em Portree, também sem palavras para descrever a beleza daquilo. Das mais bonitas paisagens que alguma vez voltarei a ver (e eu que já vi as cataratas de Iguaçu, e a riviera Maya, entre muito mais). Para quem realmente gosta de uma boa paisagem e de se aventurar pelo meio das planicies, de florestas cerradas a vastas planícies com "Hairy Cus" (Hairy cows, uns bois com um pêlo muita fofo e comprido), de altas falésias com cascatas a cadeias montanhosas recheadas de nevoeiro. Uma zona costeira, pequena, muitos castelos que só me faziam lembrar lendas e contos, lagos do outro mundo... de dar lágrimas nos olhos. Tive num hostel, nada do outro mundo e não me lembro do nome, apenas que ficava perto de um restaurante chinês, cujo patrão não poderia ser mais porreiro, por metade do preço ofereceu-me uma pequena visita turística de autocarro pela ilha, que sem dúvida é imprescindivel de se fazer, com visitas a muitos dos castelos, a locais históricos de antigos povos que lá habitaram, e sem dúvida, a melhor oportunidade para se conhecer a misteriosa e fantástica história da ilha. Quem gosta do senhor dos anéis, sentir-se-á no filme.
E assim foi, para primeiro interrail, sozinho, das maiores experiências da minha vida. Inesquecível, aconselho esta viagem a toda a gente, e se possível partilhem-na com uma boa companhia, porque quanto mais para o norte menos gente se vai encontrando, e portanto, aquela sensação de solidão começa a apertar. Eu tive de nó na garganta, quase a meter conversa com duas velhotas no meio de um café só para poder socializar um pouco.. mas as paisagens superam tudo, e para quem tem espírito para ir sozinho e para se encontrar espiritualmente com a natureza as highlands da Escócia são sem dúvida um excelente local.
Se alguém quiser saber alguma coisa e eu souber responder é só perguntar!
Cumprimentos,
Pedro