Novidades

Encontrar bagagens perdidas

Katy Deodato

Membro Novo
Estou neste momento a escrver uma carta que a ALITALIA me pediu com o contudo da mala e respectivo valor dos objectos, eu gostava e se podessem ajudar-me a dar umas dicas p a redacção da carta para ver se consigo receber um valor significativo!!

Obrugado estou aberta a sygestões
 

L_Ferreira

Membro Novo
Bem, ainda estou também a resolver uam situação semelhante.
Pelas pesquisas que fiz na Net há um acordo internacional relativamente a bagagens perdidas e pela perda da mala o normal é pagarem um valor fixo por kg. Geralmente não ligam nada ao contéudo da mala, pedem sempre mas deve ser só para darem menos caso metas um valor inferior ao valor por kg. POrque se o valor da lista for superior, elas pagam 20 dolares ou 20 euros (não tenho certeza) por kg.

Não sei como é a Alitalia mas a minah reclamação foi à Futura e disseram-me para contar com 2 a 3 meses para pagar tanto o valor da mala, como as despesas que tive de fazer.
 

JoãoM

Membro
Katy Deodato disse:
Estou neste momento a escrver uma carta que a ALITALIA me pediu com o contudo da mala e respectivo valor dos objectos, eu gostava e se podessem ajudar-me a dar umas dicas p a redacção da carta para ver se consigo receber um valor significativo!!

Obrugado estou aberta a sygestões

Olá Katy

O pedido da companhia para descrever o conteúdo da mala não deve ter a ver com quaisquer indemnizações, mas sim para que eles tenham mais uma ferramenta que lhes permita identificar a mesma.
É um procedimento normal por parte das companhias aéreas depois de decorrido algum tempo sem que a bagagem apareça.

Quanto ao máximo valor a receber, não há mistérios.
Como referi no início deste tópico, as companhias apenas pagam o que está estipulado por convenções internacionais, ou seja:
"Em voos internacionais a indemnização está limitada a 17 DSE (20 €) por Kg de bagagem despachada, com um limite máximo de 1.200 DSE"

Isto é: se a sua mala pesava 20 Kgs recebe 400 €; se pesava 25 kgs, recebe 500 €; e assim por diante.

Se tiver sido numa viagem organizada, tem obrigatoriamente um seguro que contempla as bagagens, pelo que se não o accionou ainda, veja se ainda vai a tempo.
Normalmente as companhias de seguros pagam até 750 € com o seguro de base. Por isso é sempre melhor pagarmos um pequeno adicional de 25 euros para aumentar o valor a receber nestes casos.

Se foi de férias por sua conta... pois então só recebe o valor que lhe der a companhia, que não será grande coisa.

Mas tenha paciência porque a mala ainda poderá aparecer... nem que seja daqui por uns meses. Recorde-se que neste momento há milhares de malas perdidas por esse mundo fora e só no fim de Agosto eles têm mais tempo para verificar o conteúdo daquelas que ficaram sem etiquetas...

Boa sorte !!
 

Lunatico

Membro Novo
Boas

Realmente é um link bastante util para quem já foi vitima da perda de malas.
Eu em Junho também já fui vitima de uma situação dessas. Fiz o Check In em Faro na Tap com destino a Hamburg, mas com escalas em Lisboa e Barcelona. Quando cheguei a Hamburg, bem que fiquei á espera que a bagagem aparecesse. Após verificação foi descoberto que afinal tinha ficado em Barcelona. Conclusão só apareceu 2 dias depois.
Tive que ir comprar produtos de Higiene e alguma roupa, para me poder governar.
Perder mala é bem desagradável.

Cumps

Lunatico
 

Karne

Membro Novo
Olá,
Eu também fui vitima de perda de malas, da minha filha bébé inclusive, na viagem para Fuerteventura o ano passado (JUN2007) através da Ibéria com escala em Madrid.
Foi uma tormenta mas depois tudo se resolveu, com eles a pagarem dois dias de despesas que tive de efectuar.

E como bom português que sou, pagaram o máximo de que tive direito, até brinquedos fiz questão de comprar. A Ibéria, verdade seja dita, nem questionou. Em pouco mais de 1,5 a 2 meses tinha o cheque em casa.

Acontece, e é aqui que interessa, eu aprendi uma coisa que talvez seja últil para quem viaje, faça escala ou não. E esta coisa passa por antes de efectuar o embarque, procurar saber onde estão as nossas malas (identificadas com códgido de barras - canhoto na nossa posse) perguntando através do código se as mesmas já deram entrada no porão do avião.
Falo isto, porque no regresso, também em Madrid, antes de embarcar soube nas informações que as minhas malas já haviam dado entrada no porão do avião, segundo os registos da empresa que ali as coloca.
Resumindo, antes do nosso embarque convém saber através dos códigos de barras se as malas já foram descarregadas.
Espero ter sido útil.
Boa viagem.
Valentim
 

Car_lota

Membro
O ideal é tentar dividir os pertences das várias pessoas por várias malas para não ficarmos "descalços" depois.


Por acaso tenho uma mala que está perdida neste momento e vou aproveitar para testar o site.
 

Solitária

Membro Ativo
Ao ler estes relatos fiquei assustada, graças a deus as minhas malas nunca se "perderam".
Este ano vou sexta feira para Cabo verde, e levo uma mochila comigo com fraldas , iogurtes e mudas de roupa para a minha filha que tem 22 meses, vou levar uma mala no porão com alimentação para ela, e espero que a minha nãose perca porque é lá que vou levar toda a medicação passada pela pediatra, mas este topico é 5 estrelas, vou levar o link para a eventualidade de algo desaparecer
 

JoãoM

Membro
Karne disse:
Olá,
Resumindo, antes do nosso embarque convém saber através dos códigos de barras se as malas já foram descarregadas.
Espero ter sido útil.
Boa viagem.
Valentim
Isso sim, seria o ideal, mas deve compreender que é humana e tecnicamente impossível para os serviços nos aeroportos fornecerem esse tipo de informação a todos os passageiros que os pretendessem obter.
E é que nem sequer existe esse tipo de serviço, nem um balcão onde nos forneçam tal informação.

Car_lota disse:
O ideal é tentar dividir os pertences das várias pessoas por várias malas para não ficarmos "descalços" depois.

Por acaso tenho uma mala que está perdida neste momento e vou aproveitar para testar o site.
Tenha no entanto em conta que nem sempre as companhias aéreas inserem a informação em tempo real no sistema.
No dia 28 de Junho faltou-me a mala ao chegar a Lisboa. No dia seguinte recebi um sms a dizer que tinha chegado, mas o sistema não mostrava nada.

Solitária disse:
Ao ler estes relatos fiquei assustada, graças a deus as minhas malas nunca se "perderam".
Este ano vou sexta feira para Cabo verde, e levo uma mochila comigo com fraldas , iogurtes e mudas de roupa para a minha filha que tem 22 meses, vou levar uma mala no porão com alimentação para ela, e espero que a minha nãose perca porque é lá que vou levar toda a medicação passada pela pediatra, mas este topico é 5 estrelas, vou levar o link para a eventualidade de algo desaparecer
Não se assuste Solitária. :cool:
Leve alguma comida da sua filhota na mochila, mas NÃO meta os medicamentos na mala.
TUDO QUE SEJA MEDICAMENTOS ANDA SEMPRE CONNOSCO !!

E uma excelente viagem !!
 

luisito

Membro Novo
Isso mesmo, Solitária, é como diz o João: os medicamentos devem ir sempre connosco, não só porque podem perder-se, mas também porque o porão não é climatizado, o que pode eventualmente degradar alguns medicamentos (nomeadamente se forem líquidos)
 
Top