Novidades

Dúvidas sobre viagem a Cuba

Jpitte

Membro Novo
Olá a todos,

Vou dia 4 de Setembro para Cuba numa viagem de 15 dias e estou com algumas dúvidas que talvez aqui alguém me possa ajudar.

Vamos evitar a Cuba turística e a nossa ideia é conhecer Cuba "profunda";)

Então aqui vão as minhas questões:

- Aluguer de carros: Já alguém por aqui alugou carros em Cuba? Estou um bocado preocupado principalmente depois de ter lido em alguns sites que muitas vezes os carros estão em más condições (mesmo tendo bom aspecto por fora). Caso realmente se confirme que é um risco demasiado grande qual a melhor maneira de viajar dentro de Cuba? Os Taxis fazem viagens relativamente grandes a preços justos?

- Seguro de Saúde: Como sabem, desde Maio que é obrigatório o seguro de saúde para se entrar em Cuba. Quando comprámos os bilhetes de avião via web, comprámos também um seguro Multi-riscos que abrange saúde, repatriamento, etc... A seguradora é a L’Européenne d’assurances voyages. Isto é o suficiente, certo?

- Moeda: Ainda estou um pouco confuso devido a haver 2 tipos de pesos em Cuba. Alguma maneira de os distinguir bem? Não queria muito pagar algo numa moeda e receber o troco noutra :) E levantar dinheiro com cartão de débito em ATM's também é tranquilo?

Obrigado pelo vosso tempo e Boas Viagens para todos!


Abraços,

João Monteiro
 

Karenina

Membro Novo
Jpitte disse:
Olá a todos,

Vou dia 4 de Setembro para Cuba numa viagem de 15 dias e estou com algumas dúvidas que talvez aqui alguém me possa ajudar.

Vamos evitar a Cuba turística e a nossa ideia é conhecer Cuba "profunda";)

Então aqui vão as minhas questões:

- Aluguer de carros: Já alguém por aqui alugou carros em Cuba? Estou um bocado preocupado principalmente depois de ter lido em alguns sites que muitas vezes os carros estão em más condições (mesmo tendo bom aspecto por fora). Caso realmente se confirme que é um risco demasiado grande qual a melhor maneira de viajar dentro de Cuba? Os Taxis fazem viagens relativamente grandes a preços justos?

- Seguro de Saúde: Como sabem, desde Maio que é obrigatório o seguro de saúde para se entrar em Cuba. Quando comprámos os bilhetes de avião via web, comprámos também um seguro Multi-riscos que abrange saúde, repatriamento, etc... A seguradora é a L’Européenne d’assurances voyages. Isto é o suficiente, certo?

- Moeda: Ainda estou um pouco confuso devido a haver 2 tipos de pesos em Cuba. Alguma maneira de os distinguir bem? Não queria muito pagar algo numa moeda e receber o troco noutra E levantar dinheiro com cartão de débito em ATM's também é tranquilo?

Obrigado pelo vosso tempo e Boas Viagens para todos!


Abraços,

João Monteiro
Ola João,

- estive em Cuba em Junho deste ano e posso garantir-lhe que vai adorar o país, desde que não leve consigo expectativas muito altas.
- Em relação às suas questões:

Aluguer de carros: Não o fiz, andei sempre de Taxi enquanto estive em Havana e em Varadero aconselho o aluguer de scooter, caso seja so para si e para outra pessoa.
Em relação aos carros para aluguer, são de facto carros recentes, não posso confirmar se ao nivel das condições se são bons ou maus, mas em Cuba tudo é um risco, e nem sempre estão nas melhores condições.
O valor dos taxis é sempe regateável, por exemplo, uma viagem de taxi de havana a varadero, ou vice versa, custa aproximadamente 100CUC, o que é um pouco elevado, mas vale sempre a tentativa de regatear o preço ou mudar de taxista :). As viagens dentro de Havana são à volta de 8 ou 9CUC, mas aconselho, para visitar Havana na totalidade o aluguer de uma charrete no Capitólio, pois dá para ver toda a Havana velha e nova por aproximadamente 15 ou 20CUC.

Seguro de Saude: É de facto obrigatório, mas desde que saiu a lei, as operadoras turisticas e as agencias já incluem o seguro na viagem. No meu caso tinha o seguro obrigatório e fiz ainda um seguro opcional por mais €30/pessoa, que incluia custos de cancelamente e por ai, algo de que, na verdade, não precisavamos. Deve informar-se com a sua seguradora se o seguro incluido permite a entrada no país.

Moeda: Em Cuba existem os pesos Cubanos, que apenas são utilizados pelos Cubanos, e existem os pesos Convertiveis, moeda utilizada pelos turistas. Na altura em que lá estive 1CUC equivalia a 1EUR, a diferença quase não se nota.
Os Cubanos aceitam CUCs e EURs.
Em relação ao levantamente de dinheiro, consegue faze-lo com o seu cartão de débito ou crédito, caso o mesmo não seja americano.
Eu levei um MasterCard e não consegui levantar dinheiro com ele, pelo que utilizei o meu Visa.
Para efectuar o cambio, existem várias casas de cambio espalhadas por Cuba, nos Hoteis e no Aeroporto, não me consigo lembrar do nome mas sei que começa por "C".

- Em relação ao país, as pessoas são muito acolhedoras e simpáticas, pois esperam sempre o retorno com um ou dois CUCs. Mas no caso de não dar eles também não fazem "cara feia".
- As excursões, na altura em que lá estive, eram carissimas, o meu cunhado esteve em Cuba em Novembro do ano passado e pagou 45CUC para ir a Cayo Blanco, a mim pediram-me 75CUC, pode ser que agora em Outubro estejam mais em conta.
- Em relação ao clima, não tem de se preocupar com nada, mesmo que o tempo esteja encoberto ou se chover, logo passa e o sol brilha novamente.

- Caso tenha mais duvidas pode coloca-las, no que poder e souber, responderei.

Abraços, Karenina.
 

Jpitte

Membro Novo
Olá Karenina,

Obrigado pela resposta.

Não vou com expectativas altas, sei mais ou menos o que vou encontrar :) estou muito interessado pela parte natural de Cuba.

Fico mais descansado em saber que conseguiu usar cartões Visa, esse era um dos meus medos.

Em relação aos preços dos taxis, realmente parecem-me elevados e fico surpreso pois ja tinha lido algures (ou no trip advisor ou no lonely planet) alguem dizer que tinha feito uma viajem ainda grandita por muito menos do que o que me está a dizer. Parece que é mesmo tudo uma questão de sorte e saber regatear :)

Obrigado pelo seu post,

Cumprimentos,
João
 

yara

Membro Conhecido
Cuba é um destino que vale a pena, pelo povo, clima, cultura, tudo...
Claro que nos hoteis tem diferenças de outros destinos das Caraíbas como México e Républica Dominicana, devido ao embrago mas de resto, devo dizer que Cuba para mim é muito melhor que a Républica Dominicana...
 

gilmalveira

Membro
Vai gostar de Cuba no entanto ir para "Cuba Profunda" não vai ser facil!!!!eles são um povo muito orgulhoso e culto no entanto tem um certo receio no que diz respeito ao Turista, temos de conquistar a confiança deles aos poucos....mas são maravilhosos!!!
 

badbones

Membro Conhecido
Como a ideia é visitar Cuba profunda as sugestões passam por Havana (a pé), Pinar del Rio, Santiago de Cuba, Holguin e Baracoa (segundo os cubanos esta zona quase não sofreu alterações nos ultimos cem anos).

Para o fazer tem tres hipoteses:
1-alugar um carro que acarreta diversos riscos sendo que muitas pessoas já o fizeram e não tiveram problemas. De notar que praticamente não existem indicações na estrada.
2- alugar um taxi que anda consigo todos os dias. Eu acho que ainda tenho o cartão do taxista a quem contratamos este serviço, se estiver interessada envio-lhe os dados.
3- Viajar de avião entre as principais cidades e ai alugar um taxi.

Penso que existem agencias de viagens em Portugal que têm programas menos turisticos.

Quanto a levantamentos ATM nunca precisei de fazer mas quando tentei pagar com VISA queriam cobrar uma comissão de quase 12%. Acabei por pagar tudo em dinheiro. Em relação aos cambios existem casas de cambio em todos os Hoteis, peça sempre o recibo do valor transaccionado porque algumas pessoas no TripAdvisor têm-se queixado de fraudes. A mim deram-me sempre o recibo sem eu pedir mas mais vale prevenir.

Nota em relação a Cuba "profunda": Vão de mente muito aberta e preparados para o que possam encontrar. A ideia de ver o povo como ele realmente é implica ver coisas que nos podem fazer arrepiar ou chorar.
 

kaumberg

Membro Novo
Jpitte disse:
Olá a todos,

Vou dia 4 de Setembro para Cuba numa viagem de 15 dias e estou com algumas dúvidas que talvez aqui alguém me possa ajudar.

Vamos evitar a Cuba turística e a nossa ideia é conhecer Cuba "profunda";)

Então aqui vão as minhas questões:

- Aluguer de carros: Já alguém por aqui alugou carros em Cuba? Estou um bocado preocupado principalmente depois de ter lido em alguns sites que muitas vezes os carros estão em más condições (mesmo tendo bom aspecto por fora). Caso realmente se confirme que é um risco demasiado grande qual a melhor maneira de viajar dentro de Cuba? Os Taxis fazem viagens relativamente grandes a preços justos?

- Seguro de Saúde: Como sabem, desde Maio que é obrigatório o seguro de saúde para se entrar em Cuba. Quando comprámos os bilhetes de avião via web, comprámos também um seguro Multi-riscos que abrange saúde, repatriamento, etc... A seguradora é a L’Européenne d’assurances voyages. Isto é o suficiente, certo?

- Moeda: Ainda estou um pouco confuso devido a haver 2 tipos de pesos em Cuba. Alguma maneira de os distinguir bem? Não queria muito pagar algo numa moeda e receber o troco noutra :D E levantar dinheiro com cartão de débito em ATM's também é tranquilo?

Obrigado pelo vosso tempo e Boas Viagens para todos!


Abraços,

João Monteiro
Olá João!:D

Espero que as suas malas estejam prontinhas está quase a chegar o dia não é verdade??!!!
Eu também vou para Cuba dia 11 de Setembro, mas só por 7 dias... Gostaria de lhe perguntar se a sua agência de viagens lhe deu algum aviso em relação aos furacões que estão a passar ao largo da costa de Cuba.
Espero que tenha uma óptima viagem e que corra tudo bem...;)

Beijinhos e boa viagem!!

Kaumberg
 
Top