Existem pessoas que não tem direito a propina, a começar no representante da operadora. Agora um empregado do hotel, que nos presta um serviço deve ter , até porque vamos ser muito melhor servidos.
Nos hotéis de luxo, mas luxo mesmo o serviço é sempre 5* e os empregados irão sempre fazer o seu melhor quer as pessoas dêem gorjeta ou não. Mas a maiorias dos resorts não são de luxo apesar de terem as 5* (lembro por ex. no Riu Cancun até ser passada a folha de avaliação , que acho que era quinta , tínhamos um serviço excelente, depois disso o staff desaparecia, em especial o da praia) , logo dar uma gorjeta a quem nos serve no bar , a mesa ao almoço e ao jantar é uma garantia que vamos ter sempre um serviço de qualidade, rápido e de bebidas com melhor qualidade (a primeira vez que fui ao México fiquei no ME Cancun , de excelente qualidade e serviço , mas como conhecemos um grupo de Americanos e Canadianos estávamos todos a beber no bar até que no fim da noite eles resolveram dar a gorjeta , rapidamente um grupo de 10 ou 12 reuniu ali $150 a $200 dollars , a empregada ficou tão emocionada que quase chorava , portanto a partir dai sempre que nos sentávamos a uma mesa a bebida chegava mesmo ser a ter pedido )
Fora do resort a propina já vem incluída na conta e é entre 10 ou 15% do valor da mesma . Não me lembro de dar propina a não ser num restaurante e no Mandala , mas porque nos deram uma mesa.
Reparem que sempre que se vai a uma restaurante bar ou café e-nos "atribuído" um empregado que vai sempre tomar nota dos nossos pedidos , ou seja uma espécie de serviço personalizado, ora se esse serviço é bom vale a pena recompensar se for mau nem pensar. Pensem nisso na próxima vez que por aqui em Portugal estiverem meia hora a espera que nos tragam um café ou uma bebida e por um empregado com cara de poucos amigos.